SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas

Censo revela nível insatisfatório de atividades educacionais.

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil -

Publicado em 

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas
Fotos Mídias sociais
Entre os 27 estados do Brasil, 23 não estabelecem número de vagas para as atividades de leitura em estabelecimentos prisionais. Em 15 estados a relação entre oferta e demanda não atingiu um nível satisfatório. Os dados fazem parte do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Prisional.

Com média nacional de 2,4 livros dos acervos das bibliotecas por pessoa presa, restrições de acesso ao material foram relatadas em 39,3% das unidades prisionais. No próprio acesso às bibliotecas, 21,5% das unidades indicam que há critérios para que os detentos possam acessar os livros, tais como bom comportamento e participação em outros projetos da unidade.

O censo é uma das iniciativas do Programa Fazendo Justiça, parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Com a finalidade de estimular a universalização da leitura e a remição de pena, a pesquisa avaliou a estrutura e as condições que permitem atividades educativas e o acesso à leitura nas 27 unidades federativas, além de investigar aspectos como a existência de bibliotecas, iniciativas, práticas e atividades de leitura”, informou o CNJ. A equipe contou com cinco coordenadores regionais e 27 pesquisadores de campo.

Levantamento

Coordenadora geral da pesquisa, Christiane Russomano Freire informou que o trabalho foi realizado durante 1 ano e meio, em duas etapas e não se restringiu ao sistema prisional brasileiro, mas se estendeu ao sistema socioeducativo. Christiane é professora da Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e doutora em Ciências Criminais pela PUC-RS.

A pesquisa foi realizada em 1.347 estabelecimentos prisionais estaduais, que correspondem a 99,6% dos presídios no país. O 0,4% restante corresponde aos cinco estabelecimentos prisionais federais. Do total de estabelecimentos que participaram, 30,4% não têm bibliotecas ou espaços de leitura e 26,3% não realizam atividades educacionais.

“Isso é um dos calcanhares de Aquiles. Temos que resolver esta questão das bibliotecas, porque elas impactam diretamente nas ações de leitura”, afirmou Christiane Russomano Freire, durante a cerimônia de lançamento do Censo, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no centro do Rio, na última quinta-feira (26).

No campo da inclusão, os dados mostram que 53% das unidades com biblioteca não garantiam acesso ao espaço para pessoas sem alfabetização, e 92% não asseguravam o acesso de pessoas com deficiência. O censo revela que 53% das pessoas privadas de liberdade são analfabetas ou têm ensino fundamental incompleto.

Racismo

O mapeamento indicou que há 656.725 pessoas nos estabelecimentos estaduais prisionais. No entanto, ao comparar os dados com levantamentos por raça, cor e etnia há uma inconsistência, pois esse total somaria 560.209 pessoas, ou 85,4% do que indicou o censo. A explicação para essa diferença, sengundo o CNJ, é que muitos presídios não contam com essa informação e preencheram os questionários marcando NI (não informado).

“Nessa perspectiva, as inconsistências dos dados referentes às categorias raça/cor/etnia, identificadas no conjunto dos estabelecimentos prisionais brasileiros, devem ser abordadas e compreendidas como expressão contundente do racismo estrutural e institucional, que não apenas tangencia, mas, sobretudo, oculta uma das mais importantes e instrumentais características do sistema prisional brasileiro: a seletividade sociorracial”, apontou o documento.

O censo apontou ainda que a análise dos indicadores das variáveis de raça, cor ou etnia demonstram claramente a sobrerrepresentação de pessoas pretas (15,8%) e pardas (48,9%) no sistema prisional nacional.

Conforme os dados, a soma atinge a fração de 64,7% da população prisional, “fato que evidencia uma importante desproporção quando consideradas as estatísticas nacionais oficiais, que registram a representação desses grupos em aproximadamente 56,1% do total da população do país”, indicou, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) – Características Gerais dos Moradores 2020-2021.

Gênero

A população privada de liberdade do gênero masculino soma 626.603 pessoas, o que correspondente a 96% do total. Já no gênero feminino são 28.700 pessoas, que representava 4% das pessoas privadas de liberdade.

Pessoas com deficiências

Entre as pessoas com deficiências (PCD), as respostas dos estabelecimentos prisionais ao censo indicaram há maior incidência de PCD mentais (3.939 pessoas), seguidos por pessoas com deficiência física (2.646 pessoas), deficiência visual (951 pessoas) e deficiência auditiva (572 pessoas).

Escolaridade

Conforme dados consolidados no Sistema de dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de janeiro a junho de 2020, a população prisional em atividades educacionais alcançou 12,28% das pessoas encarceradas, ou 92.661 pessoas em número absolutos.

