DOMINGO, 28/12/2025

Em destaque

Após atuação do TCE, Rondônia consegue redução histórica de queimadas, focos de calor e melhoria da qualidade do ar

Em 2025, Rondônia conseguiu reduzir substancialmente a área de queimadas e os focos de calor, além de melhorar consideravelmente a qualidade do ar que todos respiramos. As condições climáticas favoráveis também contribuíram para o cenário.

Por ASCOM - 20

Publicado em 

Após atuação do TCE, Rondônia consegue redução histórica de queimadas, focos de calor e melhoria da qualidade do ar

A atuação efetiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) permitiu a Rondônia conquistar um resultado histórico em relação à queda do número de queimadas e incêndios florestais, com reflexos diretos na economia, no meio ambiente e, principalmente, para a população.

Em 2025, Rondônia conseguiu reduzir substancialmente a área de queimadas e os focos de calor, além de melhorar consideravelmente a qualidade do ar que todos respiramos. As condições climáticas favoráveis também contribuíram para o cenário.

E o protagonismo do TCE-RO nesses resultados é notório, com ações de fiscalização, controle, prevenção e orientação.

O órgão induziu melhorias na gestão estadual e dos municípios, com a determinação de medidas, que reduziram danos e fortaleceram o combate a incêndios florestais.

Com a determinação do tribunal, o estado aparelhou os órgãos ambientais com disponibilidade orçamentária e financeira. No total foram investidos R$ 20 milhões de reais.

Em razão da situação climática alarmante vivenciada no estado em 2024, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promoveu, no dia 5 de setembro de 2024, uma reunião emergencial, com representantes de Poderes e Órgãos autônomos, forças de segurança, defesa civil e instituições do setor agrícola.

O encontro serviu para discutir estratégias e soluções imediatas e futuras para o enfrentamento das queimadas, provocadas pelos incêndios florestais.

Ainda em setembro de 2024, a Secretaria Geral de Controle Externo representou em face o governo estadual. A representação teve o apoio da Secretaria de Políticas Públicas do Tribunal de Contas.

Nos meses seguintes, o TCE-RO promoveu outras reuniões e ações estratégicas com órgãos públicos municipais, estaduais e federais, forças de segurança e a Defesa Civil para definir medidas de combate e controle do fogo.

O Tribunal também realizou visita técnica à base montada na Estação Ecológica Soldado da Borracha e garantiu suporte técnico ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RO) para a contratação de aeronaves no combate às chamas.

Com o apoio do TCE-RO, foi realizado o 1º Encontro Operacional do Painel do Fogo, em Porto Velho. O evento reuniu autoridades e representantes de instituições para debater cenários, estratégias e o prognóstico de seca e queimadas para 2025.

No âmbito nacional, os Tribunais de Contas do Brasil emitiram uma nota conjunta sobre a necessidade de uma atuação prioritária, sistêmica e uniforme no enfrentamento das queimadas, incêndios florestais e avanço do desmatamento nos estados.

O documento traz 16 recomendações para garantir maior eficiência administrativa e um controle externo.

A partir da atuação do TCE, em 2024, o Tribunal, em 18 de fevereiro de 2025, expediu ofícios com determinações sobre o tema ao Governador do Estado, à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), aos prefeitos e as secretarias municipais de meio ambiente.

Nos documentos, o TCE-RO determina medidas voltadas à fiscalização, controle, educação e conscientização ambiental, além de cobrar uma atuação efetiva da Defesa Civil Municipal e um alinhamento entre órgãos municipais, estaduais e federais.

Em razão da urgência do tema, o TCE-RO estabeleceu o prazo para a adoção das providências, além de monitorar efetivamente o que tem sido feito pela gestão pública.

Em julho deste ano, o Tribunal se reuniu com gestores e técnicos do município de Porto Velho e do Estado para debater ações emergenciais concretas e coordenadas de prevenção e combate às queimadas urbanas na Capital.

Segundo números divulgados pelo MapBiomas Fogo, a área queimada no estado de Rondônia nos meses de julho e agosto – período crítico do verão amazônico – de 2025 foi 86.258,08 hectares. É a menor marca para o período nos últimos 7 anos!

E mais: comparando-se com os meses de julho e agosto de 2024, a redução superou os 67,5%, mostrando o acerto das iniciativas realizadas pelo Tribunal de Contas, no estímulo ao aprimoramento da gestão estadual e municipal nesse quesito, que impacta diretamente o meio ambiente.

Rondônia também se destacou como o estado brasileiro com maior queda no registro de focos de calor em 2025.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro a agosto de 2024, Rondônia registrou 4.522 focos de calor. No mesmo período de 2025, houve apenas 668, uma redução superior a 84%.

Outro ponto extremamente positivo e que reflete na saúde pública é a melhora da qualidade do ar em Rondônia.

Números obtidos por meio da rede de sensores PurpleAir mostram que, no dia 22 de setembro de 2024, a qualidade do ar em Porto Velho foi classificada como “perigosa para a saúde humana”.

À época, a capital rondoniense ficou entre os piores índices de qualidade do ar do país.

Exatamente um ano depois, nesta segunda-feira (22 de setembro de 2025), o cenário se mostrou totalmente diferente. A qualidade do ar é considerada aceitável, dentro dos padrões estabelecidos internacionalmente.

Além dos danos à saúde pública e das consequências ambientais e sociais, as queimadas e incêndios florestais de 2024 causaram impacto em outras áreas, como o cancelamento de voos, o que afetou a logística e a economia regional.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de janeiro a julho daquele ano 177 voos foram cancelados. No mesmo período deste ano, são registrados apenas 38 cancelamentos.

A ANAC não divulga o motivo dos cancelamentos, porém, no período da crise hídrica de 2024 foram muitas ocorrências dessa natureza, amplamente publicadas pela mídia, incluindo o fechamento de aeroportos no país devido à fumaça das queimadas.

Para ampliar a conscientização, o TCE-RO lançou a campanha de comunicação “Menos queimadas, mais saúde”, que alertou a população sobre os riscos ambientais, sociais e econômicos das queimadas em 2025.

A participação da sociedade é fundamental para evitar novas crises ambientais e de saúde pública.

Medidas simples, como não atear fogo em terrenos e descartar corretamente materiais inflamáveis, ajudam a reduzir os focos de incêndio.

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia reforça seu compromisso de manter fiscalização permanente e coordenada, além da indução políticas públicas em defesa da sustentabilidade e de ações estratégicas sérias para prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais.

A ideia é evitar os níveis alarmantes verificados em 2024, e que resultaram na destruição de vastas áreas de vegetação, com impactos severos sobre a biodiversidade, a saúde pública e a economia.

O TCE-RO já trabalha na implementação de mecanismo que envolverá planejamento e fiscalização de ações do poder público estadual e dos municípios no combate ao fogo, a partir do desenvolvimento de planos de prevenção, capacitação, campanhas de conscientização e ações conjuntas.

O objetivo é garantir que haja uma atuação efetiva e um esforço coletivo para evitar danos ambientais, econômicos e à saúde humana causados pelas queimadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Peixes tímidos ou ousados? Acredite eles têm estilo

Peixes tímidos ou ousados? Acredite eles têm estilo

Personalidade dos peixes inclui timidez e ousadia.
L

Coluna do Carlos Caldeira: Natal & traições, versão 2025

Uma análise irônica e bem-humorada sobre o discurso natalino de Michelle Bolsonaro, que trocou clima de paz e união por insinuações de traição e drama político em plena celebração de fim de ano
L

Momento Agro: entrevista especial com Gilberto Borgio da Boa Safra

No Momento Agro deste sábado, dia 27, o programa recebe o senhor Gilberto Borgio, representante da Boa Safra, para uma conversa especial sobre história, crescimento, desafios e inovação no setor agropecuário.
L
Fogos com estampido representam risco a animais e pessoas

Fogos com estampido representam risco a animais e pessoas

Fogos de artifício geram alerta sobre fogos de artifício.
L
Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Subtítulo: Incêndio mobiliza bombeiros e apoio municipal.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Juvino Moura Filho

Familiares e amigos se despedem de Juvino Moura Filho, ex-vereador de Costa Marques e militar reformado do Exército Brasileiro, lembrado por sua alegria, simplicidade, amor à família e dedicação à comunidade.
L

Nota de pesar: Julia Lopes de Carvalho (“Santa”)

Uma despedida marcada por fé, serenidade e gratidão pela vida de Julia Lopes de Carvalho, a querida “Santa”, que deixa um legado de amor, devoção e ensinamentos para sua família e amigos
L
Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Política externa fortalece protagonismo e política externa reposiciona o país.
L
Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Campanha reforça alerta contra abandono de animais.
L
Horóscopo de Segunda-Feira, 29/12/2025: organização emocional e foco no encerramento do ano

Horóscopo de Sábado, 27/12/2025: balanços finais e preparo para novos ciclos

O horóscopo de 27 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reflexões profundas, ajustes emocionais e decisões conscientes antes do encerramento do ano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves propõe curso de formação para professores especialistas em TEA na rede estadual

Deputado Edevaldo Neves propõe curso de formação para professores especialistas em TEA na rede estadual

O objetivo central da iniciativa é suprir a crescente demanda por educação inclusiva na rede pública estadual.
L
Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Comunidade quilombola celebra reconhecimento territorial quilombola.
L
Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Pronunciamento de Lula destaca avanços e desafios nacionais.
L
AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

Decisão garante continuidade do programa CNH do Brasil e redução de custos.
L
Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Ex-presidente recebe fisioterapia e medicação para prevenir trombose.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 21 anos é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Panda

Jovem de 21 anos é presa ao tentar entrar com drogas no presídio Urso Panda

Suspeita pretendia entregar entorpecentes ao irmão durante visita neste sábado; o flagrante de drogas nas partes íntimas ocorreu durante inspeção eletrônica.
10
Moto aplicativo foge e abandona passageira adolescente após acidente na Zona Leste

Moto aplicativo foge e abandona passageira adolescente após acidente na Zona Leste

Acidente no bairro Lagoa envolveu duas motocicletas e deixou três feridos na tarde deste sábado.
12
Força-tarefa reduz passivo de inquéritos na DEAM de Vilhena

Força-tarefa reduz passivo de inquéritos na DEAM de Vilhena

Força-tarefa acelera força-tarefa e melhora atendimento.
14
PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

Trama golpista tem novas prisões determinadas por Moraes.
12
Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Tentativa de homicídio é investigada pela polícia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Maior duração de órgãos editados gera esperança no xenotransplante.
L
Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Atletismo lidera temporada e impulsiona o Brasil no ciclo; atletismo.
L
Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos mantém liderança após empate na Copa Africana.
L
Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Pagamento segue acordo judicial entre Sintero e categoria.
L
Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Ação integrada combate tráfico na Operação Madeira-Mamoré.
12
Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Lavagem de dinheiro investigada após apreensão de valores e ouro.
14
Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Roubo registrado próximo a faculdade termina com apreensões.
14
Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Extração ilegal de madeira mobiliza operação integrada.
12
Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional preso com documento falso.
12
Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Entorpecentes apreendidos em empresa logística.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.