
Para quem ainda não tinha visto o pleno êxtase do caos do sucesso do regime bolivariano e nem havia ouvido falar sobre as consequências deste famigerado regime ditatorial, disfarçado de democracia, utilizando-se do assistêncialismo e do paternalismo – adotado e implementado no Brasil no governo do Partido dos Trabalhadores (PT), agora, começou a saboriar este minúsculo mostruário que estamos vivenciando em nível nacional, tipo amastra grátis, temos convicção em afirmar que quem tiver esta esperiência jamais irá se esquecer de seu amargor, de seu disssabor, do desconforto de suas sequelas, no hoje, no amanhã e no futuro de incertezas que está por vir, que ninguém tenha nenhuma dúvida, será cruelmente amargo, travo, marcante e inesquecível.

No país onde cerca de 50% da população se tornou beneficiários de programas assistencialistas do Governo Federal, de alguma forma, quando estas “generosidades com o dinheiro do trabalhador” são consideradas eminentemente eleitoreiras, em detrimento da produção de bens e serviços, e tem significativamente para aumentar e inchar a dívida pública, desestimular a mão-de-obra ativa e, assim, inibir a geração e produção de riquezas no Brasil.
Um fato muito comprometedor e delicado destes Programas de Governo eleitoreiros e assistencialista vem mostrando, no dia-a-dia, que quando “estes carentes assistidos que se tornaram beneficiários de diversas “esmolas do Governo Federal” têm oportunidades em preencherem determinados postos de trabalhos são todos unânimes em recusarem, sob pena de perderem as benesses oferecidas pelo Governo” – muitas delas são “generosidades políticas oferecidas por políticos caras-de-pau”, conquistadas em muitos casos des formas fraudulentas e políticas e, assim, vem travando a produção de bens e serviços e, consequentemente, desacelerando o lento e cansado crescimento do PIB, em nível nacional.
Todo este descalabro que está ocorrendo no Brasil tem sua raiz no somatório de erros de políticas econômicas assistencialista adotadas e implementadas no Governo de 13 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), (e parte delas continuadas no Governo de Michel Temer), na corrupção generalizada e endêmica que se instalou no país, com o assalto aos cofres da PETROBRAS, com o endividamento do BNDES, para construir obras bilionários em outros países, com alinhamento bolivarianos, com a roubalheira sem precedentes na história do Brasil, quando os postos estratégicos da administração pública foram ocupados, em diversos níveis: federal, estaduais e municipais, com objetivos escusos, com desvios permanentes de recursos públicos “nunca antes visto na história deste país” desde o seu descobrimento ocorrido em 1500.
O fenômeno social conhecido por Êxodo é descrita através de historiadores no formato de um resgate bíblico, muito precioso como fundamentação religiosa: [ …“como os israelitas deixaram para trás a escravidão no Egito antigo, por sua fé em Javé, que escolheu Israel como seu povo”]. Vivenciado pôr os hebreus em busca da terra prometida e estes fatos vêm se repetindo nos dias atuais aqui na América do Sul.
Temos o exemplo recente vivenciado por Haiti, na capital Porto Príncipe (Port-ou-Prince), através de um terremoto, em 2010, de magnitude 7,0 Mw, com epicentro na parte oriental da península de Tiburon, quando a cidade foi transformada em ruínas, quando 80 mil corpos sendo enterrados em valas comuns, com 1.500.000 de pessoas desabrigadas sendo o país devastado por fenômenos sísmicos, provocados pela natureza — sucessivos abalos sísmicos, terremotos de magnitudes 7,0 Mw e replicações sucessivas com menores intensidades, que deixaram em ruinas a capital Porto Príncipe e cidades adjacentes e deixaram centenas de vítimas e grande parte da população daquele país optou em migrar para os países vizinhos, com grande intensidade para o Brasil; na Venezuela, vitimado por regime político equivocado de natureza ditatorial, com a gravidade e a complexidade do Regime Bolivariano, implementado em Cuba, por Fidel Castro, e seguido por seu irmão Antônio Castro, e, agora, sucedido por Miguel Díaz-Canel; na Venezuela, implementado com mãos-de-ferro por Hugo Rafael Chávez Frias e seguido, com mais rigor, por Nícolas Maduro Moros que vem se reelegendo por vários mandatos sucessivos como presidente da República Bolivariana da Venezuela, em desobediência a tudo e a todos; e na Bolívia, tendo como ditador Evo Morales, quando ele próprio modificou as leis do país e há 12 anos vem sendo hóspede do palácio Quemado, sede do Governo em La Paz, alinhado ao regime bolivariano, adotados por seus vizinhos ditadores.

No Brasil, a crise estava demorando muito, mas chegou de uma forma arrasadora para mostrar que o regime bolivariano tem o formato perfeito do comunismo, com a camuflagem de um regime democrático e quando no fundo, no fundo não passa de um regime ditatorial-populista.
Onde esta crise poderá desaguar?
Quais são as raízes desta crise que se instalou no Brasil?
- Equívoco da implementação da Política Bolivariana adotada no Governo do Partido dos Trabalhadores (PT) por estes últimos 13 anos;
- Equívoco de Políticas Públicas Sociais, de caráter eminentemente eleitoreiros, assistencialista e paternalista;
- Equívocos nas concessões de empréstimos subsidiados com recursos financeiros contraídos pelo BNDES, com a bagatela de bilhões de dólares, para construir obras em países de vários continentes, alinhados à política bolivariana, em detrimento das necessidades da população brasileira;
- Corrupção generalizada e sistêmica adotada no Governo do PT e continuada no governo do atual governo do Michel Temer;
- Degradação do Patrimônio Público e consequente dívida pública e falta de autoridade do Governo Federal implicando na ausência de harmonia entre os poderes da república comprometendo, seriamente a governabilidade do País;
- Fragilidade de autoridade política-administrativa implica em distonia entre os poderes de sustentação da República Federativa do Brasil e consequente carência de governabilidade institucional;
- Esta crise promete sobreviver até as últimas consequências e, consequentemente, os procedimentos médicos serão assistidos clinicamente, os curativos das fendas das chagas abertas serão sarjados com uma mudança radical na forma de administrar o Brasil — de acordo com os ecos provenientes do epicentro da crise — quando as lideranças dos setores que transportam as riquezas do país: os caminhoneiros e seus respectivos elos da corrente produtora que estão solicitando a mudança radical no governo e uma intervenção das forças armadas;
- A maior crise no bojo de toda esta convulsão socioeconômica que hoje vive o Brasil reside em polos extremos: ausência de e na eficiência da logística de transporte adotada pelo Governo brasileiro, enquanto diversos modais que poderiam ser adotados, como: o ferroviário; o hidroviário; aéreo e o rodoviário, sendo este último o escolhido — o mais oneroso, que depende de estradas e de combustíveis.
PENSAMENTO DO MÊS
Para que os petistas parem de pensar como hipócritas, e reflitam sobre a falta de seriedade do Governo do Brasil:
Se o montante de recursos financeiros liberados pelo BNDES para construir obras faraônicas em diversos países em vários continentes, com uma bagatela de R$ 50,5 (Cinquenta bilhões e quinhentos milhões de reais) a 140 grandes empresas fora do país, seriam suficientes para estruturar toda uma infraestrutura, com diversos modais, suficientes para escoar a nossa produção para abastecer os centros consumidores — como concluir as ferrovias abandonas e pavimentar e recuperar as estadas esburacadas do Brasil.
Quem viver haverá de vir e presenciar.
Antônio de Almeida Sobrinho é Graduado em Engenharia de Pesca e Pós-Graduação, em nível de Mestrado, em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Presidente de Honra da Academia de Letras de Jaguaruana – ALJ. Escreve semanalmente nos seguintes Portais de Notícias:
www.rondonoticias.com.br
www.gentedeopiniao.com.br
www.newsrondonia.com.br
www.emrondonia.com.br
e no Blog ESPINHA NA GARGANTA.
NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER
Lula anuncia proposta de tarifa zero no transporte público aos fins de semana
Presidente afirma que enviará ao Congresso Nacional uma PEC para garantir gratuidade nos ônibus aos sábados e domingos nas cidades brasileiras que oferecem transporte coletivo.
Ufac reage a ataque do presidente do PL e exige retratação: “a universidade não é lugar de vagabundagem”
A nota lembra que a Ufac reúne estudantes de diferentes realidades sociais, incluindo indígenas, ribeirinhos, moradores das periferias de Rio Branco e jovens do interior do Acre.
Dia do Professor sob ameaça: propostas de Flávio Bolsonaro acendem alerta para cortes bilionários na educação
Em 15 de outubro, profissionais da educação temem redução de investimentos; estimativa do Ministério da Educação aponta risco para bolsas acadêmicas, formação docente e programas de permanência estudantil.
Chuva com trovoadas deve atingir regiões norte, leste e sul de Rondônia
Imagem do satélite Goes-16 mostra extensa cobertura de nuvens sobre o estado; previsão indica pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, com possibilidade de precipitações isoladas em outras áreas.
15 de outubro Dia consagrado ao Professor – Nem a IA ou superinteligência, vai substituir o papel do Professor!
No Dia do Professor, relatos de alunos e educadores reforçam a importância da valorização profissional, da saúde mental e de melhores condições de ensino.
Pacote de medidas do governo Lula pode deixar rombo superior a R$ 350 bilhões nas contas públicas
Estimativa reúne benefícios sociais, financiamentos, subsídios e renúncias tributárias anunciados ou ampliados em ano eleitoral; valor total não corresponde apenas a gastos diretos da União.
DESTAQUE NEWS
Eleição para Conselho Municipal de Educação tem inscrições até 22 de outubro
Prefeitura de Porto Velho abriu seleção de representantes dos Conselhos Escolares. A votação será eletrônica em 30 de outubro, com escolha de titular e suplente.
Câmara aprova PLP que eleva teto de faturamento do MEI e anistia dívidas ativas até outubro de 2026
Limite de receita subirá para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028; texto também permite a contratação de até dois empregados.
Fim da escala 6×1: Saiba quando entra em vigor nova jornada de trabalho
PEC prevê dois dias de descanso remunerado, redução gradual da carga horária sem corte salarial e regras específicas para terceirizados do poder público e trabalhadores de alta renda.
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina nesta quinta-feira (15)
Micro e pequenas empresas devem formalizar a opção para 2027; escolha sobre IBS e CBS pode ser feita até 30 de outubro, conforme as regras da reforma tributária.
Lula e Flávio Bolsonaro apresentam propostas diferentes para a educação
Planos de governo divergem sobre creches, financiamento público, escolas cívico-militares, ensino técnico, valorização de professores e gestão das universidades.
Conheça detalhes da regulamentação dos jogos eletrônicos no país
Decreto prevê incentivo à produção nacional de jogos eletrônicos, formação profissional, acesso a recursos federais e medidas de proteção à saúde e à segurança de crianças e adolescentes.
EMPREGOS E CONCURSOS
Expo CIEE 2026 oferece mais de 25 mil vagas de estágio e aprendizagem
Evento gratuito acontece de 15 a 17 de outubro, em São Paulo, com processos seletivos, palestras, oficinas de carreira, atrações culturais e recursos de acessibilidade.
Prefeitura abre inscrições para concursos da Saúde e Educação em Porto Velho
Candidatos podem se inscrever pela internet até 11 de novembro
Unidade de atendimento ao trabalhador divulga vagas de emprego em Rolim de Moura
Oportunidades contemplam setores de produção, comércio e administração; atendimento presencial ocorre no prédio do Tudo Aqui.
Prefeitura de Porto Velho retifica editais de concursos da Educação e Saúde
Mudanças atualizam regras de cotas, acessibilidade, documentação e requisitos dos cargos. Provas do concurso da Saúde estão previstas para 13 de dezembro de 2026.
Nova UBS Orgulho do Madeira tem vagas na saúde
Inscrições para profissionais interessados em trabalhar na nova unidade de Porto Velho seguem abertas até 7 de outubro de 2026.
Vaga de emprego: Minalinda busca auxiliar financeiro
Água Mineral Minalinda exige conhecimento em controle financeiro, conciliação e fluxo de caixa; residência na Zona Sul será considerada um diferencial.
POLÍTICA
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Confúcio Moura critica extremismo político em discurso no Senado
Senador de Rondônia manifestou apoio ao governo federal e afirmou que hostilidades políticas no estado refletem uma onda de extremismo.
CNBB critica proposta de redução da maioridade penal
Entidade religiosa reafirmou oposição à mudança da idade penal e defendeu investimentos em educação, proteção social e medidas socioeducativas durante debate no Congresso.
Bagattoli pede folga para caminhoneiros votarem no 2º turno
Senador solicita que transportadoras ajustem escalas de trabalho para permitir que motoristas votem em seus domicílios eleitorais no dia 25 de outubro.
Ministro Cristiano Zanin dá 48 horas para Anatel esclarecer falhas no acesso gratuito a canais do TSE
Decisão do STF exige justificativas sobre instabilidades registradas no e-Título e no aplicativo Pardal durante o primeiro turno das eleições.
Campanha de Flávio Bolsonaro aciona TSE contra 221 postagens de apoiadores de Lula
Ação aponta suposta rede de desinformação sobre cortes de aposentadorias e benefícios sociais.
Senado aprova calendário especial para acelerar votação da PEC da Segurança Pública em plenário
Proposta que endurece penas para lideranças de facções e constitucionaliza o SUSP será analisada nesta quinta-feira (15).
POLÍCIA
Cão farejador encontra haxixe escondido em pote de whey protein em Porto Velho
Cadela Brida identificou encomenda enviada de São Paulo para Rondônia.
Mototaxista fica ferido após colisão com carro e caminhonete no centro de Jaru
Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira na avenida Padre Adolpho Rohl; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
Acidente no km 200 da BR-364 deixa trânsito bloqueado em Pimenta Bueno
Colisão ocorreu no trecho sentido Vilhena; equipes da concessionária e da PRF atuam na rodovia para liberação da pista.
Acidente grave entre dois caminhões deixa duas mulheres mortas e bloqueia a BR-364
Veículos pegaram fogo após a colisão e parte da carga de milho ficou espalhada sobre a pista.
Mulher acredita estar sendo traída e promove quebra-quebra em posto de combustível em RO
Suspeita quebrou porta de vidro de escritório, ameaçou rival e marido com canivete e reagiu à abordagem policial.
Colisão entre motoneta e carro deixa mulher ferida no cruzamento da T-14 em RO
Vítima transitava pela Rua Goiânia quando teve a preferencial invadida por automóvel; SAMU realizou o resgate.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto Velho seleciona empresas para feira nacional de turismo
Jornada promovida pela Prefeitura e pelo Sebrae oferece 30 vagas para negócios turísticos, com possibilidade de levar cinco empresas à Festuris 2026.
Falaê PodCast: Roberto do Rapper fala de esporte, fé e inclusão
Roberto trabalha na Federação dos Deficientes Físicos de Rondônia (Feder), é ativista da luta das pessoas com deficiência e atua como conselheiro na assistência social e junto à…
MEC disponibiliza dez novos cursos gratuitos de formação para professores na plataforma Avamec
Capacitações abrem inscrições no Dia dos Professores e abordam temas como inteligência artificial generativa e educação antirracista.
Professores de arte atendem mais de 1,5 mil alunos em Porto Velho
Cerca de 75 professores e instrutores dos centros municipais de arte e cultura promovem atividades gratuitas de música, dança e teatro para crianças e adolescentes.
Festa do Dia das Crianças reúne alunos em atividades culturais em Porto Velho
Programação no Centro de Arte e Cultura Escolar Laio teve brincadeiras populares, contação de histórias, distribuição de brindes e integração entre escola e famílias.
Requerimento da Licença e Outorga: MCG CERÂMICA LTDA
LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO e DE OPERAÇÃO - OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS