QUARTA-FEIRA, 03/09/2025
Publicidade
SICRED

Pesquisadores apontam a importância do estudo da arte regional na escola

Para os autores, Nilza aponta para o início de um novo ciclo na vida de Rita, agora o urbano.

Publicado em 

Pesquisadores apontam a importância do estudo da arte regional na escola - News Rondônia

Pesquisadores apontam a importância do estudo da arte regional na escola - News Rondônia

A Revista Gestão Universitária, publicou em sua edição de novembro de 2019 um artigo, produzido por meio de pesquisa bibliográfica, que procura apresentar a Arte na Geografia Cultural, mostrando que é possível obter aprendizagens significativas no espaço escolar, a partir de aspectos artísticos culturais, utilizando como exemplo a leitura das obras da artista plástica e escritora Rita Queiroz.

Pesquisadores apontam a importância do estudo da arte regional na escola - News Rondônia

De acordo com as pesquisas desenvolvidas pelos educadores, a escola é um local propício para ensinar e aprender arte. Confirmando um dos pensamentos de Rita Queiroz que há muito defende a necessidade de interação entre a escola e a arte, tanto que tem insistido junto à rede escolar e aos professores que levem seus alunos às exposições.

O principal objetivo do artigo foi traçar um paralelo entre a obra de Rita  e as possiblidades de leituras em arte nos espaços escolares, valorizando as identidades regionais em contextos amazônicos. Salientando que “nesse aspecto, podemos tecer alguns questionamentos, a saber: é possível obter aprendizagens significativas no espaço escolar a partir de aspectos artísticos culturais, levando em consideração a leitura das obras de arte da artista plástica e escritora Rita Queiroz?”

"Rita Queiroz é a representação da mistura da mulher nativa, originária dos seringais rondonienses, com a mulher de hoje, que circula pelas nossas ruas, num misto de floresta com modernidade. Essa mulher convive com a vida moderna e com a arte, levando o mundo ribeirinho além das fronteiras regionais, sem perder a referência cultural. A sua arte é voltada para as imagens regionais, a poeticidade transforma-a em uma cabocla urbana”, é um ponto de vista citado no documento, baseado  no que escreveu Nilza Menezes no livro que conta a vivência da artista plástica na região ribeirinha onde nasceu, às margens do Rio Madeira. Para os autores, Nilza aponta para o início de um novo ciclo na vida de Rita, agora o urbano. “Quando ocorre a mistura de modelos culturais, aflorando nela o perfil artístico. No caso a arte torna a manifestação regional mais evidente, com uma raiz cabocla que incomoda o tipo padrão, essa padronização por muitas vezes lhe impusera apagar os traços regionais por conta dessa cultura ser interiorana, caipira e ridícula”. Citando outro autor, desta vez  Roque Laraia, os autores do artigo acadêmico destacam o que escreveu Laraia dizendo “trata-se de uma visão etnocêntrica que forçosamente conduz ao estranhamento e a negação da cultura do outro: A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante”. Enquanto para Nilza, Rita Queiroz é a artista do mundo beradeiro, que recria através da arte as paisagens, os lugares, onde a inspiração é a própria natureza, verdadeira mulher rondoniense que transita entre o ribeirinho e o urbano.

“Ensina-se a gostar de aprender arte com a própria arte, em uma orientação que visa à melhoria das condições de vida humana, em uma perspectiva de promoção de direitos na esfera das culturas (criação e preservação), sem barreiras de classe social, sexo, raça, religião e origem geográfica”, destaca ainda o artigo. Sintetizando que na medida em que propomos uma análise visual da obra de arte realizada pelo educando, garantimos abertura para uma imensidão de interpretações, evocamos aspectos de identidade cultural e pertencimento da relação espaço e paisagem.

A criação, leitura da obra de arte e sua contextualização designam os componentes do ensino ou aprendizagem, seguido da sistematização. A leitura da imagem se torna real, quando se estabelece relações com a realidade e o contexto presente ou oculto na imagem, na tentativa de compreendê-la e resolvê-la. “É um momento criativo, imaginário de transformação e criação, criar autentica o ser, altera o seu cotidiano. O reconhecimento de ser e estar nos remete ao sentimento de pertencimento ao meio amazônico, de modo a incorporar os elementos estéticos presentes, com a finalidade de ensinar a olhar esteticamente, aprender a utilizar procedimentos de representação, interpretação do meio e valorizar as intervenções ambientais”. Nesse sentido, existe uma possibilidade de abordar questões que refletem a realidade amazônica, da figura do caboclo, do seu contato direto com a floresta e os rios, dos mitos e lendas que permeiam a vida, salienta o artigo.

São analisadas três obras de Rita Queiroz, sempre nesta perspectiva da arte na geografia cultural,  em uma das quais a artista retrata  o drama da mulher beradeira diante de sua vulnerabilidade e, muitas vezes, tratada como “mercadoria, assim como óleo, sal e farinha”; a tela  Igarapé Mururé  destaca as figuras de uma ave, uma menina  duas  casas e uma igreja, que  mostram a integração harmônica do homem e da natureza, o homem integrado, inserido, como um animal que se funde com o ecossistema. E a tela que retrata o surgimento do Círio de Nazaré, com uma Maria cabocla e rodeada de animais, ambientando a presença da mãe de  Jesus na própria Amazônia, como destaca Rita.

“As artes sempre estiveram presentes na humanidade, cada um de nós traz em si diferenças únicas, interligadas ao senso estético e artístico, pois, sabemos que a Arte se organiza de forma abrangente por se relacionar de forma intercultural e multicultural, propondo, através dos educadores, atingir interpretações de leituras de mundos, identificando elementos que fortaleçam uma visão mais aprimorada e reflexiva, valorizando os detalhes de uma composição e relação analítica para potencializar uma consciência critico-social sobre os elementos de observação. A aprendizagem dentro das leituras visuais, efetiva a cooperação de valorizações e identidades como maneira de interpretação e ação criativa. Nesse sentido, é importante propiciar aos alunos a realização de atividades de apreciação e leitura que conduzam a uma nova realidade, ou ressignificação dentro de lutas na valorização de suas identidades espaciais e valorização de suas identidades culturais de vivências. Assim, ao realizar o trabalho de análises das obras da artista pioneira do estado de Rondônia: Rita Queiroz e das identidades de seus povos, esta leitura pretende engrandecer os significados de utilização da leitura nas artes visuais dentro do espaço escolar. Sabemos ainda que existe um grande número de artistas nos livros didáticos e na internet, mas pesquisar e orientar os alunos no aprendizado, principalmente, no ensino fundamental das artes regionalistas de pessoas que compõem nossa existência local como identidade, é enriquecer nossos critérios de defesa e soberania. Segundo alguns referenciais da base curricular nacional, a integração do ensino de arte potencializa aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos assim como promove a socialização no sentido de proporcionar leituras e julgamentos com melhor base de investigação, tanto no contexto histórico das abordagens femininas, como também no meio ambiente (cujo destaque nos meios de comunicação, informação nos dias de hoje, às vezes o exacerba), demonstrando na obra da artista uma atemporalidade e nas culturas simples que estão se perdendo ou sendo revisitadas, devido ao meio social dinâmico das tecnologias e à falta de privacidade.

Além disso, outra percepção que tivemos ao analisar as obras de Rita  Queiroz foi quanto aos temas tratados em suas obras de arte, eles oscilam entre o sagrado e o profano em uma crise que existiu no barroco com o dualismo, observamos ainda que em nossa contemporaneidade vivenciamos embates dualistas, os quais percebidos, por meio dessas obras, nos fazem refletir. Assim, trabalhar com Rita Queiroz é fecharmos um ciclo de continuidade e de esperança em uma geração que possa valorizar, como ela valoriza, suas visões de forma sensível; nas artes, na literatura, na escultura, visitando concertos, teatros, museus etc, ou seja, tudo que valorize nossa identidade humana, cujo alicerce se embase, especialmente, na cultura artística, local, regional e amazônica”, finalizam os autores. 

O artigo foi elaborado pelos seguintes pesquisadores: Fernando Ferreira Pinheiro – Mestrando em Educação Profissional – UNIR e, Professor de Arte no IFRO  (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia)– Campus Ji-Paraná. Marinho Celestino de Souza Filho – Mestre em Linguística – UNIR– Campus Guajará-Mirim e, Professor de Língua Portuguesa no IFRO– Campus Ji-Paraná. Reginaldo Diógenes de França –  Mestre em Educação Escolar – UNIR – Campus Porto Velho e Professor de Geografia no IFRO. Carlos Alberto Bosquê Júnior – Mestrando em Educação Profissional – UNIR e, Professor de Arte no IFRO – Campus Ji-Paraná. Clarides Henrich de Barba –  Doutor em Educação e, Professor de Filosofia – UNIR – Campus Porto Velho e Aroni Matos de Oliveira – Mestrando em Educação Profissional – UNIR – Campus Porto Velho e Professor de Educação Física da Rede Pública do Estado de Rondônia.    

O grupo analisou  16 autores, entre os quais: Bueno, Maria Lúcia Adriano, Leitura de Imagem. Chaves, Maria R.; Lira, Talita M. Comunidades ribeirinhas na Amazônia: organizações socioculturais e política. Iavelberg, Rosa. Para gostar de aprender arte – sala de aula e formação de professores. Menezes, Nilza; Queiroz, Rita O gosto do aluá.  Albuquerque, J.; Nascimento A. A. C. Territorialidade cultural em tempos de globalização: uma análise da atuação do estado em centros culturais. Laraia, Roque, Cultura: Um conceito antropológico.

SUGESTÃO PARA DESTAQUE NA PAGINAÇÃO

“É importante propiciar aos alunos a realização de atividades de apreciação e leitura que conduzam a uma nova realidade, ou ressignificação dentro de lutas na valorização de suas identidades espaciais e valorização de suas identidades culturais de vivências”.

“Ensina-se a gostar de aprender arte com a própria arte, em uma orientação que visa à melhoria das condições de vida humana, em uma perspectiva de promoção de direitos na esfera das culturas (criação e preservação), sem barreiras de classe social, sexo, raça, religião e origem geográfica”

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Espetáculo “Tabule: uma libanesa na Amazônia” será apresentado no IFRO Zona Norte nesta sexta

Espetáculo “Tabule: uma libanesa na Amazônia” será apresentado no IFRO Zona Norte nesta sexta

Peça teatral com classificação indicativa de 14 anos faz parte da circulação do Programa Rouanet Norte
L
Prefeitura de Porto Velho apoia Festa às Nações, que valoriza solidariedade e diversidade cultural

Prefeitura de Porto Velho apoia Festa às Nações, que valoriza solidariedade e diversidade cultural

Evento será realizado de 11 a 13 de setembro, no Parque da Cidade, com gastronomia internacional e renda destinada a obras sociais.
L

CINE RO: Filme “A Lasca”, de Valdete Sousa, é exibido pela primeira vez em Porto Velho

Produzido em Vilhena, o curta “A Lasca” chega ao público da capital dentro da programação do CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia.
L
III Madeira Festival de Teatro anuncia programação com sessões gratuitas no Teatro Guaporé

III Madeira Festival de Teatro anuncia programação com sessões gratuitas no Teatro Guaporé

Evento valoriza artistas rondoniense, apresenta mostra competitiva e premia espetáculos com R$ 4 mil e turnê em outras cidades.
L
Prefeitura de Porto Velho apoia 19 eventos culturais neste final de semana e encerra circuito junino 2025

Prefeitura de Porto Velho apoia 19 eventos culturais neste final de semana e encerra circuito junino 2025

Prefeitura de Porto Velho apoia 19 eventos culturais neste final de semana e encerra circuito junino 2025
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Encontro no Palácio Rio Madeira reforçou cooperação internacional e integração pelo Corredor Bioceânico.
L

In Foco | Entrevista Odaisa Fernandes

Nesta quarta, às 15h, no In Foco Podcast: Odaisa Fernandes, a única vice-governadora da história de Rondônia, fala sobre sua trajetória de superação e pioneirismo na política. Imperdível!
L
Mesmo com tempo firme, chuvas devem fazer parte do cenário nas próximas 24 horas em Rondônia

Mesmo com tempo firme, chuvas devem fazer parte do cenário nas próximas 24 horas em Rondônia

Entre os dias 4 e 5 deste mês, espera-se um aumento das chuvas, classificadas como tempestades de nível 1, nas regiões Noroeste e Oeste, incluindo toda a Ponta do Abunã.
L
Senado aprova nova lei que muda as regras para precatórios

Senado aprova nova lei que muda as regras para precatórios

Proposta de Emenda à Constituição é aprovada em segundo turno e muda a forma como o governo federal, estados e municípios pagam suas dívidas judiciais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha eleva Rondônia como estado mais competitivo da Região Norte

Governador Marcos Rocha eleva Rondônia como estado mais competitivo da Região Norte

Ranking de Competitividade 2025 coloca Rondônia em 13º lugar no país e na liderança regional.
L
Coronel Chrisóstomo participa de vigília em frente ao condomínio de Bolsonaro após julgamento no STF

Coronel Chrisóstomo participa de vigília em frente ao condomínio de Bolsonaro após julgamento no STF

Deputado federal de Rondônia se juntou a parlamentares e apoiadores em corrente de oração em Brasília.
L
Quatro pessoas de Ariquemes são condenadas por postagens homofóbicas contra deputada Sílvia Cristina

Quatro pessoas de Ariquemes são condenadas por postagens homofóbicas contra deputada Sílvia Cristina

Grupo foi condenado a pagar R$ 8 mil de indenização; valor será doado ao Hospital de Amor
L

Ismael Crispin participa de campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea na Alero

Deputado reforça importância da solidariedade e engajamento social durante mobilização realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia.
L
Ieda Chaves coordena o resgate de mais de 40 gatos em situação de abandono em Porto Velho

Ieda Chaves coordena o resgate de mais de 40 gatos em situação de abandono em Porto Velho

Deputada estadual custeou espaço de acolhimento e reforçou compromisso com a causa animal em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende 1 tonelada de minério em Itapuã do Oeste

PRF em Rondônia apreende 1 tonelada de minério em Itapuã do Oeste

Dois homens foram presos
10
VÍDEO: Moto bate de frente com carro na zona sul

VÍDEO: Moto bate de frente com carro na zona sul

Uma câmera de segurança registrou quando os veículos seguem em sentidos opostos na Rua das Crianças, em seguida, ocorre a colisão frontal.
10
Rondônia adere ao sistema nacional de buscas por pessoas desaparecidas

Rondônia adere ao sistema nacional de buscas por pessoas desaparecidas

Estado integra mais de 3,6 mil registros ao CNPD, ampliando as chances de localização e fortalecendo a segurança pública
L
Ciclista fica ferido em colisão com caminhão na Avenida Guaporé

Ciclista fica ferido em colisão com caminhão na Avenida Guaporé

Acidente ocorreu nesta quarta-feira (03) após ciclista invadir a preferencial; vítima sofreu fratura no braço e foi levada ao hospital
12
Batida entre carro e moto deixa casal ferido em Porto Velho

Batida entre carro e moto deixa casal ferido em Porto Velho

Uma mulher fraturou o braço e um homem teve lesões leves após colisão na Avenida Rio de Janeiro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): DIGRINGO COMERCIO DE MADEIRAS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
China comemora Dia da Vitória com desfile e defende desenvolvimento pacífico

China comemora Dia da Vitória com desfile e defende desenvolvimento pacífico

O país celebrou o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial com um desfile militar, reforçando seu poderio e pedindo um futuro sem conflitos, enquanto líderes da Rússia e da Coreia participaram do evento.
L
Cientistas conseguem recuperar medula espinhal lesionada com método inovador em 3D

Cientistas conseguem recuperar medula espinhal lesionada com método inovador em 3D

Pesquisa da Universidade de Minnesota reverteu lesões em ratos e abre caminho para novos tratamentos em humanos.
L
Receita Federal antecipa e encerra pagamentos da restituição do IR

Receita Federal antecipa e encerra pagamentos da restituição do IR

Contribuintes que entregaram a declaração no prazo e sem inconsistências já receberam os valores. Quem não recebeu pode ter caído na malha fina e deve retificar os dados.
L
CIÊNCIAS OCULTAS: O caos na Magia por - Giovanni Seabra

CIÊNCIAS OCULTAS: O caos na Magia por – Giovanni Seabra

Em um mundo de falsos gurus e bruxos de ocasião, a magia, como sabedoria e ciência, demanda discernimento para se conectar com as forças da natureza e alcançar o crescimento espiritual.
L
Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a barco

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a barco

O governo venezuelano, por meio do ministro Freddy Ñáñez, denunciou o uso de inteligência artificial em um vídeo que mostra a explosão de um navio. A filmagem foi apresentada pelo governo americano como prova de narcotráfico.
L
Educação financeira chega às crianças de Ji-Paraná com aprendizado lúdico

Educação financeira chega às crianças de Ji-Paraná com aprendizado lúdico

Projeto Bombeiro Mirim e Sicredi estimulam consumo consciente e hábitos de poupança desde cedo.
L
Sebrae e Acripar promovem Festival do Tambaqui em Foz do Iguaçu durante o IFC 2025

Sebrae e Acripar promovem Festival do Tambaqui em Foz do Iguaçu durante o IFC 2025

Evento vai assar 200 bandas de peixe amazônico para divulgar o potencial do Tambaqui de Rondônia.
L
Trump afirma que EUA podem desfazer acordos devido a tarifas

Trump afirma que EUA podem desfazer acordos devido a tarifas

O presidente americano, Donald Trump, disse que o país pode ser forçado a anular acordos com a UE e o Japão caso perca um processo sobre a legalidade das tarifas comerciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.