Queda na insegurança alimentar em lares com idosos é registrada entre 2023 e 2024 no Brasil

Estudo baseado em dados oficiais do IBGE aponta recuo de 300 mil domicílios afetados, com destaque para a diminuição nos casos de gravidade extrema.

Publicado em

Queda na insegurança alimentar em lares com idosos é registrada entre 2023 e 2024 no Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

Um levantamento inédito elaborado a partir de dados consolidados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, identificou que o número de residências com pessoas com mais de 60 anos em situação de insegurança alimentar sofreu uma queda expressiva no país entre os anos de 2023 e 2024. A redução total alcançou a marca de 300 mil lares, fazendo com que o indicador passasse de 5 milhões e 900 mil domicílios em 2023 para 5 milhões e 600 mil no ano seguinte. Dentre as categorias avaliadas pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, o grupo classificado com insuficiência alimentar grave registrou o recuo mais acentuado, despencando de 894 mil para 744 mil moradias.

De acordo com o executivo Marcelo Tokarski, diretor executivo da consultoria Nexus, responsável pela realização do estudo estatístico, a queda expressiva na faixa mais grave da vulnerabilidade alimentar entre os brasileiros idosos representa um avanço expressivo, embora os números exijam atenção contínua das autoridades. O nível de insegurança moderada também apresentou retração no período, descendo de 1 milhão e 200 mil para 1 milhão e 100 mil residências afetadas. Por outro lado, o patamar associado à privação leve permaneceu estável, registrando cerca de 3 milhões e 700 mil lares. Somando todas as classificações, cerca de 21 por cento de todas as moradias habitadas por idosos no Brasil ainda convivem com algum grau de impacto na alimentação.

Perguntas frequentes

Qual instituição federal produziu os dados base do estudo sobre insegurança alimentar?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Qual foi a redução total no número de lares com idosos afetados pelo problema entre 2023 e 2024?
Uma queda de 300 mil domicílios.

Para quanto caiu o número de lares em situação de insegurança alimentar grave?
Passou de 894 mil para 744 mil residências.

Qual categoria de vulnerabilidade alimentar manteve-se estável na comparação anual?
O patamar de insegurança alimentar leve, com cerca de 3 milhões e 700 mil lares.

Qual é o percentual atual de moradias com idosos que possuem algum grau de vulnerabilidade alimentar?
Cerca de 21 por cento do total de domicílios nessa faixa etária.

 

Com informações de Guilherme Jeronymo – Repórter da Agência Brasil

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS