TERÇA-FEIRA, 13/01/2026

Em destaque

Discriminação ainda é desafio para empreendedores LGBTQIA+

Sebrae conclui primeira edição do Projeto Transcender

Por Francielly Barbosa* - Agência Brasil - 20

Publicado em 

Discriminação ainda é desafio para empreendedores LGBTQIA+
André Telles/Sebrae

No Brasil, segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada em 2022, 15,5 milhões de pessoas se identificam com uma das letras da comunidade LGBTQIA+. Mas, apesar de corresponder a 9,3% da população, esse contingente de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e demais dissidências de orientação sexual ou de identidade de gênero enfrenta dificuldades de se inserir no mercado de trabalho.

Como alternativa, muitos destinam seus esforços a construir o próprio negócio e recorrem ao empreendedorismo, como indica a analista de Diversidade e Inclusão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Louise Nogueira. “Temos dados e informações que mostram que as pessoas da comunidade LGBTQIA+, mais ainda quando se declaram publicamente parte da comunidade, têm muitas dificuldades de serem inseridas no mercado de trabalho, então o empreendedorismo acaba sendo uma saída para elas”.

Na quinta-feira (28), o Sebrae concluiu a primeira edição do projeto Transcender – Empreendedorismo LGBT+, voltado para negócios liderados por pessoas LGBTQIA+. Durante o Seminário Transcender, realizado na sede da instituição, na zona central do Rio de Janeiro, os 51 selecionados para o projeto participaram das palestras Boletim de Inteligência LGBT+ e Liderança para Negócios Liderados por pessoas LGBT+, além da entrega de certificados.

Discriminação

Responsável pelo projeto, a analista do Sebrae destaca que vulnerabilidades especificas de populações dentro do grupo aumentam ainda mais a necessidade de buscar alternativas para a sobrevivência. “No caso das pessoas transgêneras, a dificuldade é ainda maior porque não conseguem concluir os estudos, acabam saindo de casa muito cedo pela não aceitação dos pais e não conseguindo entrar no mercado de trabalho, até porque não têm qualificação É uma vida muito difícil, então para todos esses grupos enxergamos que o empreendedorismo é uma saída para que essas pessoas possam ter autonomia financeira, crescimento pessoal, gerar renda e gerar emprego”, avalia Louise Nogueira.

Para ela, a falta de informação sobre o mercado e os consumidores são dois dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores LGBTQIA+. Existem, também, a discriminação ligada às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, como e traz o professor do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Lucas Gamonal.

“Muitas vezes, as pessoas têm preconceitos associados à aparência, a trejeitos e até mesmo com relação a pessoas que convivem com HIV. Por mais que pareça distante, isso ainda existe, então vão ter pessoas com receio de consumir produtos e serviços em virtude dessas questões”. Gamonal acrescenta ainda que, em contrapartida, aqueles que integram a comunidade LGBTQIA+ podem se sentir mais seguros e pertencentes, consumindo e oferecendo serviços a pessoas do mesmo grupo, promovendo também a valorização da comunidade.

Única pessoa transexual participando do Transcender, Carol Romeiro é dona do salão de beleza Carol Romeiro Hair Studio, no bairro de Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital fluminense. Como a maior parte dos empreendimentos selecionados para a primeira edição do projeto, o negócio surgiu após a pandemia, em 2022, como forma de encontrar um espaço de trabalho livre de agressões por conta da sua identidade de gênero.

“Trabalho há dez anos com salão de beleza, entre idas e vindas dentro do mercado, porque na falta de emprego sempre recorremos àquilo que é o mais comum para as mulheres trans e que sempre acontece no momento de transição, principalmente no início, quando não nos enquadramos em padrão A ou B. Mesmo com preparação, mesmo com bons certificados, tem sempre esse momento em que acabamos tendo que recorrer à prostituição”, disse.

Em entrevista à Agência Brasil, ela compartilha que a vontade de abrir o próprio negócio surgiu quando o salão em que trabalhava fechou e ela se viu na condição de ter que voltar à prostituição para se manter. “Ia ter que voltar de novo para essa corrida. Mas eu tinha a clientela. Então comecei a atender em casa e, assim, veio a necessidade de ter o meu próprio negócio para não ficar refém de uma patroa ou de um patrão que pudesse me cortar a qualquer momento. Entendi que se eu tivesse meu espaço para trabalhar e ali fizesse meu dinheiro, não ia depender de ir para lugares que não queria estar nunca”.

Mesmo sendo dona do próprio negócio, Carol conta que ainda hoje precisa enfrentar situações de discriminação e de violência com clientes. “As pessoas querem se impor, elas não querem chegar e pedir por um serviço. Já chegou pastor no salão querendo evangelizar, falando que Deus tinha uma revelação para mim se saísse daquela vida, como se eu fosse uma coisa doente ou pecaminosa. São várias situações que ainda passo diariamente.”

Oportunidades

Segundo o professor da UERJ, faltam investimentos em educação e em capacitação para fomentar não só o empreendedorismo, mas a inserção de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho. Como ele reforça, muitas pessoas que integram a comunidade têm suas realidades interrompidas em razão de conflitos familiares e acabam em situações socioeconômicas precárias.

“Muitas das iniciativas empreendedoras ou mesmo de empreendimentos formais surgem dessas inseguranças e inquietações de não se sentir representado, acolhido, benquisto ou valorizado nesses ambientes. Além disso, existem necessidades e desejos próprios da comunidade, que então se tornam oportunidades de criações de negócios”.

Para o artista plástico Matheus Pretovich, também deve ser considerada a possibilidade de perda de investimentos por se identificar explicitamente como um empreendimento liderado por uma pessoa LGBTQIA+, que se identifica com as causas da comunidade. “É o medo de perder pauta por isso, perder vendas ou perder seguidores que hoje em dia, infelizmente, é uma coisa muito significativa, principalmente para artistas independentes.”

Apesar de identificar esse como um receio de vários empreendedores, o artista ressalta que existe uma comunidade forte que se tornou uma comunidade consumidora. “Trazer essas pautas, defender isso, produzir conteúdo sobre isso e antecipar esses diálogos também nos conecta com essa comunidade, que é um mercado consumidor significativo e crescente. Vemos grandes empresas se posicionando dessa forma, por que não a gente também fazer isso?”, questiona.

Natural do Rio Grande do Norte, Matheus sonha em, a partir do Transcender, conseguir abrir um café que seja um espaço acolhedor e diverso, “sem medo de perder público ou negócios por ser quem eu sou, abraçar quem eu abraço ou defender quem eu defendo”.

Projeto Transcender

Com início em maio deste ano, o Transcender é o primeiro projeto do Sebrae voltado especificamente para o público LGBTQIA+. Além da trilha de capacitação, os selecionados participaram de palestras, oficinas, cursos e consultoria sobre planejamento, finanças, marketing e inovação.

A maior parte dos empreendimentos são ligados aos setores de moda (vestuário e acessórios), artesanato, beleza e alimentação. Das pessoas que se inscreveram, homens gays eram predominantes, seguido de mulheres lésbicas.

“Apresentamos o empreendedorismo ou capacitamos a essas pessoas, porque algumas já são empreendedoras. Para aquelas que querem aprender, apresentamos o empreendedorismo como uma solução”, explica Louise Nogueira, analista do Sebrae.

Em setembro deste ano, um levantamento realizado pela instituição, a partir de dados da Receita Federal, trouxe que o Brasil registrou a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios, representando 96% de todos os Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ) criados no período. O setor que liderou a abertura de novos CNPJs em setembro foi o de Serviços (61%), seguido por Comércio (22%) e Indústria (8%).

Além da formação, a analista destaca a importância de financiamento, com oferta de microcréditos, já que muitas das pessoas que integram a comunidade não têm renda para iniciar um negócio. “O conhecimento já é muita coisa, mas talvez não seja o bastante para esse grupo, então, ajudas do poder público, ligadas ao fomento ao crédito, e mais oportunidades para essas pessoas é algo que o Sebrae pode oferecer, mas ainda precisaria de mais apoio. Acredito que tanto o acesso a crédito como o acesso ao mercado são dois obstáculos que o empreendedorismo LGBTQIA+ ainda enfrenta”.

“O Sebrae está abrindo portas”, concorda Carol Romeiro, “mas ainda estamos caminhando nesse espaço para conseguir formar pessoas, e não só nós precisamos de formação, mas também precisamos formar equipes para saber receber e saber não agredir verbal e fisicamente. Vejo que tem portas se abrindo, mas ainda estamos engatinhando”, avaliou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

A Prefeitura de Jaru realiza reparos e conservação das vias nos setores 01, 02, 05 e 06, garantindo segurança e melhor trafegabilidade para moradores.
L
Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

A Prefeitura de Jaru publicou editais de convocação para aprovados em concurso público e processo seletivo, abrangendo cargos administrativos, de saúde e infraestrutura.
L
Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

O Ministério das Relações Exteriores lamentou a perda de vidas durante as manifestações populares no país persa e reforçou a defesa da soberania iraniana em meio a pressões externas.
L
Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Lula e o primeiro-ministro Luís Montenegro discutiram estratégias para implementar o tratado comercial histórico, cuja assinatura oficial está prevista para o próximo sábado.
L
Açaí é reconhecido como fruta nacional em nova legislação

Açaí é reconhecido como fruta nacional em nova legislação

A lei 15.330 de 2026 oficializa o fruto como símbolo brasileiro para combater a biopirataria e assegurar a soberania sobre a biodiversidade amazônica.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

O MEC anunciou uma pesquisa nacional para medir os efeitos pedagógicos e sociais da lei federal que limita o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes em todo o país.
L
Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Estado intensifica vigilância epidemiológica e mantém campanha de vacinação contra a gripe após identificação do subclado K da Influenza A no Brasil.
L
Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Nova legislação proíbe práticas excludentes em escolas públicas e privadas e reforça o direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência no estado.
L

Professora de Espanhol de Rondônia participa de um concurso literário focado nos estudos do idioma

O apoio de alunos, amigos e colegas é fundamental para que ela alcance um bom resultado, pois a pontuação depende dos comentários em um vídeo no Instagram.
L
Rondônia publica três leis e fortalece a pesca esportiva no estado

Rondônia publica três leis e fortalece a pesca esportiva no estado

Normas criam circuito anual, reconhecem a atividade como estratégica e declaram entidade do setor de utilidade pública em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Reunião em Guajará-Mirim reuniu comunidades para apresentar demandas e fortalecer o diálogo com o mandato do deputado Coronel Chrisóstomo.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Recurso destinado por indicação da deputada Gislaine Lebrinha, a pedido da vereadora Jéssica da Saúde, visa fortalecer a atenção básica e oferecer melhores condições de trabalho.
L
Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

O ministro do STF rejeitou o pedido da defesa para levar o caso ao plenário, mantendo a pena de 27 anos de prisão em regime fechado para o ex-presidente.
L
Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

O ministro do STF permitiu que Mário Fernandes, mentor de plano golpista, realize atividades intelectuais no Comando Militar do Planalto como parte de sua ressocialização.
L
Gabriel Galípolo assina manifesto pela independência dos bancos centrais

Gabriel Galípolo assina manifesto pela independência dos bancos centrais

O presidente do Banco Central do Brasil aderiu ao documento internacional em apoio a Jerome Powell, do FED, após pressões do governo norte-americano sobre a política de juros.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Um ciclista ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro no cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes, em Porto Velho, com acionamento do resgate.
16
Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

A ação integrada destruiu dragas clandestinas nos rios Mamoré e Madeira, resultando em prisões e na apreensão de materiais poluentes na região entre Brasil e Bolívia.
10
Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Homem de 88 anos não resistiu após Volkswagen Gol invadir contramão e colidir frontalmente com outro veículo; outras vítimas foram socorridas.
16
Motorista não habilitada causando acidente com motoneta em Cerejeiras

Motorista não habilitada causa acidente com motoneta em Cerejeiras

Condutora sem habilitação atingiu Honda Biz com duas mulheres na garupa; vítimas sofreram apenas escoriações leves.
14
Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Crimes ocorreram na madrugada de sábado para domingo; ladrões abriram buraco em agência e invadiram a única casa lotérica da cidade.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corte do Rei Momo 2026

Corte do Rei Momo 2026

Funcultural inicia processo para contratação de artistas e foliões da Corte do Rei Momo, com envio de documentação por e-mail e regras previstas em lei.
L

Requerimento da Licença Ambiental: TELMA DE FATIMA RIBEIRO

LICENÇA AMBIENTAL Previa – Licença de Instalação (LAPP)
L
Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

MinC, MMA, Iphan e ICMBio firmam cooperação para valorizar modos de vida e gestão socioambiental que mantêm os biomas brasileiros vivos.
L
CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira a tabela detalhada com datas, horários e locais das partidas iniciais da Série A, que começa em 28 de janeiro.
L
PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão localizaram veículos roubados em uma residência na rua Piquiá e detiveram um homem de 38 anos que já possui antecedentes criminais.
10
Tesouro projeta rombo nas contas até 2027 e defende novas medidas de arrecadação

Tesouro projeta rombo nas contas até 2027 e defende novas medidas de arrecadação

O Relatório de Projeções Fiscais aponta para um cenário de piora nas contas públicas, com a dívida podendo atingir 83,6% do PIB em 2026, exigindo novos impostos para cumprir as metas.
L
Novas regras da Lei Rouanet automatiza inscrição e altera prazos

Investimento na Lei Rouanet gera retorno de sete reais por real aplicado

Um estudo inédito da FGV revela que cada real investido em projetos culturais via incentivo fiscal movimentou mais de sete reais na economia brasileira durante o ano de 2024.
L
Os 9 melhores jogos dos X-Men para jogar antes de Vingadores: Doomsday

Os 9 melhores jogos dos X-Men para jogar antes de Vingadores: Doomsday

Clássicos dos anos 1990 e 2000 marcaram gerações e seguem como referência dos mutantes nos games, antes do aguardado retorno dos X-Men ao cinema.
L

Globo de Ouro: É do Brasil! – Wagner Moura comemora premiação em duas categorias

A passagem das premiações deixou suas marcas registradas no palco.
L

Globo de Ouro de 2026 – por Junior Cahulla

A cerimônia da 83ª edição do Globo de Ouro acontece neste domingo (11), em Los Angeles, na Califórnia, com o Brasil concorrendo em três das principais categorias do prêmio.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.