Kanindé, Metareilá e WWF entregam agroindústria de castanha-da-Amazônia para indígenas

O projeto da Kanindé, em parceria com a Metareilá e o WWF, entregou uma agroindústria de castanha-da-amazônia para o povo indígena Paiter Suruí, em Cacoal.

Fonte: Emerson Barbosa | News Rondônia

Publicado em

Kanindé, Metareilá e WWF entregam agroindústria de castanha-da-Amazônia para indígenas

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé entregou uma agroindústria para o processamento de castanha-da-Amazônia na Terra Indígena Sete de Setembro, aldeia Lapetanha, em Cacoal, Rondônia. A iniciativa, que visa promover o desenvolvimento sustentável da comunidade indígena, foi realizada em parceria com a Associação Metareilá do povo Indígena Paiter Suruí e o WWF.

Durante a entrega, o líder indígena Almir Suruí destacou que a colaboração de parceiros é crucial para a defesa da floresta. “A defesa da floresta e a luta por sua preservação não são possíveis sozinhos“, ressaltou. A ativista Txai Suruí e a indigenista Neide Cardozo também enfatizaram o respeito pela floresta e a capacitação dos indígenas para operar a nova unidade.

Tecnologia, formação e pesquisa

A agroindústria, chamada Garah Ma Magahb, foi construída na aldeia Lapetanha com tecnologia de ponta e terá sua castanha comercializada no mercado externo. Além da infraestrutura, houve a formação de pessoal para atuar na fábrica, com a criação de uma cartilha detalhada. O projeto, que custou R$ 590 mil, é parte do Projeto de Proteção de Povos Indígenas e Tradicionais do Brasil, com financiamento do Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

A Kanindé também divulgou uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o impacto do mercúrio nas áreas protegidas da Amazônia. O estudo, que investigou a influência da mineração ilegal na vida dos indígenas Paiter Suruí, revelou um aumento nos casos de contaminação por mercúrio em crianças. Txai Suruí considerou a pesquisa preocupante e destacou a necessidade de ações para proteger as futuras gerações.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS