Ieda Chaves propõe Observatório da Mulher

Projeto busca criar órgão técnico para fortalecer políticas públicas e ampliar o combate à violência de gênero em Rondônia.

Fonte: Etiene Gonçalves - 50

Publicado em

Ieda Chaves propõe Observatório da Mulher
Foto: Thyago Lorentz l Secom ALE/RO

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • A deputada estadual Ieda Chaves apresentou na Alero o Requerimento nº 4.112/26 para estudar a criação do Observatório da Mulher contra a Violência.
  • O observatório pretende coletar, analisar e sistematizar dados sobre violência de gênero, subsidiando políticas públicas e a Procuradoria Especial da Mulher.
  • A iniciativa se inspira em experiências de outros estados e busca tornar mais estratégicas e eficientes as ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Rondônia.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves apresentou o Requerimento nº 4.112/26 à Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), propondo a realização de um estudo de viabilidade para a criação do Observatório da Mulher contra a Violência no estado.

A proposta foi lida em plenário e tem como objetivo estruturar um mecanismo permanente de coleta, análise e sistematização de dados sobre a violência de gênero, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

Base técnica para políticas públicas

Segundo a parlamentar, a iniciativa visa fortalecer a atuação do poder público por meio de informações qualificadas, além de contribuir para o aprimoramento da Procuradoria Especial da Mulher (PEM).

“O Observatório será uma ferramenta essencial para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências e para o fortalecimento da rede de proteção”, destacou Ieda Chaves.

A proposta busca oferecer suporte técnico tanto para o Legislativo quanto para ações de fiscalização e acompanhamento de políticas públicas.

Combate mais estratégico à violência

De acordo com o documento apresentado, a sistematização de dados permitirá compreender com mais precisão a dimensão da violência contra a mulher em Rondônia.

Com isso, será possível direcionar recursos e esforços de forma mais estratégica, aumentando a eficiência das ações de enfrentamento.

“Com dados organizados, conseguimos tomar decisões mais assertivas e ampliar o alcance das políticas públicas”, reforçou a deputada.

Experiências em outros estados

A proposta segue uma tendência já adotada em outras unidades da federação, como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Esses modelos têm servido como referência para a criação de estruturas voltadas à produção de dados e análises qualificadas sobre a violência de gênero.

Expectativa de avanço

Caso o estudo de viabilidade seja aprovado, a expectativa é que o Observatório da Mulher atue como um importante instrumento de apoio técnico, fortalecendo a atuação institucional no combate à violência contra a mulher.

A iniciativa reforça o compromisso com a proteção feminina e com a construção de políticas públicas mais eficientes em Rondônia.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS