Inscrições para vivências no SUS sobre violência contra a mulher são prorrogadas

Governo de Rondônia estende prazo do projeto VER-SUS até 24 de abril para selecionar estudantes e docentes em Porto Velho

Fonte: Daiane Brito |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em

Inscrições para vivências no SUS sobre violência contra a mulher são prorrogadas
Foto: Lucas Maximus

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • Governo de Rondônia prorrogou até 24 de abril as inscrições do Edital nº 01/2026 do projeto VER-SUS.
  • Serão 33 vagas para imersão em Porto Velho, de 18 a 24 de maio de 2026, com foco no combate à violência contra a mulher.
  • Inscrições on-line para maiores de 18 anos da área da saúde, com reserva de vagas e custeio de hospedagem, alimentação e transporte.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), prorrogou as inscrições para o Edital nº 01/2026 do projeto VER-SUS. Os interessados em participar das vivências no Sistema Único de Saúde (SUS) agora têm até o dia 24 de abril para realizar o cadastro.

A iniciativa oferece 33 vagas, sendo 30 para estudantes ou residentes e 3 para docentes facilitadores. A imersão formativa ocorrerá em Porto Velho entre os dias 18 e 24 de maio de 2026, abrangendo territórios urbanos e comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira.

Foco no enfrentamento à violência contra a mulher

Esta edição do programa traz como tema central a rede intersetorial no enfrentamento da violência contra a mulher. O objetivo é aprofundar o entendimento sobre os serviços de proteção e saúde na região amazônica, considerando os desafios de áreas de difícil acesso.

O governador Marcos Rocha destacou que a qualificação de profissionais alinhados à realidade do SUS é vital para um atendimento humanizado. Durante a imersão, os participantes visitarão unidades básicas, hospitais, serviços psicossociais e órgãos do sistema de justiça.

Processo seletivo e inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via formulário eletrônico. Podem participar maiores de 18 anos matriculados em cursos de graduação, ensino técnico ou residência na área da saúde. A seleção considerará carta de motivação e experiências anteriores.

O edital prevê ações afirmativas com reserva de vagas para indígenas, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans. O secretário da Sesau, Edilton Oliveira, ressaltou que a extensão do prazo visa ampliar o alcance desta experiência que une ensino e prática.

Custos e certificação

Embora a participação não seja remunerada, a organização garante os custos com hospedagem, alimentação e transporte durante o período das atividades. Os alunos e docentes que cumprirem a carga horária integral receberão certificação ao final do programa.

A técnica em Saúde da Mulher da Sesau, Patrícia Oliveira da Silva Queiroz, reforçou que o projeto promove a interação social direta com as políticas públicas. A ação é uma parceria entre a Associação Rede Unida, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS