As obras da nova ponte do bairro Costa e Silva, zona Norte de Porto Velho, iniciadas em junho de 2025, entram agora na etapa final, com a montagem da estrutura principal após a preparação completa da base do terreno. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e visa garantir segurança aos moradores e melhorar a circulação local.
A antiga ponte, de cerca de 30 metros, era construída com madeiras desgastadas e apresentava riscos, principalmente para crianças que a utilizavam diariamente para ir à escola. A nova estrutura atende a uma demanda histórica da comunidade e proporcionará maior segurança e conforto no trajeto entre as ruas 21 de Maio e Nunes Machado.
Estrutura da nova ponte
O encarregado de campo da Seinfra, Francisco Civan, detalhou que a ponte terá 11 metros de comprimento e 1,20 metro de largura, com guarda-corpo para proteção de pedestres e ciclistas.
“Antes de iniciar a ponte, fizemos a escavação e instalação de uma nova rede de drenagem com manilhas de 600 milímetros, além do aterro que elevou quase 3 metros de profundidade. Também construímos uma mureta de contenção para que o aterro não descesse até o leito do córrego”, explicou Francisco Civan.
O assoalho será feito com pranchão de madeira, enquanto outras partes da ponte serão construídas em alvenaria, garantindo durabilidade e segurança.
Benefícios para a comunidade
A nova ponte vai gerar impactos positivos importantes, como:
-
Facilitar a circulação e o acesso entre ruas do bairro;
-
Aumentar a segurança de pedestres e ciclistas;
-
Melhorar a infraestrutura urbana;
-
Estimular o desenvolvimento econômico local;
-
Promover integração social entre moradores.
O secretário da Seinfra, Thiago Cantanhede, reforçou que a Prefeitura segue atuando em diversos pontos da capital para proporcionar mais qualidade de vida aos porto-velhenses.
“A ponte do Costa e Silva deve ser entregue nos próximos dias. A situação estava complicada e os moradores corriam riscos. Com esta obra, eles terão segurança e poderão circular tranquilamente pelo local”, destacou Thiago Cantanhede.