SEGUNDA-FEIRA, 15/12/2025

Em destaque

Eventos climáticos deixam 242 milhões de alunos sem aulas em 2024

Sul da Ásia foi a região mais afetada com 128 milhões sem estudos

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Eventos climáticos deixam 242 milhões de alunos sem aulas em 2024
RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

Pelo menos 242 milhões de estudantes em 85 países tiveram os estudos interrompidos em 2024 por conta de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, ciclones tropicais, tempestades, inundações e secas, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Apenas no Brasil, ficaram sem aula por algum período no ano passado 1,17 milhão de crianças e adolescentes. As enchentes no Rio Grande do Sul foram a principal causa.

Os dados são do relatório Learning Interrupted: Global Snapshot of Climate-Related School Disruptions in 2024 (Aprendizagem interrompida: panorama global das interrupções escolares relacionadas ao clima em 2024), que analisa os impactos dos eventos climáticos nas escolas e, consequentemente, no aprendizado das crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio.

Segundo o estudo, as ondas de calor foram o risco climático que mais levou ao fechamento de escolas no ano passado, com mais de 118 milhões de estudantes afetados apenas em abril. Nesse mês, Bangladesh e Filipinas registraram fechamentos generalizados de escolas e o Camboja reduziu o horário escolar em duas horas. Em maio, as temperaturas chegaram 47 graus celsius em partes do sul da Ásia, o que, segundo o relatório, colocou as crianças em risco de insolação.

O Afeganistão, além das ondas de calor, sofreu com graves inundações repentinas que danificaram ou destruíram mais de 110 escolas em maio, impactando a educação de milhares de estudantes.

O mês, no entanto, com mais impacto na educação foi setembro, o início do ano letivo no hemisfério norte. Segundo o Unicef, pelo menos 16 países suspenderam as aulas no período devido a fenômenos meteorológicos extremos, incluindo o tufão Yagi, que afetou 16 milhões de crianças na Ásia Oriental e no Pacífico.

Chuvas torrenciais e inundações atingiram a Itália em setembro, impactando a vida escolar de mais de 900 mil estudantes, e atingiram a Espanha em outubro, interrompendo as aulas de 13 mil crianças.

De acordo com a análise, o sul da Ásia foi a região mais afetada, com 128 milhões de estudantes com interrupções nas atividades escolares por conta do clima em 2024.

Segundo a chefe de Educação do Unicef no Brasil, Mônica Pinto, o maior impacto climático na educação no Brasil em 2024 deve-se a enchentes no Rio Grande do Sul que deixaram milhares de estudantes sem aulas.

Ela ressalta que questões climáticas, como enchentes e secas, como as observadas na região Norte, que já existiam, têm sido agravadas com eventos extremos.

“Esse é um desafio para as redes de ensino no Brasil, muito agravado nos últimos anos com os eventos extremos. A gente tem vivenciado processos de enchentes no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, o mais recente e trágico no Rio Grande do Sul, onde a gente vivencia comunidades que têm perdas de vida e também de casas, de comunidades inteiras. E [há ainda] a dificuldade dessas famílias de retomarem a vida escolar de crianças e adolescentes, porque muitas vezes escolas são impactadas ou totalmente destruídas ou em parte, ou então que essas escolas acabam se tornando abrigos”, enfatiza Mônica.

Impactos na aprendizagem

O relatório também aponta que, em contextos frágeis, o fechamento prolongado das escolas torna menos provável o retorno dos alunos à sala de aula, levando ao abandono escolar e até mesmo ao maior risco de casamento infantil e trabalho infantil. A análise mostra que quase 74% dos estudantes afetados no ano passado estavam em países de rendimento baixo e médio baixo.

Segundo o relatório, as escolas e os sistemas educativos estão, em grande parte, pouco equipados para proteger os estudantes desses impactos. Além disso, o documento destaca que os investimentos financeiros voltados para os impactos climáticos na educação são baixos e ainda faltam dados globais sobre interrupções de aulas devido a riscos climáticos.

