Hackathon apresenta soluções para resíduos em Porto Velho

Béra Hackathon 2026 premiou projetos que usam tecnologia para melhorar a coleta, a rastreabilidade e a participação social na gestão de resíduos.

Publicado em

Hackathon apresenta soluções para resíduos em Porto Velho
Fotos: ARDPV

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

Porto Velho teve três projetos premiados no Béra Hackathon 2026, competição que buscou desenvolver soluções tecnológicas para desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos no município. RotaLume, Samaúma e PortoRec ficaram, respectivamente, com o primeiro, segundo e terceiro lugares.

A segunda edição da maratona foi realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV), em parceria com o Sebrae Rondônia e a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI).

Ao todo, 68 participantes, divididos em 12 equipes, participaram de três dias de atividades na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles. Os grupos passaram por mentorias, validação das propostas e preparação para a apresentação dos projetos diante de uma banca especializada.

RotaLume vence o Béra Hackathon

O primeiro lugar ficou com a equipe Causos, formada por Ismael Roberto, Guilherme Magalhães e Gabriel da Silva Oliveira, com o projeto RotaLume.

A plataforma propõe integrar moradores, concessionárias, cooperativas de catadores e gestores públicos em uma ferramenta para acompanhamento e gestão da coleta de resíduos.

Entre os recursos previstos estão o acompanhamento de rotas e do status da coleta, envio de alertas, registro de falhas na prestação do serviço e organização de solicitações para retirada de materiais recicláveis.

A solução também reúne dados sobre rotas, ocorrências e execução dos serviços, informações que podem auxiliar no planejamento e no acompanhamento da coleta.

Samaúma aposta em rastreabilidade

A equipe Samaúma conquistou o segundo lugar. O grupo é formado por Nataniel Wilson, Raven Parintintin, Júlia Moraes, Carlos Miguel e Lucas Hector.

O projeto apresenta uma plataforma para conectar grandes geradores de resíduos, cooperativas de catadores e poder público.

A proposta permite organizar solicitações de coleta e acompanhar etapas como transporte, recebimento e destinação dos materiais. As operações também podem gerar registros digitais, ampliando a disponibilidade de informações para gerenciamento e fiscalização.

A ferramenta busca ainda fortalecer a participação das cooperativas na cadeia de resíduos.

PortoRec trabalha com logística reversa

A terceira colocação ficou com a PortoRec, projeto desenvolvido por Fabiana Ramos, Sarah Togni e Marcelo Ribeiro.

A solução é voltada à rastreabilidade e logística reversa, com a proposta de registrar digitalmente as etapas percorridas pelos resíduos, desde a coleta e pesagem até o transporte, recebimento e destinação final.

A plataforma pretende centralizar informações que atualmente podem estar distribuídas em diferentes controles e processos manuais.

Com o registro das etapas, empresas poderão acompanhar o percurso dos materiais e manter informações sobre a destinação ambientalmente adequada.

Projetos ainda passarão por avaliação

Segundo o diretor-presidente da ARDPV, Oscar Dias de Souza Netto, o hackathon demonstrou a capacidade técnica e criativa existente em Porto Velho.

“O Béra Hackathon revelou talentos, aproximou diferentes conhecimentos e mostrou que Porto Velho possui pessoas preparadas para desenvolver soluções para os problemas da cidade”, afirmou.

Os projetos apresentados são protótipos e poderão passar por novas etapas de validação e aperfeiçoamento.

De acordo com Oscar Neto, uma eventual utilização das soluções dependerá de avaliações técnica, jurídica, econômica e operacional para verificar segurança, viabilidade e resultados para a população.

A iniciativa também busca aproximar poder público, universidades, empreendedores, empresas, cooperativas e sociedade em torno do desenvolvimento de soluções para problemas urbanos.

Com informações de Gabriele Moura

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS