SEXTA-FEIRA, 16/01/2026

Em destaque

Dia Internacional da Pessoa Desaparecida: Mães da Sé lança campanha

Objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia Internacional da Pessoa Desaparecida: Mães da Sé lança campanha
Paulo Pinto/Agência Brasil

Na capital paulista, o movimento social Mães da Sé lançou hoje (30), Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, a campanha T-Search, o #OutfitDaVisibilidade, para sensibilizar a população, o poder público e as autoridades policiais quanto aos casos de desaparecimento. O nome da iniciativa e a hashtag utilizam as expressões em inglês “t-shirt”, que mistura o significado de camiseta e busca, e “outfit”, traduzida como combinação de roupas. A ideia é que os rostos das pessoas desaparecidas estampem camisetas que poderão ser compradas (tsearch.com.br) por qualquer um e facilitem a circulação e elucidação dos casos.

A ação é feita em parceria com o coletivo Weber Shandwick e as peças de roupa foram confeccionadas na Galeria do Rock, ponto famoso de São Paulo por vender artigos como camisetas de bandas do gênero musical. Participam da campanha personalidades influentes, como Luana Piovani, Xuxa, Caco Ciocler, Luiza Possi, Bela Gil e Vitor Belfort, cuja irmã desapareceu em 2004 e até hoje não foi localizada.

No Brasil, 183 pessoas desaparecem todos os dias, em média, conforme levantou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Há predominância de homens (62,8%) e negros (54,3%). Além disso, crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos representam cerca de 30% dos desaparecidos.

O Movimento Mães da Sé (Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida) é uma entidade sem fins lucrativos. A cada 15 dias, as integrantes se reúnem nas escadarias da Catedral da Sé, realizando uma manifestação silenciosa com fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos.

“Somos irmanadas pela dor, a dor da perda, pela esperança de encontrar uma resposta. O desaparecimento é, infelizmente, uma causa invisível aos olhos da sociedade e das autoridades “, declarou, em seu discurso, Ivanise Esperidião, presidente da organização, fundada em 1996 e que já encontrou 5,5 mil pessoas.

Luta e luto

Era 19 de setembro de 2013. Marta Castelo Branco Torres estava empregada, desempenhava um trabalho delicado, o de cuidar de crianças. Morava na capital paulista, enquanto uma de suas filhas, Eliene, de 36 anos, desapareceu, no município de Juquitiba (SP), na volta da igreja para sua casa.

Eliene vivia com o marido e dois filhos. Segundo Marta, era uma mulher “bonita, uma senhora” e não tinha jamais sinalizado que pretendia fugir ou algo semelhante, especialmente porque amava muito suas crianças. Algo que fica em aberto até hoje é a dúvida sobre a participação de seu genro no sumiço da filha, pois ele a agredia dentro de casa. “Ela desapareceu um dia antes de assinar a separação”, conta Marta, que não suportou mais trabalhar com crianças, por ter adoecido em diversas dimensões, e hoje é costureira.

“Os policiais diziam: ela deve ter se cansado do marido e volta”, acrescenta, evidenciando uma reação bastante comum nos casos de desaparecimento, que é a minimização do problema, tanto por parte de conhecidos como de autoridades que têm o dever de investigar o que de fato ocorreu. “Já dormi e acordei muitas vezes aqui na Praça da Sé.”

Hilda Moisés da Conceição, de Desterro na Paraíba, veio a passeio a São Paulo para tentar espairecer, depois de completado um mês da morte do marido, e, por acaso, andava pela Praça da Sé quando viu a mobilização da campanha T-Search. A conexão com seu filho Edvaldo Ferreira de Vasconcelos, de 39 anos, foi cortada em 11 de dezembro de 2011. Ele vivia na capital paulista e viajou a São Miguel dos Campos, em Alagoas, com o primo. Então, sumiu.

“Ele disse que meu filho abriu a porta do carro e saiu correndo para o meio do canavial. É esse assunto até hoje”, narra ela.

“[O primo] É minha família, né. Então, fico sem resposta”, emenda, após longa pausa e um suspiro. “Meu filho não era louco, só bebia. Se aconteceu isso… Só iam eles dois. Aí, a única versão é a do rapaz, primo dele. Eu pergunto a Deus. Ele continua contando a mesma história.”

O irmão de Edvaldo, Eberaldo, comenta que registraram boletim de ocorrência, mas que foi em livro, não em sistema informatizado, embora o ano fosse 2011.

“O CPF dele está ativo. Se foi morto, ninguém achou. Toda eleição, eu levo o título dele e mando olhar para ver se ele votou. Nunca votou. Nem nunca fez compra em lugar nenhum”, afirma Hilda.

Ao estar diante da outra filha da paraibana, Maria do Socorro Ferreira de Vasconcelos, também se pode constatar como a falta de explicações desorienta e, em certos casos, reorienta as pessoas próximas do desaparecido ou desaparecida. “Ele não tinha problema com a família. Por que não achou o caminho de novo? Mas a esperança está viva. Devido ao vício, pode ter virado morador de rua. Depois disso, a gente começa a ver a situação de morador de rua com outros olhos. Até então, eu olhava, tinha dó, mas medo também, porque não sabe o motivo de estar ali. Agora comecei a olhar mais para ele.”

Tecnologias e dedicação

Presente no lançamento, o cabo Cândido, da SOS Desaparecidos, da Polícia Militar de Santa Catarina, é um dos três profissionais que compõem a equipe e entregam tudo de si. Em entrevista à Agência Brasil, ele ressaltou que a forma como desenvolvem os trabalhos no dia a dia foi sendo aprimorada com o tempo. Um exemplo disso foi se reposicionar e ficar a postos na rodoviária local, por perceber que estar ali aumenta a chance de acharem alguém dado como desaparecido.

“Tudo isso ajuda na efetividade. Erramos bastante nesse caminho e com os erros a gente aprendeu”, afirma Cândido.

O policial ressaltou, ainda, que o grupo especializado mantém parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, que utiliza bem o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), fundamental para cruzamento de dados. Há também, na conjugação de táticas, a consulta de bases de dados do setor público, como as de agências de emprego.

“Em um dos casos, a família do desaparecido comentou somente depois de dois meses que ele havia dito, no dia em que sumiu, à mãe que aquela seria a última vez em que ela o veria. Ela também tardou a dizer que tinha acesso ao email do jovem”, exemplifica.

“[A área de desaparecidos] É o único lugar em que a gente encontra uma pessoa morta e a mãe fica feliz. É muito pesado. As pessoas não têm noção do que é o desaparecimento. Por isso que quem trabalha lá é muito empenhado. O pessoal acha que vai para o setor e vai ficar tranquilo. Não é assim. É muita carga de trabalho e só fica quem realmente se identifica e se empenha”, diz o cabo.

Familiares de classes mais altas, pontua o cabo, muitas vezes querem evitar divulgação por acharem que atrairia holofotes. “A gente fala: ‘Olha, desaparecimento não é crime, pode ter acontecido alguma coisa com a pessoa e, mesmo assim, às vezes não autorizam a divulgar”, diz.

Outra colaboração preciosa para a equipe é o Ministério Público do Trabalho. “A gente sempre fica ligada na lista de pessoas em trabalho escravo. É um leque de situações que você tem que cobrir. A tecnologia ajuda muito, principalmente a câmera de reconhecimento facial. Toda pessoa que desaparece a gente coloca no cadastro da câmera, em certo perímetro. Quando ela cruza, a câmera identifica, mesmo que tenha sido há duas semanas atrás.”

Em sua rápida fala ao microfone, a comandante Elza Paulina da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pontuou que, em um mês de funcionamento das câmeras de reconhecimento facial do sistema Smart Sampa identificaram 11 desaparecidos. A comandante já foi secretária municipal de Segurança Urbana.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Mais de 2,8 mil motoristas de RO têm CNH renovada automaticamente

Medida do Governo do Brasil beneficia bons condutores, reduz burocracia e já gerou economia de R$ 2,15 milhões em Rondônia.
L
Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

O serviço de bloqueio contra chamadas indesejadas de telemarketing e crédito consignado atingiu a marca de 14,2 milhões de números cadastrados ao final de 2025.
L
Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

A atriz e modelo, considerada a primeira supermodelo brasileira e musa de Coco Chanel, faleceu nesta quinta-feira deixando um legado marcado pela arte, moda e resistência política.
L

Coluna Social Marisa Linhares: aniversários, negócios e momentos especiais no interior de Rondônia

Juliano de Oliveira Linhares comemora aniversário, famílias empresariais em evidência, entregas de veículos GWM, homenagens e registros especiais movimentam Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes.
L
Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Papudinha oferece estrutura diferenciada para custódia de Bolsonaro

Localizado no Complexo da Papuda, o 19º Batalhão da Polícia Militar abriga militares e autoridades com direito a alojamentos especiais e monitoramento médico constante.
L
Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha

O ex-presidente deixará a Superintendência da Polícia Federal para cumprir pena em uma sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, no Distrito Federal.
L
Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Empresa em Porto Velho oferece carência de dois meses para o pagamento da primeira parcela e planos de crédito em parceria com o Banco BV.
L
Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Decisão do ministro do STF busca coibir o nepotismo e a improbidade administrativa ao vetar repasses para ONGs e empresas dirigidas por familiares de congressistas.
L
Receita Federal desmente boatos sobre taxação do Pix

Receita Federal desmente boatos sobre taxação do Pix

Órgão esclarece que não existe proposta de imposto sobre o Pix e explica novas regras de transparência que passam a valer para fintechs, visando o combate a fraudes e crimes financeiros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano pede recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

Deputado Alex Redano pede recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

Manutenção imediata para segurança, mobilidade e escoamento da produção entre Alto Paraíso e Ariquemes.
L
Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

Toffoli autoriza perícia em celulares do caso Banco Master

O ministro do STF restringiu o acesso aos aparelhos a um grupo de quatro peritos específicos da Polícia Federal, sob acompanhamento direto da Procuradoria-Geral da República.
L
RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

RESENHA POLÍTICA – Entrada de Expedito Neto no PT mexe no xadrez político de RO: impactos e riscos

Filiação do ex-deputado ao PT provoca reação interna, altera narrativas eleitorais e pode favorecer adversários na disputa pelo governo de Rondônia em 2026.
L
Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Lebrinha garante mais de R$ 2 milhões para cirurgias em Alvorada D’Oeste

Empenho de R$ 2,047 milhões fortalece a Cirurgia Geral, amplia a capacidade de atendimento local e reduz a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios.
L
Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Recurso empenhado será usado para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e garantir atendimento mais rápido à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação da PF prende condenado por estupro de vulnerável após deportação dos EUA

Ação da PF prende condenado por estupro de vulnerável após deportação dos EUA

Prisão foi resultado de ação conjunta entre PF, TJ/RO e autoridades dos Estados Unidos, com apoio da INTERPOL.
14
Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido em colisão na zona leste

O acidente envolvendo um caminhão caçamba e uma motocicleta mobilizou equipes de resgate no bairro São Francisco após uma colisão violenta em um cruzamento da região.
14
Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Moradores do bairro Igarapé ficaram em alerta durante o combate às chamas em um condomínio residencial, onde vizinhos militares iniciaram o controle do fogo antes da chegada da equipe oficial.
12
Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Mamoré com a rua Plácido de Castro no bairro JK envolvendo uma motociclista e uma idosa.
12
Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia destruiu 450 quilos de entorpecentes apreendidos em 2025 durante ação fiscalizada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): INOVACAR VEÍCULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames em Tarilândia

Unidade móvel oferece mamografia, preventivo, triagem de pele e avaliação bucal; inscrições seguem até sexta-feira no distrito.
L
Game of Thrones terá continuação focada em Arya Stark

Game of Thrones terá continuação focada em Arya Stark

Projeto em desenvolvimento pela HBO aposta em sequência direta da série e deve substituir plano anterior que acompanharia Jon Snow após os eventos finais de Westeros.
L
Roblox vira palco de protestos após restrições no chat de voz

Roblox vira palco de protestos após restrições no chat de voz

Atualização de segurança que limita o uso de voz por crianças provoca manifestações virtuais, ataques ao youtuber Felca e levanta debate sobre proteção infantil on-line.
L

Giro News Entrevista Cledison Cerqueira: O Futuro do Consórcio no Brasil e em Rondônia

O Diretor Geral do Rovema Bank e CFO do Grupo Rovema analisa o avanço do consórcio no Brasil, o impacto em Rondônia e apresenta a nova solução financeira do banco.
L
Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Compacto econômico e versátil, ideal para quem busca praticidade e ótimo consumo no dia a dia.
L
Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Sedã espaçoso e confortável, ideal para quem busca desempenho, estabilidade e sofisticação ao dirigir.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): OVERTECC RONDONIA LTDA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e a Licença de Operação – LO
L
FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

Documento é essencial para acesso a benefícios tarifários do acordo Mercosul–União Europeia e para facilitar a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.