O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou na noite de sábado (16) um vídeo nas redes sociais em que aparece plantando sementes de uva no Palácio do Alvorada, em Brasília. A gravação foi dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsável por impor tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, incluindo café e frutas.
“Isso aqui é um exemplo, estou plantando comida e não plantando violência e plantando ódio”, afirmou Lula no vídeo, filmado pela primeira-dama Janja da Silva. O presidente brasileiro também disse esperar receber Trump um dia no Alvorada para conversar sobre a realidade do país.
No registro, Lula declarou ainda que não adianta o governo norte-americano taxar a uva brasileira:
“Se for necessário, ela vai pra merenda escolar.”
O petista convidou Trump a conhecer “a qualidade do povo brasileiro”, que, segundo ele, mantém relações amistosas com diferentes nações, como Estados Unidos, Rússia, China e Venezuela.
Desde o início do tarifaço, o governo brasileiro tenta contato com interlocutores norte-americanos pelas vias diplomáticas, mas ainda não encontrou representantes com autonomia para negociar.
Dentro do Brasil, setores econômicos e políticos pressionam para que Lula faça uma ligação direta a Trump. No entanto, integrantes do governo avaliam que não há garantias de que a conversa seria recebida de forma adequada pela Casa Branca.