A primeira semana de agosto se apresenta com tempo seco, dias ensolarados, noites amenas, o que torna a temperatura agradável em boa parte dos municípios de Rondônia. Um alerta vai para a baixa umidade relativa do ar que oscila entre os 33%, o que começa a ser preocupante para a saúde humana. Um índice ideal seria entre 55 e 65%.
Na outra parte, teremos dias mais ventilados até a quarta-feira (04). Na quinta, os ventos se acalmam consequentemente a temperatura abafada causará aquela sensação de desconforto.
Os médicos recomendam ingerir bastante liquido e manter os ambientes úmidos. Umidificadores, baldes com água e panos molhados devem ser espalhados pelos ambientes.
Chuvas não caem até o dia (08), isso por conta do ar seco que impossibilita a entrada de umidade vinda do oceano Atlântico Norte, origem da maior parte das chuvas em Rondônia. Mas o mês será atípico, as chuvas não estarão descartadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e região.
Para agosto são previstas também a chegada de três frentes de massa ar polar. Uma delas no dia 5, a outra na segunda quinzena e a terceira na última semana do mês. O fenômeno fará com que agosto seja o mês mais frio na maior parte das regiões brasileiras.