QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

Dia Internacional da Pessoa Desaparecida: Mães da Sé lança campanha

Objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia Internacional da Pessoa Desaparecida: Mães da Sé lança campanha
Paulo Pinto/Agência Brasil

Na capital paulista, o movimento social Mães da Sé lançou hoje (30), Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, a campanha T-Search, o #OutfitDaVisibilidade, para sensibilizar a população, o poder público e as autoridades policiais quanto aos casos de desaparecimento. O nome da iniciativa e a hashtag utilizam as expressões em inglês “t-shirt”, que mistura o significado de camiseta e busca, e “outfit”, traduzida como combinação de roupas. A ideia é que os rostos das pessoas desaparecidas estampem camisetas que poderão ser compradas (tsearch.com.br) por qualquer um e facilitem a circulação e elucidação dos casos.

A ação é feita em parceria com o coletivo Weber Shandwick e as peças de roupa foram confeccionadas na Galeria do Rock, ponto famoso de São Paulo por vender artigos como camisetas de bandas do gênero musical. Participam da campanha personalidades influentes, como Luana Piovani, Xuxa, Caco Ciocler, Luiza Possi, Bela Gil e Vitor Belfort, cuja irmã desapareceu em 2004 e até hoje não foi localizada.

No Brasil, 183 pessoas desaparecem todos os dias, em média, conforme levantou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Há predominância de homens (62,8%) e negros (54,3%). Além disso, crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos representam cerca de 30% dos desaparecidos.

O Movimento Mães da Sé (Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida) é uma entidade sem fins lucrativos. A cada 15 dias, as integrantes se reúnem nas escadarias da Catedral da Sé, realizando uma manifestação silenciosa com fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos.

“Somos irmanadas pela dor, a dor da perda, pela esperança de encontrar uma resposta. O desaparecimento é, infelizmente, uma causa invisível aos olhos da sociedade e das autoridades “, declarou, em seu discurso, Ivanise Esperidião, presidente da organização, fundada em 1996 e que já encontrou 5,5 mil pessoas.

Luta e luto

Era 19 de setembro de 2013. Marta Castelo Branco Torres estava empregada, desempenhava um trabalho delicado, o de cuidar de crianças. Morava na capital paulista, enquanto uma de suas filhas, Eliene, de 36 anos, desapareceu, no município de Juquitiba (SP), na volta da igreja para sua casa.

Eliene vivia com o marido e dois filhos. Segundo Marta, era uma mulher “bonita, uma senhora” e não tinha jamais sinalizado que pretendia fugir ou algo semelhante, especialmente porque amava muito suas crianças. Algo que fica em aberto até hoje é a dúvida sobre a participação de seu genro no sumiço da filha, pois ele a agredia dentro de casa. “Ela desapareceu um dia antes de assinar a separação”, conta Marta, que não suportou mais trabalhar com crianças, por ter adoecido em diversas dimensões, e hoje é costureira.

“Os policiais diziam: ela deve ter se cansado do marido e volta”, acrescenta, evidenciando uma reação bastante comum nos casos de desaparecimento, que é a minimização do problema, tanto por parte de conhecidos como de autoridades que têm o dever de investigar o que de fato ocorreu. “Já dormi e acordei muitas vezes aqui na Praça da Sé.”

Hilda Moisés da Conceição, de Desterro na Paraíba, veio a passeio a São Paulo para tentar espairecer, depois de completado um mês da morte do marido, e, por acaso, andava pela Praça da Sé quando viu a mobilização da campanha T-Search. A conexão com seu filho Edvaldo Ferreira de Vasconcelos, de 39 anos, foi cortada em 11 de dezembro de 2011. Ele vivia na capital paulista e viajou a São Miguel dos Campos, em Alagoas, com o primo. Então, sumiu.

“Ele disse que meu filho abriu a porta do carro e saiu correndo para o meio do canavial. É esse assunto até hoje”, narra ela.

“[O primo] É minha família, né. Então, fico sem resposta”, emenda, após longa pausa e um suspiro. “Meu filho não era louco, só bebia. Se aconteceu isso… Só iam eles dois. Aí, a única versão é a do rapaz, primo dele. Eu pergunto a Deus. Ele continua contando a mesma história.”

O irmão de Edvaldo, Eberaldo, comenta que registraram boletim de ocorrência, mas que foi em livro, não em sistema informatizado, embora o ano fosse 2011.

“O CPF dele está ativo. Se foi morto, ninguém achou. Toda eleição, eu levo o título dele e mando olhar para ver se ele votou. Nunca votou. Nem nunca fez compra em lugar nenhum”, afirma Hilda.

Ao estar diante da outra filha da paraibana, Maria do Socorro Ferreira de Vasconcelos, também se pode constatar como a falta de explicações desorienta e, em certos casos, reorienta as pessoas próximas do desaparecido ou desaparecida. “Ele não tinha problema com a família. Por que não achou o caminho de novo? Mas a esperança está viva. Devido ao vício, pode ter virado morador de rua. Depois disso, a gente começa a ver a situação de morador de rua com outros olhos. Até então, eu olhava, tinha dó, mas medo também, porque não sabe o motivo de estar ali. Agora comecei a olhar mais para ele.”

