TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Discriminação ainda é desafio para empreendedores LGBTQIA+

Sebrae conclui primeira edição do Projeto Transcender

Por Francielly Barbosa* - Agência Brasil - 20

Publicado em 

Discriminação ainda é desafio para empreendedores LGBTQIA+
André Telles/Sebrae

No Brasil, segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada em 2022, 15,5 milhões de pessoas se identificam com uma das letras da comunidade LGBTQIA+. Mas, apesar de corresponder a 9,3% da população, esse contingente de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e demais dissidências de orientação sexual ou de identidade de gênero enfrenta dificuldades de se inserir no mercado de trabalho.

Como alternativa, muitos destinam seus esforços a construir o próprio negócio e recorrem ao empreendedorismo, como indica a analista de Diversidade e Inclusão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Louise Nogueira. “Temos dados e informações que mostram que as pessoas da comunidade LGBTQIA+, mais ainda quando se declaram publicamente parte da comunidade, têm muitas dificuldades de serem inseridas no mercado de trabalho, então o empreendedorismo acaba sendo uma saída para elas”.

Na quinta-feira (28), o Sebrae concluiu a primeira edição do projeto Transcender – Empreendedorismo LGBT+, voltado para negócios liderados por pessoas LGBTQIA+. Durante o Seminário Transcender, realizado na sede da instituição, na zona central do Rio de Janeiro, os 51 selecionados para o projeto participaram das palestras Boletim de Inteligência LGBT+ e Liderança para Negócios Liderados por pessoas LGBT+, além da entrega de certificados.

Discriminação

Responsável pelo projeto, a analista do Sebrae destaca que vulnerabilidades especificas de populações dentro do grupo aumentam ainda mais a necessidade de buscar alternativas para a sobrevivência. “No caso das pessoas transgêneras, a dificuldade é ainda maior porque não conseguem concluir os estudos, acabam saindo de casa muito cedo pela não aceitação dos pais e não conseguindo entrar no mercado de trabalho, até porque não têm qualificação É uma vida muito difícil, então para todos esses grupos enxergamos que o empreendedorismo é uma saída para que essas pessoas possam ter autonomia financeira, crescimento pessoal, gerar renda e gerar emprego”, avalia Louise Nogueira.

Para ela, a falta de informação sobre o mercado e os consumidores são dois dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores LGBTQIA+. Existem, também, a discriminação ligada às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, como e traz o professor do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Lucas Gamonal.

“Muitas vezes, as pessoas têm preconceitos associados à aparência, a trejeitos e até mesmo com relação a pessoas que convivem com HIV. Por mais que pareça distante, isso ainda existe, então vão ter pessoas com receio de consumir produtos e serviços em virtude dessas questões”. Gamonal acrescenta ainda que, em contrapartida, aqueles que integram a comunidade LGBTQIA+ podem se sentir mais seguros e pertencentes, consumindo e oferecendo serviços a pessoas do mesmo grupo, promovendo também a valorização da comunidade.

Única pessoa transexual participando do Transcender, Carol Romeiro é dona do salão de beleza Carol Romeiro Hair Studio, no bairro de Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital fluminense. Como a maior parte dos empreendimentos selecionados para a primeira edição do projeto, o negócio surgiu após a pandemia, em 2022, como forma de encontrar um espaço de trabalho livre de agressões por conta da sua identidade de gênero.

“Trabalho há dez anos com salão de beleza, entre idas e vindas dentro do mercado, porque na falta de emprego sempre recorremos àquilo que é o mais comum para as mulheres trans e que sempre acontece no momento de transição, principalmente no início, quando não nos enquadramos em padrão A ou B. Mesmo com preparação, mesmo com bons certificados, tem sempre esse momento em que acabamos tendo que recorrer à prostituição”, disse.

Em entrevista à Agência Brasil, ela compartilha que a vontade de abrir o próprio negócio surgiu quando o salão em que trabalhava fechou e ela se viu na condição de ter que voltar à prostituição para se manter. “Ia ter que voltar de novo para essa corrida. Mas eu tinha a clientela. Então comecei a atender em casa e, assim, veio a necessidade de ter o meu próprio negócio para não ficar refém de uma patroa ou de um patrão que pudesse me cortar a qualquer momento. Entendi que se eu tivesse meu espaço para trabalhar e ali fizesse meu dinheiro, não ia depender de ir para lugares que não queria estar nunca”.

Mesmo sendo dona do próprio negócio, Carol conta que ainda hoje precisa enfrentar situações de discriminação e de violência com clientes. “As pessoas querem se impor, elas não querem chegar e pedir por um serviço. Já chegou pastor no salão querendo evangelizar, falando que Deus tinha uma revelação para mim se saísse daquela vida, como se eu fosse uma coisa doente ou pecaminosa. São várias situações que ainda passo diariamente.”

Oportunidades

Segundo o professor da UERJ, faltam investimentos em educação e em capacitação para fomentar não só o empreendedorismo, mas a inserção de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho. Como ele reforça, muitas pessoas que integram a comunidade têm suas realidades interrompidas em razão de conflitos familiares e acabam em situações socioeconômicas precárias.

“Muitas das iniciativas empreendedoras ou mesmo de empreendimentos formais surgem dessas inseguranças e inquietações de não se sentir representado, acolhido, benquisto ou valorizado nesses ambientes. Além disso, existem necessidades e desejos próprios da comunidade, que então se tornam oportunidades de criações de negócios”.

Para o artista plástico Matheus Pretovich, também deve ser considerada a possibilidade de perda de investimentos por se identificar explicitamente como um empreendimento liderado por uma pessoa LGBTQIA+, que se identifica com as causas da comunidade. “É o medo de perder pauta por isso, perder vendas ou perder seguidores que hoje em dia, infelizmente, é uma coisa muito significativa, principalmente para artistas independentes.”

Apesar de identificar esse como um receio de vários empreendedores, o artista ressalta que existe uma comunidade forte que se tornou uma comunidade consumidora. “Trazer essas pautas, defender isso, produzir conteúdo sobre isso e antecipar esses diálogos também nos conecta com essa comunidade, que é um mercado consumidor significativo e crescente. Vemos grandes empresas se posicionando dessa forma, por que não a gente também fazer isso?”, questiona.

Natural do Rio Grande do Norte, Matheus sonha em, a partir do Transcender, conseguir abrir um café que seja um espaço acolhedor e diverso, “sem medo de perder público ou negócios por ser quem eu sou, abraçar quem eu abraço ou defender quem eu defendo”.

Projeto Transcender

Com início em maio deste ano, o Transcender é o primeiro projeto do Sebrae voltado especificamente para o público LGBTQIA+. Além da trilha de capacitação, os selecionados participaram de palestras, oficinas, cursos e consultoria sobre planejamento, finanças, marketing e inovação.

A maior parte dos empreendimentos são ligados aos setores de moda (vestuário e acessórios), artesanato, beleza e alimentação. Das pessoas que se inscreveram, homens gays eram predominantes, seguido de mulheres lésbicas.

“Apresentamos o empreendedorismo ou capacitamos a essas pessoas, porque algumas já são empreendedoras. Para aquelas que querem aprender, apresentamos o empreendedorismo como uma solução”, explica Louise Nogueira, analista do Sebrae.

Em setembro deste ano, um levantamento realizado pela instituição, a partir de dados da Receita Federal, trouxe que o Brasil registrou a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios, representando 96% de todos os Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJ) criados no período. O setor que liderou a abertura de novos CNPJs em setembro foi o de Serviços (61%), seguido por Comércio (22%) e Indústria (8%).

Além da formação, a analista destaca a importância de financiamento, com oferta de microcréditos, já que muitas das pessoas que integram a comunidade não têm renda para iniciar um negócio. “O conhecimento já é muita coisa, mas talvez não seja o bastante para esse grupo, então, ajudas do poder público, ligadas ao fomento ao crédito, e mais oportunidades para essas pessoas é algo que o Sebrae pode oferecer, mas ainda precisaria de mais apoio. Acredito que tanto o acesso a crédito como o acesso ao mercado são dois obstáculos que o empreendedorismo LGBTQIA+ ainda enfrenta”.

“O Sebrae está abrindo portas”, concorda Carol Romeiro, “mas ainda estamos caminhando nesse espaço para conseguir formar pessoas, e não só nós precisamos de formação, mas também precisamos formar equipes para saber receber e saber não agredir verbal e fisicamente. Vejo que tem portas se abrindo, mas ainda estamos engatinhando”, avaliou.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TJ/RO solta Guga, investigado por “rachadinha” na Assembleia, em decisão com repercussão nacional

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.
L
Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Plataforma CNH do Brasil oferece curso online, simulado oficial e versão digital da habilitação.
L
Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

PMRO intensifica policiamento nas ruas e distritos para garantir segurança durante as festividades.
L
Acidentes de trabalho são zerados na Sema em 2025 após ações de prevenção

Acidentes de trabalho são zerados na Sema em 2025 após ações de prevenção

A iniciativa reforça a importância do planejamento e do compromisso com a saúde dos servidores municipais.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Nova legislação altera o Código Penal e o ECA para endurecer penas, obrigar coleta de perfil genético de agressores e ampliar medidas protetivas de urgência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
L
Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
L
Líder do PT critica como "escandalosa" votação do PL que reduz penas de golpistas

Líder do PT critica como “escandalosa” votação do PL que reduz penas de golpistas

Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
L
Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L
Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Instituição destaca crescimento acima de 6% na última década e apresenta nova solução de crédito planejado.
L
Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Trailer de Dark Horse utilizou faixa do Destiny’s Child sem autorização, e ação legal já está em andamento.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
PlayStation libera retrospectiva de jogos de 2025

PlayStation libera retrospectiva de jogos de 2025

PlayStation Wrap-Up mostra títulos, horas jogadas e até o controle mais usado no PS4 e PS5.
L
Amazônia se destaca no 7º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Amazônia se destaca no 7º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Produtores de Rondônia conquistam premiações e reforçam protagonismo no mercado de cacau premium.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.