Dentro deste grupo, 9.765 se dedicavam às atividades de alfabetização; 9.189 às atividades complementares; 31.066 faziam ensino fundamental; 15.180, ensino médio; 7.380, ensino superior; 3.195 frequentavam cursos profissionalizantes e 23.428 usufruíam do direito à remição pelo estudo e pelo esporte.

“Considerando a soma total de 701.401 pessoas aprisionadas naquele período, chama a atenção o irrisório percentual de aproximadamente 3,36% de pessoas que usufruíram o direito à remição pelo estudo e pelo esporte”, apontou o Censo.

Vagas

Dos estabelecimentos prisionais que responderam às questões, nota-se que há 1,5 pessoa por cada vaga. Isso corresponde a um déficit de 50% de vagas.

Nos estados de Minas Gerais, Ceará, Goiás e Paraíba, as médias de pessoas privadas de liberdade por vagas oferecidas são iguais à média nacional (1,5). Tocantins é o único estado brasileiros em que não há déficit, havendo uma pessoa para cada vaga existente.

Alguns estados, no entanto, têm déficits menores que a média nacional: Maranhão, Bahia e Alagoas tem 1,1 pessoa por vaga, seguidos por Roraima e Santa Catarina, com 1,2 pessoa por vaga; Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo (1,3); Mato Grosso e Acre (1,4).

Por outro lado, 11 estados brasileiros têm déficit prisional maior que a média nacional. São eles: Amapá (1,6 pessoa por vaga), Espírito Santo (1,6), Piauí (1,7), Sergipe (1,7), Distrito Federal (2,0), Amazonas (2,0), Roraima (2,1), Rio de Janeiro (2,1), Mato Grosso do Sul (2,3), Pernambuco (2,6) e Rio Grande do Norte (4,2), onde as médias são superiores ou muito superiores à média nacional.

Remição

Pela legislação brasileira, conforme o tempo de leitura, as pessoas em ambiente prisional conseguem remição das penas O objetivo mais mencionado entre as unidades que declararam possuir práticas e projetos de leitura, foi a garantia do direito à remição da pena, com 611 menções ou 82,9% da totalidade.

Na sequência aparecem a universalização do direito de acesso à leitura, com 488 (66,2%) menções; a ocupação do tempo das pessoas privadas de liberdade, 483 (65,5%); a promoção da cidadania, 474 (64,3%); a contribuição para o processo de educação formal, 459 (62,3%) menções; a preparação para a vida extramuros, com 448 (60,8%); promoção da autoestima, autonomia e pensamento crítico com 445 (60,4%) o desenvolvimento da criatividade com 372 (50,5%) menções; a interação social com seus pares, 315 (42,7%); e, por fim, a produção literária e artística com 260 (35,3%) menções dentre as unidades que responderam o levantamento.

Segundo o CNJ, o censo permitiu que o órgão elaborasse a proposta de um Plano Nacional de Fomento à Leitura nas Prisões.

“Parece evidente que a construção, implantação e consolidação de uma política nacional de leitura para o sistema penitenciário brasileiro exige, das gestões prisionais e das instituições do sistema de Justiça, um olhar atento para as particularidades e vulnerabilidades que marcam a população prisional, dentre elas as deficiências físicas, mentais, visuais e auditivas”, diz o documento.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

A cidade de Jaru conquistou a vice-liderança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM); a avaliação do Tribunal de Contas do Estado considera áreas como saúde, educação, e qualidade da administração pública.
L
Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Durante reunião com a prefeitura, Carlinhos Camurça confirmou que o Trio 40 Graus estará nas ruas puxando blocos com som de qualidade e segurança.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou prazo de 15 dias para a Polícia Federal verificar a necessidade da operação de hérnia inguinal solicitada pela defesa de Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Conab integra missão do Sebrae para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Conab divulga lista de classificação para Compra Institucional de alimentos

Agricultores familiares podem consultar o ranqueamento de suas propostas no site da Companhia; a Compra Institucional do PAA prevê a aquisição de 6,3 mil toneladas de alimentos para ações de segurança alimentar.
L
Unidade de Saúde em Jaru estende horário para Certificado de Vacinação do Estudante

Unidade de Saúde em Jaru estende horário para Certificado de Vacinação do Estudante

A Unidade Carlos Chagas funcionará até as 21h nesta quinta (11) e sexta-feira (12); a iniciativa visa facilitar a emissão do documento obrigatório para matrícula na rede municipal de Jaru.
L
Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval é alinhado em encontro que reuniu Prefeitura, forças de segurança e blocos para definir regras, responsabilidades e a minuta do decreto oficial.
L
Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Buffet lança menu exclusivo com pratos tradicionais e sofisticados para transformar sua noite de Natal em uma experiência cheia de sabor e afeto.
L
Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro será atualizado em mutirão especial para assegurar que pescadores de Porto Velho acessem o seguro-defeso durante o período de proibição da pesca.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.