Curta-metragem “O Som do Lago” conclui gravações em Porto Velho e na Resex do Lago do Cuniã

Produção da Casa do Rio Filmes, dirigida por Juraci Júnior, foi gravada em Porto Velho e na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, valorizando a cultura amazônica e o turismo de base comunitária.

Fonte: Juraci Júnior

Publicado em

Curta-metragem “O Som do Lago” conclui gravações em Porto Velho e na Resex do Lago do Cuniã

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News
  • A produtora Casa do Rio Filmes concluiu as gravações do curta-metragem "O Som do Lago", criado e dirigido por Juraci Júnior, um dos cinco selecionados pelo Edital Brasil com S da Embratur entre mais de 300 propostas.
  • O filme acompanha Milena, DJ de noiadance de Porto Velho, que viaja à Reserva Extrativista do Lago do Cuniã e, junto a outros personagens, descobre como os sons da natureza e o cotidiano da comunidade influenciam a criação artística.
  • As filmagens ocorreram em Porto Velho e no Lago do Cuniã, reunindo equipe majoritariamente rondoniense e diversos parceiros institucionais, com objetivo de promover o turismo de base comunitária e a cultura amazônica em festivais e mostras de cinema.

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação do News Rondônia

A produtora audiovisual rondoniense Casa do Rio Filmes finalizou as gravações de “O Som do Lago”, curta-metragem criado e dirigido por Juraci Júnior.

O projeto foi um dos cinco selecionados pelo Edital Brasil com S, promovido pela Embratur, destacando-se entre mais de 300 propostas inscritas em todo o país.

História une música, natureza e identidade amazônica

O filme acompanha a trajetória de Milena, interpretada por Ana Liz Brito, uma DJ de noiadance de Porto Velho que enfrenta um bloqueio criativo na produção de suas músicas.

Ao lado da melhor amiga, Gab, vivida por Ciblack, ela viaja até a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, onde conhece o Catador, personagem interpretado por Bira Lourenço.

Durante a convivência, os personagens descobrem como os sons da natureza e o cotidiano da comunidade influenciam o processo de criação artística.

Gravações aconteceram em Porto Velho e no Lago do Cuniã

As filmagens foram realizadas em diferentes pontos da capital rondoniense e nas comunidades da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, valorizando cenários naturais e culturais da região.

Segundo o diretor Juraci Júnior, a produção tem potencial para divulgar internacionalmente o turismo de base comunitária e fortalecer a presença da cultura rondoniense em festivais e mostras de cinema.

“É uma alegria enorme produzir este projeto, abraçado pela Embratur, que tem o objetivo de promover o Brasil no exterior. Estamos muito empolgados com as possibilidades que virão. O noiadance, nossos pontos turísticos e nossas histórias ganharão um destaque precioso”, afirmou.

Equipe reúne profissionais de Rondônia

O projeto contou com consultoria de Gabriel Mascaro e Bárbara Defanti, apoio do Projeto Paradiso e desenvolvimento de roteiro com Eduardo Resing e Adriana de Faria.

A produção executiva é de Rafaela Correia, enquanto a equipe técnica reúne profissionais de diferentes áreas do audiovisual rondoniense.

O cartaz oficial do filme foi criado pelo artista visual Flávio Dutka, reconhecido por seu trabalho voltado à arte contemporânea amazônica.

Produção conta com diversos parceiros

Além da Casa do Rio Filmes, o curta recebeu apoio de instituições públicas e privadas, entre elas Ecoporé, Dydyo Refrigerantes, Águas Kaiary, Casaquatro, Badra Filmes, VL Soluções Criativas, Tapiri, Peixin Restaurante, Laboratório de Narrativas Audiovisuais da UNIR, Fundação Cultural de Rondônia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Associação de Moradores do Lago do Cuniã (ASMOCUN).

FAQ

Onde foram realizadas as gravações?

Em Porto Velho e nas comunidades da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã.

Quem dirige o filme?

O curta-metragem é dirigido e roteirizado por Juraci Júnior.

Qual foi o edital que selecionou o projeto?

O filme foi um dos cinco selecionados pelo Edital Brasil com S, da Embratur.

Conclusão

Com a conclusão das gravações, “O Som do Lago” inicia uma nova etapa rumo à pós-produção e futura participação em festivais. A produção reforça o potencial do audiovisual rondoniense ao destacar paisagens, histórias e manifestações culturais da Amazônia, contribuindo também para a promoção do turismo de base comunitária.

 

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS