União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

Governador em exercício pede alinhamento para proteger produtores.

Fonte: Wanglézio Braga - 50

Publicado em

União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

A Agrotec 2025, realizada em Porto Velho, abriu espaço nesta sexta-feira para o Fórum + Leite RO, que reuniu lideranças rurais, cooperativas, indústrias e órgãos públicos a fim de discutir os rumos da bacia leiteira de Rondônia.

O encontro, organizado pela APRON em parceria com a FAPERON, destacou desafios do setor e a necessidade de políticas públicas integradas para manter a competitividade da produção regional, considerada referência nacional em qualidade e volume.

O governador em exercício, Raduan Miguel Filho, participou da abertura e afirmou que apenas a união entre Executivo e Legislativo pode garantir proteção efetiva ao produtor rondoniense. Ele defendeu atenção às políticas de outros estados e medidas estratégicas para evitar prejuízos ao setor.

Segundo Raduan, Rondônia abastece mercados importantes do país. Como exemplo, citou que mais de 50% da muçarela consumida em pizzarias de São Paulo é produzida no estado. No entanto, alertou para a concorrência de produtos importados, como leite em pó do Uruguai, utilizado por algumas indústrias para fabricar leite reconstituído.

O governador reforçou a necessidade de combate ao dumping, além do monitoramento do mercado e de ações que garantam segurança ao produtor.

“Precisamos unir o Legislativo ao Executivo para criar força real. Se não tivermos atenção, podemos perder espaço para produtos externos. O desenvolvimento depende de políticas responsáveis e bem alinhadas”, afirmou.

União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

O Fórum destacou ainda a importância de dados transparentes e ações conjuntas para evitar retrocessos na cadeia leiteira. Para Raduan, Rondônia tem potencial para se consolidar como um dos estados mais fortes do país na agropecuária, desde que o setor público atue em conjunto.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS