Salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer nesta quinta-feira

Reajuste de 6,79% deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 50

Publicado em

Atualizado em

Salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer nesta quinta-feira
foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

O cálculo do aumento considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou 4,18% em 12 meses, e o crescimento da economia nos últimos dois anos, ajustado pelo arcabouço fiscal que limita o ganho real entre 0,6% e 2,5%. Com isso, o valor final foi arredondado para R$ 1.621.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o novo salário mínimo deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, considerando efeitos sobre renda, consumo e arrecadação, mesmo diante de restrições fiscais mais rígidas.

A atualização é válida para todos os trabalhadores que recebem salário mínimo, aposentados, pensionistas e benefícios previdenciários vinculados ao valor-base, refletindo a política de preservação do poder de compra e estímulo ao consumo interno.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS