A consulta dos preços praticados diariamente nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) ganhou uma nova apresentação mais dinâmica e intuitiva. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou o Painel de Informações, disponível na página do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), em parceria com as Ceasas que integram o programa.
O objetivo é oferecer maior clareza, agilidade e interatividade na leitura das informações, ampliando a transparência para produtores, comerciantes, pesquisadores e consumidores.
Como funciona o novo painel
-
Página inicial: mostra a média dos preços diários dos 48 produtos mais comercializados em 42 centrais.
-
Segunda aba: exibe gráfico de dispersão com comparação semanal frente à média do mês anterior, além do histórico detalhado de cotações.
-
Terceira aba: apresenta tabela comparativa da variação semanal e mensal, com filtros por estado, grupo (frutas, hortaliças e ovos) e central específica.
O sistema também permite ordenar os resultados conforme o interesse do usuário e conta com um gráfico em blocos que destaca os itens com maior alta ou queda de preços.
Mais clareza para o mercado
Para a superintendente de Gestão da Oferta da Conab, Candice Mello Romero Santos, a mudança aproxima os dados do usuário final.
“Ao apresentar as informações em um formato mais acessível e interativo, o novo Painel de Informações amplia a transparência sobre a movimentação de preços nas Ceasas. A ferramenta se consolida como um serviço que facilita a análise e apoia a tomada de decisões”, destacou.
Perspectivas de evolução
O conjunto de dados permanece o mesmo: uma lista fixa de 48 itens, definida em conjunto com as centrais parceiras. Em 2024, 42 Ceasas enviaram regularmente suas cotações para alimentar o sistema.
A Conab estuda, em parceria com a Abracen e a Fiocruz, formas de aprimorar a metodologia de coleta, garantindo ainda mais consistência e confiabilidade das informações.
O acesso ao novo painel já está disponível no site da Conab, na página do Prohort, na seção “consulta de preços diários”.