DOMINGO, 28/09/2025

Após atuação do TCE, Rondônia consegue redução histórica de queimadas, focos de calor e melhoria da qualidade do ar

Em 2025, Rondônia conseguiu reduzir substancialmente a área de queimadas e os focos de calor, além de melhorar consideravelmente a qualidade do ar que todos respiramos. As condições climáticas favoráveis também contribuíram para o cenário.

Por ASCOM - 20

Publicado em 

Após atuação do TCE, Rondônia consegue redução histórica de queimadas, focos de calor e melhoria da qualidade do ar

A atuação efetiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) permitiu a Rondônia conquistar um resultado histórico em relação à queda do número de queimadas e incêndios florestais, com reflexos diretos na economia, no meio ambiente e, principalmente, para a população.

Em 2025, Rondônia conseguiu reduzir substancialmente a área de queimadas e os focos de calor, além de melhorar consideravelmente a qualidade do ar que todos respiramos. As condições climáticas favoráveis também contribuíram para o cenário.

E o protagonismo do TCE-RO nesses resultados é notório, com ações de fiscalização, controle, prevenção e orientação.

O órgão induziu melhorias na gestão estadual e dos municípios, com a determinação de medidas, que reduziram danos e fortaleceram o combate a incêndios florestais.

Com a determinação do tribunal, o estado aparelhou os órgãos ambientais com disponibilidade orçamentária e financeira. No total foram investidos R$ 20 milhões de reais.

Em razão da situação climática alarmante vivenciada no estado em 2024, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promoveu, no dia 5 de setembro de 2024, uma reunião emergencial, com representantes de Poderes e Órgãos autônomos, forças de segurança, defesa civil e instituições do setor agrícola.

O encontro serviu para discutir estratégias e soluções imediatas e futuras para o enfrentamento das queimadas, provocadas pelos incêndios florestais.

Ainda em setembro de 2024, a Secretaria Geral de Controle Externo representou em face o governo estadual. A representação teve o apoio da Secretaria de Políticas Públicas do Tribunal de Contas.

Nos meses seguintes, o TCE-RO promoveu outras reuniões e ações estratégicas com órgãos públicos municipais, estaduais e federais, forças de segurança e a Defesa Civil para definir medidas de combate e controle do fogo.

O Tribunal também realizou visita técnica à base montada na Estação Ecológica Soldado da Borracha e garantiu suporte técnico ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RO) para a contratação de aeronaves no combate às chamas.

Com o apoio do TCE-RO, foi realizado o 1º Encontro Operacional do Painel do Fogo, em Porto Velho. O evento reuniu autoridades e representantes de instituições para debater cenários, estratégias e o prognóstico de seca e queimadas para 2025.

No âmbito nacional, os Tribunais de Contas do Brasil emitiram uma nota conjunta sobre a necessidade de uma atuação prioritária, sistêmica e uniforme no enfrentamento das queimadas, incêndios florestais e avanço do desmatamento nos estados.

O documento traz 16 recomendações para garantir maior eficiência administrativa e um controle externo.

A partir da atuação do TCE, em 2024, o Tribunal, em 18 de fevereiro de 2025, expediu ofícios com determinações sobre o tema ao Governador do Estado, à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), aos prefeitos e as secretarias municipais de meio ambiente.

Nos documentos, o TCE-RO determina medidas voltadas à fiscalização, controle, educação e conscientização ambiental, além de cobrar uma atuação efetiva da Defesa Civil Municipal e um alinhamento entre órgãos municipais, estaduais e federais.

Em razão da urgência do tema, o TCE-RO estabeleceu o prazo para a adoção das providências, além de monitorar efetivamente o que tem sido feito pela gestão pública.

Em julho deste ano, o Tribunal se reuniu com gestores e técnicos do município de Porto Velho e do Estado para debater ações emergenciais concretas e coordenadas de prevenção e combate às queimadas urbanas na Capital.

Segundo números divulgados pelo MapBiomas Fogo, a área queimada no estado de Rondônia nos meses de julho e agosto – período crítico do verão amazônico – de 2025 foi 86.258,08 hectares. É a menor marca para o período nos últimos 7 anos!

E mais: comparando-se com os meses de julho e agosto de 2024, a redução superou os 67,5%, mostrando o acerto das iniciativas realizadas pelo Tribunal de Contas, no estímulo ao aprimoramento da gestão estadual e municipal nesse quesito, que impacta diretamente o meio ambiente.

Rondônia também se destacou como o estado brasileiro com maior queda no registro de focos de calor em 2025.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro a agosto de 2024, Rondônia registrou 4.522 focos de calor. No mesmo período de 2025, houve apenas 668, uma redução superior a 84%.

Outro ponto extremamente positivo e que reflete na saúde pública é a melhora da qualidade do ar em Rondônia.

Números obtidos por meio da rede de sensores PurpleAir mostram que, no dia 22 de setembro de 2024, a qualidade do ar em Porto Velho foi classificada como “perigosa para a saúde humana”.

À época, a capital rondoniense ficou entre os piores índices de qualidade do ar do país.

Exatamente um ano depois, nesta segunda-feira (22 de setembro de 2025), o cenário se mostrou totalmente diferente. A qualidade do ar é considerada aceitável, dentro dos padrões estabelecidos internacionalmente.

Além dos danos à saúde pública e das consequências ambientais e sociais, as queimadas e incêndios florestais de 2024 causaram impacto em outras áreas, como o cancelamento de voos, o que afetou a logística e a economia regional.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de janeiro a julho daquele ano 177 voos foram cancelados. No mesmo período deste ano, são registrados apenas 38 cancelamentos.

A ANAC não divulga o motivo dos cancelamentos, porém, no período da crise hídrica de 2024 foram muitas ocorrências dessa natureza, amplamente publicadas pela mídia, incluindo o fechamento de aeroportos no país devido à fumaça das queimadas.

Para ampliar a conscientização, o TCE-RO lançou a campanha de comunicação “Menos queimadas, mais saúde”, que alertou a população sobre os riscos ambientais, sociais e econômicos das queimadas em 2025.

A participação da sociedade é fundamental para evitar novas crises ambientais e de saúde pública.

Medidas simples, como não atear fogo em terrenos e descartar corretamente materiais inflamáveis, ajudam a reduzir os focos de incêndio.

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia reforça seu compromisso de manter fiscalização permanente e coordenada, além da indução políticas públicas em defesa da sustentabilidade e de ações estratégicas sérias para prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais.

A ideia é evitar os níveis alarmantes verificados em 2024, e que resultaram na destruição de vastas áreas de vegetação, com impactos severos sobre a biodiversidade, a saúde pública e a economia.

O TCE-RO já trabalha na implementação de mecanismo que envolverá planejamento e fiscalização de ações do poder público estadual e dos municípios no combate ao fogo, a partir do desenvolvimento de planos de prevenção, capacitação, campanhas de conscientização e ações conjuntas.

O objetivo é garantir que haja uma atuação efetiva e um esforço coletivo para evitar danos ambientais, econômicos e à saúde humana causados pelas queimadas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gravidez e puerpério exigem cuidados redobrados ao dirigir

Gravidez e puerpério exigem cuidados redobrados ao dirigir

Abramet alerta para os riscos de náuseas, cansaço e inchaço na direção e recomenda a gestantes evitar trajetos longos e ajustar o cinto de segurança corretamente.
L
Motoristas com TDAH têm dobro do risco de acidentes no trânsito

Motoristas com TDAH têm dobro do risco de acidentes no trânsito

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) eleva em duas vezes a chance de sinistros, pois condutores tendem a superestimar a competência e buscar por comportamentos de risco.
L
Remédios comuns podem afetar segurança ao dirigir, alerta Abramet

Remédios comuns podem afetar segurança ao dirigir, alerta Abramet

Antidepressivos, ansiolíticos e até antialérgicos estão na lista de medicamentos que comprometem a capacidade de guiar um veículo, aumentando o risco de acidentes no trânsito.
L
Programa de alimentação escolar brasileiro é modelo mundial aos 70 anos

Programa de alimentação escolar brasileiro é modelo mundial aos 70 anos

PNAE é referência internacional e foi debatido em Cúpula da ONU por unir saúde, educação e fomento à agricultura familiar, atendendo 40 milhões de estudantes no Brasil.
L
Pesca esportiva volta a movimentar economia em Porto Velho

Pesca esportiva volta a movimentar economia em Porto Velho

Festival de pesca na Vila Nova de Teotônio marca a retomada da modalidade na capital rondoniense e abre as comemorações do aniversário de 111 anos da cidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Haddad critica 'loucura' de vincular isenção do IR à anistia

Haddad critica ‘loucura’ de vincular isenção do IR à anistia

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se manifestou contra a tentativa de parlamentares de atrelar a votação do projeto de isenção do Imposto de Renda à da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro.
L
Cuidado com o coração é prioridade para a maioria dos brasileiros

Cuidado com o coração é prioridade para a maioria dos brasileiros

Pesquisa Ipsos indica que seis em cada dez brasileiros mudaram hábitos de vida para cuidar do coração, mas desconhecem a diferença de sintomas de infarto entre homens e mulheres.
L

Nota de pesar: Maria Santos Gonçalves

Família e amigos se despedem de Maria Santos Gonçalves, mulher simples e generosa, com velório hoje (27/09) na Assembleia de Deus, em Porto Velho.
L

Momento Agro: Entrevista com Rodrigo da Silva Ribeiro

No próximo sábado, dia 27, às 11h, o programa Momento Agro recebe Rodrigo da Silva Ribeiro
L
Crime de furto de energia oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia

Crime de furto de energia: oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia

Operações da Polícia Militar resultaram em seis prisões em Porto Velho e outras duas em Cacoal, onde criminosos chegaram a furtar 1.200 metros de cabos da rede elétrica
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Seção Judiciária de Rondônia abre seleção pública para Programa de Residência Jurídica com bolsa de R$ 3 mil

Última semana de inscrições para o Programa de Residência Jurídica do TRF1 em Rondônia

Candidatos têm até as 16h de 29 de setembro para garantir participação no processo seletivo; bolsa é de R$ 3 mil mais auxílio-transporte
L
Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L

POLÍTICA

Restrições a Padilha não frearão acordos na saúde com os EUA

Restrições a Padilha não frearão acordos na saúde com os EUA

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que vetos de Donald Trump na ONU podem atrasar, mas não impedirão parcerias internacionais, citando já haver acordos para produção de vacinas.
L
STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

STF vai julgar vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos

A Suprema Corte inicia na próxima quarta-feira (1º) a análise de duas ações da Rappi e Uber, que contestam decisões trabalhistas sobre a “uberização” e podem impactar 10 mil processos no país.
L
Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Onda bolsonarista perde força após condenação, avalia cientista político

Para Gabriel Rezende, doutor pela PUC-Rio e autor de um novo livro, o populismo de direita no Brasil demonstra sinais de enfraquecimento e vive um momento de rearranjo político.
L
Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Ao lado de Michelle Bolsonaro, PL Mulher Rondônia se consolida como o maior movimento feminino partidário do estado

Encontro de mandatárias do partido, liderado por Sandra Melo, definiu metas e estratégias já para as eleições de 2026
L
Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

Barroso afirma que STF pode reagir contra sanções dos EUA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse que a Corte aguardará o fim do julgamento da trama golpista para avaliar possíveis medidas contra as sanções impostas pelos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito que fugiu e deixou comparsa morto durante assalto é preso

Suspeito que fugiu e deixou comparsa morto durante assalto é preso

Já nesta tarde, a PM localizou o suspeito na Rua Manacaparu, ainda no mesmo bairro. O indivíduo foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
12
Polícias de RO e AM prendem dupla envolvida em furto a joalheria

Morador de Porto Velho é espancado por criminosos após acusação de ser informante da PM

Homem de 44 anos foi atacado por membros do PCC em Porto Velho após ser acusado de ser informante da Polícia Militar (PM) no residencial Morar Melhor.
16
Mulher é presa depois de furtar calcinhas em supermercado na capital

Mulher é presa depois de furtar calcinhas em supermercado na capital

Seguranças fizeram a abordagem da suspeita no estacionamento, depois que ela pegou vários objetos, pagou parte deles e depois tentou deixar o local com outros escondidos em uma sacola de cor preta.
12
Criminoso tenta matar casal a facadas durante roubo e acaba surrado pela população

Criminoso tenta matar casal a facadas durante roubo e acaba surrado pela população

O criminoso armado com duas facas invadiu uma residência e tentou manter o casal refém, colocando as vítimas dentro do quarto, no entanto, eles reagiram entrando em luta corporal com o bandido que depois fugiu correndo sem levar nada.
16
Cabo da PM reage roubo e mata bandido a tiros na zona leste

Cabo da PM reage roubo e mata bandido a tiros na zona leste

Segundo informações apuradas pelo site, o criminoso e um comparsa que estavam de moto, tentaram assaltar o policial que estava de folga na companhia da esposa e filho.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Libertadores: Conmebol divulga datas e horários das semifinais

Libertadores: Conmebol divulga datas e horários das semifinais

Palmeiras e Flamengo disputam vaga na final da Libertadores em busca do tetracampeonato e podem reeditar a decisão de 2021.
L

Dupla é presa furtando blocos de concreto da prefeitura na zona Leste de Porto Velho

Homens foram flagrados na Avenida José Vieira Caúla, bairro Socialista, enquanto furtavam blocos de concreto pertencentes à prefeitura.
10
Equipe do sargento Machado recupera carro roubado de idoso amarrado em assalto em Porto Velho

Equipe do sargento Machado recupera carro roubado de idoso amarrado em assalto em Porto Velho

Veículo Ford Fiesta, roubado de um idoso de 67 anos na última segunda-feira (22), foi localizado abandonado em matagal no bairro Jardim Santana.
10
Briga de casal durante bebedeira termina em facada e homem ferido

Briga de casal durante bebedeira termina em facada e homem ferido

A PM foi acionada, encontrou a suspeita ainda na casa e realizou a prisão em flagrante.
14
Bandidos roubam caminhonete e R$ 7 mil de empresário na BR-319

Bandidos roubam caminhonete e R$ 7 mil de empresário na BR-319

Empresário de 35 anos foi rendido por dupla armada em motocicleta, que levou uma caminhonete S10 e dinheiro na BR-319.
10

Vulgo “Playboy do CV” é preso pela equipe do sgt Machado depois de engolir drogas em boca de fumo

Durante a revista pessoal, ainda foram encontradas porções de crack, cocaína e dinheiro em posse do acusado.
10
Reuniões de escuta ao povo Cinta Larga acontecem entre 29 de setembro e 4 de outubro em Rondônia e Mato Grosso

Reuniões de escuta ao povo Cinta Larga acontecem entre 29 de setembro e 4 de outubro em Rondônia e Mato Grosso

Reuniões com o povo Cinta Larga discutirão mineração em territórios tradicionais, com tradução para a língua indígena e apoio de órgãos federais e estaduais.
L
Princípio de incêndio atinge ponto comercial no Três Marias

Princípio de incêndio atinge ponto comercial no Três Marias

Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
10
Cadeirante foragido por violência doméstica é recapturado pela PM na zona Leste

Cadeirante foragido por violência doméstica é recapturado pela PM na zona Leste

A prisão ocorreu na Rua Luís de Camões, bairro Aponiã, zona Leste da capital.
10
Dia Mundial do Turismo: Governo de Rondônia celebra diversidade cultural e natural do estado

Dia Mundial do Turismo: Governo de Rondônia celebra diversidade cultural e natural do estado

No Dia Mundial do Turismo, governo de Rondônia reforça políticas públicas e destaca atrativos culturais, gastronômicos e naturais do estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.