Washington (EUA), 10 de outubro de 2025 — A Casa Branca criticou nesta sexta-feira (10) a decisão do Comitê Norueguês do Nobel de conceder o Prêmio Nobel da Paz à líder da oposição venezuelana María Corina Machado, em vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em declaração publicada no X, o porta-voz Steven Cheung afirmou que Trump “continuará fazendo acordos de paz, acabando com guerras e salvando vidas” e que o comitê “provou que coloca a política acima da paz”.
A honraria foi concedida a María Corina Machado em reconhecimento aos “corajosos defensores da liberdade que se levantam e resistem” contra regimes autoritários, segundo o Comitê do Nobel.
Trump havia feito campanha ativa para receber o prêmio, anunciando recentemente um cessar-fogo e acordo de reféns em Gaza, medidas que visavam a contenção de conflitos e a proteção de civis na região.
Até o momento, o presidente republicano não comentou formalmente a decisão do Nobel, mas compartilhou vídeos em sua conta Truth Social, mostrando apoiadores comemorando o acordo em Gaza.








































