Resíduos Sólidos são objeto de Termo de Ajustamento de Conduta entre MPRO e todos os municípios da Comarca de Ouro Preto do Oeste
A Lei n. 12.305/2010 estabeleceu prazos para disposição final ambientalmente adequada de resíduos, sendo o termo final 2 de agosto de 2024 para Municípios com população inferior a 50 mil habitantes no Censo de 2010.
Por GCI / MPRO - 30
Publicado em
Divulgação
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O Ministério Público de Rondônia, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste, visando avançar na política pública dos resíduos sólidos, no ano de 2024 concluiu a celebração de Termos de Ajustamento de Conduta com todos os Municípios que compõem a área de atuação da Comarca, sendo eles: Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis e Vale do Paraíso.
Os TACs foram firmados visando adequação dos locais de disposição de resíduos sólidos existentes nos municípios, incluindo medidas a serem adotadas em relação às áreas de transbordo e locais adequados para os centros de triagem objetivando a coleta seletiva, a inclusão de catadores e a devida recuperação ambiental das áreas degradadas.
Os trabalhos contam com apoio de servidores da Sedam e analistas do Núcleo de Análises Técnicas – NAT do MPRO.
Conforme explica a Promotoria, a ação se fundamenta na Lei n. 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e na Lei Federal n. 14.026, que estabeleceu prazos para disposição final ambientalmente adequada de resíduos, sendo o termo final 2 de agosto de 2024 para Municípios com população inferior a 50 mil habitantes no Censo de 2010.
O MP destaca que a partir da celebração dos TACs diversas medidas já estão sendo adotadas pelos Municípios, bem como pela Sedam, que iniciou visitas a fim de verificar o andamento dos trabalhos e também com a finalidade de esclarecer dúvidas e orientar os Municípios.
O médico neurocirurgião Orlando Maia alerta que a desidratação causada pelo calor aumenta a viscosidade do sangue, facilitando a formação de coágulos que levam ao AVC.
Durante a Cúpula de Líderes em Foz do Iguaçu (PR), os países do Mercosul aprovaram uma declaração histórica para combater crimes cibernéticos e os riscos da Inteligência Artificial contra o público infantojuvenil.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acelerou as votações no fim de 2025 para reduzir pendências legislativas, criando um ambiente de maior previsibilidade para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Justiça reconhece o poder requisitório do MPRO e determina que unidades de saúde estaduais forneçam prontuários médicos diretamente ao órgão, quando necessários para investigações criminais, sem exigir ordem judicial.
Francisco Roseno Freire, faleceu no dia 20 de dezembro de 2025, aos 70 anos, ele era era extrovertido, alegre, sempre rodeado de amigos e dono de um coração generoso.
Justiça acata pedido do MPRO e determina suspensão de contrato de fornecimento de refeições a hospital municipal em Nova Brasilândia, afasta servidora e impõe restrições para evitar novas contratações
Sicredi reafirma apoio ao Campeonato Rondoniense 2026, fortalece o futebol regional, contribui para a organização da competição e reforça seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
Ocorreu mais uma vez, quando o STF formou maioria (todos os votos foram de ministros ou indicados ou aliados ao atual governo socialista) para considerar inconstitucional o Marco Temporal, aquele em que as áreas indígenas só podem assim ser consideradas se pertencentes aos índios antes de 1988.
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria de Lourdes Silva Ramos, conhecida por sua natureza acolhedora e pelo amor incondicional aos seus, ela deixará uma lacuna imensa no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
Titulação de imóveis realizada pela Prefeitura de Porto Velho beneficia moradores de mais de 40 bairros e marca novas histórias de conquista e pertencimento
A Coletânea Porto Velho em Poesia reúne obras de 71 escritoras da AJEB RO para celebrar o patrimônio cultural e as belezas naturais da capital rondoniense.