Novas regras para abelhas sem ferrão afetam RO

Resolução do Conama obriga resgate e monitoramento de colônias em áreas de desmatamento e impacta apicultores e meliponicultores em Rondônia

Fonte: Wanglézio Braga - 44

Publicado em

Atualizado em

Novas regras para abelhas sem ferrão afetam RO

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

Apicultores e meliponicultores do estado terão que se adequar às novas normas para o manejo de abelhas sem ferrão após a publicação da Resolução nº 512/2026 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A medida foi divulgada neste mês no Diário Oficial da União e tem validade em todo o país.

A norma estabelece diretrizes obrigatórias para o resgate de colônias em áreas autorizadas para supressão da vegetação nativa, o que impacta diretamente regiões com forte atividade rural, como Rondônia.

Resgate de colônias passa a ser obrigatório

De acordo com a resolução, sempre que houver desmatamento autorizado, será necessário localizar e resgatar colônias dessas abelhas. O procedimento inclui busca ativa antes, durante e após a retirada da vegetação.

As regras também exigem equipe qualificada, uso de equipamentos adequados e registro detalhado das colmeias, com identificação e georreferenciamento.

Proibição de venda e monitoramento obrigatório

A normativa proíbe a comercialização de colônias oriundas de resgate. Os enxames devem ser destinados a áreas ambientalmente adequadas, como vegetação nativa, unidades de conservação ou meliponários licenciados.

Outro ponto é a obrigatoriedade de monitoramento das colônias por pelo menos seis meses após a realocação, com o objetivo de garantir a sobrevivência dos enxames.

Impacto na produção e conservação

A medida reforça a necessidade de conciliar produção e preservação ambiental. Segundo o Conama, as regras ampliam a proteção das abelhas nativas, fundamentais para a polinização e manutenção dos ecossistemas.

Ao mesmo tempo, produtores terão que investir em planejamento e adaptação técnica para cumprir as exigências.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS