SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

COLUNA – Resenha Política por Robson Oliveira

Confira!

Por Robson Oliveira - 30

Publicado em 

COLUNA - Resenha Política por Robson Oliveira - News Rondônia

DESPEJO

Não é segredo nem para os bagres do Madeira que o Governo do coronel Marcos Rocha (UB) não é afeito ao cumprimento de ordens quando a questão é despejar invasores, grileiros, madeireiros, pecuaristas de reservas ambientais e terras indígenas. Age bem diversamente proporcional quando o despejo é em terras privadas (latifúndios), criando, inclusive, uma patrulha policial especializada para combater ocupantes denominados “Sem Terras”.

DESINTRUSÃO 

Mas a letargia governamental de cumprir a lei e devolver aos povos originários terras ocupadas por pecuaristas, garimpeiros, madeireiros e plantadores do soja está perto do fim porque o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, estabeleceu um prazo de sessenta dias para que o governo elabore um plano para desintrusão de sete terras indígenas, que deverá ser colocada em prática em um ano.

DESOBEDIÊNCIA 

Na decisão do ministro estão as reservas indígenas de Rondônia Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau, que deverão ser desocupadas no prazo agora fixado, o que obrigará Marcos Rochaa promover a desocupação de um setor que ele tem como eleitor. Ou faz, ou responde pela desobediência. São reservas invadidas no decorrer dos anos com o beneplácito das autoridades de plantão que optaram em fechar os olhos para as ocupações ilegais.

CHICOTE 

Não é um problema fácil de ser resolvido uma vez que nestas áreas vivem centenas de pessoas que passaram a lavrar a terra e expandir seus domínios sobre a área protegida na medida que o governo se mantinha inerte em preservar as áreas dos povos originários. Há também sobre a questão uma visão retrógada de parte considerável da sociedade em cobrar um combate duro e implacável aos invasores de propriedades privadas e não agir com mesmo rigor em relação às ocupações ilegais das terras públicas, reservas e áreas indígenas. São dois pesos e duas meditas, com o açoite do azorrague estalando nas costas dos mais fracos.

IGNÁVIA 

Duas semanas atrás autoridades judiciais, MPF, OAB, Incra, entre outros representantes da área, se reuniram na capital para avaliar saídas possíveis para desocupações ou recuperação de áreas destinadas uso especial. Não houve consenso na forma pela qual a área deverá ser tratada, mas todos sabem antecipadamente que é preciso que os ocupantes sem perfil sejam desalojados. O MPF foi claro ao informar que vai requerer a desocupação e não vai negociar saídas que afrontem a legislação vigente. Uma posição aparentemente inflexível, mas correta porque assim diz a legislação e como fiscais dela é o dever da instituição assim proceder. A reunião em si foi produtiva, embora alguns presentes tenham saído preocupados com o que pode acontecer.

BARRIGADA  

A ausência do governo estadual foi percebida o que revela que mantém a mesma postura de prostração frente ao problema. A questão agora é saber se a decisão emanada do STF para que o governo aja com prazo definido também será descumprida por Marcos Rocha. O que não vai mais acontecer é empurrar o problema com a barriga.

GRAMPOS 

Alguém tem que colocar limites nas autoridades responsáveis pelas engenhocas adquiridas para serem utilizadas em investigações criminais. São equipamentos que ajudam de fato a desvendar ilicitudes de organizações criminosas complexas, mas não podem, a pretexto de que os fins justificam os meios, serem colocadas para bisbilhotar pessoas ao arrepio da legislação. Há nas comparações quem ultrapassa o limite da lei no uso desvairado destas engenhocas sob a alegação de combate firme ao crime e que somente assim os bandidos são presos.

DIRETO AO PONTO 

É um entendimento tosco achar que para combater o crime todos os meios são válidos. Isto é uma ignomínia. Uma vez que a lei é para todos e sem o uso adequado do sistema judicial e processual abrimos uma porta sem volta à barbárie. Não há justificativa plausível que permita a um agente público responsável pela guarda dessas engenhocas usá-las de forma criminosa. Crime é crime e ponto final.

AUDITAGEM 

Os meios não justificam os fins, mesmos que esses fins sejam supostamente e aparentemente justos. O ‘lavajatismo’ abriu as comportas da subversão do sistema processual criminal, o que o STF fechou, mas conseguiu disseminar pelo país suas mazelas eivadas de ilegalidades necessitando da sociedade um combate sem tréguas. É preciso que as engenhocas sejam auditadas para que os meios fraudulentos de investigação não justifiquem sentenças contaminadas. Nos últimos tempos temos ouvido ruídos de que em Rondônia a ‘grampolândia’ anda solta. São tantos ruídos que exigem das autoridades limites que a própria lei já estabelece, precisando apenas ser aplicada.

MANICÔMIO

O problema da representação política do município de Candeias não é apenas policial, ao que parece é um diagnóstico simples de pesiquiatria. A prefeitura do município é um manicômio de prefeitos que fazem da gestão pública atos de loucura coletiva. A saída é internar a turma num manicômio-judiciário antes que toquem fogo na cidade. Quando não ceifam a vida do alcaide, assolam o mandatário de plantão.

GATO 

O furto de energia elétrica, mais conhecido como gato, é feito por ligações clandestinas que subtraem a eletricidade direto da rede. É uma prática criminosa prevista no Código Penal, mas que vem sendo praticada sistematicamente, o que termina por penalizar o usuário honesto. A quantidade de energia desviada no ano passado, por exemplo, foi de 96 gigawatts, o que equivale ao consumo de energia de todo o município de Ariquemes por um ano. Além de ser um ato criminoso, o furto da eletricidade pode causar graves acidentes e muitos deles fatais.

PREJUÍZO

Os gatos também prejudicam a qualidade no fornecimento da energia, afinal, a rede elétrica é planejada para atender aos clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia, considerando a carga de consumo declarada por eles. Ademais, acumulam prejuízos ao estado em torno de 100 milhões em perda de arrecadação ICMS, recursos estes suficientes para custear 31 mil alunos por ano nas escolas, comprar 751 ambulâncias ou construir 1.073 casas populares.

DESENROLA 

A Energisa tem colocado à disposição dos consumidores em atraso várias alternativas para quitação dos débitos, algumas inclusive com descontos altamente vantajosos nas multas. O próprio programa ‘Desenrola” do Governo Federal é possível ser utilizado para a quitação desses débitos. O gato é crime e deve ser combatido uma vez que o prejuízo por ele causado é repassados para todos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/uniao-dos-poderes-em-prol-da-regularizacao-fundiaria-reacende-esperanca-para-produtores-em-ro/

União dos Poderes em prol da regularização fundiária reacende esperança para produtores em RO

Reunião com Marcos Rocha reúne representantes dos Três Poderes e reacende debate sobre segurança jurídica e titulação de terras em Rondônia.
L
Brics exige US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30

Brics exige US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30

Grupo cobra maior responsabilidade dos países ricos para ampliar a participação nas metas de financiamento e acelerar a transição ecológica.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/curso-de-classificacao-promete-turbinar-producao-de-cafe-durante-a-agroari/

Curso de classificação promete turbinar produção de café durante a AGROARI

Capacitação gratuita durante a AGROARI ensina classificação do café, amplia o conhecimento técnico dos produtores e valoriza o produto no mercado.
L
Lula afirma que Brics não nasceu para afrontar e defende uso de moedas locais no comércio

Lula afirma que Brics não nasceu para afrontar e defende uso de moedas locais no comércio

Presidente brasileiro encerra Cúpula no Rio de Janeiro destacando nova forma de fazer política e criticando modelo de governança global.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/energisa-alerta-sobre-riscos-do-plantio-de-arvores-proximo-a-rede-eletrica/

Energisa alerta sobre riscos do plantio de árvores próximo à rede elétrica

Cuidados no plantio e na poda são essenciais para evitar acidentes, interrupções no fornecimento de energia e garantir a segurança da população, destaca a Energisa
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

Candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos devem apresentar documentação às instituições até 18 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

Estudante da rede pública vai representar Rondônia como jovem senadora 2025-2026, em Brasília

Os jovens senadores vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto
L
Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Procedimento personalizado une técnica, sensibilidade e orientação para uma pele saudável, viçosa e livre de impurezas.
L
Previsões do Horóscopo

Previsões do Horóscopo desta segunda-feira (7/7) para seu signo

Confira as previsões desta segunda-feira (7/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

POLÍTICA

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L

Alan Queiroz solicita a manutenção emergencial na BR-364, no trecho entre Vilhena e Pimenta Bueno

A solicitação, por meio de ofício, visa resolver os problemas ocasionados pelas erosões graves no local.a
L

Dra. Taíssa entrega R$ 300 mil em materiais esportivos para a Associação ASFAGUAM e reforça apoio ao esporte de base

Material entregue vai beneficiar campeonatos locais e incentivar a prática esportiva.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 270 mil para a realização da 19ª EXPOVALE

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 270 mil para a realização da 19ª EXPOVALE

Recursos reforçam a programação cultural e fortalecem as tradições em São Francisco do Guaporé.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

URGENTE: Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

Segundo a investigação, os criminosos possuem mandado de prisão pelo crime de roubo.
10
Mulher pede que facção criminosa castigue a própria filha após a menina ser encontrada com idoso em motel

Mulher é agredida a pauladas depois de terminar relacionamento com namorado

Inconformado o agressor teria agredido a ex-companheira com socos e pauladas, depois fugiu antes da chegada da PM e não foi localizado.
12
Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Ao chegarem à propriedade, os policiais constataram que A. C. Z. já havia sido retirada da água, mas estava inconsciente e sem sinais vitais.
18
Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

O motorista, que possui mais de 25 anos de experiência ao volante e afirma não beber, perdeu o controle de seu veículo, um Fiat Grand Siena, após se distrair com um animal na estrada, culminando na queda do carro em um rio.
14
Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Durante a análise, foram recolhidas cápsulas de pistola calibre 9mm, e o corpo apresentava aproximadamente sete perfurações.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produção de Veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, mas Anfavea alerta para desafios

Produção de Veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, mas Anfavea alerta para desafios

Vendas também aumentaram 4,8% em relação a 2024, impulsionadas por exportações para a Argentina; Anfavea expressa preocupação com importações chinesas.
L
Rússia anuncia captura de Vilas Ucranianas e ataques a centros militares; Ucrânia contesta

Rússia anuncia captura de Vilas Ucranianas e ataques a centros militares; Ucrânia contesta

Enquanto Moscou reivindica avanços territoriais, Kiev nega perdas e reporta feridos em novos ataques.
L
Mercado Financeiro reduz previsão de inflação para 5,18% em 2025

Mercado Financeiro reduz previsão de inflação para 5,18% em 2025

Estimativa para o PIB deste ano é de 2,23%, enquanto taxa Selic permanece em 15% ao ano.
L
Kremlin afirma que Brics não visa prejudicar outros Países

Kremlin afirma que Brics não visa prejudicar outros Países

Declaração russa responde a ameaças de Donald Trump de taxar nações alinhadas ao bloco.
L
Poupança registra entrada líquida de R$ 2,1 bilhões em Junho

Poupança registra entrada líquida de R$ 2,1 bilhões em Junho

Saldo positivo marca o segundo mês consecutivo de mais depósitos do que saques na caderneta.
L
Lula critica incentivos financeiros a Combustíveis Fósseis no Brics

Lula critica incentivos financeiros a Combustíveis Fósseis no Brics

Presidente destaca que bilhões concedidos ao setor vão “na contramão da sustentabilidade” e cobram triplicar energias renováveis.
L
Grécia impõe pausas obrigatórias no trabalho devido à onda de calor

Grécia impõe pausas obrigatórias no trabalho devido à onda de calor

Temperaturas podem superar 40 °C, levando autoridades a determinar interrupções em atividades ao ar livre e serviços de entrega.
L
Brics: Lula defende espaço fiscal para erradicar doenças no Sul Global

Brics: Lula defende espaço fiscal para erradicar doenças no Sul Global

Presidente abre segundo dia da Cúpula do Brics, defendendo mais investimento em saúde e bem-estar.
L
China critica ameaças de Trump a países alinhados com o Brics

China critica ameaças de Trump a países alinhados com o Brics

Porta-voz chinesa afirma que cooperação do grupo é inclusiva e se opõe a tarifas como “instrumento de coerção”.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.