O deputado estadual Pedro Fernandes esteve em Brasília nesta terça-feira (1º) para tratar da recente manifestação de interesse da FUNAI sobre uma extensa área produtiva em Campo Novo, Rondônia. A região abrange localidades como Quilômetro 90, Terra Roxa, Grotão e trechos da BR-421, onde mais de 200 famílias podem ser afetadas por uma possível demarcação.
Acompanhado de dados e relatos da comunidade, Pedro Fernandes apresentou a demanda ao deputado federal Lúcio Mosquini, ressaltando a urgência da situação. “Lá é uma área muito produtiva, precisa imediatamente tomar alguma solução porque vai prejudicar mais de 200 famílias que moram ali naquela região”, afirmou.
Apoio da bancada federal
Lúcio Mosquini garantiu que a questão será tratada junto aos órgãos competentes. “Já agendamos uma reunião no INCRA e vamos tratar com a FUNAI para que essas pessoas não sejam atingidas”, disse. O deputado federal também destacou que situações semelhantes já haviam sido discutidas com outros parlamentares estaduais.
Pedro Fernandes enfatizou que os moradores não invadiram terras indígenas e vivem da produção rural, necessitando de segurança jurídica para continuar gerando sustento. “Lá são homens trabalhadores, são pais de família, e buscamos essa demanda para trazer ao deputado Lúcio, para que ele nos ajude a resolver a situação na região”, declarou.
Proteção da produção local
Mosquini reforçou a posição de proteger tanto a terra indígena quanto os produtores locais. “Não queremos que ninguém toque nem a terra indígena. Mas criar mais área indígena em cima de quem está plantando, produzindo e garantindo seu pão de cada dia, não podemos admitir”, afirmou.
A mobilização dos parlamentares representa um esforço conjunto para preservar o direito à terra e à produção das famílias que vivem na região, garantindo segurança jurídica e continuidade da subsistência rural.