SÁBADO, 06/12/2025

Em destaque

Eventos climáticos deixam 242 milhões de alunos sem aulas em 2024

Sul da Ásia foi a região mais afetada com 128 milhões sem estudos

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Eventos climáticos deixam 242 milhões de alunos sem aulas em 2024
RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

Pelo menos 242 milhões de estudantes em 85 países tiveram os estudos interrompidos em 2024 por conta de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, ciclones tropicais, tempestades, inundações e secas, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Apenas no Brasil, ficaram sem aula por algum período no ano passado 1,17 milhão de crianças e adolescentes. As enchentes no Rio Grande do Sul foram a principal causa.

Os dados são do relatório Learning Interrupted: Global Snapshot of Climate-Related School Disruptions in 2024 (Aprendizagem interrompida: panorama global das interrupções escolares relacionadas ao clima em 2024), que analisa os impactos dos eventos climáticos nas escolas e, consequentemente, no aprendizado das crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio.

Segundo o estudo, as ondas de calor foram o risco climático que mais levou ao fechamento de escolas no ano passado, com mais de 118 milhões de estudantes afetados apenas em abril. Nesse mês, Bangladesh e Filipinas registraram fechamentos generalizados de escolas e o Camboja reduziu o horário escolar em duas horas. Em maio, as temperaturas chegaram 47 graus celsius em partes do sul da Ásia, o que, segundo o relatório, colocou as crianças em risco de insolação.

O Afeganistão, além das ondas de calor, sofreu com graves inundações repentinas que danificaram ou destruíram mais de 110 escolas em maio, impactando a educação de milhares de estudantes.

O mês, no entanto, com mais impacto na educação foi setembro, o início do ano letivo no hemisfério norte. Segundo o Unicef, pelo menos 16 países suspenderam as aulas no período devido a fenômenos meteorológicos extremos, incluindo o tufão Yagi, que afetou 16 milhões de crianças na Ásia Oriental e no Pacífico.

Chuvas torrenciais e inundações atingiram a Itália em setembro, impactando a vida escolar de mais de 900 mil estudantes, e atingiram a Espanha em outubro, interrompendo as aulas de 13 mil crianças.

De acordo com a análise, o sul da Ásia foi a região mais afetada, com 128 milhões de estudantes com interrupções nas atividades escolares por conta do clima em 2024.

Segundo a chefe de Educação do Unicef no Brasil, Mônica Pinto, o maior impacto climático na educação no Brasil em 2024 deve-se a enchentes no Rio Grande do Sul que deixaram milhares de estudantes sem aulas.

Ela ressalta que questões climáticas, como enchentes e secas, como as observadas na região Norte, que já existiam, têm sido agravadas com eventos extremos.

“Esse é um desafio para as redes de ensino no Brasil, muito agravado nos últimos anos com os eventos extremos. A gente tem vivenciado processos de enchentes no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, o mais recente e trágico no Rio Grande do Sul, onde a gente vivencia comunidades que têm perdas de vida e também de casas, de comunidades inteiras. E [há ainda] a dificuldade dessas famílias de retomarem a vida escolar de crianças e adolescentes, porque muitas vezes escolas são impactadas ou totalmente destruídas ou em parte, ou então que essas escolas acabam se tornando abrigos”, enfatiza Mônica.

Impactos na aprendizagem

O relatório também aponta que, em contextos frágeis, o fechamento prolongado das escolas torna menos provável o retorno dos alunos à sala de aula, levando ao abandono escolar e até mesmo ao maior risco de casamento infantil e trabalho infantil. A análise mostra que quase 74% dos estudantes afetados no ano passado estavam em países de rendimento baixo e médio baixo.

Segundo o relatório, as escolas e os sistemas educativos estão, em grande parte, pouco equipados para proteger os estudantes desses impactos. Além disso, o documento destaca que os investimentos financeiros voltados para os impactos climáticos na educação são baixos e ainda faltam dados globais sobre interrupções de aulas devido a riscos climáticos.

A chefe de Educação do Unicef no Brasil ressalta que, em eventos extremos, as redes de ensino devem estar preparadas para acolher os estudantes, compreendendo os impactos sofridos.

“Todos nós adultos a gente sabe quando a gente está passando por um problema ou por um processo, um trauma emocional muito grande, o quanto isso impacta na nossa vida, no nosso desempenho. Imagina uma criança, uma criança pequena, ou um adolescente. Se a gente deseja garantir os direitos de aprendizagem para os crianças e adolescentes nesse momento é preciso que possamos oferecer escolas resilientes, que a gente possa dar um acolhimento socioemocional para essas crianças e adolescentes e todo o nosso respeito aos educadores que estão ali lidando com essas crianças e adolescentes”, enfatiza.

Alertas

Diante desse cenário, o Unicef recomenda medidas globais para proteger crianças e adolescentes dos impactos climáticos. Entre elas estão investir em escolas e instalações de aprendizagem resilientes a catástrofes e inteligentes em termos climáticos para uma aprendizagem mais segura; e acelerar o financiamento para melhorar a resiliência climática na área de educação, incluindo o investimento em soluções comprovadas e promissoras.

“A mensagem importante que a gente precisa pensar enquanto sociedade é que cada vez mais é preciso que se estabeleça protocolos, mesmo que a gente não os utilize e pensar o quanto é essencial que as comunidades, que a sociedade, o poder público, as famílias e as instituições de referência priorizem os direitos de crianças e adolescentes, porque nem sempre é isso que a gente faz”, defende avalia Mônica.

Ela acrescenta que “a gente não pode construir as respostas depois que as calamidades ocorrem. Acho que tem que ter um comportamento preventivo”.

Mesmo em contextos de desastres, é preciso buscar manter a rotina das crianças e priorizar a educação.

“A gente pode identificar outros espaços que não sejam a escola para que famílias abrigadas, minimamente, possam fazer com que as crianças continuem indo às escolas. Para minimamente a gente manter a rotina dessas crianças. Com isso, a gente ajuda essas crianças e ajuda as famílias que precisam se reinventar, se recompor. Essa visão de cuidado com as crianças, com os adolescentes, precisa estar na centralidade desses planejamentos que a gente precisa fazer antes que as situações aconteçam”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Beleza Jovem do Norte: Ketlyn Figueiredo no Miss Teen 2025

A jovem de Porto Velho, preparada pela Felicittá Agency Model, leva o nome de Rondônia ao concurso nacional com elegância, disciplina e o sonho de inspirar outras adolescentes.
L
Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Autocuratela e testamento vital ajudam no planejamento pessoal e patrimonial

Instrumentos cartoriais garantem escolhas sobre saúde e bens, em vida ou após a morte.
L
Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Receita Federal alerta para golpes com uso de nome e CPF de contribuintes

Criminosos criam sites falsos que simulam cobranças oficiais; órgão orienta atenção redobrada.
L
Censo: 19% dos moradores de favela vivem em ruas onde carros não circulam

Censo: 19% dos moradores de favela vivem em ruas onde carros não circulam

A falta de acessibilidade nas vias afeta 3,1 milhões de pessoas nas comunidades, impossibilitando a passagem de veículos de emergência, caminhões de lixo e o acesso a serviços públicos.
L
Censo revela que 64% dos moradores de favela vivem em ruas sem árvores

Censo revela que 64% dos moradores de favela vivem em ruas sem árvores

O levantamento do IBGE, divulgado nesta sexta-feira, 5 de dezembro, aponta a desigualdade territorial, onde a falta de arborização atinge 10,4 milhões de pessoas que moram em comunidades.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Pix supera 313 milhões de transações em um único dia

Sistema de pagamentos instantâneos bate recorde em volume e movimentação financeira.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

Apostas podem ser realizadas até 20h30 em lotéricas e pela internet
L
STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF avança em decisão sobre benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

Corte forma maioria para garantir renda a mulheres afastadas do trabalho.
L
Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Copa do Mundo 2026: definidos todos os grupos da competição

Sorteio coloca Brasil no Grupo C ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti.
L

Sintonia 360: Babby Teixeira Fotógrafa em Destaque

evolução da imagem digital e os bastidores de ensaios que emocionam e marcam histórias.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para 2026

Especialistas verificaram código-fonte, transmissão de votos e integridade dos equipamentos; tribunal reafirma segurança do sistema.
L
Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Retrospectiva – Atuação da deputada Dra. Taíssa Sousa pela melhoria e elevação da BR-425

Nos últimos meses, a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) vem intensificando sua atuação em defesa da melhoria da BR-425.
L
Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground no Bairro Jequitibá recebe recurso destinado pelo deputado Pedro Fernandes

Playground será instalado com emenda de R$ 60 mil e reforça ações de lazer e convivência em Rolim de Moura
L
Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Chrisóstomo denuncia blindagem da esquerda a Lulinha na CPMI do INSS

Sessão é marcada por silêncio do depoente, rejeição de convocações e debate acirrado entre base governista e oposição.
L
Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Vereador Dr. Gilber garante recuperação da Linha C-10 para agricultura familiar

Atendendo ao pedido do vereador Dr. Gilber, a Seinfra de Porto Velho executa obras na Linha C-10, crucial para o escoamento da produção da agricultura familiar na zona rural.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

MPRO reverte decisão e cúmplice de feminicídio volta a ser preso em Porto Velho

MPRO reverte decisão e cúmplice de feminicídio volta a ser preso em Porto Velho

Homem ajudou na fuga do autor de feminicídio e teve prisão preventiva restabelecida.
16
Ônibus com equipe de Guajará e carro Tiggo se envolvem em colisão em Porto Velho

Ônibus com equipe de Guajará e carro Tiggo se envolvem em colisão em Porto Velho

Acidente de trânsito ocorreu no cruzamento da Avenida Carlos Gomes com a Avenida Presidente Dutra, em Porto Velho, e a causa será apurada pela perícia.
12
PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

PM de Rondônia prende suspeito de homicídios em Ouro Preto do Oeste

Micael B. foi capturado em um hotel de Ji-Paraná em ação da Polícia Militar, portando revólver calibre 38 e com mandado de prisão em aberto por investigações de homicídio.
10
Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Motocicleta furtada é recuperada abandonada às margens da BR-364

Polícia localizou motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de furto abandonada no quilômetro 415 da BR-364, próximo à Linha 630, no município de Jaru.
14
Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Pneu estoura e motorista perde controle de camionete na RO-303

Acidente na RO-303, rodovia entre Rolim de Moura e Santa Luzia, fez camionete sair da pista após pneu estourar, mas motorista saiu ileso.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Luzes da Nossa Terra” do MPRO celebra Natal com identidade e cultura de Rondônia

“Luzes da Nossa Terra” do MPRO celebra Natal com identidade e cultura de Rondônia

Evento em Porto Velho destaca história, fauna e flora amazônica e aproxima população do Ministério Público.
L
Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Nova geração do A60 reforça portfólio de articulados da Volvo CE

Modelo chega com 15% mais eficiência de combustível e 5% mais produtividade
L
Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Livro traz textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Obra visa sensibilizar jovens brasileiros e reverte lucros para educação na Cisjordânia e Gaza.
L
Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Agrotóxicos atingem população em vulnerabilidade, alertam especialistas

Documentário revela impactos para quem vive próximo a plantações e consome alimentos industrializados.
L
Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Pesquisador da Uerj defende monitoramento das trajetórias de ex-cotistas

Sociólogo ressalta importância de analisar impacto das cotas na pós-graduação e no mercado de trabalho.
L
Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e transformam trajetórias de vida

Ex-cotistas destacam impacto da política de ações afirmativas na educação e na carreira profissional.
L
Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Mais de 42 mil candidatos fazem prova discursiva do CNU 2025 neste domingo

Avaliação será aplicada em 228 municípios a partir das 13h
L
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente ocorreu na Avenida São Luís, em Rolim de Moura, quando motorista de carro saía de estacionamento e atingiu motociclista, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
10
Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Motociclista morre ao colidir contra muro da Secretaria de Obras

Lucas Enrique dos Santos, que estava em Rolim de Moura a trabalho, não resistiu aos ferimentos após violenta colisão de sua motocicleta Yamaha Fazer contra o muro da Secretaria Municipal de Obras.
18
Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial de handebol feminino

Seleção mantém 100% de aproveitamento após vitória sobre Angola
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.