QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

Rondônia tem 267 novos casos relacionados a produtos impróprios para consumo em 2024

O estado apresentou alta de 121,3% no ingresso de ações entre 2022 e 2023.

Por Arthur Gandini - 25

Publicado em 

Foto - Arthur Gandini

O Brasil registrou 12.997 novas ações judiciais por conta de produtos impróprios entre janeiro e agosto deste ano, o período mais recente disponível. É o que aponta levantamento com base no BI (Business Intelligence) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), por meio da consolidação dos dados e da verificação dos assuntos presentes nas tabelas de gestão processual do órgão. Esse número representa uma média de 53 processos ajuizados por dia pelos consumidores.

Em 2023, o país registrou 20.068 novas ações relacionadas a produtos impróprios, com uma média de 55 processos iniciados por dia.

Entre janeiro e agosto de 2024, Rondônia registrou 267 novos processos. No ano anterior, entre 2022 e 2023, o estado apresentou a terceira maior alta de ingressos do país, marcada em 121,3%.

Segundo especialistas, produtos impróprios para uso são aqueles que apresentam defeitos, danos ou qualquer condição que possa comprometer a saúde e a segurança do consumidor. Isso inclui itens com prazo de validade vencido, deteriorados, adulterados, avariados, falsificados ou que estão em desacordo com as normas de fabricação, distribuição e apresentação.

De acordo com João Valença, consumerista do VLV Advogados, o Código do Consumidor estabelece direitos e responsabilidades para as partes envolvidas. “Esses produtos não devem ser utilizados, e o fornecedor tem a obrigação de saná-los ou restituir o valor pago pelo consumidor”, informa.

“Nos casos de aquisição de produtos impróprios para consumo, os consumidores podem solicitar a substituição do produto por um equivalente em boas condições ou a restituição integral do valor pago, caso o produto não atenda às normas de segurança”, acrescenta o especialista em direito do consumidor.

Além disso, os consumidores também podem exigir um abatimento proporcional do preço, caso o produto apresente vícios que não comprometam totalmente sua utilidade. Em situações de danos à saúde ou segurança, o usuário pode buscar uma eventual indenização pelos prejuízos sofridos.

Há também discussões na Justiça que vão além de produtos de prateleira, de acordo com. Na visão de Mayra Sampaio, sócia e advogada do escritório Mayra Sampaio Advocacia e Consultoria Jurídica, “É o que acontece com relação a itens de alto valor como veículos, imóveis e produtos eletrônicos”, afirma.

A advogada acrescenta que são comuns os casos de falhas de funcionamento ou adulterações verificadas em produtos eletrônicos de alto valor, como smartphones e computadores, que muitas vezes colocam em risco a segurança do consumidor. “Já no segmento imobiliário, os consumidores enfrentam problemas com imóveis que podem ter vícios ocultos, relacionados a questões estruturais, à conservação e à regularização da documentação do bem. Já quanto aos automóveis, a inutilização do bem é, geralmente, ocasionada por problemas mecânicos graves que afetam a segurança do consumidor ou pela ausência de documentação regularizada dos veículos”, relata.

O que fazer quando o produto está impróprio?

Em um primeiro momento, é indicado que os consumidores busquem reivindicar seus direitos por meio da comunicação direta com o fornecedor. Nesse caso, é recomendável formalizar a reclamação por escrito, anexando cópias de documentos como notas fiscais e fotos do produto. Caso a situação não seja resolvida, os especialistas recomendam que o consumidor recorra ao Procon, que atua na defesa dos direitos do consumidor e pode mediar a situação.

Ingressar com uma ação judicial para buscar reparação de danos seria uma segunda alternativa, orienta Brisa Nogueira, advogada consumerista do escritório Brossa & Nogueira Advogadas. Para isso, é necessário que o consumidor tenha em mãos provas da compra e indícios que demonstram a inadequação do produto ao uso. No entanto, existem custos adicionais, como taxas judiciárias e honorários advocatícios.

“Em regra, toda a cadeia produtiva pode ser requerida quando falamos em vícios na prestação de serviço contratada ou do produtos adquiridos, nos termos do art. 12 do Código de Defesa do Consumidor”, explica a especialista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Representação institucional fortalece articulação com Congresso e ministérios, amplia captação de recursos e agiliza projetos federais.
L
Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Cartilha detalha táticas de recrutamento para exploração laboral em países como Mianmar e Camboja; brasileiros são forçados a praticar crimes virtuais.
L
Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Victor Hugo, da empresa BirsSeg, responsável pela assessoria técnica em segurança do trabalho junto ao município.
L
Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da sede da Energisa, em Porto Velho, reunindo formandos, familiares, instrutores e representantes das instituições.
L
Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Governo alerta para chaves PIX falsas e orienta que doações financeiras sejam feitas apenas por canais oficiais; Hemominas faz apelo por doadores de sangue.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e a proteção à infância, juventude e pessoa idosa

O desembargador Isaías Fonseca Moraes fala no Única Talks sobre a atuação do TJRO na proteção da infância, juventude e pessoa idosa, com foco em políticas públicas e impacto social.
L
Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Além das 1.700 mulheres que serão beneficiadas, o prefeito anunciou que novas unidades do implante foram solicitadas ao Ministério da Suade, devido a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).
L
Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Estudantes devem acessar o portal FiesSeleção nesta terça-feira para garantir a vaga; etapa é obrigatória para a contratação do financiamento estudantil.
L
Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

A nutricionista apresenta o método ÂMMA, que une alimentação, movimento e acolhimento, e explica como transformar a relação com a comida de forma leve, possível e sem regras rígidas
L
Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Instituto enviará 2,6 milhões de doses ao SUS ainda no primeiro semestre; imunizante de dose única e nacional tem eficácia de 100% contra hospitalizações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Investimentos incluem 18 motocicletas para agentes de saúde, trator para produtores rurais e caminhão caçamba para infraestrutura.
L
Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Etapa acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março e deve movimentar hotéis, ambulantes e comércio local
L
Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Solicitação do vereador Pedro Geovar é atendida e serviços da Seinfra reforçam segurança no bairro Nacional.
L
Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Ex-deputado federal, que reside nos Estados Unidos, tem prazo de 15 dias para apresentar defesa; processo envolve acusações de coação no curso do processo.
L
Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Condições da rodovia causavam riscos à população e prejuízos ao escoamento da produção.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

Suspeitos foram abordados no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
10
Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Colisão ocorreu na Rua Daniela, no bairro Cuniã; câmeras de segurança flagraram o momento em que um dos pilotos tentou realizar conversão sem sinalizar.
12
PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

Iniciou-se ontem (23) a Operação Nacional de Segurança Viária, que se estenderá até novembro.
10
PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

A operação ainda contou com o apoio da Funai e duas prisões foram efetuadas.
10
PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Conab lança plataforma para certificar café brasileiro como livre de desmatamento

Ferramenta pública, gratuita e desenvolvida em parceria com a UFMG garante rastreabilidade, atende às exigências da União Europeia e fortalece a competitividade do café nacional no mercado internacional.
L
Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Temporal na Zona da Mata atinge Juiz de Fora e Ubá com volume de chuva esperado para um mês; governo libera R$ 46 milhões para ações emergenciais.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI, LO): SORVETES NATIVUS LTDA – ME

Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

Programa oferece descontos de até 95% em multas e juros para produtores rurais; adesão deve ser feita de forma eletrônica pelo portal da Sedam.
L

Pânico 7 estreia no Cine Araújo de Porto Velho nesta sexta-feira

O sétimo capítulo da franquia chega aos cinemas com o retorno de Neve Campbell como Sidney Prescott e um novo Ghostface que coloca a família da protagonista no centro do perigo.
L
Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Conab divulga novo boletim sobre preços de frutas e hortaliças

Estudo analisa comportamento do mercado nas principais Ceasas do país em janeiro; transmissão ao vivo ocorre nesta quarta-feira pelo YouTube.
L
Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Atendimento faz parte do programa Rondônia Cidadã e conta com diversos serviços gratuitos ao público.
L
Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estudante autor da melhor redação da fase nacional recebe prêmio de R$ 7,5 mil​.
L
Realizado pela Ecoporé, Seminário Conexão Sustentável debate o futuro da pecuária e a regularização ambiental no Anfiteatro da FIMCA

Realizado pela Ecoporé, Seminário Conexão Sustentável debate o futuro da pecuária e a regularização ambiental no Anfiteatro da FIMCA

O evento será realizado a partir das 18h20 e representa uma oportunidade de conhecer experiências, trocar conhecimentos e acompanhar de perto as discussões que estão moldando o futuro da pecuária na Amazônia.
L
Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Iniciativa visa oferecer qualificação profissional aos detentos e combater o abandono de animais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.