Porto Velho: Léo Moraes articula alfandegamento do aeroporto e investimentos hidroviários

Em reunião com o ministro Silvio Costa Filho, Léo Moraes reforça o alfandegamento do Aeroporto Governador Jorge Teixeira e amplia debate sobre infraestrutura hidroviária em Porto Velho.

Fonte: Secom |SMC|PMPV - 010

Publicado em

Porto Velho: Léo Moraes articula alfandegamento do aeroporto e investimentos hidroviários
Fotos: Anderson Parente/ Leandro Morais/ Secom

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para avançar em pautas estratégicas que podem transformar a capital de Rondônia em um polo logístico da Amazônia.

Recebido pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, Léo Moraes destacou a urgência do alfandegamento do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, que, apesar do nome, ainda não opera regularmente com voos internacionais ou cargas.

Segundo o ministro, o processo segue avançando. A Receita Federal deve autorizar em breve a operação plena do terminal. Uma equipe técnica do ministério estará em Porto Velho na próxima semana para avaliar o potencial da cidade.

“O nosso aeroporto carrega o nome de internacional, mas nunca funcionou como tal. Isso trava a exportação, o agro e a indústria. Com o alfandegamento, vamos destravar esse gargalo e criar empregos”, afirmou Léo Moraes.

Além do aeroporto, o prefeito reforçou a necessidade de novos investimentos federais para a infraestrutura hidroviária e portuária. Porto Velho tem localização estratégica no projeto da Ferrovia Transoceânica Brasil–China, que visa ligar o Atlântico ao Pacífico, passando por Rondônia até o Peru.

“Porto Velho pode e deve ser o coração logístico da Amazônia. Temos potencial hidroviário, ferroviário e rodovias importantes. O que falta é tirar os entraves do caminho”, disse Moraes.

O ministro Silvio Costa Filho ressaltou que a meta do governo federal é estruturar uma agenda logística integrada, com portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias. A previsão é de 60 leilões entre 2023 e 2026, com R$ 30 bilhões em investimentos nos portos brasileiros.

Na próxima semana, uma equipe técnica do Ministério dos Portos e Aeroportos virá a Porto Velho para definir os próximos passos para o alfandegamento do aeroporto e outros projetos logísticos.

“Porto Velho dá passos concretos para se consolidar como referência na conexão entre o Brasil e os mercados internacionais”, finalizou Léo Moraes.

A expectativa é que os avanços discutidos em Brasília tragam resultados práticos, fortalecendo a economia e beneficiando a população de Rondônia.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS