Esse modelo conservador de amarras coloniais é um estigma ardiloso que infelizmente faz perpetuar o engessado sistema mental europeizado, e que avessamente impede a descolonização necessária do ser.
Os herdeiros do poder bélico e vítimas inocentes de um absolutismo contemporâneo execrado, são briosamente adotados pela arte generosa e inclusiva do ontológico ato de educar.
Enquanto o poder hegemônico descansa na improbidade, os seus incautos gargalos adotam a incúria, e nesse insidioso impropério, os espíritos bélicos vão deixando rastros de sangue e ceifando a vida das almas benevolentes.
Podemos observar na essência da oralidade do saber indígena a nítida preocupação de preservar sua cultura e seu relacionamento imaculado com a natureza.
Podemos observar que as unidades lexicais que preenchem o vocabulário linguístico dos seringais não são fenômenos isolados e separados do universo extralinguístico, visto que a língua é um fator social inseparável da vida e da cultura de uma comunidade falante.
Geralmente o mateiro era um assíduo conhecedor do seringal, um conhecimento herdado das primeiras atividades de extração do látex durante o primeiro ciclo da borracha.
Face à sua relevância histórica, a seringueira tornou-se a grande propulsora de extração do látex para a produção em larga escala da famosa borracha natural.
O fenômeno cíclico entrou em conturbação, o lençol freático entrou em derrocada, enquanto o horripilante processo de desertificação avança desenfreado, provocando a lateralização e extinção das florestas tropicais, e asfixiando a virtuosidade e volúpia das águas estetizantes da vida.
A chegada dos brasivianos no Assentamento Jequitibá tornou-se uma situação lamentável. Os assentados tiveram que construir às duras penas suas próprias casas se quisessem continuar fixados na terra.
Vários utensílios pessoais de trabalho, utilizados principalmente nas atividades de extração do látex, constituíram – se como importantes aspectos desses marcadores.
A identidade sertaneja seria a partir daquele momento metamorfoseada na identidade seringueira brasiviana. Este secular imbricamento seria no espaço e tempo originado no rio Mamu.
Diante da insidiosa agonia da morte que as famílias ribeirinhas travavam contra a opressão, a esperança pela libertação surgia nas primeiras lições do ABC, lições que abriam virtuosos caminhos ao direito de ensinar e aprender.