Você sabia que um poste não abriga apenas fios da rede de energia? Em muitos casos, a estrutura também é compartilhada com cabos de internet e telefonia de empresas de telecomunicações. Nessas situações, os técnicos precisam subir nos postes para realizar manutenções e reparos. Embora seja uma atividade rotineira, ela envolve riscos elevados e exige atenção redobrada.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os acidentes com choques elétricos cresceram 11% no país em 2024. Em Rondônia, foram 19 ocorrências, das quais 13 resultaram em mortes. Grande parte desses casos envolveu profissionais de telecomunicação.
A Energisa Rondônia reforça a importância da adoção de protocolos de segurança ao trabalhar em áreas próximas à rede elétrica. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a checagem prévia da situação do poste e a comunicação com a concessionária antes de qualquer intervenção são medidas fundamentais para reduzir os riscos.
“Nosso alerta é para que todos os técnicos de empresas de telecomunicações nunca subestimem os riscos de estar perto da rede elétrica. A eletricidade não dá segunda chance. A adoção de práticas seguras, como manter distância mínima dos cabos energizados, utilizar os equipamentos adequados e solicitar apoio quando necessário, pode salvar vidas”, destaca Jucilene Dias, coordenadora de Segurança da Energisa Rondônia.
Orientações principais para os profissionais
-
Sempre utilizar os EPIs recomendados.
-
Manter distância segura dos cabos de energia.
-
Conferir previamente se o poste abriga cabos energizados.
-
Acionar a concessionária em caso de dúvidas ou necessidade de apoio.
Em caso de emergência
A população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou entrar em contato com a Energisa Rondônia pelos canais oficiais:
-
Central de Atendimento: 0800 647 0120
-
WhatsApp (Gisa): (69) 99358-9673
-
Aplicativo: Energisa On
-
Site: www.energisa.com.br