Poupança registra saldo positivo em maio após meses de saídas

Caderneta de poupança supera retiradas com entrada líquida de 2 bilhões e 600 milhões de reais, revertendo tendência do início do ano.

Fonte: Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em

Poupança registra saldo positivo em maio após meses de saídas
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

O saldo da caderneta de poupança apresentou resultado positivo em maio de 2026, com os depósitos superando as retiradas em 2 bilhões e 600 milhões de reais. O relatório divulgado nesta terça-feira (9) pelo Banco Central mostra que foram aplicados 368 bilhões e 400 milhões de reais, enquanto os saques totalizaram 365 bilhões e 800 milhões de reais. Somados aos 6 bilhões e 200 milhões de reais em rendimentos, o saldo total da poupança no país ultrapassa a marca de 1 trilhão de reais.

Mudança de comportamento

Este é o primeiro mês do ano em que a poupança registra entrada líquida. O cenário contrasta com o desempenho dos anos anteriores, que acumularam retiradas significativas: 87 bilhões e 800 milhões de reais em 2023 e 15 bilhões e 500 milhões de reais em 2024. Nos primeiros cinco meses de 2026, a caderneta ainda acumula um saldo negativo de 39 bilhões e 100 milhões de reais, impulsionado pelo histórico de juros elevados.

Impacto da taxa Selic

O comportamento dos investidores está diretamente ligado à trajetória da taxa básica de juros, a Selic. Entre junho de 2025 e março de 2026, a taxa permaneceu no patamar de 15% ao ano, o maior nível das últimas duas décadas, tornando outros investimentos mais atrativos que a poupança.

Em abril, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou um ciclo de redução, ajustando a Selic para 14,5% ao ano. A medida busca equilibrar o controle da inflação que apresentou alta de 0,67% em abril, acumulando 4,39% em 12 meses com o estímulo à economia. O próximo indicador oficial de inflação, o IPCA, será divulgado pelo IBGE na próxima sexta-feira (12).

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS