Anvisa aprova primeiros registros de genéricos para canetas à base de liraglutida no combate à obesidade e diabetes

Novos produtos autorizados para a farmacêutica brasileira seguem categoria regulatória de clone e prometem ampliar a concorrência no mercado nacional de saúde.

Publicado em

Anvisa aprova primeiros registros de genéricos para canetas à base de liraglutida no combate à obesidade e diabetes
Divulgação/EMS

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou 2 novos registros de medicamentos genéricos à base de liraglutida, princípio ativo amplamente utilizado em canetas aplicadoras para o tratamento médico da obesidade e do diabetes tipo 2. As autorizações oficiais foram concedidas à empresa farmacêutica brasileira EMS, contemplando produtos com concentração de 6 mg/mL em solução injetável de aplicação subcutânea. Os registros recém-publicados estão vinculados diretamente a medicamentos que a própria fabricante já comercializa no território nacional sob os nomes de Olire, indicado para controle de peso, e Lirux, voltado ao tratamento de pacientes diagnosticados com diabetes.

A principal mudança trazida pelas novas autorizações diz respeito à categoria regulatória dos produtos, que passam a ser classificados como genéricos e serão comercializados obrigatoriamente sob a denominação do princípio ativo liraglutida, sem o uso de marcas comerciais específicas. Embora a aprovação represente um avanço importante para o setor regulado, os medicamentos ainda não possuem data definida para chegada às farmácias, aguardando definições estratégicas da empresa sobre planejamento de lançamento comercial e definição de tabelas de preços ao consumidor final.

Perguntas frequentes

Qual órgão governamental aprovou os novos registros de medicamentos genéricos?
A decisão foi formalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Qual é o princípio ativo dos novos medicamentos injetáveis aprovados no país?
Trata-se da substância liraglutida, indicada para controle de peso e diabetes.

Qual empresa farmacêutica brasileira obteve as autorizações regulatórias?
Os registros foram concedidos à fabricante nacional EMS.

Qual é a concentração da solução injetável apresentada nos novos registros?
Os produtos possuem concentração de 6 mg/mL para aplicação subcutânea.

Quais são os nomes comerciais dos medicamentos matrizes da mesma fabricante?
Os remédios originais da empresa são chamados de Olire e Lirux.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS