QUARTA-FEIRA, 28/02/2024

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás

Na segunda-feira (28), apesar de tardiamente, forças de segurança cercaram área da reserva por ar e terra fortemente armados para cumprirem decisão da 5ª Vara da Justiça Federal em Rondônia.

Publicado em 

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

CANDEIAS DO JAMARI (RO) – A ocupação das aeras contíguas à Floresta Nacional de Jacundá, na mesorregião dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Cujubim e Itapuã D’Oeste, objeto de disputa ferrenha entre a Madeira FLONA Industrial, madeireiros e agricultores com cadastro no INCRA, chegou ao fim ao menos duas semanas atrás.

Na segunda-feira (28), apesar de tardiamente, forças de segurança cercaram área da reserva por ar e terra fortemente armados para cumprirem decisão da 5ª Vara da Justiça Federal em Rondônia. Porém, já encontraram a área totalmente vazia, sem ninguém que fora denunciado pela Coordenadoria Regional do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Rondônia.  

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

Na iminência de não notificarem pretensos acusados da ocupação considerada ilegal, conforme a legislação pertinente, o Oficial de Justiça –  que não quis revelar a identidade – optou por abordar moradores da LP-50 no entrono da FLONA de Jacundá, especialmente, parte de associados da Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar ‘Rio Verde’, distante da área da reserva entre 1,5 e 4,5 quilômetros.

Nas abordagens, segundo dirigentes de outras entidades de caráter rural assentados pela 17ª Superintendência Regional do INCRA – antes e durante os anos de 2000 e 2004, período de criação, instalação e funcionamento da FLONA de Jacundá e do Projeto de Assentamento Florestal Comunitário PAF Jequitibá  – também, foram feitas identificações de possíveis foragidos nas duas esferas do Judiciário (Estadual e Federal).

Segundo o advogado das famílias que já ocuparam, mansa e pacificamente, terras públicas nessa parte da região do antigo Projeto de Assentamento do INCRA, João Roberto Lemes Soares, ‘algumas pessoas que estariam no entrono da área legal reivindicada, receberam notificações e outras, se quer, poderiam ter sido importunadas por já morarem nos locais há décadas’.  

Pelo histórico da ação judicial, a determinação judicial teria que ser cumprida a partir do mês passado. Mas a medida foi declarada cumprida, em parte, na segunda-feira (28), fato que não foi esclarecido ao Núcleo de Jornalismo Investigativo deste site por parte das autoridades destacadas a região de Candeias do Jamari. 

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia 

ENTENDA O CASO – Desde que a Madeflona Industrial obteve junto ao Governo Federal a concessão de mais de 112 mil hectares para explorar por mais de quatro décadas (40 anos) na Floresta Nacional de Jacundá, ‘os conflitos apareceram em função da mesma empresa, sempre que se renovam os postos de prefeitos, governadores e parlamentares de Rondônia, ‘tentaria abiscoitar os hectares restantes da floresta de Jacundá’, denunciam antigos moradores locais.  

Desde que um núcleo do ICMBIO passou a funcionar em parte dos alojamentos cedidos à Coordenadoria Regional do órgão, a disputa ficou mais acirrada a partir das supostas derrubadas de essências de Castanheira, Cupiúba, Canela (espécies proibidas de corte e beneficiamento) em serrarias terceirizadas atribuídas ao grupo Madeflona Industrial, ‘as ocupações, legais e/ou ilegais, começaram a explodir na Vila Samuel’, anotaram moradores vinculados a Associação Rio Verde (ASPROVERDE).  

No rescaldo da operação de reintegração das áreas que integram a Floresta Nacional de Jacundá, segundo levantamento feito por este site de veiculação de notícias, ‘um pequeno grupo de pessoas foi notificado. Inclusive foram recomendados a deixar a área, juntamente, com moradores antigos da LP-50, o que na opinião advogado das famílias, ‘essas incongruências e outras decisões intempestivas serão contestadas na própria Justiça Federal, agora, em Brasília’.

Reintegração da Flona Jacundá perde o objeto por famílias já terem deixado área ao menos 20 dias atrás - News Rondônia

SOB OLHAR DO MUNDO – O suposto despejo e por perder o objeto da ação original (que não houve por ilegais não estarem mais na área da Flona de Jacundá) de cerca de 600 famílias de agricultores, remanescentes do quadro de beneficiários e não contemplados pelos planos estaduais e federais de reforma agrária, a questão, agora, ‘é, se, a mesma decisão será cumprida em desfavor das famílias fora da FLONA sendo beneficiadas pelo PAF Jequitibá, o Projeto de Assentamento Fundiário do INCRA, com remanescentes de soldados da borracha assistidos por decisão ainda, do Governo Militar no gerenciamento do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira’, arrematou o advogado João Roberto Lemes Soares.  

 

REFLEXÃO JÁ – Da Capital Federal (Brasília), agentes públicos consultados sobre a possível reativação do Projeto de Assentamento Florestal Comunitário ‘PAF Jequitibá’, além da manutenção do Projeto de Assentamento e Fundiário sob a responsabilidade da 17ª Superintendência Regional do INCRA, no hoje Distrito de Vila Nova Samuel, ‘isso, caberia ao próprio Governo Federal; já que o órgão em quase toda a Amazônia já virou réu por demonstrar desinteresse na suposta manutenção de terras públicas para esse fim’.  

A Reportagem entrou em contato com o órgão regional, porém, o assunto não foi comentado por ninguém devido parte da cúpula local se encontrar no interior do Estado participando de uma importante força tarefa de regularização de áreas em litígios. Principalmente, no Cone Sul de Rondônia.  

XICO NERY

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

população reclama de lixo e mato no IML em Porto Velho

População reclama de lixo e mato no IML em Porto Velho

Local que serve para verificação de causas de mortes, busca de familiares desaparecidos e exames de corpo de delito está com bastante sujeira dentro do estacionamento e no entorno do prédio

Em busca da verdade – Família

Uma semente também atingiu meu coração.
L

Lorran Rodrigues: decifrando o código do sucesso digital no Pahpowcast

Do palco de grandes eventos à mentoria digital: a revolucionária metodologia de Lorran para o crescimento no universo online
L

Bruno Souza: Esculpindo a Alma da Amazônia no Pahpowcast

Uma jornada de inspiração e arte com o talentoso escultor goiano que encontrou seu coração na Amazônia.
L
Em audiência, OABRO reforça que alegações de empresas aéreas sobre cancelamentos de voos em Rondônia são infundadas

Em audiência, OABRO reforça que alegações de empresas aéreas sobre cancelamentos de voos em Rondônia são infundadas

A controvérsia sobre a alegação das empresas aéreas de que o excesso de judicialização é a causa principal dos problemas enfrentados no setor foi abordada durante a audiência.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nature: artigo científico pontua tragédias com a reconstrução da BR-319

Obra pode despertar vírus, fungos, bactérias e príons, agentes infecciosos capazes de causar doenças potencialmente fatais.
L
Divulgação da segunda chamada do Prouni tem atraso

Divulgação da segunda chamada do Prouni tem atraso

Lista estava prevista para ser divulgada na terça-feira (27).
L

Sine Municipal é ponto de reforço para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Documento é emitido pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), do Governo do Estado
L

Com subida de 2cm por hora, Rio Acre soma atingidos pela enchente

Brasiléia e Epitaciolândia pontuam tragédia histórica.
L

Coluna do Simpi: Crédito, tributos e demanda interna complicam a vida das pequenas empresas

O indicador ficou abaixo da média histórica em 21 trimestres para a pequena indústria. Em 2016, o Índice de Situação Financeira atingiu o pior resultado da série com 29,5 pontos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Pemaza abre vaga para Alinhador de Direção em Vilhena

Se você tem experiência na área e busca uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Comercial Mariano abre vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho

Se você é proativo, responsável e busca uma oportunidade para crescer profissionalmente, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Vaga Disponível: Almoxarife na Vértice Construtora Ltda

Confira os detalhes abaixo.
L
Vaga de Empregos

Empresa oferece oportunidade para Empregada Doméstica

Uma empresa está em busca de uma Empregada Doméstica para realizar diversas atividades em tempo integral.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Everaldo Fogaça visita cooperativa de catadores de reciclados em situação crítica e promete apoio

Catadores falaram da realidade dos reccicladores de Porto Velho ao vereador Everaldo Fogaça
L

Luz Sobre o Esporte: EMDUR e Valtinho Canuto Levam Inovação LED aos Campos de São Carlos e Calama

Iniciativa de Valtinho Canuto Acende Novas Possibilidades para Campos de São Carlos e Calama
L
Deputado Edevaldo Neves defende a manutenção da escala dos policiais penais em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves defende a manutenção da escala dos policiais penais em Rondônia

O parlamentar pediu o apoio da bancada estadual, argumentando que os profissionais estão sofrendo psicologicamente e fisicamente com a situação.
L

Dra. Taíssa solicita novo ônibus escolar para o ramal do Noca em Guajará-Mirim

Veículo em questão encontra-se em estado precário com problemas significativos na embreagem.
L

Cláudia de Jesus envia recursos para melhorar sistema de saúde de Alvorada do Oeste

Prefeitura recebeu investimentos para compra de medicamentos.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a facada na zona leste

Uma equipe do Samu foi acionada e encontrou a vítima com ferimento sangrando nas costas
12

URGENTE: Motociclista é baleado no rosto durante tentativa de assalto na zona leste

A vítima, que foi atingida provavelmente com tiro de chumbeira no rosto, foi socorrida por populares para a UPA leste
14

FUGA ALUCINANTE: Criminosos suspeitos de vários roubos são presos após perseguição do GAVE – Veja vídeo

Informações obtidas pelo site dão conta de que a dupla roubou o celular de uma mulher em uma frutaria no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e depois fugiu em alta velocidade.
10

Jovem de 18 anos descobre traição e é agredida pelo marido e prima

A prima do suspeito ao chegar no local também agrediu a vítima. O suspeito irritado, jogou as roupas da vítima fora e ordenou que ela fosse embora.
12

Jovem é baleado durante assalto na zona leste

A vítima afirmou que não iria entregar nada e neste momento travou luta corporal com o suspeito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: RIVALDO FERNANDES DE ALMEIDA FILHO

Licenças Prévia, Instalação e Operação
L
OABRO aciona Secretaria de Segurança Pública para investigar ataque a tiros a escritório de advocacia

OABRO aciona Secretaria de Segurança Pública para investigar ataque a tiros a escritório de advocacia

Ao saber do ocorrido, a OABRO buscou as autoridades competentes para exigir que uma célere, imediata e rigorosa investigação.
L
Nota de Repúdio – OABRO repudia ataque a tiros a escritório de advocacia

Nota de Repúdio – OABRO repudia ataque a tiros a escritório de advocacia

O ato é extremamente preocupante e merece uma investigação imediata e rigorosa por parte das autoridades competentes.
L
Brasileia, no Acre, têm a maior cheia já registrada na história

Brasileia, no Acre, têm a maior cheia já registrada na história

Região fica próxima à fronteira com a Bolívia.
L
Na Guiana, Lula promete ampliar parceria com países do Caribe

Na Guiana, Lula promete ampliar parceria com países do Caribe

Em discurso, presidente voltou a chamar conflito em Gaza de genocídio.
L
Forte arrecadação faz superávit primário bater recorde em janeiro

Forte arrecadação faz superávit primário bater recorde em janeiro

Resultado ficou positivo em R$ 79,337 bi no mês passado.
L
Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao mês

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao mês

Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social.
L
Diretora do FMI diz que enfrentamento à crise climática está lento

Diretora do FMI diz que enfrentamento à crise climática está lento

Investimentos promovem redução de apenas 11% nas emissões de carbono
L
Geração de lixo no mundo pode chegar a 3,8 bi de toneladas em 2050

Geração de lixo no mundo pode chegar a 3,8 bi de toneladas em 2050

Se tal quadro não for revertido, impacto negativo no clima será maior.
L