SÁBADO, 25/10/2025

Em destaque

Evento debateu Projeto de Lei Complementar 085/2020 enviado pelo governo do Estado e que recebeu emendas na sua redação final

Vamos deliberar pela sustentabilidade

Publicado em 

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na manhã desta terça-feira, 28, Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) 085/2020 que trata do Zoneamento Socioeconômico e Ambiental do Estado de Rondônia. A audiência foi aberta pelo presidente Alex Redano (Republicanos) que agradeceu a presença de todos e destacou o compromisso da mesa diretora de pautar a matéria que tramita nas comissões da casa desde o final do ano passado, ainda no mês de setembro.

“Assumimos um compromisso de pautar essa matéria importantíssima para o desenvolvimento do estado de Rondônia ainda neste mês de setembro e estamos cumprindo. A atualização do zoneamento socioeconômico e ambiental de Rondônia é mais do que necessário, uma vez que o atual está totalmente desatualizado com relação ao Código Florestal Brasileiro. Esse é um dia histórico para o nosso estado e estamos felizes em poder fazer parte deste momento”, disse o presidente, que na sequência passou a presidência dos trabalhos da Comissão para o Deputado Jean Oliveira (MDB) que é o relator da Comissão que estuda o zoneamento.

Para Jean Oliveira, "nesse momento, vamos fazer política reconhecendo a justiça social e reconhecendo a aptidão desse Estado, que desde o começo se baseou na produção agropecuária. O povo que ocupou Rondônia, é trabalhador. Vamos deliberar pela sustentabilidade. Em momento algum, podemos deixar de cuidar da questão ambiental, mas levando em conta o social e o econômico".

Por fim, o deputado declarou que "as pressões são naturais e é necessário reconhecer a luta de cada um. Não vamos ter 100% das demandas atendidas, mas dentro da regra, vamos fazer o que for justo e correto. Cada deputado tem a sua posição e vamos fazer isso de forma democrática, com o voto definindo a questão".

O deputado estadual Cirone Deiró fez uso da tribuna e destacou “todo o trabalho realizado pela Assembleia Legislativa através de suas comissões para que pudéssemos estar aqui hoje nesta audiência que encaminha para a votação do projeto em Plenário. A Assembleia teve o trabalho de escutar todas as regiões do estado buscando beneficiar o setor produtivo e ao mesmo tempo cuidar do desenvolvimento ambiental do nosso estado. Um compromisso nosso com o povo de Rondônia que vem se tornando realidade graças ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, que não mediram esforços para chegar ao melhor resultado possível”, disse.

O deputado Laerte Gomes (PSDB) declarou que "é um momento histórico para Rondônia. E pela mobilização da sociedade, estamos diante da grande ferramenta de transformação e de desenvolvimento do Estado, que o PLC 85. Temos o compromisso de votar essa matéria na sessão desta terça-feira. Quando a matéria aportou na Casa, eu era o presidente e demos a celeridade na tramitação, mas pela abrangência da matéria, as discussões se estenderam e chegamos hoje ao dia da votação".

Laerte disse ainda que "temos que ser justos com o Governo, que encaminhou o PLC 80, já aprovado, e o PLC 85. Reconhecer a coragem para encaminhar essas duas matérias. Os deputados apresentaram emendas e vamos votar, de acordo com a consciência de cada um. Temos que estar muito atentos, para não cometer injustiças, como foi o caso da criação, por decreto, de 11 unidades de conservação".

O Deputado Saulo Moreira (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, ao utilizar a tribuna destacou que apesar do governo do estado ter enviado o PLC 085 em 2020, o assunto já era discutido há tempos no legislativo estadual. Lembrou que nos seus dois mandatos anteriores por diversas vezes cobrou o governo do estado para que um projeto de zoneamento fosse enviado à Assembleia e parabenizou o governador Marcos Rocha por ter encaminhado o projeto e os colegas deputados, especialmente os membros da Comissão de discussão do Zoneamento pelo empenho para que o PLC 85 se tornasse uma realidade”, disse.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) abriu sua fala ressaltando que "são os produtores e produtoras que trabalham e sustentam esse país. É necessário que se faça essa discussão do PLC 85 com responsabilidade. Ninguém é contra a preservação. Até acho que quem preservar tem que ganhar, mas tem que haver equilíbrio".

Lazinho lembrou da lei 4437, que estabelece compensações ambientais. "A lei está no Governo e aguarda para ser regulamentada e isso precisa ser feito. Do agricultor, se exige muito, mas não se compensa. Sou contra invasão de terras, mas criar 11 unidades de conservação, por decreto, é inaceitável e nefasta para que trabalha e produz".

Por fim, ele defendeu que "esta Casa não deve votar nenhuma isenção tributária e fiscal, nem parcelamento para às empresas, enquanto não se discutir a questão das multas impostas aos produtores".

O advogado da Assembleia Legislativa, João Francisco Doca, a pedido do deputado Jean, fez a leitura das emendas apresentadas pelos deputados e comentou sobre cada uma delas, explicando o que cada uma acrescenta ou suprime no texto original. As emendas foram discutidas durante a audiência pública e encaminhadas para votação em plenário, com os ajustes necessários.

Presente na audiência pública, o Secretário de Agricultura do Estado de Rondônia, Evandro Padovani destacou o trabalho que está sendo feito pelo governo e pela Assembleia para construir o Projeto de zoneamento. Destacou todo o trabalho sendo feito dentro da forma legal para garantir a regularização fundiária e ambiental dos produtores rurais do estado.

O secretário da Sedam, Marcílio Leite, disse que a pasta "vem trabalhando para ampliar a sua relação com a sociedade, através da promoção do desenvolvimento sustentável, equilibrando a questão ambiental com o econômico. O Zoneamento construído foi estritamente técnico e o resultado é fruto de estudos e diagnósticos, debatidos inclusive em audiência públicas".

Segundo ele, "o Governo pensa no desenvolvimento sustentável, mas pensamos também no homem do campo que acorda cedo, trabalha e sustenta sua família. A Sedam tem esse papel e o Zoneamento é um grande avanço e acredito que estamos fazendo justiça, com essa atualização".

O vice-presidente da Fiero, Evandro Justo, disse que "esse projeto vai destravar o setor produtivo e isso beneficia toda a indústria. Peço aos deputados que analisem com carinho essa lei, que vai fazer muito a diferença para o desenvolvimento de Rondônia".

O presidente da Faperon, Hélio Dias, abriu sua fala destacando que são mais de 30 entidades representadas pela Federação. "Temos aqui uma responsabilidade muito grande, enquanto representante do setor produtivo: Tem que haver harmonia entre o ambiental e o produtivo e é sim possível desenvolver e preservar, respeitando as leis vigentes. Parabenizo ao Governo e aos deputados, que estão debatendo e vão votar essa matéria”.

O prefeito de Urupá Célio Lang, presidente da Associação dos Municípios de Rondônia (Aron) parabenizou o governo do estado e os deputados pelo empenho para a elaboração do Projeto, apontando que essa regularização dará um novo ânimo aos municípios, que são a base de tudo. “Obrigado a cada um dos senhores que não mediram esforços para a implementação do novo zoneamento socioeconômico e ambiental do nosso estado, que vai mudar a nossa realidade lá nos municípios. Garantindo ao produtor rural o direito a propriedade, com segurança jurídica, teremos muito mais produção, muito mais empregos na área rural e maior renda para os produtores e para os municípios. Espero que essas emendas sejam todas implementadas e que num curto espaço de tempo possamos colocar em prática esse novo zoneamento”, disse.

O morador da Vila Nova Samuel, João Carlos Dantas, disse que "esse projeto promove mudanças e Vila Nova Samuel ficou de fora. Resido lá há 18 anos e o trabalho que fazemos, em cima do Zoneamento, esperamos que hoje chegue ao final, incluindo a nossa região. Está nas mãos dos senhores essa mudança, que será boa para toda Rondônia, que deixou de produzir e de progredir muito, pela falta dessa atualização", disse.

O vice-prefeito de Nova Mamoré, Sérgio Bermond (Podemos), abriu sua fala dizendo que "a Casa aprovou o PLC 80 e a Sedam despejou gente que foi alcançada pela lei, o que nos indigna e nos envergonha. Espero que a PLC 85 seja aprovada, protegendo quem trabalha e produz".

O produtor rural Nilde, da Vila São Luiz, em Alta Floresta, fez um apelo aos deputados para que votem essa matéria. "Com o Zoneamento, vamos sair da invisibilidade. Vamos tentar buscar um financiamento e aumentar a produção. Que olhem para o produtor e vejam a realidade que enfrentamos, com perseguição e multas, além da dureza do trabalho no campo".

O empresário e produtor rural Jaime Bagatolli, da região de Vilhena, destacou que sem uma regularização fundiária e sem o zoneamento, o produtor rural, seja ele grande, médio, pequeno ou mini, não consegue trabalhar. “Nós precisamos de legalidade no campo, precisamos de segurança para trabalhar, precisamos regularizar a nossa propriedade. Não podemos esperar para o outro ano. Os produtores rurais estão cansados, precisamos deste zoneamento e agradecemos a todos pelo empenho na aprovação deste projeto”, destacou.

O presidente da União das Vítimas da Reforma Agrária e do Meio Ambiente (Univram), Jânio Lopes, o Zoca, enalteceu o trabalho já construído. "Nesse momento, temos mais que agradecer, por todo o trabalho. Na questão da Soldado da Borracha, temos propriedades particulares, tituladas desde a década de 1980, que agora viraram unidade de conservação, por decreto. Uma vergonha! Prejudicando mais de 700 propriedades, uma completa falta de respeito".

O administrador do distrito de Abunã, Souza Lima, pediu que os deputados digam não ao distrito 2. De acordo com ele, “aprovação desse modelo será o fim da população daquela região da Vila Penha. São produtores que vivem da pesca, da agricultura e da pecuária que depositam na Assembleia e no governo a sua confiança para que possam continuar com as suas vidas”, disse.

O presidente da Aprosoja, José Luiz cumprimentou a todos pela luta pela mudança do zoneamento, que segundo ele, afeta os produtores rurais há muito tempo. “Nos anos 90 criaram o Parque de Corumbiara e outros parques pelo estado afora, sem estudo técnico, sem estudo de viabilidade. Hoje vemos a redenção dessa situação, com a aprovação do zoneamento”, disse.

O presidente da União das Vítimas da Reforma Agrária e do Meio Ambiente (Univram), Jânio Lopes, o Zoca, enalteceu o trabalho já construído. "Nesse momento, temos mais que agradecer, por todo o trabalho. Na questão da Soldado da Borracha, temos propriedades particulares, tituladas desde a década de 1980, que agora viraram unidade de conservação, por decreto. Uma vergonha! Prejudicando mais de 700 propriedades, uma completa falta de respeito".

O presidente do Sindfluvial, Willam Araújo, observou que "O Zoneamento também afeta a área de navegação, pois área de movimento de carga está inserida no Zoneamento. A nossa proposta é que possamos incluir no texto um parágrafo, ou inciso, para que as áreas portuárias fiquem inseridas como de interesse público, permitindo expansões de capacidade".

A professora Amanda Michalski, da Universidade de Rondônia (Unir) utilizou o microfone para alertar aos produtores rurais sobre o que definiu como “perigo para o pequeno produtor. Os senhores estão aqui pedindo o aumento do zoneamento. Amanhã estarão aqui de novo pedindo um novo aumento, um novo avanço em reservas, pois os senhores, pequenos agricultores, serão engolidos pelo agronegócio. Os senhores estão sendo bucha de canhão do agronegócio”, disse.

Em aparte, o deputado Jean de Oliveira observou que “a economia de Rondônia está baseada no agronegócio, na agricultura, na pecuária. Não teríamos asfalto, não teríamos hospital, não teríamos escola, não teríamos sequer comida se não fosse o produtor rural. Gente que saiu do Sul, do Nordeste, de regiões mais desenvolvidas para enfrentar os desafios da mata, sem energia, sem água tratada. Gente que construiu este estado e merece todo o nosso respeito e o nosso trabalho”.

Libério Ferreira, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rolim de Moura do Guaporé, na região da Ilha das Flores, disse que seus antepassados estão na região há dois séculos. "Não chegamos lá ontem e temos a vida toda dedicada ao trabalho e à produção e o Zoneamento faz uma série de correções em favor dos produtores da região".

No fechamento da audiência pública, já com as emendas discutidas e encaminhando para votação em plenário durante a sessão desta terça-feira, 28, o deputado Adelino Follador (DEM) disse que "quem está aqui hoje trouxe os anseios, as preocupações de todos. Precisamos que a Sedam também respeite os produtores.Não adianta votar, aprovar e não respeitar a lei. Não podemos admitir exageros".

Segundo Follador, "estou aqui desde 1977 e vejo muitos produtores sendo massacrados, prejudicados, pelas ações do poder público. Eles não conseguem crescer pela falta de um documento que o Governo não deu. O Governo sempre está atrasado. As pessoas estão nessas áreas há décadas e agora são chamadas de invasores? É inaceitável. Criaram 11 reservas sem seguir nenhuma lei em vigor, sem respeitar nada nem ninguém. É preciso ter respeito com a população, com que trabalha e produz. Aproveito para deixar aqui a minha indignação".

O Deputado Ribamar Araújo (PL) destacou se tratar de uma das audiências públicas mais importantes que ele já presenciou na Assembleia legislativa. “Posso afirmar que não teremos nenhum voto em contrário, pois se trata de um projeto de muita relevância para o estado de Rondônia. De parabéns o governo do estado, os membros da comissão que analisou as mudanças do zoneamento e a todos os deputados que discutiram, fizeram emendas e fecharam um projeto de qualidade, que segue para votação”, disse.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF proíbe aborto legal por enfermeiros e técnicos em enfermagem

STF proíbe aborto legal por enfermeiros e técnicos em enfermagem

Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou liminar que permitia a atuação de profissionais de enfermagem em casos de aborto legal previstos em lei.
L
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó

Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó

Decisão do ministro Alexandre de Moraes permite que ex-ajudante de ordens de Bolsonaro se desloque para comemoração familiar em 1º de novembro.
L
Camex prorroga medidas antidumping contra produtos de China, EUA e Alemanha

Camex prorroga medidas antidumping contra produtos de China, EUA e Alemanha

Cobrança de alíquotas extras é estendida por cinco anos para proteger produtores brasileiros da prática de dumping em itens como escovas, cadeados e etanolaminas.
L
AROM e TJRO unem forças pela regularização fundiária em RO

AROM e TJRO unem forças pela regularização fundiária em RO

Parceria entre AROM e Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) fortalece o Projeto IntegrAção Fundiária, agilizando a entrega de títulos de propriedade aos cidadãos.
L
Lula manifesta interesse do Brasil em ser membro pleno da Asean

Lula manifesta interesse do Brasil em ser membro pleno da Asean

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca aproximação política e maior comércio com o bloco asiático de 680 milhões de habitantes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Juliana Hernandez – Autismo, Direitos e Inclusão no Trabalho

Com sólida formação acadêmica e vivência real dentro do espectro autista.
L
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

Medida inédita para o Sisu 2026 permitirá que candidatos usem a melhor pontuação obtida nas edições de 2023, 2024 e 2025 do Enem.
L

Povoado Nerd: Letícia Rodrigues e Nei Lima – Covers e cantores

O bate-papo promete curiosidades sobre a preparação do espetáculo, inspirações, desafios de representar artistas tão renomados e o que o público pode esperar da apresentação.
L
Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Aluga-se motos: Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 disponíveis para você

Com opções econômicas e potentes, o aluguel de motos como Yamaha Factor 150, Honda 125 e Honda 160 oferece liberdade, praticidade e ótimo custo-benefício para o dia a dia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Flávio Dino vota para anular regra que reduziu aposentadoria por invalidez

Flávio Dino vota para anular regra que reduziu aposentadoria por invalidez

Ministro do STF foi o primeiro a divergir e o placar está em 4 a 1 para manter as regras da reforma da Previdência de 2019 sobre a aposentadoria por invalidez.
L
IA e Inovação pautam encontro de prefeitos da AROM em Rondônia

IA e Inovação pautam encontro de prefeitos da AROM em Rondônia

Com foco em Inteligência Artificial (IA) e gestão moderna, o 2º Encontro da AROM, em novembro, debaterá como a inovação transforma a administração pública de Rondônia.
L
Trama golpista: Defesa de Mauro Cid solicita extinção da pena ao STF

Trama golpista: Defesa de Mauro Cid solicita extinção da pena ao STF

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro pede fim da punibilidade por ter cumprido pena durante investigações da trama golpista.
L
Bagattoli pede urgência em PDL contra decreto que atinge APAEs

Bagattoli pede urgência em PDL contra decreto que atinge APAEs

O senador Jaime Bagattoli assina pedido para suspender a nova Política de Educação Especial Inclusiva, que ameaça o financiamento e o trabalho das APAEs.
L
Assembleia Legislativa promove palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho

Assembleia Legislativa promove palestra sobre assédio moral e sexual no trabalho

Evento reuniu servidores e colaboradores da Alero para discutir prevenção, consequências e formas de enfrentamento ao assédio moral e sexual no ambiente profissional.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra “Nullo Effugio” e prende quatro por homicídio em Vilhena

Polícia Civil deflagra “Nullo Effugio” e prende quatro por homicídio em Vilhena

Operação da DERCCV prende membros de facção envolvidos em homicídio de 2024, motivado por disputa de tráfico de drogas em Vilhena.
12
Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam farmácia em Porto Velho

Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam farmácia em Porto Velho

Ação conjunta em Porto Velho apura possível adulteração de Alvará Sanitário e visa proteger a saúde pública e o consumidor.
10
Polícia Civil recaptura foragido de facção em operação entre Rondônia e Mato Grosso

Polícia Civil recaptura foragido de facção em operação entre Rondônia e Mato Grosso

Ação conjunta entre Polícias Civis de Rondônia e Mato Grosso prende indivíduo que estava foragido na Vila Guatá, distrito de Colniza (MT).
14
Polícia Civil de Rondônia prende 20 pessoas em grande operação contra facção

Polícia Civil de Rondônia prende 20 pessoas em grande operação contra facção

Ação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar cumpre mandados em cinco cidades e atinge grupo que movimentava mais de R$ 1 milhão por ano com tráfico de drogas.
12
PF deflagra três operações contra abuso sexual infantil em Rondônia

PF deflagra três operações contra abuso sexual infantil em Rondônia

Polícia Federal cumpre mandados em Rolim de Moura e Cacoal em ações que combatem aquisição e compartilhamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA sancionam presidente colombiano Gustavo Petro por fluxo de cocaína

EUA sancionam presidente colombiano Gustavo Petro por fluxo de cocaína

Secretário do Tesouro Scott Bessent acusa Gustavo Petro de permitir a explosão da produção de cocaína, gerando resposta do líder colombiano.
L
Instituto Marielle Franco cobra julgamento dos mandantes do crime no STF

Instituto Marielle Franco cobra julgamento dos mandantes do crime no STF

Família e ativistas exigem a responsabilização completa pela morte de Marielle Franco, enquanto ação penal contra os irmãos Brazão e Rivaldo Barbosa segue sem data de conclusão.
L
Brasil propõe no G20 a criação de coalizão global pela alfabetização

Brasil propõe no G20 a criação de coalizão global pela alfabetização

Ministro Camilo Santana defendeu na África do Sul uma coalizão global para garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.
L
Parque Buritis é inaugurado em Seringueiras por Lebrinha e Marcos Rocha

Parque Buritis é inaugurado em Seringueiras por Lebrinha e Marcos Rocha

A deputada Gislaine Lebrinha e o governador Marcos Rocha entregam o Parque Buritis em Seringueiras, o primeiro parque turístico do Vale do Guaporé, fortalecendo o lazer e o desenvolvimento regional.
L
Hipertensão em animais exige diagnóstico preciso e monitoramento contínuo

Hipertensão em animais exige diagnóstico preciso e monitoramento contínuo

Condição pode estar associada a doenças renais, cardíacas ou hormonais e requer acompanhamento veterinário.
L
Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo metálico na Linha 608

Prefeitura de Jaru substitui ponte de madeira por tubo metálico na Linha 608

Ação na Linha 608 de Jaru visa dar vazão às águas e melhorar o tráfego rural, garantindo durabilidade com a substituição de mais uma ponte por tubo armco.
L
Hospital do Amor em Jaru realiza mais de 300 procedimentos de prevenção ao câncer

Hospital do Amor em Jaru realiza mais de 300 procedimentos de prevenção ao câncer

Ação conjunta entre Hospital do Amor e Prefeitura de Jaru resultou na realização gratuita de 332 exames, incluindo mamografias e preventivos, em três dias de atendimento móvel na cidade de Rondônia.
L
Frete de grãos cai em rotas importantes após pico de escoamento da safra

Frete de grãos cai em rotas importantes após pico de escoamento da safra

Frete de grãos tem redução de preços em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, segundo dados da Conab; boletim de outubro de 2025 detalha o panorama logístico.
L
Resultado de venda de alimentos para Cúpula dos Povos é adiado

Resultado de venda de alimentos para Cúpula dos Povos é adiado

Conab adia para 29 de outubro a publicação da lista de classificação para compra de pães, geleias e laticínios destinados à Cúpula dos Povos em Belém (PA).
L
Desmatamento na Amazônia ameaça igarapés e segurança hídrica da região

Desmatamento na Amazônia ameaça igarapés e segurança hídrica da região

Estudo aponta que perda de vegetação nas margens provoca acúmulo de areia e compromete a integridade do ecossistema de igarapés e a disponibilidade de água.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.