TERÇA-FEIRA, 24/03/2026

Em destaque

Dia Internacional da Pessoa Desaparecida: Mães da Sé lança campanha

Objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público

Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Dia Internacional da Pessoa Desaparecida: Mães da Sé lança campanha
Paulo Pinto/Agência Brasil

Na capital paulista, o movimento social Mães da Sé lançou hoje (30), Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, a campanha T-Search, o #OutfitDaVisibilidade, para sensibilizar a população, o poder público e as autoridades policiais quanto aos casos de desaparecimento. O nome da iniciativa e a hashtag utilizam as expressões em inglês “t-shirt”, que mistura o significado de camiseta e busca, e “outfit”, traduzida como combinação de roupas. A ideia é que os rostos das pessoas desaparecidas estampem camisetas que poderão ser compradas (tsearch.com.br) por qualquer um e facilitem a circulação e elucidação dos casos.

A ação é feita em parceria com o coletivo Weber Shandwick e as peças de roupa foram confeccionadas na Galeria do Rock, ponto famoso de São Paulo por vender artigos como camisetas de bandas do gênero musical. Participam da campanha personalidades influentes, como Luana Piovani, Xuxa, Caco Ciocler, Luiza Possi, Bela Gil e Vitor Belfort, cuja irmã desapareceu em 2004 e até hoje não foi localizada.

No Brasil, 183 pessoas desaparecem todos os dias, em média, conforme levantou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Há predominância de homens (62,8%) e negros (54,3%). Além disso, crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos representam cerca de 30% dos desaparecidos.

O Movimento Mães da Sé (Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida) é uma entidade sem fins lucrativos. A cada 15 dias, as integrantes se reúnem nas escadarias da Catedral da Sé, realizando uma manifestação silenciosa com fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos.

“Somos irmanadas pela dor, a dor da perda, pela esperança de encontrar uma resposta. O desaparecimento é, infelizmente, uma causa invisível aos olhos da sociedade e das autoridades “, declarou, em seu discurso, Ivanise Esperidião, presidente da organização, fundada em 1996 e que já encontrou 5,5 mil pessoas.

Luta e luto

Era 19 de setembro de 2013. Marta Castelo Branco Torres estava empregada, desempenhava um trabalho delicado, o de cuidar de crianças. Morava na capital paulista, enquanto uma de suas filhas, Eliene, de 36 anos, desapareceu, no município de Juquitiba (SP), na volta da igreja para sua casa.

Eliene vivia com o marido e dois filhos. Segundo Marta, era uma mulher “bonita, uma senhora” e não tinha jamais sinalizado que pretendia fugir ou algo semelhante, especialmente porque amava muito suas crianças. Algo que fica em aberto até hoje é a dúvida sobre a participação de seu genro no sumiço da filha, pois ele a agredia dentro de casa. “Ela desapareceu um dia antes de assinar a separação”, conta Marta, que não suportou mais trabalhar com crianças, por ter adoecido em diversas dimensões, e hoje é costureira.

“Os policiais diziam: ela deve ter se cansado do marido e volta”, acrescenta, evidenciando uma reação bastante comum nos casos de desaparecimento, que é a minimização do problema, tanto por parte de conhecidos como de autoridades que têm o dever de investigar o que de fato ocorreu. “Já dormi e acordei muitas vezes aqui na Praça da Sé.”

Hilda Moisés da Conceição, de Desterro na Paraíba, veio a passeio a São Paulo para tentar espairecer, depois de completado um mês da morte do marido, e, por acaso, andava pela Praça da Sé quando viu a mobilização da campanha T-Search. A conexão com seu filho Edvaldo Ferreira de Vasconcelos, de 39 anos, foi cortada em 11 de dezembro de 2011. Ele vivia na capital paulista e viajou a São Miguel dos Campos, em Alagoas, com o primo. Então, sumiu.

“Ele disse que meu filho abriu a porta do carro e saiu correndo para o meio do canavial. É esse assunto até hoje”, narra ela.

“[O primo] É minha família, né. Então, fico sem resposta”, emenda, após longa pausa e um suspiro. “Meu filho não era louco, só bebia. Se aconteceu isso… Só iam eles dois. Aí, a única versão é a do rapaz, primo dele. Eu pergunto a Deus. Ele continua contando a mesma história.”

O irmão de Edvaldo, Eberaldo, comenta que registraram boletim de ocorrência, mas que foi em livro, não em sistema informatizado, embora o ano fosse 2011.

“O CPF dele está ativo. Se foi morto, ninguém achou. Toda eleição, eu levo o título dele e mando olhar para ver se ele votou. Nunca votou. Nem nunca fez compra em lugar nenhum”, afirma Hilda.

Ao estar diante da outra filha da paraibana, Maria do Socorro Ferreira de Vasconcelos, também se pode constatar como a falta de explicações desorienta e, em certos casos, reorienta as pessoas próximas do desaparecido ou desaparecida. “Ele não tinha problema com a família. Por que não achou o caminho de novo? Mas a esperança está viva. Devido ao vício, pode ter virado morador de rua. Depois disso, a gente começa a ver a situação de morador de rua com outros olhos. Até então, eu olhava, tinha dó, mas medo também, porque não sabe o motivo de estar ali. Agora comecei a olhar mais para ele.”

Tecnologias e dedicação

Presente no lançamento, o cabo Cândido, da SOS Desaparecidos, da Polícia Militar de Santa Catarina, é um dos três profissionais que compõem a equipe e entregam tudo de si. Em entrevista à Agência Brasil, ele ressaltou que a forma como desenvolvem os trabalhos no dia a dia foi sendo aprimorada com o tempo. Um exemplo disso foi se reposicionar e ficar a postos na rodoviária local, por perceber que estar ali aumenta a chance de acharem alguém dado como desaparecido.

“Tudo isso ajuda na efetividade. Erramos bastante nesse caminho e com os erros a gente aprendeu”, afirma Cândido.

O policial ressaltou, ainda, que o grupo especializado mantém parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, que utiliza bem o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), fundamental para cruzamento de dados. Há também, na conjugação de táticas, a consulta de bases de dados do setor público, como as de agências de emprego.

“Em um dos casos, a família do desaparecido comentou somente depois de dois meses que ele havia dito, no dia em que sumiu, à mãe que aquela seria a última vez em que ela o veria. Ela também tardou a dizer que tinha acesso ao email do jovem”, exemplifica.

“[A área de desaparecidos] É o único lugar em que a gente encontra uma pessoa morta e a mãe fica feliz. É muito pesado. As pessoas não têm noção do que é o desaparecimento. Por isso que quem trabalha lá é muito empenhado. O pessoal acha que vai para o setor e vai ficar tranquilo. Não é assim. É muita carga de trabalho e só fica quem realmente se identifica e se empenha”, diz o cabo.

Familiares de classes mais altas, pontua o cabo, muitas vezes querem evitar divulgação por acharem que atrairia holofotes. “A gente fala: ‘Olha, desaparecimento não é crime, pode ter acontecido alguma coisa com a pessoa e, mesmo assim, às vezes não autorizam a divulgar”, diz.

Outra colaboração preciosa para a equipe é o Ministério Público do Trabalho. “A gente sempre fica ligada na lista de pessoas em trabalho escravo. É um leque de situações que você tem que cobrir. A tecnologia ajuda muito, principalmente a câmera de reconhecimento facial. Toda pessoa que desaparece a gente coloca no cadastro da câmera, em certo perímetro. Quando ela cruza, a câmera identifica, mesmo que tenha sido há duas semanas atrás.”

Em sua rápida fala ao microfone, a comandante Elza Paulina da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pontuou que, em um mês de funcionamento das câmeras de reconhecimento facial do sistema Smart Sampa identificaram 11 desaparecidos. A comandante já foi secretária municipal de Segurança Urbana.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Hidrovia do Madeira: Prefeitura cria comitê para ampliar governança e ouvir população

Com-Madeira integra Porto Velho nas decisões estratégicas sobre o transporte fluvial e busca atrair investimentos para gerar emprego e renda na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Prefeitura de Porto Velho lança Programa BEN+SERVIDOR

Nova iniciativa institui benefícios e descontos exclusivos para servidores municipais, aposentados e pensionistas através de parcerias com o setor privado.
L
Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

Clínica Veterinária Pública de Porto Velho fortalece acesso gratuito à saúde animal

A unidade pioneira em Rondônia oferece castrações, exames e cirurgias para famílias de baixa renda e protetores.
L
Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Nova 364 intensifica limpeza na BR-364, minimizando riscos de acidentes

Para minimizar esses perigos e reforçar a segurança viária, a Nova 364 intensifica, entre os dias 22 e 28 de março, os serviços de roçada ao longo da faixa de domínio, garantindo mais visibilidade, segurança e melhores condições de tráfego aos usuários.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L

Jovem News: Luiz Henrique Braga destaca ações sociais da Sorriso do Amanhã

Durante a entrevista, Luiz Henrique vai compartilhar a história da criação da entidade, os projetos desenvolvidos ao longo dos anos e os resultados alcançados com dedicação e compromisso.
L
CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

