QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas

Censo revela nível insatisfatório de atividades educacionais.

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil -

Publicado em 

Levantamento do CNJ aponta que 30% dos presídios não têm bibliotecas
Fotos Mídias sociais
Entre os 27 estados do Brasil, 23 não estabelecem número de vagas para as atividades de leitura em estabelecimentos prisionais. Em 15 estados a relação entre oferta e demanda não atingiu um nível satisfatório. Os dados fazem parte do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Prisional.

Com média nacional de 2,4 livros dos acervos das bibliotecas por pessoa presa, restrições de acesso ao material foram relatadas em 39,3% das unidades prisionais. No próprio acesso às bibliotecas, 21,5% das unidades indicam que há critérios para que os detentos possam acessar os livros, tais como bom comportamento e participação em outros projetos da unidade.

O censo é uma das iniciativas do Programa Fazendo Justiça, parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Com a finalidade de estimular a universalização da leitura e a remição de pena, a pesquisa avaliou a estrutura e as condições que permitem atividades educativas e o acesso à leitura nas 27 unidades federativas, além de investigar aspectos como a existência de bibliotecas, iniciativas, práticas e atividades de leitura”, informou o CNJ. A equipe contou com cinco coordenadores regionais e 27 pesquisadores de campo.

Levantamento

Coordenadora geral da pesquisa, Christiane Russomano Freire informou que o trabalho foi realizado durante 1 ano e meio, em duas etapas e não se restringiu ao sistema prisional brasileiro, mas se estendeu ao sistema socioeducativo. Christiane é professora da Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e doutora em Ciências Criminais pela PUC-RS.

A pesquisa foi realizada em 1.347 estabelecimentos prisionais estaduais, que correspondem a 99,6% dos presídios no país. O 0,4% restante corresponde aos cinco estabelecimentos prisionais federais. Do total de estabelecimentos que participaram, 30,4% não têm bibliotecas ou espaços de leitura e 26,3% não realizam atividades educacionais.

“Isso é um dos calcanhares de Aquiles. Temos que resolver esta questão das bibliotecas, porque elas impactam diretamente nas ações de leitura”, afirmou Christiane Russomano Freire, durante a cerimônia de lançamento do Censo, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no centro do Rio, na última quinta-feira (26).

No campo da inclusão, os dados mostram que 53% das unidades com biblioteca não garantiam acesso ao espaço para pessoas sem alfabetização, e 92% não asseguravam o acesso de pessoas com deficiência. O censo revela que 53% das pessoas privadas de liberdade são analfabetas ou têm ensino fundamental incompleto.

Racismo

O mapeamento indicou que há 656.725 pessoas nos estabelecimentos estaduais prisionais. No entanto, ao comparar os dados com levantamentos por raça, cor e etnia há uma inconsistência, pois esse total somaria 560.209 pessoas, ou 85,4% do que indicou o censo. A explicação para essa diferença, sengundo o CNJ, é que muitos presídios não contam com essa informação e preencheram os questionários marcando NI (não informado).

“Nessa perspectiva, as inconsistências dos dados referentes às categorias raça/cor/etnia, identificadas no conjunto dos estabelecimentos prisionais brasileiros, devem ser abordadas e compreendidas como expressão contundente do racismo estrutural e institucional, que não apenas tangencia, mas, sobretudo, oculta uma das mais importantes e instrumentais características do sistema prisional brasileiro: a seletividade sociorracial”, apontou o documento.

O censo apontou ainda que a análise dos indicadores das variáveis de raça, cor ou etnia demonstram claramente a sobrerrepresentação de pessoas pretas (15,8%) e pardas (48,9%) no sistema prisional nacional.

Conforme os dados, a soma atinge a fração de 64,7% da população prisional, “fato que evidencia uma importante desproporção quando consideradas as estatísticas nacionais oficiais, que registram a representação desses grupos em aproximadamente 56,1% do total da população do país”, indicou, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) – Características Gerais dos Moradores 2020-2021.

Gênero

A população privada de liberdade do gênero masculino soma 626.603 pessoas, o que correspondente a 96% do total. Já no gênero feminino são 28.700 pessoas, que representava 4% das pessoas privadas de liberdade.

Pessoas com deficiências

Entre as pessoas com deficiências (PCD), as respostas dos estabelecimentos prisionais ao censo indicaram há maior incidência de PCD mentais (3.939 pessoas), seguidos por pessoas com deficiência física (2.646 pessoas), deficiência visual (951 pessoas) e deficiência auditiva (572 pessoas).

