No primeiro dia de reunião da CPMI que investiga o roubo de recursos do INSS, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) cobrou que o dinheiro desviado seja devolvido por sindicatos, associações e entidades envolvidas em irregularidades.
Segundo o parlamentar, os pagamentos a aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência não devem sair do orçamento público, mas dos responsáveis pelos desvios.
“Nós temos que tirar esse dinheiro das associações, dos sindicatos e daqueles que roubaram. Temos que tirar tudo deles para devolver aos que foram roubados. Não é o governo tirar dinheiro do povo para devolver aos nossos aposentados e pensionistas”, declarou Chrisóstomo.
Além da cobrança, o deputado solicitou ao presidente da CPMI, senador Carlos Vieira (PODE-MG), que seja elaborada uma lista com os nomes das vítimas, separada por estado. O objetivo é acompanhar de forma detalhada a reparação às pessoas prejudicadas em cada região do país.
A comissão iniciou os trabalhos com a apresentação do plano elaborado pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e elegeu o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) como vice-presidente.