Rondônia tem previsão de tempestades entre domingo (27) e segunda-feira (28)

Mapa de 48 horas indica possibilidade de tempestades em grande parte de Rondônia, com áreas de Nível 1 concentradas principalmente no oeste, sul e centro do estado; Porto Velho aparece dentro da faixa de instabilidade.

Publicado em

Rondônia tem previsão de tempestades entre domingo (27) e segunda-feira (28)

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • Entre domingo (27) e segunda-feira (28), praticamente todo o estado de Rondônia permanece sob condições favoráveis à formação de tempestades, segundo o CPTEC/INPE.
  • As áreas de maior atenção, classificadas como Nível 1 de severidade, concentram-se principalmente no oeste, sul e centro de Rondônia, incluindo regiões próximas de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Buritis, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
  • Em Porto Velho, a faixa de Nível 1 atinge sobretudo setores ao sul e oeste, com possibilidade de chuva, trovoadas e outras condições associadas a tempestades, enquanto o norte e nordeste do município permanecem na área verde de menor severidade, dentro de uma janela de previsão de 48 horas.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

Rondônia permanece sob influência de condições favoráveis à formação de tempestades entre domingo (27) e segunda-feira (28). O mapa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), válido das 12h de domingo (27) às 12h de segunda-feira (28), mostra praticamente todo o território rondoniense na área verde, que representa possibilidade de tempestades.

A maior atenção está voltada para as áreas destacadas em amarelo, classificadas como Nível 1 de severidade, principalmente no oeste, sul e centro de Rondônia. A presença dessa faixa indica possibilidade de condições de tempo mais severas em comparação com as demais áreas do estado.

Oeste, sul e centro concentram maior atenção

A faixa de Nível 1 alcança áreas próximas de Porto Velho e se estende pelo oeste e centro-sul de Rondônia. Entre os municípios que aparecem dentro ou próximos dessas áreas estão Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, além de localidades do centro-sul e sul do estado.

Porto Velho aparece na área de tempestades

Na capital, Porto Velho aparece dentro da área indicada para ocorrência de tempestades, com a faixa de Nível 1 alcançando principalmente setores situados mais ao sul e oeste do município.

O cenário indica possibilidade de chuva acompanhada de trovoadas e outras condições associadas às tempestades durante o período analisado.  Pela posição da mancha amarela, as áreas mais ao sul e oeste do município, na direção da região do Abunã e de Jaci-Paraná, aparecem mais próximas da faixa de maior severidade.

Já os setores norte e nordeste de Porto Velho permanecem predominantemente na área verde de possibilidade de tempestades.

Cenário abrange grande parte de Rondônia

De maneira geral, o mapa aponta que praticamente todo o estado estará sujeito à formação de tempestades entre o domingo (27) e a manhã de segunda-feira (28), enquanto o Nível 1 fica concentrado em áreas específicas, sobretudo no oeste, sul e centro do estado.

A análise representa uma previsão para uma janela de 48 horas e não significa que haverá chuva ou tempestade continuamente durante todo o período. A localização das células de tempestade pode mudar ao longo das horas.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS