Vários utensílios pessoais de trabalho, utilizados principalmente nas atividades de extração do látex, constituíram – se como importantes aspectos desses marcadores.
A identidade sertaneja seria a partir daquele momento metamorfoseada na identidade seringueira brasiviana. Este secular imbricamento seria no espaço e tempo originado no rio Mamu.
Diante da insidiosa agonia da morte que as famílias ribeirinhas travavam contra a opressão, a esperança pela libertação surgia nas primeiras lições do ABC, lições que abriam virtuosos caminhos ao direito de ensinar e aprender.
O tapiri também traz em suas dependências uma diversidade de elementos simbólicos que foram sendo construídos com a dinamização de suas espacialidades.
O sonho de riqueza e de uma vida próspera adquiria cada vez mais esperança e fortalecimento, como a mais bem-vinda realidade a entrar em cada lar nordestino.
Era uma vez um prazer dos sentidos imbricado ao ser dos entes, enleado a uma fé originária transcendental e entrelaçado às encantarias míticas do lugar.
Nessa terra singular e plural, o ente seringueiro aloja em seu ser uma diversidade cultural harmoniosa e deslumbrante que o faz impoluto e suntuoso na cotidianidade do seu espaço vivido.
O seringueiro em sua ampla visão mitológica e cosmogônica, imbrica-se tão fortemente à natureza exuberante, que esse mundo do qual ele vive e sente, transforma-se numa natural intimidade oferecida ao ser de sua existência.
Nesse esplendor divino e colossal, as populações originárias e tradicionais da Amazônia Sul – Ocidental brasileira, cuidava de forma briosa e impoluta desse suntuoso berço florestal, mas a mácula da sociedade envolvente reacionária culminou odiosamente na fúnebre derrocada da volúpia da vida.
É defumando o látex e banhando a borracha com seus movimentos giratórios até atingir o efeito da coagulação, que surge a tão sonhada “péla”: a borracha natural em formato de bola.
Nesse cadafalso da consciência, o homem sobrevive imbricado num estágio inescrupuloso de belicosidade, ao tempo em que anuncia e deflagra um verdadeiro estado de guerra a natureza exuberante.
Camicuã corre para salvar a vida da sua mãe, mas infelizmente ele não conseguiu manter a sua família no lugar original, e dessa forma eles tiveram que buscar sobrevivência na cidade grande.
O nosso amor pela educação é verdadeiro e genuíno, e jamais seremos adeptos do escárnio social e de comportamentos esdrúxulos que causam o esfacelamento e o espólio estapafúrdio da alma.
Diante do exposto podemos dizer que os saberes e fazeres do homem ribeirinho estão intimamente ligados aos poderes mitológicos que ele criou no exercício de seus devaneios.