TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

Crimes cibernéticos preocupam empresas em 106 países

Quatro em cada grupo de 10 apontam o risco como problema principal

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Crimes cibernéticos preocupam empresas em 106 países
REUTERS/KACPER PEMPEL/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Quatro em cada 10 empresas apontam os crimes cibernéticos como a principal preocupação pelo quarto ano seguido. Houve aumento da percepção da emergência em relação a esse tema que agora aparece como prioridade para 36% dos empresários. Há 10 anos, esse tipo de risco chamava a atenção de apenas 12% das companhias na maioria dos países. Os dados fazem parte de pesquisa feita pelo grupo Allianz de seguros com 3.778 gestores de risco em 106 países. A pesquisa, nomeada Allianz Risk Barometer (Barômetro de Riscos da Allianz), está em sua 14ª edição.

O estudo ouviu gestores de empresas pequenas, médias e grandes, classificadas de acordo com o orçamento anual de cada uma. Cerca de 40% das respostas chegaram de empresas consideradas grandes, com balanços acima de 500 milhões de dólares; 30% vieram das médias, com balanços entre 100 e 500 milhões de dólares; e o restante das pequenas empresas, com produção abaixo de 100 milhões de dólares ao ano.

Os crimes cibernéticos, além de ocupar a maior preocupação na média global (38%), também lideram entre as empresas brasileiras. Colômbia, Filipinas, Marrocos e África do Sul também assistiram à emergência desse tema para seu empresariado, com ineditismo. Os pesquisadores atribuem essa mudança aos rápidos avanços das tecnologias de inteligência artificial. As empresas que destacaram o tema, em geral, têm boa parte de seus serviços operando virtualmente, como as do ramo financeiro, de telecomunicações, de mídia, de tecnologia e ligadas a serviços jurídicos. Indústrias do ramo de aviação, químico e de entretenimento também destacaram o tema.

Em segundo lugar, os gestores apontam a preocupação com a interrupção de negócios, com 31% das citações neste ano e em 2024. Esse risco está relacionado a eventos que podem impactar cadeias de suprimento e comércio global. O tema tem aparecido entre as duas primeiras escolhas dos entrevistados durante a última década de pesquisas, o que reflete eventos como a pandemia de 2020 e as diversas guerras que ocorreram, e foi a principal causa de alarde na região do litoral Pacífico da Ásia, inclusive para a China.

Nas Américas, empresários do México, com forte fluxo portuário, também elegeram o tema como sensível, seguido de perto pelas catástrofes naturais. A interrupção de negócios afeta principalmente as áreas de energia, transportes, fábricas (pesadas e de montagem), alimentação e o setor hoteleiro. Para os pesquisadores, o temor é motivado principalmente pelos prazos muito curtos e forte competição entre empresas, além da necessidade de respostas rápidas e integradas em nível global.

O terceiro fator de risco, com prioridade para 31% dos entrevistados nesta edição ante 26% na pesquisa anterior, são as catástrofes naturais, como inundações, grandes incêndios e eventos correlatos, mas não tão distantes da quinta posição, onde estão as mudanças climáticas, com 19% das citações em 2025 e 18% no ano passado.

“No que diz respeito às categorias de risco de mudanças climáticas e catástrofes naturais, essas categorias também estão claramente interligadas. A categoria de catástrofes naturais refere-se, em grande parte, ao impacto de curto prazo causado por danos/interrupções de eventos como tempestades, inundações, incêndios florestais, secas etc. Já a categoria de mudanças climáticas adota uma abordagem mais de longo prazo, cobrindo fatores como riscos de transição, implementação de estratégias de descarbonização, o grande volume de novas regulamentações, o aumento das obrigações de conformidade, a incerteza política e problemas com a transparência dos dados, entre outros”, explicou o gerente de Pesquisas de Risco na América Latina da Allianz, Pablo Cabrera.

Na quarta posição está a insegurança jurídica e legislativa, prioridade para 25% dos pesquisados, ante 19% na edição anterior. Ela envolve mudanças em regras nacionais e internacionais e reflete a eleição norte-americana, pois a pesquisa foi colhida justamente nos meses de outubro e novembro, coincidindo com o pleito, no qual o republicano Donald Trump se sagrou vitorioso em 6 de novembro.

Riscos parecidos ocupam as posições de 7 a 9, com o que o grupo Allianz colocou como riscos ligados ao desenvolvimento macroeconômico, como inflação e impacto de políticas econômicas, prioridade para 15% dos ouvidos este ano ante 19% em 2024, desenvolvimento e políticas de mercado (14% em 2025 e 13% em 2024) e riscos políticos, como greves, golpes de estado, guerras, e afins (14% nos dois anos).

Fechando o top 10 global estão o risco a explosões e fogo, com 17% (19% em 2024), e o risco que representam novas tecnologias, com 10% das citações (9% em 2024).