A chefe de Educação do Unicef no Brasil ressalta que, em eventos extremos, as redes de ensino devem estar preparadas para acolher os estudantes, compreendendo os impactos sofridos.

“Todos nós adultos a gente sabe quando a gente está passando por um problema ou por um processo, um trauma emocional muito grande, o quanto isso impacta na nossa vida, no nosso desempenho. Imagina uma criança, uma criança pequena, ou um adolescente. Se a gente deseja garantir os direitos de aprendizagem para os crianças e adolescentes nesse momento é preciso que possamos oferecer escolas resilientes, que a gente possa dar um acolhimento socioemocional para essas crianças e adolescentes e todo o nosso respeito aos educadores que estão ali lidando com essas crianças e adolescentes”, enfatiza.

Alertas

Diante desse cenário, o Unicef recomenda medidas globais para proteger crianças e adolescentes dos impactos climáticos. Entre elas estão investir em escolas e instalações de aprendizagem resilientes a catástrofes e inteligentes em termos climáticos para uma aprendizagem mais segura; e acelerar o financiamento para melhorar a resiliência climática na área de educação, incluindo o investimento em soluções comprovadas e promissoras.

“A mensagem importante que a gente precisa pensar enquanto sociedade é que cada vez mais é preciso que se estabeleça protocolos, mesmo que a gente não os utilize e pensar o quanto é essencial que as comunidades, que a sociedade, o poder público, as famílias e as instituições de referência priorizem os direitos de crianças e adolescentes, porque nem sempre é isso que a gente faz”, defende avalia Mônica.

Ela acrescenta que “a gente não pode construir as respostas depois que as calamidades ocorrem. Acho que tem que ter um comportamento preventivo”.

Mesmo em contextos de desastres, é preciso buscar manter a rotina das crianças e priorizar a educação.

“A gente pode identificar outros espaços que não sejam a escola para que famílias abrigadas, minimamente, possam fazer com que as crianças continuem indo às escolas. Para minimamente a gente manter a rotina dessas crianças. Com isso, a gente ajuda essas crianças e ajuda as famílias que precisam se reinventar, se recompor. Essa visão de cuidado com as crianças, com os adolescentes, precisa estar na centralidade desses planejamentos que a gente precisa fazer antes que as situações aconteçam”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondônCAP realiza mais um sorteio Especial de Dezembro com quinto prêmio de R$ 120 mil

Edição especial realizada no domingo, dia 14, distribuiu quatro prêmios de R$ 5 mil, 40 Giros da Sorte de 500 reais e reforçou o apoio às APAEs em Rondônia.
L

Porto Velho: Na madrugada, bandidos invadem loja e furtam cerca de 300 camisas na Avenida Calama

Criminosos encapuzados quebraram a porta de blindex e levaram principalmente peças da marca Salo; Polícia Civil investiga o caso.
10

Rondônia: a semana deve começar com chuvas de nível 3, um fenômeno incomum acompanhado de tempestades intensas

Chuvas intensas atingirão principalmente as regiões Norte, Noroeste e Sudoeste de Porto Velho, com reflexos na capital. Imagens do satélite GOES 19 indicam a ocorrência de descargas elétricas associadas a essas precipitações.
L

Ilhado em rio, homem tenta salvar cães enquanto correnteza ameaça arrastá-los na Bolívia

Vídeo mostra boliviano a ponto de ser arrastado pelas chuvas que arrasam Santa Cruz.
L

Neide Cardozo da Kanindé convoca a população de Porto Velho para marchar contra a “anistia e o Marco Temporal”

O evento, que ocorrerá em todo o Brasil, terá início em Porto Velho, capital de Rondônia, às 15h de domingo (14), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

JP Alves é eliminado do Rondônia Reality Show com 72,8% dos votos

Reality segue movimentando o público, que também eliminou Aron Pierre no paredão anterior, realizado no dia 12, em uma das votações mais expressivas da temporada.
L

Nota de pesar: Ronaldo Gomes Oliveira Júnior

Ronaldo Gomes Oliveira Júnior, o Juninho (Coreano), morreu aos 38 anos e deixa familiares e amigos enlutados. Despedida ocorre na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L
Motta volta atrás e mantém escolta de segurança para deputada do PSOL

Motta volta atrás e mantém escolta de segurança para deputada do PSOL

Talíria Petrone seguirá acompanhada por agentes após presidente da Câmara reconsiderar decisão.
L
Moraes autoriza perícia médica em Bolsonaro e intima advogados

Moraes autoriza perícia médica em Bolsonaro e intima advogados

Exames serão realizados pela Polícia Federal com uso de ultrassom portátil.
L
Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Avanço da doença afeta principalmente mulheres jovens e gestantes, elevando riscos para bebês.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra do Governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Deputado Edevaldo Neves cobra do Governo de Rondônia ações urgentes contra o avanço da criminalidade

Parlamentar pede informações detalhadas e medidas imediatas para reforçar a segurança pública no estado.
L
PL Mulher Rondônia realiza encontro em Vilhena e mobiliza lideranças femininas do Cone Sul 

PL Mulher Rondônia realiza encontro em Vilhena e mobiliza lideranças femininas do Cone Sul 

Evento encerra o ano com diálogo político, fortalecimento da direita e incentivo à participação feminina na vida pública. 
L
“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

Pré-candidato ao governo defende valorização real dos policiais e bombeiros militares da base e critica distanciamento do comando da tropa.
L
Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Espaço centraliza serviços públicos e amplia acesso da população a atendimentos essenciais.
L
Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Ações abrangem educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano no município.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é atacada a pauladas pelo ex-marido na zona leste de Porto Velho 

Mulher é atacada a pauladas pelo ex-marido na zona leste de Porto Velho 

Vítima sofreu ferimento grave na cabeça e foi socorrida para a UPA Leste; agressor fugiu. 
16

Guarnição do 1º BPM prende foragido da Justiça na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho

Após a prisão, o homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames de praxe e, em seguida, conduzido ao Presídio Urso Branco, onde permaneceu à disposição do Poder Judiciário.
10
Força Tática apreende drogas, armas e moto roubada durante operação em Alto Paraíso

Força Tática apreende drogas, armas e moto roubada durante operação em Alto Paraíso

Ação policial desarticula ponto de tráfico na Vila Nova União e conduz suspeito à UNISP de Ariquemes.
12
Força Tática fecha ponto de tráfico no Garimpo Bom Futuro 

Força Tática fecha ponto de tráfico no Garimpo Bom Futuro 

Ação policial apreende drogas, dinheiro e balança de precisão em bar da localidade. 
14

Homem e morto a facadas dentro de motel na capital

Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), investiga o caso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Gersyra Costa Nunes

Nota de pesar: Gersyra Costa Nunes

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Gersyra Costa Nunes, carinhosamente conhecida por todos como Dona Gê, ocorrido em Porto Velho – RO, neste domingo, 14 de dezembro de 2025. Ela partiu aos 85 anos, deixando um legado de dedicação e amor.
L

Mais um paredão é formado no Rondônia Reality Show e casa entra no Top 6

Com apenas seis participantes na disputa, novo paredão está definido, Nete Pinheiro garante imunidade como anjo e Lylian Silva assume a liderança da semana.
L
Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha

Brasil no Mundo recebe o historiador João Cezar de Castro Rocha

Programa da TV Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h30, com análise do cenário internacional.
L
Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Evento reconhece a gastronomia afro-brasileira como patrimônio cultural, espiritual e fonte de renda.
L
Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Corinthians enfrenta o Cruzeiro em Itaquera, enquanto Fluminense e Vasco decidem vaga no Maracanã.
L
Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Disputa coloca frente a frente a extrema direita e a candidata governista.
L
Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Italianas impõem favoritismo e fazem final europeia no ginásio do Pacaembu. 
L
São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

Paciente não vacinado havia viajado ao exterior e não há registro de transmissão local do vírus. 
L
Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Equipes brasileiras têm início positivo na Champions League das Américas, que reúne os principais clubes do continente.
L
Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Cidade da Grande São Paulo é a mais afetada após chuvas e ventos provocados por ciclone extratropical. 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.