Fevereiro inicia sob a influência de chuvas intensas em todo o estado de Rondônia. As precipitações atuam em três níveis de severidade, incluindo tempestades severas organizadas, algumas com potencial significativo. Além disso, fevereiro, justamente o mês dos “aquarianos” começa sob alerta de chuvas intensas em Rondônia. Fevereiro chega com temperaturas elevadas e temporais, marcando o fim do trimestre meteorológico.
Desde a madrugada deste domingo (1º), as chuvas atingem praticamente todas as regiões de Rondônia. Em Porto Velho, predominam precipitações de nível 1, com chuvas severas isoladas e pouco organizadas, que se estendem até parte da Ponta do Abunã, nas proximidades do distrito de Nova Mutum Paraná. Em outras áreas do território municipal, as chuvas são mais densas, com volumes ainda mais intensos no nordeste da capital.

No restante do estado, prevalecem chuvas de nível 2, com tempestades severas organizadas. Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, a previsão indica fortalecimento dessas instabilidades e ampliação das áreas atingidas, com o nível 2 se espalhando por diversas regiões.

O principal alerta recai sobre Porto Velho, que pode ser atingida por chuvas de nível 3, caracterizadas por muitas tempestades severas organizadas, algumas significativas. Esse cenário eleva o risco de alagamentos, exigindo atenção redobrada da população, que deve evitar áreas de risco e seguir as orientações do Corpo de Bombeiros.

As precipitações tendem a ser ainda mais intensas devido à atuação conjunta dos níveis 2 e 3, o que reforça a necessidade de alerta. A presença de sistemas convectivos confirma a continuidade das chuvas típicas do verão amazônico, acompanhadas de descargas elétricas.
Ainda neste domingo, há forte incidência de descargas elétricas nas proximidades de Porto Velho, especialmente no nordeste do município, atingindo áreas de preservação como a Floresta Nacional do Jacundá e a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no baixo rio Madeira. Imagens do satélite GOES-19 indicam chuvas sobre toda a capital, ainda que de forma moderada.
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam a ocorrência de temporais nas próximas horas em Porto Velho, com alerta para chuvas intensas nas regiões Norte, Nordeste, Leste, Sudeste e Sul do município.











































