O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin se reuniu nesta quinta-feira (7) com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos. O encontro, realizado no prédio do ministério em Brasília, ocorreu fora da agenda oficial, um dia após a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Nem o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) nem a embaixada detalharam o teor da conversa. A pasta apenas informou que a reunião tratou da relação Brasil-EUA em meio ao cenário de novas tarifas.
Impacto das Novas Tarifas
A tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump afeta 35,9% das exportações brasileiras para os Estados Unidos. Itens como carne e café estão entre os produtos que sofreram a sobretaxa. Por outro lado, 44,6% dos produtos continuam com a tarifa de 10%, incluindo suco de laranja, aeronaves e veículos.
Diante do cenário, o governo brasileiro está finalizando um plano de contingência para apoiar os setores afetados. A data para a apresentação da medida provisória ainda não foi anunciada.
Representação Diplomática e Outros Encontros
Gabriel Escobar atua como o principal interlocutor do governo estadunidense no Brasil. O cargo de embaixador está vago desde a saída de Elizabeth Bagley em janeiro. Antes e depois da reunião com Alckmin, Escobar teve outros encontros no Congresso Nacional, incluindo uma conversa com o senador Nelsinho Trad.