CIEE abre 116 vagas de estágio e aprendizagem em Rondônia

Oportunidades contemplam estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com cadastro gratuito disponível no portal do CIEE.
L

Ponto & Contraponto: Samuel Costa debate política e futuro de Rondônia

O debate promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do estado, com diferentes visões e propostas que impactam diretamente a população.
L
Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Governo lança Projeto Soldado Cidadão para apoiar militares na transição ao mercado de trabalho

Portaria publicada no Diário Oficial da União cria programa de capacitação e recolocação profissional para militares temporários após licenciamento.
L
Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Lula participa da entrega de 2,2 mil casas do Minha Casa, Minha Vida

Cerimônia ocorre em Brasília e simultaneamente em quatro estados, beneficiando famílias de todo o país nesta terça-feira (24/3).
L
TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha "Elas em Pauta"

TRT-14 movimenta quase R$ 4 milhões em acordos na campanha “Elas em Pauta”

Mutirão de conciliação focado em mulheres beneficiou 1,9 mil pessoas e reforçou acesso rápido à Justiça do Trabalho em RO e AC.
L
Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Cláudia de Jesus defende salários dignos para profissionais da saúde

Parlamentar participou de fórum estadual e destacou a urgência de valorização profissional para garantir a qualidade da saúde pública.
L
Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber vistoriza campos de futebol amador em Porto Velho

Parlamentar percorre espaços esportivos da capital para levantar demandas de infraestrutura; foco da ação é garantir iluminação em LED e reformas de arquibancadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira termina com casal de amigos preso e 200 porções apreendidas

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira termina com casal de amigos preso e 200 porções apreendidas

Polícia Militar prende dupla e busca por chefe do grupo que segue foragido.
10
PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

PRF prende quatro homens por embriaguez ao volante em rodovias de Rondônia

Ocorrências registradas neste final de semana na BR-364, BR-421 e BR-319 resultaram em detenções após acidentes e tentativas de fuga em Ariquemes e Porto Velho.
10
Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Equipe do 5º Batalhão apreende drogas no residencial Orgulho do Madeira

Ação da guarnição sob comando do sargento Machado ocorre após denúncias anônimas na zona leste de Porto Velho; suspeito conseguiu fugir pulando janela de apartamento.
12
Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Operação 7 vidas resgata gato de bueiro na zona sul de Porto Velho

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam ação conjunta para salvar animal preso em galeria de esgoto; resgate mobilizou moradores nesta segunda-feira (23).
L
MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Corujão da Saúde otimiza atendimento noturno e reduz filas em Porto Velho

Programa alcança 9 mil atendimentos na unidade Manoel Amorim de Matos, oferecendo alternativa para trabalhadores e idosos.
L
Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Mudanças climáticas são tema de fórum municipal com propostas sustentáveis em Porto Velho

Prefeito e especialistas debateram soluções ambientais e o enfrentamento de eventos extremos durante encontro no Teatro Banzeiro.
L
Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Hospital de Amor celebra 64 anos com campanha solidária e prêmios de até R$ 500 mil

Aniversário da instituição em Barretos distribui R$ 800 mil em sorteios e financia tratamento oncológico gratuito para milhares de pacientes no Brasil.
L
Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Brasil supera meta com 66% das crianças alfabetizadas na idade certa

Governo Federal anuncia que dois em cada três alunos concluíram o 2º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever em 2025; objetivo é atingir 80% até 2030.
L
Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Aposentados e pensionistas do INSS em Rondônia terão 13º salário antecipado

Pagamento será dividido entre abril e maio, injetando R$ 453,2 milhões na economia do estado e beneficiando cerca de 250 mil pessoas.
L
Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Nubank enfrenta instabilidade no Pix nesta segunda-feira (23)

Usuários relatam dificuldades para realizar transações; plataforma registra pico de mais de 1 mil notificações de erro.
L
Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Operação Cidade Limpa intensifica ações em Porto Velho

Trabalho em várias regiões garantem mais qualidade de vida e saúde pública
L
Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza entrega de quadra em Campo Novo de Rondônia

Parlamentar destaca compromisso com a população.
L
Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Juíza condena advogados de Jairinho a pagarem custos de adiamento do júri

Magistrada impõe multa para cobrir gastos com segurança e alimentação após defesa abandonar plenário; julgamento do caso Henry Borel foi remarcado para o dia 25 de maio.
L
Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa apoia 2ª Corrida Mulher Maravilha em Guajará-Mirim

Com inscrições gratuitas e grande adesão da população, o evento deve reunir centenas de participantes.
L