SEGUNDA-FEIRA, 27/10/2025

Notícias

A hermenêutica diatópica do mundo – parte II

Para o filósofo alemão Martin Heidegger “na hermenêutica configura-se ao ser aí como uma possibilidade de vir a compreender e de ser essa compreensão”.

O lugar da casa e a natureza do lugar – parte II

Nessa peculiar relação com o mundo há um encantador prazer dos sentidos, uma fé e exaltação das divindades mitológicas que preenche de forma sobrenatural a alma das coletividades do lugar.

O lugar da casa e a natureza do lugar – parte I

Dardel nos alerta que a paisagem não é, em sua essência, feita para se olhar, mas a inserção do homem no mundo, lugar de um combate pela vida é a manifestação do seu ser.

Aqui tem gente – parte X

Essas minorias sociais marginalizadas são visivelmente arrebatadas pelo ódio, sofrem com o descalabro anunciado, convivem cotidianamente numa espécie de gólgota, e continuam sendo tenebrosamente segregadas por um poder dominante tacanho e ominosamente desregrado, mas esse poder, ao mesmo tempo, teme, com o fortalecimento dessas minorias, através da complementaridade de suas forças sociais.

Aqui tem gente – Parte IX

Para as populações ribeirinhas da Pan-Amazônia, o desenvolvimento sustentável está sendo brutalmente arrancado de suas almas e de seus modos de vida tradicionais.

Aqui tem gente – parte VIII

Ela é a fonte da vida, é de onde os homens saem, assim como todos os seres e os contrários que eles vigiam durante toda a sua vida, é fonte das relações e das obrigações filiais.

Aqui tem gente – parte VII

O homem ribeirinho vive a metamorfosear o seu desmesurado mundo, e com a sua encantatória empatia, ele transcende o seu pensamento diante da magnitude ancestro-cosmogônica que alça voo na peculiar linguagem de sua cultura e de sua generosa alma.

Aqui tem gente – parte VI

O mesmo autor nos esclarece que isso é existencial e ontológico, mas é também econômico e social, pois em toda parte estamos presos em maior ou menor grau nas forças neoliberais e da globalização.

Aqui tem gente – parte V

A inserção do bem viver no imaculado lar ribeirinho resiste obstinado à hecatombe social da marcha dos mortos vivos.

Aqui tem gente – parte IV

É nesse embelecido espaço de ação que o ente ribeirinho vai em suas espacialidades e temporalidades, apropriando-se das coisas e utensílios do lugar, para cotidianamente preencher o seu ontológico ser.
Aqui tem gente – parte III

Aqui tem gente – parte III

O estetizante mundo ribeirinho é fabuloso e é fascinante, pois nos presenteia um deslumbramento esplendor da natureza colossal.

Aqui tem gente – parte II

Para o geógrafo Eric Dardel, o domínio das águas é inseparável do espaço verde e está do lado da vida. Segundo o mesmo autor, o espaço aquático é um espaço líquido, torrente, riacho ou rio, ele corre e coloca o espaço em movimento.
aqui tem gente – parte i

Aqui tem gente – parte I

Esse nefasto e tenebroso poder continua desafiando e deslegitimando os órgãos de fiscalização e controle ambiental com a sua repulsiva lógica bélica.

A vida no batelão ribeirinho – parte I

O batelão ribeirinho é o principal transportador de produtos do homem seringueiro. Para o escritor e jurista Pedro Ranzi, o batelão é uma embarcação regional que serve para transportar pessoas, animais ou mercadorias, e é construído de madeira, com motor de centro ou na popa (rabeta).

A casa e o ser

Gaston Bachelard nos esclarece que na vida do homem, a vida afasta contingências, e multiplica seus conselhos de continuidade. O autor nos diz que a casa mantém o homem seguro das tempestades do céu e das tempestades da vida.
a hermenêutica ontológica do lugar

A hermenêutica ontológica do lugar

O lugar do mundo amazônico está, portanto, entranhado transcendentalmente no ser do ente. Pertencimento e sentimento preenchem esse ser, enriquecem a alma, e celebram de forma imaginal estetizante o impoluto sustentáculo espiritual da vida.
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