“Muitos dos principais riscos em nosso Barômetro de Riscos estão interligados. Por exemplo, a interrupção dos negócios é, obviamente, uma consequência de muitos outros eventos, como desastres naturais, ataques cibernéticos ou interrupções, insolvência ou riscos políticos, como conflitos ou agitação civil. No entanto, os respondentes da pesquisa sempre identificaram a interrupção dos negócios como uma categoria de risco independente desde a primeira pesquisa, realizada há 14 anos”, esclarece Cabrera.

“Os riscos identificados no Allianz Risk Barometer representam aqueles que as empresas e profissionais de gerenciamento de riscos e seguros percebem como mais significativos de forma ampla. Em muitos casos, esses riscos impulsionam o desenvolvimento de estratégias de mitigação por meio de diversas ferramentas de transferência e prevenção. Embora nem todos os riscos identificados sejam seguráveis, existem ferramentas e ações de mitigação disponíveis para todos eles”, afirmou Cabrera.

“As seguradoras e resseguradoras ajustam e aprimoram continuamente seus produtos para atender a essas expectativas e necessidades. No entanto, o tempo necessário para o desenvolvimento de novos produtos pode, às vezes, ser mais longo do que o esperado, já que isso envolve a coleta de dados objetivos, avaliação de impactos e cálculo de probabilidades — tarefas complexas que exigem esforço e precisão significativos”, completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira apontam viés ideológico em comercial e convocam boicote que resultou em queda de valor da Alpargatas na Bolsa.
L
Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Parque da Cidade reúne shows, atrações culturais e sorteio de uma Honda Biz no dia 25
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Atividade Delegada Municipal amplia integração das forças de segurança e reforça a fiscalização urbana em Porto Velho
L
Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Condições meteorológicas e risco de chuva durante o abastecimento forçaram nova mudança no horário da primeira operação comercial espacial em solo brasileiro.
L
Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Joias em prata 925 com design exclusivo, atendimento acolhedor e a oportunidade de transformar estilo em negócio.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

A medida ocorre após a cassação dos mandatos parlamentares e resulta na perda de benefícios como verba de gabinete e uso de imóveis funcionais.
L

Solidariedade que supera a chuva: Evento “Semeando Alegria” supera metas em Porto Velho

Mesmo sob forte chuva, a Associação Conecta Bem realizou o evento filantrópico “Semeando Alegria” e superou a meta de atendimento, levando solidariedade, diversão e espírito natalino ao Bairro Caldinho, em Porto Velho.
L

Alerta para o norte, noroeste e sudoeste de Rondônia: esperam-se chuvas de nível 3, com riscos de impactos, principalmente no dia 24, véspera de Natal

Alerta de chuvas fortes (nível 2) para a capital nesta segunda. No Sudoeste, entre Pimenteiras e Cabixi, o nível de alerta sobe para 3.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

Parecer enviado ao STF aponta que condenado cumpriu requisitos de tempo e bom comportamento para migrar do regime fechado para o semiaberto.
L
Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Medida visa proporcionar descanso aos servidores públicos estaduais após as celebrações de Natal e Ano Novo; serviços essenciais serão mantidos no estado.
L
Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Iniciativa promove inclusão, capacitação e autonomia em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Ocorrência de apreensão foi registrada em condomínio de Porto Velho.
14
Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Sequestro ocorreu em Porto Velho durante suposto encontro no Atacadão.
14
PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

Uma mulher foi presa em flagrante.
10
Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Ação da Deam com apoio da 1ª Delegacia e Núcleo de Inteligência garante segurança de vítima após denúncias de agressões e ameaças com armas em Cacoal.
12
Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Roraima concentra quase metade das interceptações nacionais; forças de segurança atribuem alta ao fim da presunção de boa-fé e fiscalização em rotas de fronteira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Valores disponíveis somam 145,7 milhões e podem ser retirados até a próxima segunda-feira, 29 de dezembro, data final do calendário de pagamentos.
L
Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Evento da Cantata Natalina reuniu famílias e marcou o fim das ações culturais em 2025.
L
Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Estudo sobre saúde indígena avalia comunicação de risco em crises sanitárias.
L
Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Empresa explica por que pneus novos devem ser instalados no eixo traseiro
L
Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fundação alerta para o nível crítico dos tipos O positivo e O negativo, essenciais para atendimentos de emergência e cirurgias em todo o estado.
L
Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Sociobio Mais terá envio de documentos estendido até 16 de janeiro.
L
Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix restringe títulos no plano com anúncios por contratos antigos.
L
China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

Governo chinês afirma que ação americana contra petroleiro vindo da Venezuela desrespeita o direito internacional e defende soberania comercial entre os países.
L
Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú confirma fraude com falsificação de chamadas para roubo de dados.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.