Especialistas e educadores se reunirão em São Paulo para debater a importância do ensino da matemática na economia digital. O evento, intitulado “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital”, será realizado na manhã desta quarta-feira (20) no auditório da Bolsa de Valores (B3). A iniciativa é organizada pelo Instituto Sidarta, B3 Social, Fundação Itaú e Iede, e é voltada para educadores, formuladores de políticas públicas e líderes do setor produtivo.
A presidente do Instituto Sidarta, Ya Jen Chang, destacou a necessidade de se compreender os algoritmos e retomar o pensamento matemático para que o Brasil ocupe um lugar de destaque no futuro digital. A professora de Stanford, Jo Boaler, e o diretor do Impa, Marcelo Viana, estão entre os participantes.
Desafios e nova abordagem do ensino
Uma das mesas de debate terá Jo Boaler e Marcelo Viana discutindo a necessidade de um ensino de matemática mais atual e conectado com as transformações tecnológicas. Boaler defende o letramento em dados como ferramenta essencial para combater as fake news e lidar com o grande volume de informações da era digital.
Segundo a professora, o ensino deve ir além dos cálculos básicos e focar no desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e adaptável. O objetivo é capacitar os alunos para que possam questionar e transformar o mundo por meio da matemática. O evento também contará com a exibição do documentário Counted Out, que explora os desafios da disciplina na educação.