Contratos bilionários entre escritório ligado a familiares de ministro do STF e empresas de Daniel Vorcaro vêm à tona

Documentos revelados após queda de sigilo detalham acordos de prestação de serviços jurídicos e consultoria estratégica com o Banco Master e a Viking Participações.

Publicado em

Contratos bilionários entre escritório ligado a familiares de ministro do STF e empresas de Daniel Vorcaro vêm à tona
© Ricardo Stuckert/PR

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • Documentos divulgados em 11 de setembro de 2026 pelo STF, no âmbito da Operação Compliance Zero, revelam contratos entre o Banco Master de Daniel Vorcaro e o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advocacia, que tem entre seus sócios a esposa e dois filhos do ministro Alexandre de Moraes.
  • Os autos da investigação registram dois contratos, de 16 de janeiro de 2024 (Banco Master) e 12 de maio de 2025 (Viking Participações), prevendo atuação jurídica ampla e consultoria estratégica em órgãos como Banco Central, Receita Federal e Cade, com pagamentos mensais de 3 milhões de reais por 36 meses, totalizando 108 milhões de reais por acordo.
  • Em nota, o escritório Barci de Moraes afirmou ter apenas uma contratação formal com o Banco Master, alegou que a proposta não foi aceita integralmente, que parte dos documentos não foi assinada e que o vínculo foi extinto após a liquidação do banco, em meio a uma crise institucional e abertura total de inquéritos no STF.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

Documentos oficiais divulgados na sexta feira, dia 11 de setembro de 2026, pelo Supremo Tribunal Federal, após a suspensão do sigilo de investigações da Operação Compliance Zero, revelam a existência de contratos firmados entre o Banco Master, pertencente a Daniel Vorcaro, e a sociedade Barci de Moraes Sociedade de Advogados. O escritório tem entre seus onze sócios a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, além de dois filhos do casal, Alexandre Barci de Moraes e Giuliana Barci de Moraes. A apuração expõe acordos que previam atuação jurídica em todas as instâncias do Poder Judiciário e consultoria estratégica em órgãos reguladores federais.

Nos autos da investigação remetidos à Corte, constam dois instrumentos contratuais de prestação de serviços e honorários advocatícios vinculados a empresas do ex-banqueiro. O primeiro contrato, firmado com o Banco Master em dezesseis de janeiro de 2024, estipulava atuação em processos judiciais, implementação de programas de compliance e consultoria em procedimentos administrativos perante o Banco Central, a Receita Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O segundo documento, com a Viking Participações e datado de doze de maio de 2025, trazia termos semelhantes de consultoria estratégica, embora estivesse sem assinaturas formais. Cada um dos acordos estipulava pagamentos mensais de 3 milhões de reais pelo período de 36 meses, totalizando 108 milhões de reais por contrato.

Posicionamento do escritório de advocacia e repercussão no cenário institucional

Por meio de sua assessoria de imprensa, o escritório Barci de Moraes emitiu nota esclarecendo que a instituição mantinha apenas uma contratação formal com o Banco Master e negou veementemente qualquer substituição ou aditivo contratual. Segundo a nota oficial, a proposta apresentada pelo banco não foi aceita em sua totalidade, parte dos documentos não foi assinada e o vínculo original acabou extinto em decorrência da liquidação da instituição financeira decretada pela autoridade monetária. A revelação dos contratos ocorre em meio a uma intensa crise institucional no tribunal, marcada por atritos internos e pela abertura total dos inquéritos determinada pela presidência da Corte.

Perguntas frequentes

Qual escritório de advocacia apareceu nos contratos divulgados pelo STF na sexta feira?
O Barci de Moraes Sociedade de Advogados.

Quais familiares de ministro do STF figuram entre os sócios do escritório investigado?
A esposa Viviane Barci de Moraes e os filhos Alexandre e Giuliana Barci de Moraes.

Qual era o valor mensal estipulado em cada um dos contratos firmados com as empresas de Daniel Vorcaro?
A quantia de 3 milhões de reais mensais, totalizando 108 milhões de reais por acordo.

Quais órgãos reguladores federais estavam citados nas atribuições de consultoria estratégica dos contratos?
O Banco Central, a Receita Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Qual foi a justificativa apresentada pela assessoria do escritório sobre os documentos?
Que a proposta não foi aceita integralmente, que nada foi assinado em um dos casos e que o vínculo foi extinto com a liquidação do banco.

 

Com informações de Agência Brasil

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS