MAIS UM ESCÁRNIO: O SUPER PODEROSO MINISTRO INTERVÉM EM ENTIDADE PRIVADA DOS MÉDICOS, POR ELA CUMPRIR SEU PAPEL
Não há, fora o STF e principalmente o superhipertriministro Alexandre de Moraes, qualquer outro poder mais forte no país. Com decisões que cada vez mais contrariam as leis vigentes e a Constituição, Moraes agora se arvora no pleno direito de intervenção em entidades privadas, como o é o Conselho Federal de Medicina. A maior entidade médica do país, que reúne em torno de 650 mil profissionais (e só eles tinham o direito de decisões técnicas sobre a Medicina), agora está sob intervenção (porque não há outro termo) do maior mandatário do país.
O CFM, surpreso com decisões desumanas dos médicos da Polícia Federal, que negaram atendimento especial e internação ao ex-Presidente Jair Bolsonaro, mesmo depois de ele ter caído da cama e com suspeito de danos sérios, anunciou a abertura de uma sindicância, medida legal e dentro das suas atribuições, para investigar tais decisões.
Alexandre de Moraes, com decisão monocrática, caracterizando mais uma vez a ditadura do Judiciário da qual ele é o maior representante, sem base que advogados e especialistas conheçam na legislação ou na Constituição, não só impediu a sindicância, como deu dez dias para que a Polícia Federal ouça o depoimento do rondoniense Hiran Gallo, presidente do CFM, como se ele tivesse cometido algum crime, por cumprir determinações do organismo que preside.
É inacreditável o que está acontecendo no nosso país. Qualquer menção, qualquer decisão, qualquer crítica ao poder central e à ditadura da toga, coloca autoridades de todos os naipes e cidadãos comuns sob o tacão de decisões estapafúrdias, como se nosso país não tivesse suas leis e sua Constituição que, aliás, deveria ser protegida por Moraes e seus colegas de Supremo.
Calem-se os que não rezam pela cartilha ditatorial, porque se não o fizerem, estarão sujeitos a decisões inacreditáveis como esta. Que, aliás, é apenas uma sequência da série de absurdos ideológicos e políticos/partidários que têm sido tomadas pelo nosso Judiciário, e não só nos tribunais superiores. Felizmente, em Rondônia, isso não acontece. Mas os exemplos da ditadura da toga são comuns, hoje, em todas as regiões do país.
Hiran Gallo é um rondoniense da melhor estirpe e um brasileiro de valor. Comanda uma entidade com o maior número de associados da América Latina. Tem feito um trabalho excepcional em defesa da Medicina e dos pacientes. Pode tudo, menos defender um ancião doente, só porque ele é inimigo deste Governo e dos seus aliados no STF. Agora, está na alça de mira do poderoso Moraes, cada vez mais poderoso e cada vez com menos medo de sofrer impeachment pelo Senado acovardado. Pobre Brasil!
COMPRA DA ÁREA DA UNIRON PELO GOVERNO (ALI PODE SER O NOVO HEURO) ESTÁ SENDO ANALISADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS
O assunto continua andando, mas em sigilo. Está avançando. Uma das questões que ainda não permitiram que o martelo tenha sido batido, é que o Tribunal de Contas do Estado fez consultas e questionamentos ao Governo, pedindo mais informações. Elas estão sendo dadas. Se tudo der certo, é provável que ainda neste primeiro semestre o Governo de Rondônia confirma a compra da área e prédios da antiga Faculdade Uniron, na zona avenida Mamoré. É ali que pode sair o novo Hospital de Urgência, o Heuro, de Porto Velho.
A área, com 80 mil metros quadrados no total e vários prédios, totalizando cerca de 30 mil metros de área construída, estava sendo negociada por 70 milhões de reais. A contraproposta do Governo, de 67 milhões de reais, já foi aceita pelos donos da área. Inaugurado em 2003, como um dos maiores campos universitários de Rondônia e da região norte, a Uniron se uniu ao Centro Universitário Norte.
Além da fiscalização do Tribunal de Contas, ainda em fase de levantamentos, há necessidade ainda de estudos para se saber se os prédios existentes poderiam ser adaptados para uma unidade hospitalar do tipo que a saúde pública estadual exige. Há ainda um longo caminho a percorrer, mas, se tudo der certo e o governador Marcos Rocha permanecer no cargo até dezembro, como acena, quem sabe não poderá entregar o tão sonhado (por ele e a população) o novo hospital funcionando, ao menos em parte?
MDB PODE LANÇAR EMPRESÁRIO COMO CANDIDATO AO GOVERNO. NOME AINDA É MANTIDO EM SIGILO
A política nunca é estática. Quando menos se espera, lá vem uma surpresa. É o que está acontecendo no MDB, partido que há décadas não elege um Governador e que, neste ano, estava caminhando para a mesma estrada de coadjuvante. No meio do caminho, contudo, aparece uma nova liderança no partido, sugerindo um novo nome (por enquanto mantido em total sigilo) como o representante emedebista para concorrer à cadeira de Marcos Rocha.
Luciano Valério, contra todos os prognósticos, venceu a eleição para comandar o Diretório Municipal do partido. A posse foi dias atrás. Junto com ele, comandam o emedebismo de Porto Velho vários nomes também pouco conhecidos na política e internamente. O MDD municipal respira novas lideranças.
No Diretório estão nomes como os de João Bosco de Araújo, Anilton Nunes Júnior, Rosimeire Araújo, Valdemar Albuquerque Filho, Francisca Souza Silva, Laudesmar Silva, Richardson Cruz da Silva, Jonathas Lopes e Carlos Tadeu Júnior.
Muitos destes membros do Diretório, como o próprio presidente Luciano Valério, estão no partido há anos, mas nunca haviam tido espaço, o que agora, certamente, vão ter.
Luciano está tentando convencer o presidente regional e candidatíssimo à reeleição Confúcio Moura e os membros do Diretório Estadual, de que o MDB precisa ter um nome próprio na corrida pelo Governo. Ele, Luciano, o tem, na manga. Mas, por enquanto, é segredo. Em breve, ele promete, vai mostrar quem é o empresário que ele acredita que possa governar Rondônia.
AO MENOS CINCO DOS ATUAIS DEPUTADOS FEDERAIS DISPUTARÃO MAIS UM MANDATO. QUAIS DELES CONSEGUIRÃO?
Dos atuais deputados federais, pelo menos dois não estarão no rol dos que buscarão a reeleição. Podem haver mais nomes, mas, por enquanto, é certo que Sílvia Cristina e o mais votado há quatro anos, Fernando Máximo, vão disputar vagas ao Senado. Maurício Carvalho ainda não bateu o martelo. Está conversando sobre uma possibilidade de compor uma chapa ao Governo e, ainda, que sua irmã, Mariana Carvalho, entre na briga pelas duas cadeiras ao Senado.
Cristiane Lopes vai buscar o segundo mandato. O Coronel Chrisóstomo, o terceiro. Lúcio Mosquini quer chegar à quarta vez como representante rondoniense no Congresso. De Ariquemes, tanto Thiago Flores quanto Rafael Fera querem continuar com suas cadeiras na Câmara Federal. Fera tem apenas um curto período de mandato, já que ocupou a vaga do veterano Eurípedes Lebrão, que perdeu seu mandato quando as regras do jogo mudaram do primeiro para o segundo tempo.
No Senado, apenas Jaime Bagattoli está absolutamente tranquilo. Tem mais quatro anos de mandato. Marcos Rogério, seu companheiro de partido, quer mesmo é o Governo e não concorre à reeleição, à princípio. Confúcio Moura sim, está trabalhando firme para ser o esquerdista, aliado de Lula, com mais oito anos de mandato. Conseguirá?
HILDON, JESUALDO, EXPEDITO, JAQUELINE, JOLIANE FÚRIA, DONADON, GAZOLA: NOMES QUENTES NA DISPUTA EM OUTUBRO
O problema para os atuais ocupantes das cadeiras na Câmara, em Brasília, é o time de pesos pesados que vêm por aí, querendo tomar seus lugares. É gente com grande lastro eleitoral e de popularidade. Entre eles, dois ex-prefeitos: Hildon Chaves, de Porto Velho e Jesualdo Pires, de Ji-Paraná. Ambos com grandes condições de chegar lá, na disputa de outubro próximo. Estes dois estão muito bem na foto e darão muita dor de cabeça aos demais concorrentes.
De Rolim de Moura, vem o experiente Expedito Júnior. Além da sua história pessoal, ele terá o aval do seu candidato ao Governo, o prefeito Adailton Fúria, de Cacoal. Fúria, aliás, obviamente também dará apoio especial à sua esposa, Joliane, que por muito pouco já não foi eleita em 2022. O atual prefeito de Rolim, Aldair Júlio. Ele tem sido procurado até om insistência para entrar na disputa, mas ao menos até agora, tem dito que sua missão é cumprir seu segundo mandato. Da cidade de Aldair tem ainda outro nome fortíssimo: o da ex-deputada federal Jaqueline Cassol.
De Porto Velho, com o apoio e aval do prefeito Léo Moraes, seu atual secretário de saúde, o ex-vereador Jaime Gazola é um possível candidato com chances reais. Do Cone Sul, o ex-deputado Natan Donadon anda ensaiando uma candidatura, pelas redes sociais. Os Donadon estão longe do poder há bastante tempo. Hoje, sua única representante é Rosângela Donadon, esposa de Marco Antônio Donadon, que já foi presidente da ALE rondoniense.
Esta é apenas a ponta do iceberg de uma longa relação de pretendes que se formará a partir de abril próximo. Não será fácil para os atuais parlamentares manterem suas cadeiras, embora para alguns que se destacaram nos últimos anos, possa ser menos difícil conquistar um novo mandato.
CASSOL NEGA SAÍDA DO PP POR CAUSA DA FEDERAÇÃO COM O UNIÃO BRASIL. ELE AINDA ESTÁ ANALISANDO O QUADRO
Com a Federação que uniu o Progressistas e o União Brasil, como ficarão as lideranças dos dois partidos? A presidente regional Silvia Cristina já disse que, se dependesse da decisão dela, esta Federação não teria sido feita. Outro nome importante do partido, histórico no PP, hoje chamado de Progressistas, o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol também tratou do assunto, nesta semana.
Num vídeo divulgado pelas redes sociais, Cassol tratou de desmentir boatos de que ele já teria decidido procurar outro ninho para se abrigar politicamente. Segundo Cassol, ele é filiado ao partido há quase 20 anos e tem uma história nele. Também elogiou os vários companheiros de partido e amigos pessoais que tem no comando do Progressistas e citou e elogiou as lideranças locais do União Brasil, como o deputado federal Maurício Carvalho.
Em resumo, Ivo Cassol, que mesmo não podendo concorrer, aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas, na disputa pelo Governo, deixou claro que ainda não decidiu nada. Vai analisar todo o quadro, conversar com seus atuais companheiros e com membros do União Brasil e só então decidirá se fica onde está ou não. Também não declarou ainda, ao menos publicamente, quem pretende apoiar ao Governo, entre os nomes que estão sendo postos. Só o fará bem lá na frente.
GUERRA ÀS ALAGAÇÕES CHEGA À AVENIDA COM CANALIZAÇÃO OBSTRUÍDA E COM CANOS QUE NÃO DAVAM VAZÃO À ÁGUA
Não param as batalhas da administração do prefeito Léo Moraes contra alagações e melhorias na infraestrutura da Capital, para amenizar os danos das chuvas, principalmente neste pesadíssimo inverno amazônico. Uma obra importante está sendo realizada num longo trecho da avenida Lauro Sodré, não só com a troca de canos que não davam conta de escoar as águas por outros, bem maiores, como ainda uma limpeza geral. Num vídeo que postou em suas redes sociais, o Prefeito conta, por exemplo, que “a rede da Lauro Sodré está tomada por raízes e por muita sujeira há anos.
Segundo Léo, com todos estes problemas, a água não passava, alagando a rua, casas e bairros vizinhos. “Neste caso, só a limpeza não resolve. Vamos trocar tudo, com mais de 100 metros com canos maiores, para ajudar no escoamento da água e combater os alagamentos”, explica. O engenheiro Caio Castro, responsável pela obra, informa que o trabalho foi baseado em critérios técnicos e na busca de uma solução definitiva para o problema.
Em várias regiões da Capital, o trabalho antialagações não para. Limpeza de canais, limpeza e implantação de ecobueiros, para impedir que a sujeira entre e obstrua a canalização, trocas de canos para melhorar o escoamento fazem parte das estratégias para minorar o grave problema. Léo Moraes também pede a população para que não jogue lixo nas ruas, porque ele vai parar na canalização, piorando ainda mais um sistema que já é deficiente.
SEGURANÇA PÚBLICA MELHOROU EM 2025, COM DESTAQUES PARA APREENSÃO DE DROGAS. ATAQUES A MULHERES NÃO CAÍRAM
A segurança pública funcionou no Estado, no ano passado. Quase todos os números de ocorrências tiveram quedas significativas. Menos latrocínios (roubo seguido de morte): 10 casos em 2024 e metade neste ano. Queda de 38 por cento no número de roubos: 10.539 em 24 e 6.538 no 2025. As tentativas de homicídio caíram 17 por cento, no mesmo período. Queda de 16 por cento no número de furtos: caíram de quase 32 mil para menos de 27 mil.
O combate ao tráfico de drogas também se destacou: em 2024, foram apreendidas cinco toneladas de maconha e cocaína; em 2025, o volume mais que dobrou, alcançando aproximadamente 14 toneladas, um crescimento de 160 por cento.
Outro fator que se destacou na segurança pública, segundo números apresentados pelo governo rondoniense nesta semana, foi a grande diminuição do roubo de veículos. Foram 779 casos em 2024 e agora, em 2025, 56 por cento a menos: 346 ocorrências.
Vale ainda destacar outros dados com avanços relevantes, como é o caso do número de homicídios dolosos, pois se em 2024 foram registrados 418 casos, em 2025 este número caiu para 398, uma redução de 5 por cento. Os casos de estupro de vulnerável também reduziu ao sair de 1.295 registros para 1.207, uma diminuição de 7 por cento.
O que preocupa é que praticamente não diminuíram (apenas 1 por cento) o total de crimes familiares praticados contra a mulher, ou seja, todo o somatório das vítimas do sexo feminino (o que inclui feminicídio, estupro de vulnerável, lesão corporal, violência doméstica em geral, ameaças, sequestro e cárcere privado) foi de 10.787 casos em 24 para 10.727 no ano que recém terminou.
UM ANO SEM JORGE PEIXOTO, UM PROFESSOR E GÊNIO AMADO POR TODOS OS QUE COM ELE CONVIVERAM
A quarta-feira, dia 7 deste mês, marcou uma data muito triste, para Rondônia mas, principalmente para quem teve a honra de conviver com ele. A morte do professor Jorge Peixoto deixou um lastro de tristeza não só a seus familiares, mas também nos milhares de amigos, telespectadores da SICTV/Rondônia e da Rádio Parecis FM, onde ele atuou como uma estrela local durante pelo menos oito anos.
O conhecimento profundo do Professor Peixoto, seu senso refinado, sua criatividade e inteligência acima da média deixavam seus companheiros de programas da nossa mídia, chamados de Dinossauros, encantados com tudo o que aprendiam, todos os dias, com seu amigo e parceiro.
Mesmo já com problemas cardíacos há bastante tempo (inclusive teve que ser submetido a uma cirurgia de peito aberto), Peixoto não vivia de queixas. Pelo contrário, era uma alegria vê-lo todos os dias, andando pelos corredores da empresa, abraçando e sendo abraçado por funcionários de todas as áreas.
Um professor amado por seus alunos, que o aplaudiam de pé ao final de cada aula; um especialista em vários temas, com um currículo invejável; um sucesso no rádio e na TV, Jorge Peixoto deixou uma lacuna que jamais se preencherá na vida de todos os que tiveram a sorte de conviver com ele. Faz e continuará fazendo muita falta!
PERGUNTINHA
Primeiro: desestruturar a família. Segundo: destruir o sistema empresarial e produtivo da iniciativa privada. Terceiro: acabar com a propriedade privada. Quarto: pela corrupção, cooptar o Judiciário e as Forças Armadas. Você sabia que estes são os principais passos cumpridos para implantar um regime comunista, como ocorreu na Venezuela?

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Ministro Cristiano Zanin dá 48 horas para Anatel esclarecer falhas no acesso gratuito a canais do TSE
Decisão do STF exige justificativas sobre instabilidades registradas no e-Título e no aplicativo Pardal durante o primeiro turno das eleições.
Câmara aprova PLP que eleva teto de faturamento do MEI e anistia dívidas ativas até outubro de 2026
Limite de receita subirá para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028; texto também permite a contratação de até dois empregados.
Campanha de Flávio Bolsonaro aciona TSE contra 221 postagens de apoiadores de Lula
Ação aponta suposta rede de desinformação sobre cortes de aposentadorias e benefícios sociais.
Senado aprova calendário especial para acelerar votação da PEC da Segurança Pública em plenário
Proposta que endurece penas para lideranças de facções e constitucionaliza o SUSP será analisada nesta quinta-feira (15).
Fim da escala 6×1: Saiba quando entra em vigor nova jornada de trabalho
PEC prevê dois dias de descanso remunerado, redução gradual da carga horária sem corte salarial e regras específicas para terceirizados do poder público e trabalhadores de alta renda.
Lula e Flávio Bolsonaro apresentam propostas diferentes para a educação
Planos de governo divergem sobre creches, financiamento público, escolas cívico-militares, ensino técnico, valorização de professores e gestão das universidades.
DESTAQUE NEWS
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina nesta quinta-feira (15)
Micro e pequenas empresas devem formalizar a opção para 2027; escolha sobre IBS e CBS pode ser feita até 30 de outubro, conforme as regras da reforma tributária.
Conheça detalhes da regulamentação dos jogos eletrônicos no país
Decreto prevê incentivo à produção nacional de jogos eletrônicos, formação profissional, acesso a recursos federais e medidas de proteção à saúde e à segurança de crianças e adolescentes.
Fim da escala 6×1 divide empresários e trabalhadores
Entidades empresariais e representantes dos trabalhadores se manifestaram após a aprovação da proposta que reduz a jornada para 40 horas semanais, sem corte salarial e garantindo dois dias…
NewsTV e IFRO oferecem cursos gratuitos sobre gestão pública
Programação desta semana reúne 14 aulas sobre governança, transparência e inovação na administração pública, com transmissão durante a madrugada.
Projeto de lei do governo prevê perdão de dívidas para MEIs com impacto fiscal de R$ 3,04 bilhões até 2029
Proposta enviada ao Congresso abrange débitos inscritos na Dívida Ativa da União até outubro de 2026 e condiciona benefício à adimplência por seis meses.
Lula anuncia proposta de Pé-de-Meia para estudantes universitários durante agenda de campanha
Iniciativa prevê depósitos mensais de R$ 700 e poupança anual de R$ 2,5 mil para alunos do ensino superior público.
EMPREGOS E CONCURSOS
Expo CIEE 2026 oferece mais de 25 mil vagas de estágio e aprendizagem
Evento gratuito acontece de 15 a 17 de outubro, em São Paulo, com processos seletivos, palestras, oficinas de carreira, atrações culturais e recursos de acessibilidade.
Prefeitura abre inscrições para concursos da Saúde e Educação em Porto Velho
Candidatos podem se inscrever pela internet até 11 de novembro
Unidade de atendimento ao trabalhador divulga vagas de emprego em Rolim de Moura
Oportunidades contemplam setores de produção, comércio e administração; atendimento presencial ocorre no prédio do Tudo Aqui.
Prefeitura de Porto Velho retifica editais de concursos da Educação e Saúde
Mudanças atualizam regras de cotas, acessibilidade, documentação e requisitos dos cargos. Provas do concurso da Saúde estão previstas para 13 de dezembro de 2026.
Nova UBS Orgulho do Madeira tem vagas na saúde
Inscrições para profissionais interessados em trabalhar na nova unidade de Porto Velho seguem abertas até 7 de outubro de 2026.
Vaga de emprego: Minalinda busca auxiliar financeiro
Água Mineral Minalinda exige conhecimento em controle financeiro, conciliação e fluxo de caixa; residência na Zona Sul será considerada um diferencial.
POLÍTICA
Fim da escala 6×1 é aprovada no Congresso Nacional
Proposta foi aprovada em dois turnos, com 75 votos favoráveis e um contrário em cada votação.
Senador Bagattoli e bancada do PL eleita em 2026 participam de carreatas em apoio a Flávio Bolsonaro
Atos de apoio são iniciativa do deputado Lúcio Mosquini (PL) por cidades do interior.
TSE determina remoção de vídeo com crianças usado em propaganda eleitoral contra o presidente Lula
Ministro Marco Aurélio Bellizze fixa prazo de 24 horas para exclusão de conteúdo publicado por parlamentares em redes sociais.
Lula assina decreto que regulamenta o Marco Legal da Indústria de Jogos Eletrônicos no Brasil
Regulamentação reconhece games como produto cultural e estabelece diretrizes para fomentar o desenvolvimento tecnológico e a exportação no setor.
CCJ do Senado aprova PEC da Segurança Pública e texto segue para votação final no Plenário
Proposta que endurece regras contra facções e cria o Sistema Único de Segurança Pública pode ser promulgada antes do segundo turno.
Dr. Fernando Máximo e Dr. Jaime Gazola assumem Hospital de Amor e instituição não ficará órfã
_Parlamentares se comprometeram a destinar R$ 40 milhões anuais à instituição.
POLÍCIA
Polícia Civil prende homem por tentativa de feminicídio durante Operação Mulher Segura em Porto Velho
Suspeito agrediu a companheira e disparou contra outra mulher antes de fugir; ação da DEAM integra segunda fase da operação contra violência de gênero.
PF prende ex-secretário de Polícia Civil e deputado eleito em operação contra esquema de R$ 7,6 bi em postos de combustível
Ação cumpriu mandados de prisão e busca no RJ para desarticular organização criminosa armada envolvida em lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.
Homem descumpre medida protetiva, sequestra ex-companheira e faz filho de 1 ano refém no bairro Cidade Nova
Após mais de três horas de negociação com a PM, bebê foi resgatado sem ferimentos e suspeito acabou preso no bairro Cidade Nova.
Motociclista tenta ultrapassagem, atinge lombada e colide com motoneta próximo ao Hospital Municipal
Manobra em alta velocidade resultou na queda de ambos os condutores na Avenida Florianópolis.
Batida frontal entre motos deixa dois homens em estado grave em Porto Velho
Acidente ocorreu no bairro Liberdade, zona norte da capital. As vítimas foram socorridas pelo Samu e encaminhadas a uma unidade hospitalar.
Dois adolescentes são apreendidos e duas mulheres presas por tráfico em Porto Velho
Ação do 5º BPM ocorreu no bairro Jardim Santana, na zona Leste da capital, após denúncias de que um apartamento estaria sendo usado para comercializar drogas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Agenda News: Ópticas Excelência lançam pré-black especial
Ofertas exclusivas em óculos de grau com lentes antirreflexo e multifocais para renovar seu olhar.
Agenda News: Ana Cacia conquista sucesso com terapia capilar e Lisoterapia
De faxinas ao salão próprio, ela se especializou em terapia capilar e trouxe o alisamento saudável para sua rotina.
Dia do Consumo Consciente: hábitos simples ajudam a economizar energia e reduzir gastos em casa
Celebrada em 15 de outubro, data chama atenção para o desperdício de eletricidade. Energisa reúne orientações práticas para ajudar consumidores a economizar.
Nova 364 mobiliza equipes para obras e serviços na BR-364
Trabalhos incluem recuperação do pavimento, microrrevestimento, sinalização e drenagem em diferentes trechos da rodovia.
Amazônia atinge menor nível de desmatamento em 41 anos ao registrar 693 mil hectares em 2025, aponta MapBiomas
Estudo da Coleção 11 revela redução na devastação, mas alerta para o avanço da agropecuária e da mineração no entorno de áreas protegidas.
Força-tarefa abre 120 TCOs para apurar incêndios criminosos no Amazonas; Abin investiga ação orquestrada
Ministro João Paulo Capobianco confirma suspeita de crime organizado por trás de queimadas que atingem a região e causam densa nuvem de fumaça em Manaus.