Escolaridade

Conforme dados consolidados no Sistema de dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de janeiro a junho de 2020, a população prisional em atividades educacionais alcançou 12,28% das pessoas encarceradas, ou 92.661 pessoas em número absolutos.

Dentro deste grupo, 9.765 se dedicavam às atividades de alfabetização; 9.189 às atividades complementares; 31.066 faziam ensino fundamental; 15.180, ensino médio; 7.380, ensino superior; 3.195 frequentavam cursos profissionalizantes e 23.428 usufruíam do direito à remição pelo estudo e pelo esporte.

“Considerando a soma total de 701.401 pessoas aprisionadas naquele período, chama a atenção o irrisório percentual de aproximadamente 3,36% de pessoas que usufruíram o direito à remição pelo estudo e pelo esporte”, apontou o Censo.

Vagas

Dos estabelecimentos prisionais que responderam às questões, nota-se que há 1,5 pessoa por cada vaga. Isso corresponde a um déficit de 50% de vagas.

Nos estados de Minas Gerais, Ceará, Goiás e Paraíba, as médias de pessoas privadas de liberdade por vagas oferecidas são iguais à média nacional (1,5). Tocantins é o único estado brasileiros em que não há déficit, havendo uma pessoa para cada vaga existente.

Alguns estados, no entanto, têm déficits menores que a média nacional: Maranhão, Bahia e Alagoas tem 1,1 pessoa por vaga, seguidos por Roraima e Santa Catarina, com 1,2 pessoa por vaga; Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo (1,3); Mato Grosso e Acre (1,4).

Por outro lado, 11 estados brasileiros têm déficit prisional maior que a média nacional. São eles: Amapá (1,6 pessoa por vaga), Espírito Santo (1,6), Piauí (1,7), Sergipe (1,7), Distrito Federal (2,0), Amazonas (2,0), Roraima (2,1), Rio de Janeiro (2,1), Mato Grosso do Sul (2,3), Pernambuco (2,6) e Rio Grande do Norte (4,2), onde as médias são superiores ou muito superiores à média nacional.

Remição

Pela legislação brasileira, conforme o tempo de leitura, as pessoas em ambiente prisional conseguem remição das penas O objetivo mais mencionado entre as unidades que declararam possuir práticas e projetos de leitura, foi a garantia do direito à remição da pena, com 611 menções ou 82,9% da totalidade.

Na sequência aparecem a universalização do direito de acesso à leitura, com 488 (66,2%) menções; a ocupação do tempo das pessoas privadas de liberdade, 483 (65,5%); a promoção da cidadania, 474 (64,3%); a contribuição para o processo de educação formal, 459 (62,3%) menções; a preparação para a vida extramuros, com 448 (60,8%); promoção da autoestima, autonomia e pensamento crítico com 445 (60,4%) o desenvolvimento da criatividade com 372 (50,5%) menções; a interação social com seus pares, 315 (42,7%); e, por fim, a produção literária e artística com 260 (35,3%) menções dentre as unidades que responderam o levantamento.

Segundo o CNJ, o censo permitiu que o órgão elaborasse a proposta de um Plano Nacional de Fomento à Leitura nas Prisões.

“Parece evidente que a construção, implantação e consolidação de uma política nacional de leitura para o sistema penitenciário brasileiro exige, das gestões prisionais e das instituições do sistema de Justiça, um olhar atento para as particularidades e vulnerabilidades que marcam a população prisional, dentre elas as deficiências físicas, mentais, visuais e auditivas”, diz o documento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em algum lugar da Amazônia – A casa

Reflexões de Isabel Henriques e Gaston Bachelard mostram como a casa, nos seringais amazônicos e no imaginário humano, representa abrigo, identidade e construção simbólica do território.
L

Coluna do Simpi – Bofetada II: Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026

Mudanças aprovadas para 2026 ampliam o conceito de receita bruta no Simples Nacional, podem elevar a carga tributária e levar milhares de micro e pequenas empresas à exclusão do regime.
L

Rondônia terá ponto facultativo na sexta: serviços essenciais seguem funcionando

O Governo de Rondônia decretou ponto facultativo no dia 21 de novembro de 2025, mantendo apenas serviços essenciais em funcionamento e ajustando o calendário oficial do Estado.
L
Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Domingão da CDL fortalece comércio local e reforça parceria entre Prefeitura e CDL para impulsionar vendas no período natalino
L

Rondônia fica entre os 10 melhores estados do Brasil em reciclagem de lixo

Rondônia alcança a 7ª posição no ranking nacional de reciclagem, reflexo do esforço conjunto entre municípios, cooperativas e produtores rurais que ampliaram a recuperação de resíduos no estado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Antônio Xavier de Sousa

A família e amigos se despedem de Antônio Xavier de Sousa, o querido Xavier do Belmont, lembrado como fazendeiro, pescador dedicado e contador de histórias que marcou gerações com simplicidade, fé e generosidade em Porto Velho.
L

Rondônia segue livre da gripe aviária, aponta dado do MAPA

Rondônia mantém o status de território livre da gripe aviária, mesmo após 50 investigações de suspeitas em aves, todas encerradas com resultados negativos e sem riscos ao setor produtivo.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta a semana com muito rock

O Grego é o ponto de encontro do rock com especiais, bandas ao vivo e feijuka animada para curtir com os amigos e a família.
L
STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

As sentenças variam de um ano e 11 meses de regime aberto até 24 anos de prisão em regime fechado. Os acusados também devem pagar R$ 30 milhões em danos e estão inelegíveis por oito anos.
L
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões do Enem 2025 aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, após identificar semelhanças entre itens da prova e conteúdo que circulava na internet.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa reforça valorização cultural e acompanha o Duelo na Fronteira 2025 em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa reforça valorização cultural e acompanha o Duelo na Fronteira 2025 em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca ações de infraestrutura, reconhecimento cultural e investimentos que fortaleceram o Duelo na Fronteira, reafirmando seu compromisso com a tradição de Guajará-Mirim.
L
Edevaldo Neves discute demandas de União Bandeirantes para o aniversário do distrito

Edevaldo Neves discute demandas de União Bandeirantes para o aniversário do distrito

Reunião na Assembleia Legislativa reúne Edevaldo Neves e lideranças de União Bandeirantes para tratar de infraestrutura, organização do evento e melhorias permanentes para a comunidade.
L
Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Realizado nos dias 15 e 16 de novembro, o evento reuniu centenas de moradores em uma programação marcada por acolhimento, inclusão e integração comunitária.
L
Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços no dia 22 de novembro, no Teatro Banzeiros

Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços

Os contemplados do Conjunto Habitacional Porto Madero V são convidados a participarem do sorteio de endereços que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, às 9h, no Teatro Banzeiros, localizado na Rua José do Patrocínio, 110, Centro.
L
Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

A nova Política Nacional de Linguagem Simples, sancionada pelo presidente Lula, proíbe o uso de novas flexões de gênero e número em textos públicos. O objetivo é garantir comunicação mais clara e acessível ao cidadão.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que a Operação Compliance Zero mira crimes contra o sistema financeiro, com apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie.
L
PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

O sistema de monitoramento da Polícia Federal (PF) registrou 2.270 aparelhos voando sem autorização em áreas sensíveis da 30ª Conferência do Clima, em Belém, no Pará.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova etapa de qualificação da Nova 364 tem foco no manejo de animais silvestres

Treinamento aprimora o manejo adequado de animais silvestres e domésticos ao longo da rodovia
L
Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec ampliará a visibilidade de produtores e agroindústrias, fortalecendo tecnologia e inovação no agronegócio local
L
Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Novo espaço no Parque da Cidade, palavra-chave do foco, oferece acolhimento gratuito e ambiente seguro para crianças neurodivergentes
L
Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Nova estrutura do Porto de Porto Velho, palavra-chave do foco, marca investimento histórico e inclui armazém alfandegado e sede administrativa modernizada
L
Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Estados e municípios brasileiros, incluindo Amapá e Pará, se unem ao movimento Mangrove Breakthrough, que busca mobilizar US$ 4 bilhões para restaurar 15 milhões de hectares de manguezais até 2030.
L
Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

O serviço de pavimentação foi concluído nesta terça-feira (18/11) no Setor 07, no trecho entre a Paraná e João Batista. A obra foi viabilizada por emenda do deputado Edevaldo Neves.
L
Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgou prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), indicando que a alta esperada para a cesta natalina é menos da metade do aumento registrado em 2024 (9,16%).
L
Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Coalizão de países do Norte e do Sul Global, reunida na COP30, declarou apoio oficial ao mapa do caminho para abandonar progressivamente o uso de petróleo, gás natural e carvão mineral.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LI, LP, LO): ERIVELTON BENEDICTO NAVARRO

OUTORGA E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L
FGC garante R$ 250 mil a investidores após liquidação do Banco Master

FGC garante R$ 250 mil a investidores após liquidação do Banco Master

A liquidação extrajudicial do Banco Master, decidida pelo Banco Central, levou dúvidas aos correntistas. Depósitos até R$ 250 mil por pessoa estão garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), mas o ressarcimento não é automático.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.