Lula anuncia Leonardo Barchini como novo ministro da Educação

Atual secretário-executivo assume a pasta no lugar de Camilo Santana, que deixa o cargo para disputar as eleições de outubro deste ano.

Fonte: Kellen Barreto, g1 - 20

Publicado em

Lula anuncia Leonardo Barchini como novo ministro da Educação
Reprodução/Canal Gov

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • Lula anunciou Leonardo Barchini como novo ministro da Educação, em substituição a Camilo Santana, em 30 de março.
  • A mudança ocorre por causa da desincompatibilização eleitoral, já que Camilo Santana deve disputar cargo nas eleições de outubro.
  • A troca integra reforma ministerial mais ampla, com cerca de 16 ministros deixando os cargos para concorrer, incluindo Rui Costa.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira, 30 de março, que Leonardo Barchini será o novo titular do Ministério da Educação (MEC). Barchini, que atualmente ocupa o cargo de secretário-executivo e é considerado o “número 2” da pasta, substituirá Camilo Santana. A mudança ocorre devido ao prazo de desincompatibilização eleitoral, que exige que ministros interessados em disputar o pleito de outubro deixem seus cargos públicos.

Durante evento em Brasília sobre obras na área da educação, Lula destacou a confiança técnica e política em Barchini, apresentando-o oficialmente à plateia. Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito em 2022, deve retomar suas atividades políticas visando a campanha eleitoral, embora o cargo específico que pretende disputar ainda não tenha sido detalhado pelo presidente.

Leonardo Barchini possui uma trajetória consolidada na gestão pública e acadêmica. Graduado em Direito pelo UniCeub, é mestre em Ciências Sociais pela UnB e pesquisador associado da FGV. Antes de ser secretário-executivo, Barchini acumulou experiência como chefe de gabinete da Prefeitura de São Paulo na gestão de Fernando Haddad, além de ter ocupado diretorias estratégicas e a chefia da Assessoria Internacional do MEC.

A troca no MEC faz parte de uma reforma ministerial mais ampla prevista para esta semana. Segundo o presidente, cerca de 16 ministros devem deixar a Esplanada para concorrer nas eleições, incluindo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que deve disputar uma vaga no Senado pela Bahia. Lula reforçou que as substituições priorizam a continuidade dos projetos em andamento, mantendo quadros técnicos da confiança do governo.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS