Resíduos Sólidos são objeto de Termo de Ajustamento de Conduta entre MPRO e todos os municípios da Comarca de Ouro Preto do Oeste
A Lei n. 12.305/2010 estabeleceu prazos para disposição final ambientalmente adequada de resíduos, sendo o termo final 2 de agosto de 2024 para Municípios com população inferior a 50 mil habitantes no Censo de 2010.
Por GCI / MPRO - 30
Publicado em
Divulgação
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O Ministério Público de Rondônia, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste, visando avançar na política pública dos resíduos sólidos, no ano de 2024 concluiu a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta com todos os Municípios que compõem a área de atuação da Comarca, sendo eles: Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis e Vale do Paraíso.
Os TACs foram firmados visando adequação dos locais de disposição de resíduos sólidos existentes nos municípios, incluindo medidas a serem adotadas em relação às áreas de transbordo e locais adequados para os centros de triagem objetivando a coleta seletiva, a inclusão de catadores e a devida recuperação ambiental das áreas degradadas.
Os trabalhos contam com apoio de servidores da Sedam e analistas do Núcleo de Análises Técnicas – NAT do MPRO.
Conforme explica a Promotoria, a ação se fundamenta na Lei n. 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e na Lei Federal n. 14.026, que estabeleceu prazos para disposição final ambientalmente adequada de resíduos, sendo o termo final 2 de agosto de 2024 para Municípios com população inferior a 50 mil habitantes no Censo de 2010.
O MP destaca que a partir da celebração dos TACs diversas medidas já estão sendo adotadas pelos Municípios, bem como pela Sedam, que iniciou visitas a fim de verificar o andamento dos trabalhos e também com a finalidade de esclarecer dúvidas e orientar os Municípios.
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
Ronaldo Gomes Oliveira Júnior, o Juninho (Coreano), morreu aos 38 anos e deixa familiares e amigos enlutados. Despedida ocorre na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
Após a prisão, o homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames de praxe e, em seguida, conduzido ao Presídio Urso Branco, onde permaneceu à disposição do Poder Judiciário.