- Entre 13 e 16 de outubro de 2026, Porto Velho sedia programação institucional do Sistema COFFITO/CREFITOs, com destaque para o XVI Fórum de Gestão promovido pelo CREFITO-18.
- O CREFITO-18 apresentou boas práticas de gestão e recebeu homenagem do COFFITO, enquanto Polícia Federal e pesquisador da Fiocruz contribuíram com capacitações sobre análise documental e plantas medicinais.
- A agenda incluiu solenidade pelo Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, capacitações da Comissão de Assuntos Políticos e reforçou o protagonismo de Rondônia e Acre na gestão dos Conselhos profissionais.
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia
Entre os dias 13 e 16 de outubro de 2026, Porto Velho, capital de Rondônia, recebe uma série de atividades institucionais do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO/CREFITOs). A programação, que tem como destaque o XVI Fórum de Gestão do Sistema COFFITO/CREFITOs, coloca Rondônia no centro das discussões nacionais sobre governança, eficiência administrativa, fiscalização e fortalecimento das profissões.
Promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 18ª Região (CREFITO-18), responsável pelos estados de Rondônia e Acre, o encontro reuniu presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de diferentes regiões do Brasil, além do presidente do Conselho Federal, Dr. Sandroval Torres, da vice-presidente, Dra. Marianna, integrantes da Comissão de Assuntos Políticos, representantes da Superintendência, Procuradoria e demais setores estratégicos do Sistema.
Durante o Fórum, realizado no dia 14 de outubro, o CREFITO-18 teve a oportunidade de apresentar suas experiências exitosas, processos administrativos, indicadores institucionais e boas práticas de gestão pública, evidenciando o trabalho desenvolvido pela atual administração na modernização dos serviços, no fortalecimento da fiscalização e na valorização das profissões.
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a homenagem prestada pelo Conselho Federal ao CREFITO-18, por meio da entrega de uma placa de reconhecimento realizada pelo presidente do COFFITO, Dr. Sandroval Torres. A homenagem simbolizou o reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido pelo Conselho Regional e à sua contribuição para o fortalecimento do Sistema em âmbito nacional.
Para o presidente do CREFITO-18, Dr. Rodrigo Moreira Campos, sediar um evento dessa dimensão representa um marco para a história do Conselho e para o reconhecimento das ações desenvolvidas nos estados de Rondônia e Acre.
“Receber o Sistema COFFITO/CREFITOs em Porto Velho é motivo de muita alegria e orgulho. Esse momento evidencia o protagonismo que o CREFITO-18 vem conquistando nacionalmente, demonstrando nossa capacidade de desenvolver uma gestão pública responsável, transparente, eficiente e alinhada às diretrizes estratégicas do Conselho Federal. Mais do que apresentar nossas boas práticas, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer relações institucionais e contribuir para o aperfeiçoamento dos Conselhos de todo o Brasil”, destacou Rodrigo Moreira Campos.
Polícia Federal e pesquisador da Fiocruz contribuem com a programação científica e institucional
A programação do XVI Fórum de Gestão também contou com importantes contribuições externas, ampliando o diálogo entre os Conselhos profissionais, instituições de segurança pública e pesquisadores da área da saúde.
A convite do CREFITO-18, a Polícia Federal participou do evento promovendo uma capacitação voltada à análise documental e à identificação de possíveis irregularidades e fraudes em documentos. A atividade contribuiu para o aprimoramento dos procedimentos de verificação documental, fortalecendo a segurança administrativa, a fiscalização do exercício profissional e a prevenção de fraudes no âmbito dos Conselhos.

Outro destaque foi a participação do Prof. Dr. Andreimar Martins Soares, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que abordou a temática das plantas medicinais, trazendo reflexões sobre o conhecimento científico, a valorização da biodiversidade e as possibilidades de integração desses saberes às práticas de saúde.
A presença dessas instituições e especialistas reforçou o caráter multidisciplinar do Fórum, demonstrando a importância da cooperação interinstitucional para o desenvolvimento de ações inovadoras, fundamentadas em evidências científicas e voltadas à melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Programação valoriza profissionais e fortalece a gestão dos Conselhos
A agenda institucional teve início no dia 13 de outubro, data em que se celebra o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Na ocasião, foi realizada uma solenidade comemorativa no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunindo autoridades, representantes institucionais e profissionais para homenagear as duas categorias e reconhecer suas contribuições para a saúde e a qualidade de vida da população.

No dia 14 de outubro, aconteceu o XVI Fórum de Gestão, dedicado ao intercâmbio de experiências entre os Conselhos, à apresentação de práticas administrativas e ao debate sobre estratégias para o aprimoramento da gestão pública e dos serviços prestados à sociedade. O encontro também contou com as participações da Polícia Federal e do pesquisador da Fiocruz, agregando conhecimentos técnicos e científicos à programação.

Já nos dias 15 e 16 de outubro, a programação prossegue na sede do CREFITO-18, com atividades de capacitação conduzidas pela Comissão de Assuntos Políticos do COFFITO. O treinamento é direcionado à comissão regional responsável pela articulação político-institucional e pelo acompanhamento de iniciativas de interesse técnico e normativo da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nos estados de Rondônia e Acre.
Rondônia e Acre ganham destaque no cenário nacional
A realização do XVI Fórum de Gestão em Porto Velho representa um importante avanço na integração institucional entre os Conselhos e reforça a participação da Região Norte nas discussões estratégicas do Sistema COFFITO/CREFITOs.

Para Rodrigo Moreira Campos, o encontro também demonstra que os Conselhos Regionais da Amazônia possuem capacidade técnica, administrativa e institucional para contribuir efetivamente com o desenvolvimento de políticas de gestão e com o fortalecimento das profissões em todo o país.
“Estamos demonstrando que Rondônia e Acre têm muito a contribuir com o Sistema COFFITO/CREFITOs. Nossa gestão tem trabalhado para consolidar um Conselho cada vez mais forte, próximo dos profissionais e comprometido com a sociedade. A presença de lideranças de todo o Brasil, a contribuição de instituições como a Polícia Federal e a Fiocruz e o reconhecimento recebido do Conselho Federal reforçam que estamos avançando na direção correta. Tenho certeza de que, ao estreitarmos esses laços, fortaleceremos ainda mais as ações de todos os Conselhos Regionais e a valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional brasileiras”, afirmou o presidente.

Com a realização do evento, o CREFITO-18 reafirma seu compromisso com a excelência na administração pública, a integração do Sistema COFFITO/CREFITOs, a cooperação interinstitucional e a valorização dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, consolidando Rondônia e Acre como participantes ativos na construção de uma gestão profissional cada vez mais moderna, integrada e comprometida com o interesse público.
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Rondônia mostra a força da ciência tecendo redes científicas e tecnológicas
IV SIMFAP reúne pesquisadores e instituições em Porto Velho, destaca jovens talentos e reforça a importância dos investimentos em ciência e inovação na Amazônia.
Coluna do SIMPI – Esta é só para ME e EPP: Nota fiscal agora é só pelo Emissor Nacional
Microempresas e empresas de pequeno porte do Simples Nacional devem usar o Emissor Nacional da NFS-e; SIMPI oferece orientação para adequação às mudanças.
TAF da Guarda Municipal de Porto Velho é suspenso por liminar
Prefeitura busca reverter decisão judicial que suspendeu a prova física prevista para 7 de novembro de 2026 e afirma que o concurso continua em andamento.
Governo distrital pede transferência de R$ 2,2 bilhões do pai de Vorcaro para o BRB
Governo distrital argumenta perdas acionárias e risco ao Tesouro público com fraudes do Banco Master.
Nova 364 e parceiros realizam simulado de emergência no Anel Viário
Treinamento integrado reuniu equipes de segurança, saúde e meio ambiente para aperfeiçoar a resposta a ocorrências com cargas perigosas na rodovia.
TJRO nega pedido do Detran e mantém suspenso edital de vistorias
Desembargador aponta falta de prova de prejuízo e diz que o serviço segue sendo prestado no Estado
DESTAQUE NEWS
Conselho aprova lista de minerais críticos e estratégicos com terras raras, lítio e níquel
Regulamentação divide insumos em três níveis de prioridade para orientar investimentos e garantir a soberania nacional.
Lula defende economia ‘arrumada’ para atrair investimentos e reforça compromisso fiscal
Presidente discursou na 1ª Reunião do Conselho para Industrialização de Minerais Críticos e Estratégicos, no Palácio do Planalto.
NewsTV exibe três cursos gratuitos do IFRO nesta semana
Programação reúne 17 aulas sobre comunicação, relações de trabalho, inovação e sustentabilidade, com transmissão das 1h às 7h.
Imposto do Pecado: veja onde se aplica a cobrança
O Imposto Seletivo alcança bebidas, cigarros, veículos, loterias e bens minerais. Entenda quanto cada setor pode pagar e em quais casos a alíquota será zero.
Santiago Peña apresenta renúncia à Presidência do Paraguai
Crise no Ueno Bank deixou quase 3 milhões de clientes sem acesso às contas. Congresso precisa aceitar a renúncia para que o vice Pedro Alliana assuma o cargo.
Low Cash Place e Osteo & Fit lançam convênio em Porto Velho
No Conecta Wellness Experience, o fisioterapeuta Kleber Silva avaliou a pisada dos participantes e apresentou os serviços da Osteo & Fit ligados ao convênio.
EMPREGOS E CONCURSOS
IBGE abre concurso com mais de 27 mil vagas temporárias de recenseador em todo o país
Oportunidades são destinadas ao Censo Agropecuário de 2027 com inscrições abertas a partir desta sexta-feira.
Brasil abre 121,3 mil postos formais em setembro e atinge menor saldo para o mês desde 2020
Impacto dos juros elevados e desaquecimento econômico reduzem a geração de vagas com carteira assinada no país.
Concurso da CGU encerra inscrições nesta quarta-feira com 60 vagas e salário de R$ 20 mil
Prazo para candidaturas no certame organizado pelo Cebraspe termina às 18h; oportunidades incluem vagas em Rondônia.
Prefeitura de Porto Velho abre concurso com 2.248 oportunidades na saúde
Seleção da Semusa oferece vagas imediatas e cadastro de reserva para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, com inscrições até 11 de novembro de 2026.
Concurso do IPAM em Porto Velho prevê 70 vagas
O edital prevê oportunidades para níveis médio e superior, com salários iniciais de R$ 3 mil a R$ 5 mil. As inscrições estão programadas para 3 de novembro…
Prefeitura de Porto Velho anuncia reajustes e benefícios para servidores
Pacote de medidas alcança cerca de 8,5 mil servidores municipais, inclui gratificações para diferentes categorias e prevê 2.993 vagas em sete concursos públicos.
POLÍTICA
Dra. Taíssa cobra transparência sobre recursos da Feira do Empreendedor
Deputada solicita à Sedec informações sobre aplicação dos recursos, divulgação e procedimentos administrativos do evento após relatos de baixa participação e poucas inscrições.
Dra. Taíssa solicita ressonância magnética para hospital de Guajará-Mirim
Indicação apresentada à Sesau pede estudos para instalação do equipamento no Hospital Regional Perpétuo Socorro, com objetivo de ampliar o acesso a exames especializados pelo SUS.
Dra. Taíssa cobra execução de recursos para o Festival Duelo na Fronteira
Deputada solicita à Sejucel informações sobre planejamento e cronograma de aplicação dos valores destinados ao evento cultural de Guajará-Mirim, disponíveis desde junho de 2026.
Flávio Dino convoca audiência de conciliação no STF sobre o fim da escala de trabalho 6×1
Reunião foi agendada para 10 de novembro a pedido da CNC, que busca adiar a transição para a nova jornada de trabalho.
TSE muda entendimento sobre cota de gênero e permite manutenção de mandato de mulher eleita em chapa cassada
Decisão por 6 a 1 flexibiliza regra de 2016 e preserva parlamentar sem participação direta em fraude nas eleições de 2022.
Alero aprova R$ 69 milhões para benefício previdenciário de servidores
Projeto autoriza remanejamento de recursos da Sefin para pagar benefício especial a servidores efetivos do Executivo que aderirem voluntariamente à previdência complementar.
POLÍCIA
Ciclista fica inconsciente após acidente com moto na zona Leste
Colisão entre uma Honda Biz e uma bicicleta ocorreu na Avenida Mamoré, em frente à UPA do bairro Lagoinha.
Homem é preso na RO-010 após furtar motocicleta de oficina em Nova Brasilândia d’Oeste
Bruno Francisco da Silva foi interceptado pela Polícia Militar nas proximidades de Novo Horizonte do Oeste.
Homem é baleado por motociclista no bairro Boa Esperança em Rolim de Moura e é transferido para Cacoal
Antônio Carlos de Jesus foi atingido na Avenida Maringá e recebeu socorro inicial da equipe do Corpo de Bombeiros.
Acusado de matar jovem amarrada em cama é condenado a mais de 31 anos de prisão em Porto Velho
Kennedi Wanderson Upase de Castro foi julgado pelo feminicídio de Estefany Carolayne Pommerehn ocorrido em 2025.
Homem é agredido a pauladas e socorrido em estado grave na Zona Leste de Porto Velho
Vítima inconsciente pediu socorro a moradores no bairro Socialista e foi atendida por equipe do SAMU.
Escritório da PMRO em Brasília completa um ano com salto de 1.700% na captação de recursos
Balanço da representação institucional aponta avanço de emendas parlamentares para modernização da corporação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Funcultural promove oficinas de capoeira em Porto Velho
Atividade gratuita com o mestre Railander Brito começa às 19h e celebra a cultura afro-brasileira, além de abrir a programação do Novembro Negro na capital.
Chevrolet Sonic 2027 combina motor turbo e tecnologia
Modelo foi avaliado entre São Paulo, Atibaia e litoral paulista na versão RS, com motor de 115 cv e câmbio automático
ConQueijo 2026 abre inscrições para produtores de queijos de Rondônia
Quinta edição do concurso será realizada em 12 de dezembro, em Ariquemes. Produtores e agroindústrias podem se inscrever até 29 de novembro para concorrer à premiação.
CAF facilita acesso de agricultores familiares a crédito e programas em Porto Velho
Semagric já emitiu 563 Cadastros da Agricultura Familiar nos últimos dez meses; documento ajuda produtores a buscar financiamento, incentivos e oportunidades de comercialização.
Estudantes de Rondônia disputam final nacional da Olimpíada de Eficiência Energética
Hemanueli Souza, de São Miguel do Guaporé, e Júlia Ferreira, de Jaru, representam o estado em Brasília após conquistarem o primeiro lugar na etapa estadual da ONEE 2026.
Centro de Diálise em Porto Velho recebe visita da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Visita técnica ao Centro de Diálise Madeira Mamoré reuniu especialistas nacionais e representantes estaduais para discutir assistência renal, protocolos clínicos e perspectivas para o transplante renal em Rondônia.