O fenômeno cíclico entrou em conturbação, o lençol freático entrou em derrocada, enquanto o horripilante processo de desertificação avança desenfreado, provocando a lateralização e extinção das florestas tropicais, e asfixiando a virtuosidade e volúpia das águas estetizantes da vida.
A chegada dos brasivianos no Assentamento Jequitibá tornou-se uma situação lamentável. Os assentados tiveram que construir às duras penas suas próprias casas se quisessem continuar fixados na terra.
Vários utensílios pessoais de trabalho, utilizados principalmente nas atividades de extração do látex, constituíram – se como importantes aspectos desses marcadores.
A identidade sertaneja seria a partir daquele momento metamorfoseada na identidade seringueira brasiviana. Este secular imbricamento seria no espaço e tempo originado no rio Mamu.
Diante da insidiosa agonia da morte que as famílias ribeirinhas travavam contra a opressão, a esperança pela libertação surgia nas primeiras lições do ABC, lições que abriam virtuosos caminhos ao direito de ensinar e aprender.
O tapiri também traz em suas dependências uma diversidade de elementos simbólicos que foram sendo construídos com a dinamização de suas espacialidades.
O sonho de riqueza e de uma vida próspera adquiria cada vez mais esperança e fortalecimento, como a mais bem-vinda realidade a entrar em cada lar nordestino.
Era uma vez um prazer dos sentidos imbricado ao ser dos entes, enleado a uma fé originária transcendental e entrelaçado às encantarias míticas do lugar.
Nessa terra singular e plural, o ente seringueiro aloja em seu ser uma diversidade cultural harmoniosa e deslumbrante que o faz impoluto e suntuoso na cotidianidade do seu espaço vivido.
O seringueiro em sua ampla visão mitológica e cosmogônica, imbrica-se tão fortemente à natureza exuberante, que esse mundo do qual ele vive e sente, transforma-se numa natural intimidade oferecida ao ser de sua existência.
Nesse esplendor divino e colossal, as populações originárias e tradicionais da Amazônia Sul – Ocidental brasileira, cuidava de forma briosa e impoluta desse suntuoso berço florestal, mas a mácula da sociedade envolvente reacionária culminou odiosamente na fúnebre derrocada da volúpia da vida.
É defumando o látex e banhando a borracha com seus movimentos giratórios até atingir o efeito da coagulação, que surge a tão sonhada “péla”: a borracha natural em formato de bola.
Nesse cadafalso da consciência, o homem sobrevive imbricado num estágio inescrupuloso de belicosidade, ao tempo em que anuncia e deflagra um verdadeiro estado de guerra a natureza exuberante.
Camicuã corre para salvar a vida da sua mãe, mas infelizmente ele não conseguiu manter a sua família no lugar original, e dessa forma eles tiveram que buscar sobrevivência na cidade grande.