- A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semusa, reforça em outubro as campanhas Outubro Rosa, Outubro Verde e Outubro Prateado, com serviços disponíveis o ano todo nas UBSs da capital e distritos.
- As ações incluem prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e colo do útero, prevenção e tratamento da sífilis e sífilis congênita, além da promoção da saúde e envelhecimento ativo da pessoa idosa.
- Para atendimento nas UBSs, os moradores devem procurar a unidade de referência do bairro, levando documento com foto e Cartão do SUS ou CPF, onde encontram consultas, testagem rápida de ISTs, vacinação e exames preventivos.
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia
A Prefeitura de Porto Velho reforça, durante o mês de outubro, a importância da prevenção e do acompanhamento regular da saúde. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as ações destacam as campanhas Outubro Rosa, Outubro Verde e Outubro Prateado, com serviços disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e dos distritos.
As campanhas abordam diferentes públicos e linhas de cuidado, incluindo a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, a prevenção e o tratamento da sífilis e a promoção da saúde da pessoa idosa.
Outubro Rosa orienta sobre saúde da mulher
O Outubro Rosa chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Nas UBSs, as mulheres podem buscar consultas, orientações e encaminhamentos para exames, como mamografia e exame preventivo do colo do útero.
A Prefeitura orienta que o acompanhamento seja realizado de forma regular, sem que a população espere pelo surgimento de sintomas para procurar atendimento.
Outubro Verde reforça prevenção da sífilis
O Outubro Verde é voltado à conscientização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e da sífilis congênita. Segundo a Semusa, os testes rápidos para ISTs são oferecidos gratuitamente e de forma sigilosa na rede municipal, com resultado em poucos minutos.

A testagem permite identificar a infecção e buscar o tratamento adequado, além de contribuir para a prevenção de novos casos.
Outubro Prateado destaca saúde da pessoa idosa
Já o Outubro Prateado reforça a importância do envelhecimento ativo, saudável e com dignidade.
A orientação da rede municipal inclui acompanhamento médico regular, atualização da carteira de vacinação e prevenção de complicações relacionadas às doenças crônicas.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, afirmou que as UBSs contam com equipes preparadas para oferecer diferentes serviços de prevenção e acompanhamento.
“As nossas Unidades Básicas de Saúde contam com equipes multidisciplinares prontas para realizar a testagem rápida de ISTs, o rastreamento do câncer de colo do útero e de mama, além do monitoramento contínuo dos pacientes idosos.”
Como buscar atendimento nas UBSs
A Semusa orienta os moradores a procurarem a UBS de referência do bairro para consultas preventivas e exames de rotina. Os serviços fazem parte da atenção primária e são oferecidos ao longo de todo o ano.

Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto e Cartão do SUS ou CPF.
O prefeito Léo Moraes destacou que a prevenção deve fazer parte da rotina da população e afirmou que a rede municipal está disponível para orientar e acolher os moradores.
As Cores de Outubro funcionam como um reforço à conscientização, mas os cuidados com a saúde não se limitam ao mês. Consultas, acompanhamento, vacinação, testagem e exames preventivos devem ser realizados de acordo com as necessidades de cada pessoa e as orientações dos profissionais de saúde.
FAQ
Quais são as Cores de Outubro destacadas pela Prefeitura de Porto Velho?
Outubro Rosa, Outubro Verde e Outubro Prateado.
Quais serviços estão disponíveis nas UBSs?
A rede oferece consultas, orientações, testagem rápida de ISTs, acompanhamento de idosos e encaminhamentos para exames, entre outros serviços.
Onde realizar testes rápidos para sífilis?
Os testes rápidos são disponibilizados gratuitamente e de forma sigilosa na rede municipal de saúde.
O que levar para ser atendido em uma UBS?
A orientação é levar documento oficial com foto e Cartão do SUS ou CPF.
Com Informações de Taiana Mendonça
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Hospital Municipal amplia atendimentos especializados em Porto Velho
Nova unidade oferece consultas e exames integrados e busca reduzir filas de ortopedia, oftalmologia e cardiologia na rede pública.
Prefeitura orienta atualização cadastral no Log Fraldas
Beneficiários devem informar telefone e endereço atualizados à Semusa para facilitar a comunicação e evitar atrasos na distribuição de insumos.
Anvisa aprova regulamentação para comercialização de cosméticos artesanais no país
Nova norma estabelece procedimentos simplificados, regras de boas práticas e exigências de rotulagem para produtos de higiene e perfumaria produzidos de forma artesanal.
Ministério da Saúde atualiza regras e autoriza doação de sangue para pessoas com 70 anos ou mais
Nova portaria publicada pela pasta moderniza critérios técnicos, reduz prazos de impedimento temporário e amplia a segurança em hemocentros de todo o país.
Anvisa disponibiliza novas ferramentas eletrônicas para emissão e controle de receitas médicas
Agência reguladora nacional passa a integrar sistemas digitais para receituários de controle especial, mantendo a validade das tradicionais versões em papel.
Motolância do SAMU recebe treinamento para agilizar atendimentos em Porto Velho
Capacitação do SAMU em Porto Velho simulou acidentes, AVC, infarto e outras emergências para aperfeiçoar protocolos e resposta das equipes.
DESTAQUE NEWS
PL amplia bancada e terá 28 senadores a partir de 2027
Nas eleições de 2026, partido elegeu 19 dos 54 senadores em disputa; MDB teve sete eleitos e PT, seis.
TSE quer reduzir abstenção no segundo turno das eleições
Mais de 33,4 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno, realizado em 4 de outubro, e índice chegou a 21,08%.
Seis estados e o DF terão segundo turno para governador
Eleitores do Acre, Amazonas, DF, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins voltam às urnas em 25 de outubro para escolher seus governadores.
Segundo turno das eleições será em 25 de outubro; veja onde haverá votação
Flávio Bolsonaro e Lula disputarão a Presidência, enquanto sete unidades da Federação terão nova votação para governador.
TSE explica atraso na totalização dos votos por congestionamento de dados
Presidente do tribunal afirmou que o fluxo acima do normal provocou atraso de cerca de uma hora na divulgação dos resultados do 1º turno..
PF apreende quase R$ 1 milhão em ações contra crimes eleitorais
Balanço divulgado pela Polícia Federal aponta 22 inquéritos, 72 termos circunstanciados e 181 pessoas conduzidas até 18h10 de domingo (4).
EMPREGOS E CONCURSOS
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso público
Candidatos aprovados no Concurso Público nº 001/2023 devem apresentar a documentação e tomar posse até 30 de outubro, sem prorrogação.
Feirão do Emprego em Porto Velho realiza mais de 8 mil entrevistas
Cerca de 2 mil trabalhadores participaram de processos seletivos com mais de 100 empresas durante a segunda edição do evento.
Concursos em Porto Velho têm 2.678 oportunidades para Saúde e Educação
A Prefeitura de Porto Velho confirmou dois concursos para Educação e Saúde, com 824 vagas imediatas e 1.854 para cadastro de reserva; IBGP será a banca.
Feirão do Emprego reúne 2 mil pessoas e prevê mais de 400 contratações
Evento em Porto Velho realizou mais de 8 mil entrevistas e aproximou trabalhadores de mais de 100 empresas durante o último sábado.
Marinha abre seleção para oficiais temporários com vagas em Porto Velho
Processo seletivo oferece oportunidades para profissionais graduados em Direito e Pedagogia, com inscrições abertas até o mês de novembro.
Sine Municipal mantém vagas de emprego em Porto Velho após Feirão
Quem não conseguiu uma oportunidade no Feirão do Emprego pode continuar acompanhando as vagas e buscar atendimento nas duas unidades do Sine Municipal.
POLÍTICA
Cirone Deiró agradece 134 mil votos e reafirma compromisso com Rondônia
Candidato a vice-governador na chapa de Hildon Chaves, Cirone Deiró agradeceu o apoio recebido nas eleições e afirmou que seguirá atuando pelo estado.
MPRO fiscaliza eleições e recebe 51 denúncias em Rondônia
Segundo o MPRO, o trabalho teve como objetivo fiscalizar o cumprimento das regras eleitorais e contribuir para que os eleitores pudessem exercer o direito de voto de forma…
Sílvia Cristina agradece 304 mil votos recebidos para o Senado
Sílvia Cristina agradeceu pelos 304.061 votos recebidos na disputa pelo Senado em Rondônia nas eleições deste domingo (4). A candidata afirmou que encerrou a campanha de cabeça erguida…
A força do 22 em Rondônia e a responsabilidade que vem com a vitória
Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
Eduardo Braide é eleito governador do Maranhão no 1º turno
Eduardo Braide foi eleito governador do Maranhão no primeiro turno das eleições de 2026, com 54,03% dos votos válidos e 2.103.882 votos, segundo a apuração divulgada pelo Tribunal…
Elmano é reeleito governador do Ceará no 1º turno
Elmano de Freitas foi reeleito governador do Ceará com 52,88% dos votos válidos no primeiro turno das eleições de 2026, segundo dados do TSE.
POLÍCIA
DENARC apreende cerca de 300 kg de skunk e armas na zona sul
Equipes do DENARC e da Sevic de Nova Mamoré localizaram a droga durante uma operação iniciada após diligências e acompanhamento de veículos
Suspeito armado com faca invade restaurante e rouba celular em Porto Velho
Uma vítima de 21 anos teve um celular Samsung S24, uma mochila com chaves e um capacete levados durante a ação.
1º BPM recupera objetos furtados e conduz dois suspeitos em Porto Velho
Policiais localizaram bens levados de um estabelecimento comercial e outros materiais de procedência não esclarecida durante as buscas.
Polícia Federal conduz 129 pessoas e apreende quase R$ 790 mil em ações eleitorais
Balanço divulgado neste domingo (4) aponta seis inquéritos e 18 termos circunstanciados; compra de votos e propaganda eleitoral irregular estão entre as principais ocorrências apuradas.
Homem é preso após agredir companheira e mãe fugir com bebê em Porto Velho
Mãe escapa com filho de 2 meses para a casa de vizinha após sofrer agressões físicas e violência sexual do companheiro na capital.
PF descarta indícios de planos de ataque a embaixadas em Brasília
Andrei Rodrigues afirmou que buscas realizadas após suspeitas de ameaças à Embaixada dos Estados Unidos não identificaram elementos concretos de risco; investigações continuam sob sigilo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cão amputado após atropelamento espera por adoção em Porto Velho
Chacabuco foi resgatado, passou por atendimento veterinário e agora busca uma família responsável para começar uma nova fase com segurança e cuidado.
Polícia Militar reforça segurança durante eleições no Cone-Sul de Rondônia
Mais de 120 policiais do 3º BPM foram empregados no primeiro turno das Eleições 2026 em municípios e localidades do Cone-Sul de Rondônia.
Operação Eleições 2026 tem atuação tranquila da PM no Vale do Jamari
Policiais do 7º BPM foram empregados em sete localidades durante o 1º turno, com registro de seis ocorrências relacionadas à propaganda eleitoral.
Requerimento de Renovação de Outorga e Licença Ambiental (LO): BARRIGA VERDE IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA
RENOVAÇÃO DE OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS E RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO.
USP usa técnicas nucleares para rastrear elementos e estudar nutrição animal
Técnicas desenvolvidas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura ajudam a identificar radioisótopos, investigar contaminações, estudar o metabolismo animal e automatizar análises químicas
Recebimento da Licença Ambiental: SANTANA & ALMEIDA LTDA
LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 157539