Tecnologias e dedicação

Presente no lançamento, o cabo Cândido, da SOS Desaparecidos, da Polícia Militar de Santa Catarina, é um dos três profissionais que compõem a equipe e entregam tudo de si. Em entrevista à Agência Brasil, ele ressaltou que a forma como desenvolvem os trabalhos no dia a dia foi sendo aprimorada com o tempo. Um exemplo disso foi se reposicionar e ficar a postos na rodoviária local, por perceber que estar ali aumenta a chance de acharem alguém dado como desaparecido.

“Tudo isso ajuda na efetividade. Erramos bastante nesse caminho e com os erros a gente aprendeu”, afirma Cândido.

O policial ressaltou, ainda, que o grupo especializado mantém parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, que utiliza bem o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), fundamental para cruzamento de dados. Há também, na conjugação de táticas, a consulta de bases de dados do setor público, como as de agências de emprego.

“Em um dos casos, a família do desaparecido comentou somente depois de dois meses que ele havia dito, no dia em que sumiu, à mãe que aquela seria a última vez em que ela o veria. Ela também tardou a dizer que tinha acesso ao email do jovem”, exemplifica.

“[A área de desaparecidos] É o único lugar em que a gente encontra uma pessoa morta e a mãe fica feliz. É muito pesado. As pessoas não têm noção do que é o desaparecimento. Por isso que quem trabalha lá é muito empenhado. O pessoal acha que vai para o setor e vai ficar tranquilo. Não é assim. É muita carga de trabalho e só fica quem realmente se identifica e se empenha”, diz o cabo.

Familiares de classes mais altas, pontua o cabo, muitas vezes querem evitar divulgação por acharem que atrairia holofotes. “A gente fala: ‘Olha, desaparecimento não é crime, pode ter acontecido alguma coisa com a pessoa e, mesmo assim, às vezes não autorizam a divulgar”, diz.

Outra colaboração preciosa para a equipe é o Ministério Público do Trabalho. “A gente sempre fica ligada na lista de pessoas em trabalho escravo. É um leque de situações que você tem que cobrir. A tecnologia ajuda muito, principalmente a câmera de reconhecimento facial. Toda pessoa que desaparece a gente coloca no cadastro da câmera, em certo perímetro. Quando ela cruza, a câmera identifica, mesmo que tenha sido há duas semanas atrás.”

Em sua rápida fala ao microfone, a comandante Elza Paulina da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pontuou que, em um mês de funcionamento das câmeras de reconhecimento facial do sistema Smart Sampa identificaram 11 desaparecidos. A comandante já foi secretária municipal de Segurança Urbana.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Terra Cura e Cine Orgulho promovem cinema e educação ambiental em Porto Velho

Terra Cura e Cine Orgulho promovem cinema e educação ambiental em Porto Velho

Exibição do curta-documental “Terra Cura” no Residencial Orgulho do Madeira alia cultura, sustentabilidade e inclusão social.
L
STF define regras para autorização de procedimentos fora do rol da ANS

STF define regras para autorização de procedimentos fora do rol da ANS

O Supremo Tribunal Federal decidiu que planos de saúde podem ser obrigados a cobrir tratamentos fora do rol da ANS, mas estabeleceu cinco parâmetros que devem ser seguidos para a liberação dos procedimentos.
L
Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Conab prevê novo recorde de grãos e carnes na Safra 2025/26

Projeção aponta 353,8 milhões de toneladas de grãos e 32,3 milhões de toneladas de carnes, impulsionadas por aves e suínos.
L
Prefeitura de Jaru amplia frota municipal com novo caminhão multifuncional

Prefeitura de Jaru amplia frota municipal com novo caminhão multifuncional

Veículo, avaliado em R$ 1,2 milhão, foi adquirido com recursos próprios e vai reforçar serviços urbanos e rurais.
L
Jaru sedia reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Cosems com representantes dos 52 municípios de Rondônia

Jaru sedia reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Cosems com representantes dos 52 municípios de Rondônia

Encontro discute avanços da saúde pública e reúne secretários e técnicos municipais para fortalecer o SUS no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Léo Aidar alerta sobre os riscos de substituir terapia por inteligência artificial

Terapia não é algoritmo! Descubra por que a inteligência artificial não substitui a escuta profissional.
L
Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

O Ministério da Saúde lançou uma nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento orienta que o teste para identificar sinais de autismo seja realizado em crianças a partir dos 16 meses.
L

Giro News: Samanta Lia Medina e Karina Galindo, My Robot School / Store

Elas vão contar como a empresa transforma o aprendizado em experiência prática e inovadora.
L
Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a tramitação da PEC que restringe a investigação de deputados e senadores.
L
Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Aprovada na Câmara e no Senado, a medida provisória garantirá a gratuidade na conta de luz para 4,5 milhões de famílias de baixa renda, que consomem até 80 kWh por mês.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa pede caminhão-pipa para Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e busca garantir saúde e qualidade de vida aos moradores

Dra. Taíssa pede caminhão-pipa para Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e busca garantir saúde e qualidade de vida aos moradores

Deputada Dra. Taíssa solicita caminhão-pipa ao DER para reduzir poeira nas vias de Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e amenizar impactos na saúde.
L
Dra. Taíssa pede ampliação da Escola Cívico-Militar Ulisses Guimarães ou construção de nova unidade em Porto Velho

Dra. Taíssa pede ampliação da Escola Cívico-Militar Ulisses Guimarães ou construção de nova unidade em Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa cobra ampliação da Escola Cívico-Militar Ulisses Guimarães ou nova unidade para enfrentar superlotação em Porto Velho.
L
Eyder Brasil participa do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras em Cuiabá

Eyder Brasil participa do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras em Cuiabá

Deputado Eyder Brasil é idealizador do Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras, que reuniu autoridades para debater combate ao crime organizado.
L
Novo PAC investirá R$ 11,7 bilhões em drenagem e encostas

Novo PAC investirá R$ 11,7 bilhões em drenagem e encostas

O governo federal anunciou uma nova seleção de projetos do Novo PAC para a prevenção de enchentes e deslizamentos, com investimentos em 235 municípios de 26 estados.
L
Lula critica aprovação da PEC da Blindagem

Lula critica aprovação da PEC da Blindagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a aprovação da PEC da Blindagem, que dificulta ações judiciais contra parlamentares, “não é coisa séria” e defendeu que o foco seja a população brasileira.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra acidente que matou motociclista na zona leste

VÍDEO: Câmera registra acidente de motociclista na zona leste

Tivemos acesso a imagens de uma câmera de segurança que mostram quando Francisco que pilotava uma moto Honda Biz, passa direto no cruzamento e bate forte contra a parede de um estabelecimento comercial.
18
Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Uma mulher suspeita de transportar o fuzil usado no crime foi detida. A morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, em Praia Grande, ainda tem outros dois suspeitos foragidos.
10
Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Acidente em Porto Velho na Guaporé com a Rua Tucunaré deixa motocicleta e carro danificados após colisão.
12
Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Testemunhas disseram que o rapaz pilotava uma moto Honda Biz, usava uma bombinha contra asma, e depois de passar mal, perdeu o controle e bateu contra o muro de um comércio.
18
PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO e Novo Horizonte do Oeste/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sofia Andrade assume PL Mulher em Porto Velho e promete fortalecer a direita

Sofia Andrade assume PL Mulher em Porto Velho e promete fortalecer a direita

Posse de Sofia Andrade no PL Mulher em Porto Velho contou com a presença da presidente estadual Sandra Melo e reforçou a participação feminina na política.
L
Seleção brasileira de futebol cai para 6ª posição em ranking

Seleção brasileira de futebol cai para 6ª posição em ranking

A seleção masculina brasileira caiu para a sexta posição no ranking de seleções da Fifa. A queda ocorreu após o resultado negativo nas Eliminatórias Sul-Americanas.
L
EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve o visto liberado pelos Estados Unidos e poderá integrar a comitiva de Lula em Nova York, apesar do cancelamento dos vistos de sua esposa e filha.
L
Curso de árbitros reúne mais de 60 participantes em Jaru com apoio do Governo de Rondônia

Curso de árbitros reúne mais de 60 participantes em Jaru com apoio do Governo de Rondônia

Capacitação gratuita é promovida em parceria com a Prefeitura e garante formação para atuação em campeonatos e jogos oficiais.
L
Samu de Rio Crespo atende acidente na RO-459 e salva vítimas de caminhão tombado

Samu de Rio Crespo atende acidente na RO-459 e salva vítimas de caminhão tombado

Ocorrência mobilizou equipes locais, Corpo de Bombeiros e central de Ariquemes; município reforça importância do serviço na região.
L
Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Pesquisadores da Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciaram um estudo inédito para testar um medicamento capaz de eliminar a transmissão vertical do vírus que pode causar leucemia e mielopatia.
L
Programa do TCE de Rondônia é tema de dissertação e referência nacional

Programa do TCE de Rondônia é tema de dissertação e referência nacional

Pesquisa acadêmica destaca o PAIC como modelo inovador de políticas públicas para a educação infantil.
L
MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

Gaeco e Nufac apontam participação de facção criminosa em ataques violentos ocorridos em janeiro no estado.
L
Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Agenda News e News Rondônia anunciam ganhadora da sessão de Flash Depilação com axilas, virilha cavada e buço em parceria com a clínica Depile-se
L
Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Agenda News e News Rondônia premiam participante com experiência gastronômica em restaurante referência na culinária amazônica há 15 anos
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.