- A fumaça das queimadas na Amazônia, que já encobria Manaus, passou a ser percebida em Porto Velho há pelo menos dois dias, evidenciando que os efeitos ultrapassam fronteiras estaduais e afetam a qualidade do ar.
- Dados do Inpe apontam milhares de focos de calor entre 12 de setembro e 12 de outubro, com 469 em Rondônia, 3.546 no Amazonas e 6.978 no Pará, que lidera também o ranking nacional com 20.090 registros.
- Documentos oficiais indicam que o governo do Amazonas dispensou reforços federais no fim de setembro, enquanto o governo federal posteriormente enviou quatro aeronaves e mais de 200 brigadistas, em meio a críticas sobre planejamento e prevenção das queimadas recorrentes.
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia
Fumaça observada há pelo menos dois dias em Porto Velho evidencia o alcance das queimadas na Amazônia; dados do Inpe apontam milhares de focos de calor no Pará e no Amazonas, enquanto documentos oficiais registram a dispensa de reforços federais pelo governo amazonense em setembro.
A fumaça das queimadas que há semanas encobre Manaus, capital do Amazonas, começa a ser percebida em Porto Velho, em Rondônia. Há pelo menos dois dias, moradores da capital rondoniense observam uma cortina de fumaça sobre a cidade, cuja presença se torna mais evidente ao longo do dia. O fenômeno chama a atenção para os efeitos das queimadas, que ultrapassam as fronteiras estaduais e atingem diferentes áreas da Região Norte.
O transporte da fumaça ocorre por meio das correntes atmosféricas, que podem levar partículas suspensas a regiões distantes dos locais onde o fogo se concentra. A intensidade e a direção desse deslocamento dependem das condições meteorológicas, incluindo os ventos e a circulação do ar.
Em Manaus, a poluição decorrente dos incêndios florestais ampliou a preocupação com a qualidade do ar e os possíveis impactos sobre a saúde da população. Em Porto Velho, a presença de fumaça também chama a atenção para os riscos da exposição à poluição atmosférica.
Dados do Inpe mostram concentração de focos de calor na Amazônia
Levantamento do News Rondônia, com base nos dados do programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dimensiona as ocorrências registradas em três estados da Região Norte entre 12 de setembro e 12 de outubro.

No período, Rondônia contabilizou aproximadamente 469 focos de calor. No Amazonas, foram registrados 3.546, enquanto o Pará chegou a 6.978 ocorrências. Os números colocam o Pará na liderança entre os três estados analisados, seguido pelo Amazonas e por Rondônia.

No levantamento nacional do BDQueimadas, com dados contabilizados até esta segunda-feira (12), o Pará aparecia na liderança, com 20.090 focos de calor. Na sequência estavam a Bahia, com 5.558 registros, e o Amazonas, com 4.730. Rondônia ocupava a 11ª posição no ranking nacional, com 798 focos.
É importante observar: Os focos de calor detectados por satélite são indicadores de possíveis ocorrências de fogo e não correspondem, necessariamente, ao número de incêndios confirmados.
Pará concentra registros; municípios do Amazonas também aparecem entre os destaques
No Pará, três municípios aparecem entre os que registraram os maiores números de focos de calor no levantamento das últimas 24 horas. Uruará com (3.394); Portel (1.994) e Altamira (1.354) estão entre os destaques

No Amazonas, Autazes (691), Itacoatiara (468) e Lábrea (367) também aparecem nos registros, com focos de calor, respectivamente, conforme os dados referentes aos dias 11 e 12 de outubro.
A distribuição das ocorrências por diferentes municípios evidencia a dimensão territorial do problema. Embora os focos estejam concentrados em determinadas áreas, a fumaça pode ser transportada para outras localidades, ampliando os efeitos das queimadas sobre o ambiente e a população.
Documentos apontam dispensa de reforços federais pelo governo do Amazonas
Além dos impactos ambientais e sanitários, a atuação dos governos estadual e federal no combate às queimadas passou a ser alvo de questionamentos. Documentos oficiais indicam que o governo do Amazonas dispensou reforços federais em dois momentos distintos, no fim de setembro.
Em um ofício, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz, declinou do acionamento de equipes em 25 de setembro.
Já o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) afirma que, em 30 de setembro, o governo estadual comunicou que não precisava mais de reforço para combater os incêndios, após chuvas contribuírem para o controle dos focos.
As manifestações registradas nos documentos dizem respeito à necessidade de apoio em datas específicas. A avaliação da resposta governamental, no entanto, também depende da evolução dos incêndios, das condições climáticas e das medidas adotadas posteriormente.
No fim de semana, em meio à discussão sobre a atuação das administrações estadual e federal, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou quatro aeronaves e mais de 200 brigadistas para reforçar as operações de combate aos incêndios no Amazonas.
O senador Omar Aziz também contestou a afirmação de que o governo federal não teria enviado ajuda. Segundo o parlamentar, recursos haviam sido destinados ao então governador Wilson Lima para a aquisição de uma aeronave de combate a incêndios. Aziz também criticou a falta de planejamento preventivo para enfrentar as queimadas, que se repetem anualmente na região.
Rondônia também enfrenta episódios recorrentes de queimadas
Os números atuais podem ser contextualizados a partir do histórico recente de Rondônia. Entre 2020 e 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, o estado enfrentou episódios expressivos de queimadas. Em 2024, já na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, Rondônia voltou a registrar números elevados, com 9.987 focos de calor no período mais crítico considerado pelo levantamento.
Naquele ano, o país enfrentou uma grave estiagem, que agravou as condições ambientais e favoreceu a propagação do fogo. Além dos fatores climáticos, investigações sobre incêndios criminosos levantaram suspeitas de ações deliberadas para provocar queimadas em diferentes áreas da região.

A comparação entre os anos exige atenção aos períodos analisados e aos critérios de contagem. Ainda assim, os registros demonstram que as queimadas constituem um problema recorrente, cuja prevenção depende de políticas permanentes de fiscalização, monitoramento e combate ao fogo, independentemente da esfera de governo.
Fumaça ultrapassa fronteiras e preocupa moradores
O problema também atinge áreas próximas a Manaus e municípios do sul do Amazonas, na divisa com Rondônia, onde as queimadas e o desmatamento pressionam a floresta e afetam as populações locais.
Em Porto Velho, a fumaça observada nos últimos dias evidencia que os impactos das queimadas podem alcançar outras cidades e comprometer a qualidade do ar mesmo em locais distantes dos principais focos de fogo.
A exposição à fumaça pode agravar problemas respiratórios e provocar irritação nos olhos e nas vias aéreas. Crianças, idosos e pessoas com doenças preexistentes estão entre os grupos mais vulneráveis aos efeitos da poluição atmosférica.
A repetição desse cenário durante a estiagem reforça a necessidade de planejamento antecipado, fiscalização e mobilização de brigadistas e equipamentos antes que os incêndios atinjam grandes proporções. A situação também exige articulação entre os governos federal, estaduais e municipais para ampliar a prevenção e garantir respostas rápidas às ocorrências.
Enquanto persistem os questionamentos sobre a atuação dos governos no combate ao fogo, a fumaça que chega a Porto Velho evidencia que os efeitos das queimadas não respeitam limites geográficos e exigem medidas coordenadas e permanentes.
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Chega de só robô: SAC terá de oferecer atendimento humano
Novas regras exigem opção de falar com uma pessoa das 8h às 20h, inclusive em feriados, e limitam os menus para facilitar a resolução de problemas.
Ataques a bolsistas levam à expulsão de alunos de Medicina
UniCesumar também aplicou suspensões e advertências após mensagens ofensivas e referências ao nazismo; Ministério Público Federal apura o caso.
CPTEC/Inpe aponta risco de chuva intensa em Rondônia entre domingo e o Dia de Finados
Mapa do CPTEC/INPE, analisado pelo News Rondônia, aponta áreas de severidade nos níveis 1, 2 e 3 em diferentes regiões do estado. Ponta do Abunã e um trecho…
El Niño deve influenciar o clima em novembro; Rondônia terá atenção voltada a chuvas e temporais
El Niño deve atingir seu pico de intensidade em dezembro de 2026, com anomalia de até 3,8 °C no Pacífico Equatorial, enquanto a Região Norte acompanha os possíveis…
Alunos do CTPM II de Jaci-Paraná sofrem com suspensão de aulas por problemas no transporte de servidores
Falta de solução por parte dos órgãos responsáveis compromete o calendário escolar e prejudica estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Porto Velho amplia ações de proteção a animais de rua
Prefeitura instala comedouros, lixeiras PET e abrigos para gatos em espaços públicos e prevê ampliar os projetos de alimentação e acolhimento na capital.
DESTAQUE NEWS
Marcos Rocha e Marcos Rogério destacam diálogo na transição em Rondônia
Governador e sucessor discutem desafios da administração, elogiam a troca de informações entre equipes e defendem a continuidade dos serviços à população.
Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes em Rondônia
Aviso de perigo potencial abrange todo o território de Rondônia e prevê tempestades também para regiões do Sudeste e Centro-Oeste.
Gêmeos de Porto Velho confirmam luta contra tetracampeão mundial Popó no FMS 9
Confronto inédito de dois contra um será a atração principal do FMS 9, agendado para 5 de dezembro de 2026 em São Paulo.
Itamaraty convoca diplomata argentina após envolvimento do governo Milei na fuga de Flávio Bolsonaro
Encarregada de negócios foi chamada para prestar esclarecimentos sobre escolta e apoio logístico fornecidos ao senador.
TSE fecha as portas da política para condenados por violência contra mulheres
Decisão unânime reconhece que condenação por lesão corporal contra mulher, motivada por razões de gênero, pode impedir candidatura; Corte também cobrará do Congresso mudanças na Lei de Inelegibilidade.
Aneel confirma manutenção da bandeira verde na conta de luz no mês de novembro
Equilíbrio nos reservatórios e volume favorável de chuvas dispensam o acionamento de térmicas e garantem tarifa sem custo extra.
EMPREGOS E CONCURSOS
Concurso do IPAM em Porto Velho prevê 70 vagas
O edital prevê oportunidades para níveis médio e superior, com salários iniciais de R$ 3 mil a R$ 5 mil. As inscrições estão programadas para 3 de novembro…
Prefeitura de Porto Velho anuncia reajustes e benefícios para servidores
Pacote de medidas alcança cerca de 8,5 mil servidores municipais, inclui gratificações para diferentes categorias e prevê 2.993 vagas em sete concursos públicos.
Veja quais cargos exigem ensino médio e superior no concurso da Educação
Semed oferece 430 oportunidades, entre vagas imediatas e cadastro de reserva, com salários iniciais de até R$ 3.847,97
Sine Municipal oferece vagas de emprego em Porto Velho
Trabalhadores podem consultar oportunidades gratuitas pela internet, conferir os requisitos das empresas e buscar atendimento presencial em duas unidades da capital.
Câmara de Candeias do Jamari abre inscrições para concurso público com vagas de níveis fundamental a superior
Seleção oferece salários de até R$ 3.500 para cargos de diversas áreas de atuação; provas objetivas estão agendadas para o dia 22 de novembro.
Saiba o que estudar para disputar uma das 2.248 vagas na Saúde de Porto Velho
Seleção da Semusa oferece 2.248 oportunidades, entre vagas imediatas e cadastro de reserva; prova objetiva está prevista para 13 de dezembro de 2026.
POLÍTICA
Marcos Rogério e Cristiane Lopes discutem investimentos em Rondônia
Revitalização do Aluízio Ferreira, infraestrutura e agricultura pautaram encontro; deputada também destacou atenção às famílias atípicas na futura gestão.
Quando os ônibus pararam no dia da eleição, o “Exército de Lula” pegou as chaves do carro
Falhas no transporte levaram voluntários a buscar eleitores; Justiça Eleitoral determinou investigação sobre a redução da frota de ônibus na capital baiana.
Eleições nos EUA podem aumentar pressão por investigações sobre Flávio Bolsonaro
Eventual maioria democrata no Congresso norte-americano pode ampliar pressão política por investigações, mas deportação depende do Poder Executivo.
Mauro Vieira e Marco Rubio conversam durante reunião do G20 em Atlanta
Encontro informal entre chanceleres marca o primeiro contato diplomático entre Brasil e Estados Unidos após o pleito presidencial.
Senado pauta votação da PEC da Segurança Pública para a próxima terça-feira
Proposta constitucionaliza o SUSP, endurece penas para lideranças de facções e prevê criação do Ministério da Segurança Pública.
Canal Exército do Lula mobiliza seguidores para divulgar denúncias de ameaças contra indígenas
Após relatos de violência e suspeitas de atentados contra cidadãos no período pós-eleitoral, André Janones pede ajuda na divulgação do canal do Ministério dos Povos Indígenas; pelo menos…
POLÍCIA
Operação policial termina com dois jovens presos e 356 porções de drogas apreendidas em Abunã
Ação do 9º BPM e da Patrulha Rural ocorreu neste sábado (31), após denúncia sobre uma motocicleta furtada; policiais também apreenderam balanças, celulares e dinheiro.
Jovem é presa com 186 gramas de cocaína ao tentar entrar no presídio Urso Panda
Visitante de 26 anos, moradora de Humaitá (AM), foi flagrada com dois pacotes de droga escondidos nas partes íntimas durante revista com aparelho Bodyscan.
Trabalhador sofre grave choque elétrico em obra e é resgatado pelos bombeiros
Operário perdeu a consciência após receber descarga elétrica no segundo andar da construção, no bairro Cuniã.
Polícia Civil divulga balanço da Operação Verde Rondônia e cumpre mandados por crimes ambientais no Parque Guajará-Mirim
Força-tarefa contabilizou 129 procedimentos e 19 inquéritos instaurados para apurar queimadas e desmatamento ilegal no estado.
Mototaxista é ameaçado de morte após pedir redução do som para vizinho em RO
Vítima registrou ocorrência na Polícia Militar após ser intimidada por dois homens no interior de Rondônia.
Jovem tem garganta cortada pelo namorado após comemorar vitória de Lula
Ataque ocorreu no município de Umarizal; Polícia Civil investiga se crime foi motivado por intolerância política.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nota de Pesar: Lael Ezer da Silva
Um homem que gostava de viver, de reunir os amigos, cantar, viajar, ouvir música e, principalmente, contar histórias.
Nota de Pesar: José Wilians Martins da Rocha
Homem de atitude e coração generoso, fazia o possível e o impossível pelos seus, sendo um verdadeiro provedor, alguém com quem todos podiam contar.
Protestos na França reúnem 320 mil e têm confrontos
Estudantes e sindicatos cobram medidas contra o custo de vida e melhores serviços públicos; mobilização terá nova jornada de greve em novembro.
Dia Nacional da Poesia valoriza escritores de Porto Velho
Celebrada em 31 de outubro, a data homenageia Carlos Drummond de Andrade e destaca a produção literária de Rondônia e as diferentes vozes da cultura regional.
Fonte do Parque Circuito terá horário especial no feriado de Finados
Atração funcionará excepcionalmente na segunda-feira (2), em quatro períodos, enquanto o Parque Circuito Dr. José Adelino permanecerá aberto das 5h às 22h.
Voto antecipado bate recorde nos EUA e ultrapassa 47 milhões de eleitores nas eleições legislativas
Modalidade registra maior adesão da história das midterms, com favoritismo numérico democrata que não antecipa resultado final.