SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

“Certamente alguém pôs fogo”, diz chefe do Parque da Serra dos Órgãos

Segundo biólogo, incêndio atual é o pior dos últimos anos

Por Leo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

"Certamente alguém pôs fogo", diz chefe do Parque da Serra dos Órgãos
Divulgação/Parnaso/Todos Direitos Reservados

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio de Janeiro, é uma das diversas unidades de conservação do país que vem sofrendo com os incêndios florestais. As chamas atingem locais de difícil acesso, o que dificulta o combate.

Os esforços para debelar o fogo são conduzidos pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que responde pela administração do parque.

De acordo com o biólogo Ernesto Viveiros de Castro, chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, somente após o fim do incêndio é que a perícia entrará em campo para dar suporte às investigações. No entanto, ele é taxativo: “certamente alguém pôs fogo”. Sua principal hipótese é de que as chamas tenham se alastrado a partir de áreas rurais vizinhas à unidade de conservação.

O ICMBio informa que combate 80 focos de incêndio em todo o estado do Rio de Janeiro. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) endossam as preocupações. No monitoramento por satélite realizado pelo órgão, foram registrados 978 focos em território fluminense desde janeiro. Já é o maior volume em um único ano desde 2014, quando houve 1.283 registros.

A situação é ainda pior em estados do Centro-Oeste e do Norte do país, como Mato Grosso, Amazonas e Pará. Diante do excesso de queimadas no Brasil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião interministerial. A Polícia Federal está investigando se condutas criminosas estão envolvidas nas queimadas.

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o incêndio atual atinge a área da travessia Cobiçado e Ventania. A unidade de conservação tem a maior rede de trilhas do Brasil. É também um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.Em entrevista à Agência Brasil nesta segunda-feira (16), Castro falou sobre a evolução do incêndio, as estratégias de combate às chamas, o histórico recente de queimadas na Serra dos Órgãos, a expectativa de recuperação das áreas afetadas, o funcionamento da unidade de conservação e as medidas que podem ajudar a evitar eventos semelhantes.

Agência Brasil: Qual as principais preocupações envolvendo esse incêndio?

Ernesto Castro: Esse ano está bem seco. Devido aos efeitos do El Niño, a gente já esperava uma ocorrência maior de incêndios nesse ano. Temos tido incêndios com frequência, mas esse último é o pior do ano com certeza. E o pior de alguns anos. O ponto de atenção é que está queimando uma área que não costuma ser atingida. A gente não tem registro de queimadas nessa área. São as florestas das encostas viradas para o mar, em Magé. Esse incêndio veio de Petrópolis, da área do Caxambu que fica na vertente de dentro da serra. Mas virou a serra e está descendo por área de floresta em direção à Magé.

Agência Brasil: Como tem se dado o trabalho de combate ao fogo?

Ernesto Castro: É um fogo complicado de combater porque ele está queimando o solo da floresta. Felizmente, a princípio não está queimando a copa das árvores. Mas é uma área muito íngreme. E por essas características, só conseguimos fazer o combate com aeronaves e montando trincheiras para frear a expansão do fogo. Estamos lá hoje com 60 pessoas sendo 36 ligadas ao ICMBio e 24 bombeiros. De ontem para hoje, deu uma chuviscada em parte da vertente da serra. Isso trouxe um pouco mais de umidade e melhorou um pouquinho com a condição de combate.

Agência Brasil: Já é possível apontar as causas do incêndio ou as principais hipóteses?

Ernesto Castro: Tanto a Polícia Federal como o ICMBio possuem investigações abertas. A gente só consegue fazer a perícia depois de apagar o fogo. Mas a origem mais provável são as áreas rurais vizinhas ao parque. E, sendo assim, é uma prática criminosa porque não é permitido fazer queimada nesse período. O que podemos dizer é que não existe registro de incêndio natural nesta região. Não temos registro de raios há meses aqui. Então certamente alguém pôs fogo. A questão é se foi intencional ou não.

Agência Brasil: Houve outros momentos críticos similares ou piores nos últimos anos?

Ernesto Castro: Tivemos um incêndio bem grande em 2014, há dez anos atrás. Foi pior do que esse, pelo menos até o momento. Na época, as chamas subiram para os campos de altitude, na área mais alta da serra. É uma área que tem muitas espécies endêmicas [espécies que ocorrem exclusivamente em uma determinada localidade geográfica, não sendo encontradas naturalmente em outros lugares]. Mas queimada de área de floresta no nível que estamos observando agora não registramos há muitos anos. Normalmente, o que queima são áreas mais abertas na vertente voltada para o continente, que é mais seca. A umidade da floresta consegue abafar o fogo. Mas agora está propagando para a floresta porque a região toda realmente está muito seca.

