Justiça de Rondônia registra sexta condenação por furto de energia em 2026

Decisões ocorrem em meio à intensificação das fiscalizações. 90 pessoas já foram presas pelo crime neste ano em Rondônia.

Fonte: Mauro da Silva Azevedo Junior

Publicado em

Justiça de Rondônia registra sexta condenação por furto de energia em 2026

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

A Justiça de Rondônia chegou à sexta condenação por furto de energia elétrica, o famoso “gato”, em 2026. As decisões reforçam o enfrentamento às ligações clandestinas no estado.

O aumento das condenações decorre da materialização do crime, em termos simples, da comprovação de que o furto de energia realmente ocorreu. Para isso, durante as fiscalizações, as equipes técnicas e forças de segurança identificam as irregularidades e reúnem evidências que dão suporte às investigações e aos processos judiciais.

Segundo o gerente do Departamento de Combate a Perdas da Energisa Rondônia, Daniel Andrade, as condenações reforçam que o furto de energia gera consequências criminais e prejuízos para toda a sociedade.

“Essas decisões deixam claro que o furto de energia não é uma prática sem consequências. Além de ser crime, as ligações clandestinas colocam vidas em risco e podem prejudicar o fornecimento de energia para toda a comunidade”, afirma.

Penalidades

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão. Somente em 2026, 90 pessoas já foram presas por esse tipo de crime em Rondônia.

Além da responsabilização criminal, o autor da irregularidade pode ser obrigado a pagar pela energia consumida ilegalmente, pelos custos administrativos e por outras medidas previstas em lei.

Riscos para a população

O “gato de energia” representa perigo tanto para quem realiza a ligação clandestina quanto para a população. Em janeiro deste ano, duas pessoas morreram após sofrerem uma descarga elétrica enquanto trabalhavam na construção de uma possível rede clandestina.

As ligações irregulares também podem sobrecarregar o sistema elétrico e provocar curtos-circuitos, incêndios e interrupções no fornecimento. Neste ano, de janeiro a agosto, mais de 11 mil clientes ficaram sem energia em Rondônia em decorrência de curtos-circuitos causados por esse tipo de irregularidade.

A prática ainda provoca impactos na conta de luz dos consumidores e reduz a arrecadação de impostos. Somente em 2025, Rondônia deixou de arrecadar mais de R$ 179 milhões em ICMS em razão do furto de energia. O valor seria suficiente para adquirir cerca de 1.200 viaturas policiais ou construir aproximadamente 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Denúncias

A participação da população é fundamental para identificar ligações clandestinas, prevenir acidentes e reduzir os impactos do furto de energia.

As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 190, da Polícia Militar, ou pelo canal de atendimento da Energisa, no 0800 647 0120.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS