QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Eventos climáticos deixam 242 milhões de alunos sem aulas em 2024

Sul da Ásia foi a região mais afetada com 128 milhões sem estudos

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Eventos climáticos deixam 242 milhões de alunos sem aulas em 2024
RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

Pelo menos 242 milhões de estudantes em 85 países tiveram os estudos interrompidos em 2024 por conta de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, ciclones tropicais, tempestades, inundações e secas, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Apenas no Brasil, ficaram sem aula por algum período no ano passado 1,17 milhão de crianças e adolescentes. As enchentes no Rio Grande do Sul foram a principal causa.

Os dados são do relatório Learning Interrupted: Global Snapshot of Climate-Related School Disruptions in 2024 (Aprendizagem interrompida: panorama global das interrupções escolares relacionadas ao clima em 2024), que analisa os impactos dos eventos climáticos nas escolas e, consequentemente, no aprendizado das crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio.

Segundo o estudo, as ondas de calor foram o risco climático que mais levou ao fechamento de escolas no ano passado, com mais de 118 milhões de estudantes afetados apenas em abril. Nesse mês, Bangladesh e Filipinas registraram fechamentos generalizados de escolas e o Camboja reduziu o horário escolar em duas horas. Em maio, as temperaturas chegaram 47 graus celsius em partes do sul da Ásia, o que, segundo o relatório, colocou as crianças em risco de insolação.

O Afeganistão, além das ondas de calor, sofreu com graves inundações repentinas que danificaram ou destruíram mais de 110 escolas em maio, impactando a educação de milhares de estudantes.

O mês, no entanto, com mais impacto na educação foi setembro, o início do ano letivo no hemisfério norte. Segundo o Unicef, pelo menos 16 países suspenderam as aulas no período devido a fenômenos meteorológicos extremos, incluindo o tufão Yagi, que afetou 16 milhões de crianças na Ásia Oriental e no Pacífico.

Chuvas torrenciais e inundações atingiram a Itália em setembro, impactando a vida escolar de mais de 900 mil estudantes, e atingiram a Espanha em outubro, interrompendo as aulas de 13 mil crianças.

De acordo com a análise, o sul da Ásia foi a região mais afetada, com 128 milhões de estudantes com interrupções nas atividades escolares por conta do clima em 2024.

Segundo a chefe de Educação do Unicef no Brasil, Mônica Pinto, o maior impacto climático na educação no Brasil em 2024 deve-se a enchentes no Rio Grande do Sul que deixaram milhares de estudantes sem aulas.

Ela ressalta que questões climáticas, como enchentes e secas, como as observadas na região Norte, que já existiam, têm sido agravadas com eventos extremos.

“Esse é um desafio para as redes de ensino no Brasil, muito agravado nos últimos anos com os eventos extremos. A gente tem vivenciado processos de enchentes no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, o mais recente e trágico no Rio Grande do Sul, onde a gente vivencia comunidades que têm perdas de vida e também de casas, de comunidades inteiras. E [há ainda] a dificuldade dessas famílias de retomarem a vida escolar de crianças e adolescentes, porque muitas vezes escolas são impactadas ou totalmente destruídas ou em parte, ou então que essas escolas acabam se tornando abrigos”, enfatiza Mônica.

Impactos na aprendizagem

O relatório também aponta que, em contextos frágeis, o fechamento prolongado das escolas torna menos provável o retorno dos alunos à sala de aula, levando ao abandono escolar e até mesmo ao maior risco de casamento infantil e trabalho infantil. A análise mostra que quase 74% dos estudantes afetados no ano passado estavam em países de rendimento baixo e médio baixo.

Segundo o relatório, as escolas e os sistemas educativos estão, em grande parte, pouco equipados para proteger os estudantes desses impactos. Além disso, o documento destaca que os investimentos financeiros voltados para os impactos climáticos na educação são baixos e ainda faltam dados globais sobre interrupções de aulas devido a riscos climáticos.

A chefe de Educação do Unicef no Brasil ressalta que, em eventos extremos, as redes de ensino devem estar preparadas para acolher os estudantes, compreendendo os impactos sofridos.

“Todos nós adultos a gente sabe quando a gente está passando por um problema ou por um processo, um trauma emocional muito grande, o quanto isso impacta na nossa vida, no nosso desempenho. Imagina uma criança, uma criança pequena, ou um adolescente. Se a gente deseja garantir os direitos de aprendizagem para os crianças e adolescentes nesse momento é preciso que possamos oferecer escolas resilientes, que a gente possa dar um acolhimento socioemocional para essas crianças e adolescentes e todo o nosso respeito aos educadores que estão ali lidando com essas crianças e adolescentes”, enfatiza.

Alertas

Diante desse cenário, o Unicef recomenda medidas globais para proteger crianças e adolescentes dos impactos climáticos. Entre elas estão investir em escolas e instalações de aprendizagem resilientes a catástrofes e inteligentes em termos climáticos para uma aprendizagem mais segura; e acelerar o financiamento para melhorar a resiliência climática na área de educação, incluindo o investimento em soluções comprovadas e promissoras.

“A mensagem importante que a gente precisa pensar enquanto sociedade é que cada vez mais é preciso que se estabeleça protocolos, mesmo que a gente não os utilize e pensar o quanto é essencial que as comunidades, que a sociedade, o poder público, as famílias e as instituições de referência priorizem os direitos de crianças e adolescentes, porque nem sempre é isso que a gente faz”, defende avalia Mônica.

Ela acrescenta que “a gente não pode construir as respostas depois que as calamidades ocorrem. Acho que tem que ter um comportamento preventivo”.

Mesmo em contextos de desastres, é preciso buscar manter a rotina das crianças e priorizar a educação.

“A gente pode identificar outros espaços que não sejam a escola para que famílias abrigadas, minimamente, possam fazer com que as crianças continuem indo às escolas. Para minimamente a gente manter a rotina dessas crianças. Com isso, a gente ajuda essas crianças e ajuda as famílias que precisam se reinventar, se recompor. Essa visão de cuidado com as crianças, com os adolescentes, precisa estar na centralidade desses planejamentos que a gente precisa fazer antes que as situações aconteçam”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Prefeitura realiza ações educativas para servidores

Palestra na Biblioteca Francisco Meirelles orienta gestores da saúde sobre como identificar condutas abusivas e fortalecer a ética profissional.
L

Quina acumula e prêmio sobe para R$ 16,5 milhões no concurso 6951

Nenhuma aposta acertou as cinco dezenas do concurso 6950, sorteado na terça-feira (10). Próximo sorteio acontece nesta quarta-feira (11)
L
Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Alunos realizam homenagem à professora Juliana Mattos em Porto Velho

Estudantes se reuniram com velas e cartazes para honrar a memória da docente assassinada por um acadêmico, cobrando justiça e segurança nas instituições.
L
Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Pedágio da BR-364 é retomado após decisão do TRF1

Justiça autoriza Nova 364 a restabelecer cobrança eletrônica entre Vilhena e Porto Velho; operação volta à meia-noite de 12 de fevereiro.
L
Campanha 'Não é Não' conscientiza contra assédio no Carnaval

Campanha ‘Não é Não’ conscientiza contra assédio no Carnaval

Governo do Rio reforça ações de combate à violência sexual após dados revelarem que metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio durante a festividade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Harrison Lira do Nascimento

A despedida de um mestre das palavras e dos acordes
L

Giro News: Violência de Gênero, Misoginia e Dados Oficiais

A proposta do programa é informar, conscientizar e estimular uma discussão qualificada, que ajude a transformar números e diagnósticos em ações concretas na vida real.
L
Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Estudantes devem acompanhar convocações nos sites das instituições.
L
MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Por maioria de votos, ministros decidem que mobilizações da sociedade civil contra eventos ou organizações são protegidas pela liberdade de expressão no país.
L
Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende assume o PRD em Rondônia e lidera federação com seis deputados, ampliando articulação política e reorganização partidária no estado.
L
Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Consulta pública indica que sites com conteúdos de risco devem adotar sistemas rigorosos de checagem para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Sessão foi interrompida e deve continuar nesta quinta-feira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Sargento da Polícia Militar é encontrado morto em Porto Velho

Militar de 41 anos estava afastado das funções para tratamento de saúde e foi localizado sem vida em uma residência no bairro São Cristóvão nesta quarta-feira.
18
PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

Entorpecente foi localizado em mala no compartimento de bagagem durante fiscalização em Vilhena.
10
Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Polícia Civil apreendeu simulacros e 25 mil reais em espécie na casa do investigado, que teria ameaçado pessoas com arma de fogo em uma distribuidora local.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Agentes de Machadinho d’Oeste detiveram um homem investigado por crime contra uma criança de 5 anos após denúncia de familiares e investigação da delegacia local.
16
Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Acusado teria cometido crimes em ao menos dois estabelecimentos,
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Cartilhas garantem diversão para crianças e jovens em Porto Velho

Material produzido pela Sema utiliza jogos e desafios para ensinar preservação ambiental com foco na realidade do bioma amazônico.
L
Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Semusa reforça atendimentos de urgência, prevenção a ISTs e suporte especializado a vítimas de violência durante o período festivo.
L
Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Município apresenta novas soluções sustentáveis ao TCE

Semias e Semed articulam modelo baseado em evidências para beneficiar 3.500 estudantes da rede pública com foco em autonomia e aprendizado.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M HERMELINO NETO VEICULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Evento em Porto Velho reúne indústria e startups para discutir inovação, financiamento e transição ecológica e digital no setor produtivo regional.
L
Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Após desclassificação por agressão, emissora adota procedimento diferente de casos anteriores e mantém foto da participante no site oficial do reality.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Governo Federal oferece 1,2 mil vagas para médicos especialistas em regiões remotas do país com bolsas que podem chegar a 20 mil reais mensais pelo SUS.
L
Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Moeda recua a R$ 5,18 enquanto Ibovespa supera 190 mil pontos; payroll dos EUA e pesquisa eleitoral brasileira influenciam humor do mercado.
L
Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Decisão unânime permite que aérea estadunidense invista 100 milhões de dólares na Azul, elevando sua fatia para 8% do capital social em meio ao processo de recuperação.
L
EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

Empresa de limpeza urbana nega atrasos por parte do Município e explica que falha em vale-alimentação foi erro técnico de operadora já solucionado em Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.