A cidade de Bogotá, na Colômbia, sediará no próximo dia 21 de agosto o segundo diálogo do Balanço Ético Global (BEG). A iniciativa, liderada pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, tem como objetivo principal coletar reflexões éticas de diversos setores da sociedade sobre os acordos climáticos mundiais. O evento reunirá representantes de países da América do Sul, Central e Caribe.
Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o diálogo busca trazer à tona as perspectivas de mulheres, jovens, cientistas e comunidades tradicionais sobre o que está sendo feito para cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC. O debate questionará as ações que poderiam ter sido tomadas para evitar a atual “emergência climática”.
O que será debatido e o caminho até a COP30
O encontro em Bogotá é um dos quatro “círculos de mobilização” da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Serão abordados acordos que visam triplicar a energia renovável, duplicar a eficiência energética e fazer a transição para o fim do desmatamento e do uso de combustíveis fósseis.
A partir dos diálogos regionais e autogestionados, serão elaborados seis relatórios que serão consolidados em um documento final. Este documento, que deve ser finalizado até a Pré-COP em outubro, em Brasília, será entregue ao presidente Lula para ser apresentado a líderes globais. O primeiro encontro do BEG foi em Londres, onde os participantes debateram a importância da ciência e a necessidade de tratar a natureza como um “lar comum”.