Agência Brasil: É possível estimar quanto tempo a vegetação leva para se regenerar após esses cenários críticos?

Ernesto Castro: Isso só com uma avaliação após o incêndio. Vai variar muito. Depende se o incêndio atingiu a copa das árvores, se queimou o chão da floresta. Tem áreas de difícil recuperação na parte mais alta que foi atingida, onde temos a travessia do Cobiçado e Ventania e o Caminho da Mata Atlântica, que são trilhas do parque. Topo de montanha demora mais para se recuperar. Mas ainda não fizemos uma avaliação detalhada porque o objetivo agora é apagar o fogo.

Agência Brasil: Essas trilhas estão com acesso suspenso?

Ernesto Castro: Só estão fechadas as trilhas na área do fogo. O parque não está fechado à visitação por enquanto. As decisões administrativas dependem de avaliação, que é feita constantemente. A reabertura das trilhas vai depender da propagação do fogo.

Agência Brasil: Na sua visão, o que pode ser feito para impedir que eventos similares a esse voltem a ocorrer no futuro?

Ernesto Castro: O principal é a conscientização da sociedade. De maneira nenhuma, as pessoas podem usar o fogo nesse momento de seca, seja para queimar lixo, para limpar áreas agrícolas, para qualquer coisa. E em outros períodos, só em condições muito específicas. Na parte de coerção, cabem punições e penas mais rígidas. E precisamos fortalecer as estruturas de investigação. Hoje, raramente alguém que coloca fogo na vegetação é realmente responsabilizado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

O profissional com 36 anos de carreira estreia na Rede SGC FM com transmissão para 35 municípios em Rondônia e Comodoro, no Mato Grosso.
L
Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Obras antecipadas pela concessionária Nova 364 visam diminuir o impacto logístico negativo que atualmente gera um gasto extra médio de 38% para os transportadores de grãos.
L
Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Rondônia recebe a certificação máxima do Ministério da Educação por atingir metas de aprendizagem no ensino fundamental.
L
Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Nova unidade especializada atende crianças de até 12 anos em regime de plantão 24 horas com estrutura lúdica e equipes de pediatria desde a última terça-feira.
L
Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Setor encerrou o último ano com desempenho histórico e projeta avanço sustentado pela mudança no comportamento do consumidor brasileiro e busca por planejamento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Gestores escolares têm até o fim desta sexta-feira para solicitar a revisão da pontuação preliminar no programa que reconhece políticas de ensino fundamental.
L
O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado.

O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado

As precipitações serão classificadas entre os níveis 1 e 2, com a possibilidade de chuvas do grupo 3 em áreas pontuais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Presidente afirmou que falta vergonha a quem apoia o banqueiro Daniel Vorcaro após desvio bilionário e destacou entregas de moradias populares em Alagoas.
L
Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Presidente viaja na próxima semana como convidado de honra para debater infraestrutura, segurança e comércio regional com líderes da América Latina e Caribe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Presidente da autarquia e ex-diretores de investimento tiveram bens apreendidos pela Polícia Federal em investigação sobre aplicações suspeitas de quase 1 bilhão de reais.
L
Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Polícia Civil de Cacoal localizou investigado por furtos de motocicletas em Camboriú com o apoio de equipes catarinenses após descumprimento de medidas judiciais.
12
Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Suspeita foi flagrada por raio-x com entorpecentes escondidos nas partes íntimas ao tentar visitar apenado no presídio 603
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Alunos de escolas estaduais alcançaram notas de até 940 na redação; resultados refletem ações pedagógicas e projeto Trilhando Rumo ao Enem
L
Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Aposentado e guardião de histórias, Bodo deixa legado de sabedoria e bom humor entre amigos e familiares da capital rondoniense
L
TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

Ação do Tribunal de Contas em conjunto com a Secretaria de Saúde garantiu que todos os pacientes que aguardavam vagas em corredores fossem levados para hospital.
L
Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Por sua vez, Rondônia, especialmente com a possível reabertura da BR-319, pode tornar-se mais um corredor estratégico na disputa entre as facções criminosas. No Amazonas, o Comando Vermelho (CV) já acua moradores e toma até mesmo municípios na região.
L
Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Temporal registrado na última quinta-feira provocou o transbordamento de canais e inundou ruas em diversos bairros da cidade, mobilizando equipes de limpeza e defesa civil.
L

O papel do branding estratégico na valorização do equity da sua empresa

Branding estratégico fortalece a autoridade da marca, aumenta margens de lucro e transforma reputação em ativo financeiro, impulsionando o equity e o valor de mercado das empresas.
L
FPT lidera desempenho técnico no Dakar e amplia histórico de vitórias

FPT lidera desempenho técnico no Dakar e amplia histórico de vitórias

CURSOR 13 sustenta desempenho das equipes e consolida presença no rally
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.