Cirurgia inédita do SUS corrige coluna de bebê antes do nascimento

Médicos do Instituto Estadual do Cérebro, no Rio de Janeiro, realizaram uma cirurgia intrauterina para tratar Mielomeningocele, uma má-formação na coluna do feto, em um procedimento gratuito.

Fonte: News Rondônia com informações de g1 - 20

Publicado em

Cirurgia inédita do SUS corrige coluna de bebê antes do nascimento
Profissão Repórter

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou uma cirurgia complexa e inovadora para corrigir a coluna de um bebê ainda na barriga da mãe. A vendedora Danielle Ramos, de 25 anos, foi diagnosticada com Mielomeningocele, uma má-formação fetal na qual a coluna vertebral não se desenvolve completamente. O procedimento foi realizado no Instituto Estadual do Cérebro, no Rio de Janeiro.

A má-formação, se não tratada, poderia causar hidrocefalia e perda da função motora no bebê. O programa Profissão Repórter acompanhou a cirurgia, que é feita de forma gratuita pelo SUS, onde o útero da mãe é retirado, o feto é operado e, em seguida, o útero é recolocado no ventre materno para que a gestação continue.

A cirurgia, que é parecida com uma cesariana, envolveu o monitoramento do feto por ultrassom e a sedação tanto da mãe quanto do bebê. A neurocirurgia em si foi feita com auxílio de um microscópio, focando apenas na lesão na coluna de Guilherme, filho de Danielle. A médica neurocirurgiã pediátrica Maria Anna Brandão ressaltou que esse tipo de patologia pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em classes sociais desfavorecidas devido à carência de ácido fólico.

Após a cirurgia, a gestação segue normalmente e a criança nasce com apenas uma cicatriz nas costas. O caso destaca a importância do SUS na oferta de procedimentos médicos complexos e de alta tecnologia, garantindo o acesso à saúde para a população.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS