TERÇA-FEIRA, 06/01/2026
Publicidade

Em destaque

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas

Censo revela nível insatisfatório de atividades educacionais.

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil -

Publicado em 

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas
Fotos Mídias sociais
Entre os 27 estados do Brasil, 23 não estabelecem número de vagas para as atividades de leitura em estabelecimentos prisionais. Em 15 estados a relação entre oferta e demanda não atingiu um nível satisfatório. Os dados fazem parte do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Prisional.

Com média nacional de 2,4 livros dos acervos das bibliotecas por pessoa presa, restrições de acesso ao material foram relatadas em 39,3% das unidades prisionais. No próprio acesso às bibliotecas, 21,5% das unidades indicam que há critérios para que os detentos possam acessar os livros, tais como bom comportamento e participação em outros projetos da unidade.

O censo é uma das iniciativas do Programa Fazendo Justiça, parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Com a finalidade de estimular a universalização da leitura e a remição de pena, a pesquisa avaliou a estrutura e as condições que permitem atividades educativas e o acesso à leitura nas 27 unidades federativas, além de investigar aspectos como a existência de bibliotecas, iniciativas, práticas e atividades de leitura”, informou o CNJ. A equipe contou com cinco coordenadores regionais e 27 pesquisadores de campo.

Levantamento

Coordenadora geral da pesquisa, Christiane Russomano Freire informou que o trabalho foi realizado durante 1 ano e meio, em duas etapas e não se restringiu ao sistema prisional brasileiro, mas se estendeu ao sistema socioeducativo. Christiane é professora da Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e doutora em Ciências Criminais pela PUC-RS.

A pesquisa foi realizada em 1.347 estabelecimentos prisionais estaduais, que correspondem a 99,6% dos presídios no país. O 0,4% restante corresponde aos cinco estabelecimentos prisionais federais. Do total de estabelecimentos que participaram, 30,4% não têm bibliotecas ou espaços de leitura e 26,3% não realizam atividades educacionais.

“Isso é um dos calcanhares de Aquiles. Temos que resolver esta questão das bibliotecas, porque elas impactam diretamente nas ações de leitura”, afirmou Christiane Russomano Freire, durante a cerimônia de lançamento do Censo, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no centro do Rio, na última quinta-feira (26).

No campo da inclusão, os dados mostram que 53% das unidades com biblioteca não garantiam acesso ao espaço para pessoas sem alfabetização, e 92% não asseguravam o acesso de pessoas com deficiência. O censo revela que 53% das pessoas privadas de liberdade são analfabetas ou têm ensino fundamental incompleto.

Racismo

O mapeamento indicou que há 656.725 pessoas nos estabelecimentos estaduais prisionais. No entanto, ao comparar os dados com levantamentos por raça, cor e etnia há uma inconsistência, pois esse total somaria 560.209 pessoas, ou 85,4% do que indicou o censo. A explicação para essa diferença, sengundo o CNJ, é que muitos presídios não contam com essa informação e preencheram os questionários marcando NI (não informado).

“Nessa perspectiva, as inconsistências dos dados referentes às categorias raça/cor/etnia, identificadas no conjunto dos estabelecimentos prisionais brasileiros, devem ser abordadas e compreendidas como expressão contundente do racismo estrutural e institucional, que não apenas tangencia, mas, sobretudo, oculta uma das mais importantes e instrumentais características do sistema prisional brasileiro: a seletividade sociorracial”, apontou o documento.

O censo apontou ainda que a análise dos indicadores das variáveis de raça, cor ou etnia demonstram claramente a sobrerrepresentação de pessoas pretas (15,8%) e pardas (48,9%) no sistema prisional nacional.

Conforme os dados, a soma atinge a fração de 64,7% da população prisional, “fato que evidencia uma importante desproporção quando consideradas as estatísticas nacionais oficiais, que registram a representação desses grupos em aproximadamente 56,1% do total da população do país”, indicou, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) – Características Gerais dos Moradores 2020-2021.

Gênero

A população privada de liberdade do gênero masculino soma 626.603 pessoas, o que correspondente a 96% do total. Já no gênero feminino são 28.700 pessoas, que representava 4% das pessoas privadas de liberdade.

Pessoas com deficiências

Entre as pessoas com deficiências (PCD), as respostas dos estabelecimentos prisionais ao censo indicaram há maior incidência de PCD mentais (3.939 pessoas), seguidos por pessoas com deficiência física (2.646 pessoas), deficiência visual (951 pessoas) e deficiência auditiva (572 pessoas).

Escolaridade

Conforme dados consolidados no Sistema de dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de janeiro a junho de 2020, a população prisional em atividades educacionais alcançou 12,28% das pessoas encarceradas, ou 92.661 pessoas em número absolutos.

Dentro deste grupo, 9.765 se dedicavam às atividades de alfabetização; 9.189 às atividades complementares; 31.066 faziam ensino fundamental; 15.180, ensino médio; 7.380, ensino superior; 3.195 frequentavam cursos profissionalizantes e 23.428 usufruíam do direito à remição pelo estudo e pelo esporte.

“Considerando a soma total de 701.401 pessoas aprisionadas naquele período, chama a atenção o irrisório percentual de aproximadamente 3,36% de pessoas que usufruíram o direito à remição pelo estudo e pelo esporte”, apontou o Censo.

Vagas

Dos estabelecimentos prisionais que responderam às questões, nota-se que há 1,5 pessoa por cada vaga. Isso corresponde a um déficit de 50% de vagas.

Nos estados de Minas Gerais, Ceará, Goiás e Paraíba, as médias de pessoas privadas de liberdade por vagas oferecidas são iguais à média nacional (1,5). Tocantins é o único estado brasileiros em que não há déficit, havendo uma pessoa para cada vaga existente.

Alguns estados, no entanto, têm déficits menores que a média nacional: Maranhão, Bahia e Alagoas tem 1,1 pessoa por vaga, seguidos por Roraima e Santa Catarina, com 1,2 pessoa por vaga; Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo (1,3); Mato Grosso e Acre (1,4).

Por outro lado, 11 estados brasileiros têm déficit prisional maior que a média nacional. São eles: Amapá (1,6 pessoa por vaga), Espírito Santo (1,6), Piauí (1,7), Sergipe (1,7), Distrito Federal (2,0), Amazonas (2,0), Roraima (2,1), Rio de Janeiro (2,1), Mato Grosso do Sul (2,3), Pernambuco (2,6) e Rio Grande do Norte (4,2), onde as médias são superiores ou muito superiores à média nacional.

Remição

Pela legislação brasileira, conforme o tempo de leitura, as pessoas em ambiente prisional conseguem remição das penas O objetivo mais mencionado entre as unidades que declararam possuir práticas e projetos de leitura, foi a garantia do direito à remição da pena, com 611 menções ou 82,9% da totalidade.

Na sequência aparecem a universalização do direito de acesso à leitura, com 488 (66,2%) menções; a ocupação do tempo das pessoas privadas de liberdade, 483 (65,5%); a promoção da cidadania, 474 (64,3%); a contribuição para o processo de educação formal, 459 (62,3%) menções; a preparação para a vida extramuros, com 448 (60,8%); promoção da autoestima, autonomia e pensamento crítico com 445 (60,4%) o desenvolvimento da criatividade com 372 (50,5%) menções; a interação social com seus pares, 315 (42,7%); e, por fim, a produção literária e artística com 260 (35,3%) menções dentre as unidades que responderam o levantamento.

Segundo o CNJ, o censo permitiu que o órgão elaborasse a proposta de um Plano Nacional de Fomento à Leitura nas Prisões.

“Parece evidente que a construção, implantação e consolidação de uma política nacional de leitura para o sistema penitenciário brasileiro exige, das gestões prisionais e das instituições do sistema de Justiça, um olhar atento para as particularidades e vulnerabilidades que marcam a população prisional, dentre elas as deficiências físicas, mentais, visuais e auditivas”, diz o documento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Ação educativa da concessionária Nova 364 reforçou direção segura e combate a acidentes em 11 pontos da rodovia durante o período de festas.
L

Nova 364: Sorteio premia usuário com scooter elétrica

A concessionária Nova 364 realizou nesta terça-feira (06) o sorteio de uma Scooter M4 1000W em Porto Velho
L
Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Prefeitura de Porto Velho libera emissão digital e presencial dos boletos do IPTU 2026, TRSD 2025 e Cosip, com descontos para pagamento à vista.
L
Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Evento do governo de Rondônia chega ao fim, após mais de dois meses de visitação e mais de 1,3 milhão de pontos de luz em LED.
L
Mão de obra reeducanda produz vassouras recicláveis: ação avança em Porto Velho

Mão de obra reeducanda produz vassouras recicláveis: ação avança em Porto Velho

Parceria entre governo de Rondônia, prefeitura e cooperativa transforma garrafas PET em vassouras, promove sustentabilidade e capacita reeducandos no sistema prisional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

Banda do Vai Quem Quer celebra 46 anos com desfile, ações sociais e ambientais; festa começa em 14 de janeiro e o grande desfile será em 14 de fevereiro.
L
Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Governo de Rondônia abre inscrições para concursos da Seduc com mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional até 9 de fevereiro.
L

Nota de pesar: João Adaildo do Nascimento

João Adaildo do Nascimento faleceu aos 96 anos. Soldado da Borracha, era reconhecido pela fé, simplicidade, amor à família e dedicação à música religiosa.
L

Planejando 2026: o caminho para investir com inteligência e equilíbrio

Entenda como montar uma estratégia vencedora unindo a segurança da renda fixa ao potencial das ações para investir com equilíbrio em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Embaixador Benoni Belli afirmou que ação militar dos EUA viola soberania venezuelana e cria precedente perigoso para a comunidade internacional.
L
Trump afirma que ataque à Venezuela deixou "muitos mortos"

Trump afirma que ataque à Venezuela deixou “muitos mortos”

Presidente dos EUA disse que operação contra Maduro matou principalmente cubanos e elogiou ação militar, criticando opositores e manifestantes contrários à intervenção.
L
EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

Em reunião de emergência, diplomata norte-americano afirma que petróleo da Venezuela não deve ficar nas mãos de adversários do Hemisfério Ocidental e reforça ações contra Maduro.
L
Dra.Taíssa Sousa garante reforço de R$ 50 mil para equipamentos na UBS de Theobroma

Dra.Taíssa Sousa garante reforço de R$ 50 mil para equipamentos na UBS de Theobroma

Recurso articulado pela deputada Dra. Taíssa Sousa será usado na compra de equipamentos para a UBS São Francisco Xavier, fortalecendo a atenção básica no município.
L
Rondônia: Cristiane Lopes destaca investimentos aos 44 anos

Rondônia: Cristiane Lopes destaca investimentos aos 44 anos

Deputada federal afirma que mais de R$ 265 milhões destinados a Rondônia refletem compromisso contínuo com o desenvolvimento do estado e com a qualidade de vida da população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente envolvendo carro e motocicleta terminou com veículo colidindo contra árvore; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
10
Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Jovem de 24 anos foi baleado na perna por trio armado que se passou por policiais; vítima conseguiu fugir e pediu ajuda à mãe.
16
Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Homem de 29 anos ameaçou matar a companheira de 29 anos no bairro Cidade Verde 2; vítima estava no quinto mês de gestação e conseguiu escapar.
16
Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Paciente de 27 anos, enfrentando quadro depressivo, mobilizou Polícia Militar e Corpo de Bombeiros após cortar os pulsos e invadir rodovia.
16
Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Motorista de 43 anos, único ferido com gravidade em colisão na BR-364 próximo a Vilhena, passa por cirurgias e segue tratamento em hospital de Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (PT-02): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 01B): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença Operação
L
Brasil bate recorde histórico com 9,2 milhões de turistas internacionais em 2025

Brasil bate recorde histórico com 9,2 milhões de turistas internacionais em 2025

Número representa crescimento de 37,1% em relação ao ano anterior e supera metas do Plano Nacional de Turismo.
L
Mobilidade definida por software ganha novos sistemas da ZF

Mobilidade definida por software ganha novos sistemas da ZF

Empresa apresenta tecnologias que ampliam controle e integração digital no chassi
L
Saldo da balança comercial tem recorde em dezembro, mas superávit anual cai em 2025

Saldo da balança comercial tem recorde em dezembro, mas superávit anual cai em 2025

Exportações somaram US$ 348,7 bilhões, alta de 3,5%, mas importações cresceram mais rápido; superávit anual fechou em US$ 68,3 bilhões, recuo de 7,9% em relação a 2024.
L
Petrobras confirma vazamento de fluido de perfuração a 175 km da costa do Amapá

Petrobras confirma vazamento de fluido de perfuração a 175 km da costa do Amapá

Companhia informa que perda foi contida, fluido é biodegradável e não houve impactos ao meio ambiente ou à população.
L
Venezuela responde por menos de 1% do mercado mundial de petróleo

Venezuela responde por menos de 1% do mercado mundial de petróleo

Apesar de deter a maior reserva do mundo, país tem produção limitada e estrutura de refino insuficiente, tornando seu impacto no mercado global quase simbólico.
L
Unesp desenvolve método sustentável para extrair cobre do lixo eletrônico

Unesp desenvolve método sustentável para extrair cobre do lixo eletrônico

Pesquisa do Instituto de Química de Araraquara otimiza recuperação de cobre de placas eletrônicas, reduz impactos ambientais e abre caminho para reciclagem mais eficiente.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.