- O candidato ao Governo de Rondônia Adailton Furia (PSD) assumiu com o Sistema Fecomércio-RO o compromisso de incorporar 12 metas prioritárias para o turismo ao Plano de Governo e ao PPA nos primeiros 180 dias de uma eventual gestão.
- As metas, alinhadas ao programa "Vai Turismo – Rumo ao Futuro" da CNC e elaboradas pelo CONETUR, incluem infraestrutura, conectividade, qualificação profissional, redução da burocracia, segurança jurídica, fortalecimento de rotas turísticas e promoção do turismo rondoniense.
- O Plano de Governo 2027-2030 prevê estruturar diversos roteiros turísticos, melhorar a conectividade aérea regional, fortalecer eventos e circuitos culturais, incentivar o turismo de natureza e valorizar a fronteira com a Bolívia, em um cenário de expansão do setor que já emprega quase 20 mil trabalhadores formais.
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia
O candidato ao Governo de Rondônia Adailton Furia (PSD), da coligação “Gente que Gosta de Gente”, assumiu, em compromisso firmado com o Sistema Fecomércio-RO, a incorporação de 12 metas prioritárias para o turismo ao Plano de Governo e ao Plano Plurianual (PPA) nos primeiros 180 dias de uma eventual gestão. O compromisso também está contemplado no Plano de Governo 2027-2030 apresentado pelo candidato, que prevê transformar o turismo em fonte permanente de renda para os territórios rondonienses.
A carta assinada por Furia integra o programa “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e reúne propostas elaboradas pelo Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-RO (CONETUR). Entre as prioridades estão infraestrutura, conectividade, qualificação profissional, redução da burocracia, segurança jurídica, fortalecimento das rotas turísticas e promoção do turismo rondoniense.
No Plano de Governo 2027-2030, a proposta está inserida no eixo “Indústria, Comércio, Turismo e Inovação” e contempla a estruturação de roteiros de natureza, pesca, cultura, gastronomia, história, negócios e eventos.
O programa também apresenta propostas que dialogam diretamente com as demandas do setor, como a melhoria da conectividade aérea regional, o fortalecimento de eventos e circuitos culturais, o incentivo ao turismo de natureza e a valorização da região de fronteira com a Bolívia como espaço de comércio e desenvolvimento.
A intenção é aproveitar as diferentes vocações de Rondônia para ampliar a atividade turística e fazer com que ela gere oportunidades para empreendedores e comunidades locais.
O turismo vive um período de expansão no Estado, impulsionado por iniciativas como a Expoturismo Rondônia e pela pesca esportiva. Segundo o Sistema Fecomércio-RO, o setor alcançou quase 20 mil trabalhadores formais em julho.
Para o presidente do CONETUR e do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Araújo Coêlho, o desafio agora é transformar as propostas em ações concretas.
“Turismo é um negócio rentável, mas precisa de investimento. O documento que o CONETUR elaborou mostra o caminho a ser seguido, o que precisa ser feito e o que temos de melhor em termos turísticos no nosso estado. O mapa do turismo já está elaborado; é preciso agora implantá-lo”, afirmou.
Para Furia, o turismo é uma das grandes vocações de Rondônia e precisa ser tratado como uma atividade econômica capaz de gerar emprego, renda e oportunidades.
“O compromisso que assumimos com o setor está em sintonia com o nosso Plano de Governo, que prevê ações para transformar o potencial turístico de Rondônia em renda permanente para os territórios”, afirmou.
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Dr. Paulo Henrique defende proteção efetiva para mulheres vítimas de violência doméstica e reforço da Patrulha Maria da Penha em Rondônia
O candidato à uma das vagas na Assembleia Legislativa destacou-se no cenário político de Rondônia como um ativo defensor de medidas de combate à violência doméstica e de…
Marcos Rogério intensifica agenda de caminhadas e amplia presença nos municípios
Após agenda em Porto Velho, candidato segue para o Vale do Jamari com programação ao longo do dia.
Braguin amplia articulação política e ganha novos apoios em Rondônia
Em Vilhena, Braguin também conta com o apoio do vice-prefeito Aparecido Donadoni, que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia.
STF define rito processual para sessão extraordinária que analisará conversas de Moraes e Vorcaro
Presidente do STF, Edson Fachin, estabelece etapas da deliberação marcada para esta terça-feira, com início de leitura de relatório e votação após manifestação da Procuradoria-Geral da República.
STF confirma transmissão ao vivo e reforça segurança para julgamento de caso envolvendo Moraes e Vorcaro
Corte adota rigorosos protocolos de controle de acesso, proíbe uso de telefones celulares no plenário e programa interrupção parcial do trânsito na Esplanada dos Ministérios para a sessão…
Paraplégico por queda de cavalo é o 1º a receber Polilaminina em Rondônia
Dr. Fernando Máximo acompanha os pesquisadores para realizar, pela primeira vez no estado, a aplicação compassiva da substância.
DESTAQUE NEWS
MS Distribuidora oferece soluções para casa e empresas
Bebedouros, purificadores, filtros e suportes fazem parte das opções oferecidas pela empresa para atender diferentes ambientes e necessidades do dia a dia.
Porto Velho oferece formação gratuita para 50 mulheres empreendedoras
Projeto Mulheres da Amazônia em Rede terá capacitações e mentorias por 10 meses; inscrições gratuitas seguem até 18 de setembro.
Rondônia tem previsão de pancadas de chuva e trovoadas nesta segunda-feira
Imagem do satélite GOES-16 mostra áreas de nebulosidade sobre o estado e indica maior possibilidade de chuva no norte e oeste; pancadas mais intensas podem vir acompanhadas de…
Ministro André Mendonça retira sigilo de processo sobre pagamentos de Daniel Vorcaro no STF
Decisão ocorre nesta segunda-feira por determinação de Edson Fachin e após manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República antes de julgamento no plenário.
IPAM prepara concurso com 71 oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho
Edital do concurso do IPAM está previsto para setembro e terá 25 vagas imediatas e 46 para cadastro de reserva em 15 cargos e especialidades
Gabinetes de ministros recebem íntegra de dados do celular de Daniel Vorcaro após determinação
Cristiano Zanin e Gilmar Mendes confirmam recebimento do material extraído pela PF após ofícios enviados à corporação, superando resistência do relator do caso Master.
EMPREGOS E CONCURSOS
Porto Velho anuncia mais de 3 mil vagas em concursos públicos
Prefeitura prevê sete concursos em dois anos; edital do IPAM deve ser publicado em setembro, com provas previstas até dezembro de 2026.
Processo seletivo: Prefeitura de Jaru publica novo edital de convocação para contratação de professores
Os convocados têm o prazo de três dias úteis, a contar da data de publicação do edital, para apresentar a documentação exigida e tomar posse no cargo.
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em processos seletivos
Dois editais publicados nesta quarta-feira (9) convocam candidatos para cargos em áreas administrativas, saúde, serviços e operações
Porto Velho terá concursos com 2.678 oportunidades
Prefeitura prevê 824 vagas imediatas e 1.854 para cadastro de reserva em concursos para as áreas de Educação e Saúde ainda em 2026.
Ministério da Gestão prorroga prazo para lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado até esta sexta-feira
Inscritos no certame nacional devem confirmar o interesse em continuar concorrendo aos cargos federais até o final da semana por meio de plataforma digital oficial do governo.
CIEE oferece 53 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia
Oportunidades incluem 41 vagas de estágio e 12 de aprendizagem para estudantes e jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho em setembro.
POLÍTICA
Justiça derruba mais fake news contra Sílvia Cristina
O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Rinaldo Forti, determinou a remoção do conteúdo ofensivo e de desinformação, publicados por três perfis no Facebook e determinou que…
Ministro Flávio Dino levanta sigilo de decisão que autorizou buscas contra deputado Cezinha de Madureira
Magistrado do STF detalha investigações sobre suposto esquema de tráfico de influência e corrupção envolvendo negociações de vantagens financeiras em troca de acesso a magistrados.
Marcos Rogério defende reforço da Patrulha Maria da Penha em Rondônia
Candidato ao Governo de Rondônia apresentou propostas para ampliar a proteção de mulheres com medidas protetivas durante sabatina em Porto Velho.
“Agora eu posso mandar o recurso direto para a associação”: Mariana Carvalho aponta caminho para o terceiro setor de Porto Velho
Em reunião na Zona Leste com mais de 100 pessoas, ao lado dos deputados Alan Queiroz e Maurício Carvalho, candidata ao Senado pelo 100 defendeu apoio federal a…
Hildon Chaves faz maratona de visitas e reúne centenas de apoiadores
Centenas de correligionários de Hildon Chaves prestigiaram o candidato ao Governo do Estado em mais uma maratona de visitas a Vilhena, Rolim de Moura, Jaru, Theobroma, Machadinho D’Oeste…
Bruno Bolsonaro Scheid discursa ao lado de Nikolas Ferreira e cobra impeachment de Moraes: “Nós queremos ele fora”
Candidato ao Senado por Rondônia participou de manifestação bolsonarista em Macapá contra Alexandre de Moraes e Davi Alcolumbre e reforçou ligação política com Jair Bolsonaro.
POLÍCIA
Homem morre em hospital após dar entrada com lesões no tórax em RO
Circunstâncias dos ferimentos de Osmar Aparecido Gomes permanecem desconhecidas e vestígios de suposto acidente de trânsito não foram localizados pela polícia.
Polícia Militar apreende quase dezenove quilos de drogas e prende dois homens em RO
Ação policial realizada nesta segunda-feira resulta na localização de imóvel utilizado para fracionamento de entorpecentes no bairro Caixa D’Água após fuga de veículo.
Morador cai em golpe e perde dinheiro e relógio após emprestar quantia em distrito de Chupinguaia
Vítima confia em suposto comprador de imóvel hospedado em hotel local, mas suspeito foge durante a madrugada sem quitar dívida ou devolver pertences.
Discussão entre casal termina em agressão física e esfaqueamento em residência de RO
Conflito motivado por questões banais evolui para vias de fato no bairro Cristo Rei, mobilizando equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para atendimento.
Pedestre é vítima de assalto à mão armada e tem celular roubado em rua de RO
Criminoso em bicicleta aborda morador no cruzamento de vias públicas, exige aparelho e cartão de crédito sob ameaça de faca e foge em seguida.
Ciclista sofre queda de bicicleta elétrica na BR-364 e é socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Acidente foi registrado na noite desta segunda-feira nas proximidades de posto de combustíveis, mobilizando equipes de resgate e a Polícia Rodoviária.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Trabalhador morre após sofrer acidente durante poda de árvore em RO
Vítima de 58 anos realizava serviços gerais na rua Colômbia quando sofreu queda e ferimentos graves na região da cabeça, não resistindo durante o transporte ao hospital.
Polícia Civil prende mulher e apreende arma e drogas em São Francisco do Guaporé
Ação policial é um desdobramento de operação contra grupo criminoso investigado por tráfico de drogas, crimes com armas de fogo e homicídios na região.
Nota de Pesar: Graciele Barbosa Passos
Graciele foi uma mãe protetora, uma mulher forte, carinhosa, atenciosa e divertida, sempre disposta a cuidar, acolher e estar presente.
Expedito Netto tem agenda em Porto Velho nesta terça (15)
Programação inclui entrevista à Rádio Verde Amazônia FM, entrega da Plataforma da Classe Trabalhadora e compromissos na FIERO e na Fecomércio.
Marcos Rogério: agenda de campanha em Rondônia
Confira os compromissos do candidato ao Governo de Rondônia pela coligação Juntos por Rondônia.
Força Tática do 5º BPM prende suspeito com drogas e R$ 1,2 mil em Porto Velho
Suspeito foi abordado no Condomínio Rio do Madeira após denúncia sobre possível comercialização de entorpecentes nas proximidades do bloco 607.